Apresentação da disciplina – Psicologia da Educação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA
Advertisements

PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO
Olhares diferenciados sobre as dificuldades de aprendizagem
Prof. Dr. Paulo Fraga da Silva
  Ana Carolina Castelli da Silva
PROBLEMAS E DICAS PARA A CONSTRUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
Plano de Ensino Plano de aula
Lennessy Lívia Miranda Ludmila Nogueira Suely Magalhães
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
TIPOLOGIA DAS AULAS AULAS EXPOSITIVAS PELA DOCENTE
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS DE PRÁTICAS DE ESTUDO 9º ANO - CMPA
Didática e Metodologia no Ensino Superior
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Curso de Docência Universitária
Programa Ler e Escrever
CARACTERIZAÇÃO E IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Pedagogia, Licenciatura Recursos Pedagógicos, Tecnológicos e Multimídia – Professora Mariângela Ziede – 2012/2 Ananda Sonali Andressa Kopriva Bruna Bernardino.
III Curso de Formação de Professor/Tutor em EaD
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
Os materiais didáticos e a aula na Educação a Distância: por uma integração de discursos e práticas Eucidio Arruda Coordenador do curso de Pedagogia a.
Graduação em ADMINISTRAÇÃO
NORMAS PARA CARGA HORÁRIA INDIRETA
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
MESTRADO EM EDUCAÇÃO Psicologia da Educação e do Desenvolvimento Profª Drª Suenny Fonsêca de Oliveira.
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
Prof. Rafael Pontes de Miranda
Trabalho nas regras ABNT
Portfólios da Prática Pedagógica
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
Plano de Ensino Matemática e Química
Metodologia da Pesquisa Científica
TELESSALA DE IBAITI-PR 2007
PROJETO LER É LEGAL PROJETO LER É LEGAL. Professora Responsável: Edivania Alves Gonçalves. Disciplina de Atuação: Língua Portuguesa Justificativa: Não.
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Teoria do Alinhamento Construtivo
CONCURSO PREFEITURA 2009 Professor Inglês Fundamental II e Médio
Uniminas- União Educacional de Minas Gerais Curso Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Professores:Gilca Vilarinhos Juliene Vasconcelos Zeila Miranda.
Informática Aplicada a Educação II Profº Gilca Dos Santos Vilarinho Introdução Educação á Distância III Profº Zeila Miranda Didática doa Meios II Profº.
6 Tipos de Conhecimento – Material de Apoio
“Didática: Competências e Habilidades Docente”
Informática Educativa Adriana Nascimento de Almeida Dias
Prof. Gabriela LottaIPP Apresentação da disciplina Indicadores de Políticas Públicas.
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
EE SIDRÔNIO A DE ANDRADE
1ª Formação de Professores Coordenadores
Meio Ambiente & Sociedade - Prof. Dr. Evandro Sathler
Vygotsky e o Sócio-interacionismo
O PERFIL DO EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Marcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss INTRODUÇAO No.
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
Docente: Dr. Arthur Vianna
Plano de aula cronograma
Crítica à concepção de currículo cristalizado
T.  TEMA: DIDÁTICA, ENSINO E APRENDIZAGEM  1. Peculiaridade do processo de ensinar  2. Conceito de ensinante  3. Objeto e campo de estudo da Didática.
ESTUDOS SOBRE A CONTEMPORANEIDADE I Profa. Sônia Sampaio, Dra. Rosângela da Luz Matos, Dra./bolsista CAPES Posdoc Letícia Vasconcelos, Mestranda Psicologia.
Introdução à Didática 1.
Organização e desenvolvimento do HTPC
ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO PNLD 2012 Em 2010, foi publicado o Decreto 7.084, de , que regulamentou a avaliação e distribuição de materiais.
RETOMANDO: ATIVIDADES A DISTÂNCIA 1- Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno,
Metodologia do Ensino de Física PONTOS DE PARTIDA Profa. Dra. Maria Lucia Vital dos Santos Abib Faculdade de Educação-USP Mar/2014.
Faculdade Piaget - Brasil
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
DIREITO COMERCIAL / EMPRESARIAL I PROF. WILIAM CARVALHO.
Etapas da Pesquisa Etapas do Projeto de Pesquisa.
COMO ESCREVER PROJETOS ACADÊMICOS Lívia. TÍTULO Conciso + Claro; Qualquer momento; Palavras-chave; Expressar especificamente sobre o que é seu trabalho.
A Escola: uma sociedade dentro da outra? Manoel Oriosvaldo de Moura Pilar Lacasa.
Transcrição da apresentação:

Apresentação da disciplina – Psicologia da Educação Profa. Dra. Maria Eliza Mattosinho Bernardes GEPESPP

UNIDADES DIDÁTICAS Unidade Didática I – objeto e contexto histórico da psicologia da educação Psicologia da Educação:Questões e objeto de estudo Contextualização histórica – a Psicologia da Educação no Brasil

UNIDADES DIDÁTICAS Unidade Didática II – Teorias do Desenvolvimento e da Educação Epistemologia Genética para a Educação - Piaget Psicologia Histórico-Cultural – Vigotski Psicologia e Educação - Wallon e Freud

UNIDADES DIDÁTICAS Unidade Didática III – Dimensões sociais e psicológicas das dificuldades enfrentadas pelos jovens na escola O Fracasso Escolar Problemas de Aprendizagem e Desenvolvimento

Processo de Avaliação Portifólio – Unidades I e II (registro aula a aula – leituras prévias dos textos) Prova dissertativas - Teorias do Desenvolvimento e da Educação (individual – consulta ao portifólio) Trabalho teórico-pratico – observação/descrição de atividade educativa com análise crítica/teórica que explique a realidade observada. (Grupo de 2 componentes) Valor das somatória das atividades Pt. 4,0 + Pr. 4,0 + Tr. 2,0 = 10,0

Portifólio Texto introdutório ao tema – 1 ou 2 laudas que responda a uma pergunta colocada antecipadamente Registro aula a aula – síntese das reflexões feitas em classe com a presença do estudante (falta em aula – informar a ausência) Síntese da unidade didática – elaboração livre (uso de imagens, textos – compreensível)

Bibliografia básica e complementar Disponível no stoa.usp http://stoa.usp.br/pe2012/files/ Artigos de revista: www.scielo.br http://pepsic.bvs-psi.org.br/scielo.php/lng_es