Objectivos do Workshop Introduzir uma parceira mais efectiva entre escolas e universidades para o treinamento inicial de professores através de desenvolvimento de formação orientada Encourajar uma abordagem reflexiva sobre a aprendizagem, ensino e sua tutoria Partilhar e desenvolver : – Os princípios de ensino e aprendizagem eficaz, – Estratégias para observacão de aulas e feedback eficaz
Parcerias Universidades- Escola Modelo complementario: Áreas claramente definidas de responsabilidades Modelo HEI: conduzido com alguma consulta e forte Ênfase na garantia de qualidade Modelo Colaborativo: professores e tutores colaboram numa base continua reconhecendo contribuições de cada um.
Definição do termo Tutoria Tutoria é um meio de providênciar apoio, desafiar e extensão da aprendizagem de uma pessoa atraves de orientação de outra que e mais competente, conhecedor e experiente,particularmente em relação ao contexto onde a aprendizagem esta tendo lugar (Pollard, 2008: 32) Tutoria como parceria em aprendizagem: com enfase na aprendizagem recíproca
Tutoria Envolve: Tutores dispostos a confrontar e avaliar as suas próprias práticas, avaliar assim como ver as áreas de aprendizagem profissional e articular e compartilhar com os outros estagiarios Identificar metas de aprendizagem e assistir a progressão através da accão de planificação; Assistir e desafiar os alunos para aumentar o controlo sobre a sua aprendizagem Auscultação activa, orientar, providenciar feedback e direccionar; Moldar, observar, articular, interagir e rever a prática
Tutoria Envolve (cotinuacao) Partilhar experiências de aprendizagem: aprendizagem apartir dos outros Avaliar e credenciamento prático; Intermediar e engajar-se em observacões da prática Induzir estagiários na vida e cultura da escola O desenvolvimento do modelo de tutoria mentoring envolve focalizar-se em : 1) leccionação incial; 2) supervisão leccionação; 3) leccionação a aprendizagem; 4) leccionação reflectiva
Learning through Mentoring (Tomlinson:1995) Apoiar estudantes a aprender apartir da experiência dos outros: explicar a eles sobre o planeamento, orientar a observação, moldar e monitorar, e reflectir Apoiar os estudantes aprender através da sua experiência de leccionação : assistir a sua planificação, apoiar na sua leccionação, monitorar e dar feedback, analizar e reflectir Leccionação Progressiva collaborativa: planeamento conjunto progressivo, leccionação como equipa de aprendizagem,monitoria mútua, análise conjunta e reflexão, Explorar ideas centrais e assuntos issues: pesquisa directa sobre alunos, colegas, contextos escolares e sistema, leitura sobre ensino e questões de fundo, debate organizada
Competencias tutoria analizar, intermediar, desafiar, orientar, confrontar, direccionar, interagir, empatia, avaliar, guiar escutar, moldar, observar, questionar, reflectir, relacionar, compartilhar, apoiar, sumarizar.
Modelos Tutoria Aprendizagem, competência, reflexão profissional: abandono das rotinas diárias de modo a compreender o processo ensino e aprendizagem e adequado os diferentes estágios de desenvolvimento/ progressão do aluno Apoio Continuum: 4 niveis; zero, mínima, developed (teste de ideas & substituir-los por novos, questionar preconceitos), extender (além da competência,todo contexto de ensino ) (Maynard & Furlong, 1995)
Caracteristicas eficazes de tutoria Entusiasmo pelo ensino; fonte de inspiração Reflexão criticamente sobre sua própria prática e debater a assunto com estudantes e outros; Capacidade de articular os seus conhecimentos profissionais; Mente aberta e aceitar que a sua visão de leccionação não e apenas a única Desenvolver suas próprias habilidades/ competências e compreensão sobre ensinar e aprendizagem; Ser acessivel, apoiar, e ter uma atitude positiva e encorajadora ; Capacidade de fazer uma crítica construitiva; Alto sentido de responsabilidade e comprometimento; Preparado para a actualização permanente dos seus conhecimentos à luz da investigação,
Princípios de tutoria Centro para utilização de provas e pesquisa em Educação (CUREE.com) Aprendizagem- Interaccão:diálogo profisional estruturado fundamentado nas provas da prática do aluno; Relacionamento reflexivo: confiança, respeito, sensibilidade aos aspectos emocionais de profunda aprendizagem profissional; Associar o apoio de colegas-estudantes e outros profissionais, Crescente auto-direccão : processo evolutivo no qual o aluno assume a responsabilidade crescente para o seu desenvolvimento profissional,
Principios (continuacao) Definir metas e desafios pessoais Compreender porque diferentes abordagens funcionam, as teorias que sustentam a nova prática Experimentar e observar: inovar, assumir riscos e buscando ; Usar recursos efectivamente: tempo & outros recursos para proteger e sustentar diaramente a aprendizagem, accão e reflexão.
Conceito de uma Esola Tutora Uma boa escola para mim é o lugar onde todos simultaneamente aprendem sob o mesmo. Em escola onde a comunidade de alunos, o director ocupa um lugar de destaque….. Engaja-se em apresentar e moldar comportamento que os estudantes e professores são suscitados a adoptar. (Barth:1990)