Gestão do Conhecimento GC Criar as condições adequadas
Como Surge o Conhecimento? As organizações aprendem através das pessoas! Logo, as organizações dependem das pessoas! Sendo assim...
Para se ter sucesso na gestão do conhecimento, é preciso colocar as pessoas no coração da estratégia organizacional!
Contexto de Negócio do Século XXI... O que aconteceu? Contexto de Negócio do Século XXI... 1. Globalização 2. Hipercompetição 3. Hiperinformação 4. Mudanças tecnológicas rápidas 5. Ciclo de Vida reduzido 6. Novo consumidor 7. Acesso fácil a informação (internet) 8. Decisão em tempo real 9. Mudança na relação espaço x tempo
O que aconteceu? Produzimos mais dados e informações do que somos capazes de sintetizar Um dos maiores problemas que enfrentamos, hoje, não é a falta, mas o excesso de informações disponíveis
Difusão da Informática
Difusão da Informática Os computadores ficaram 8.000 vezes mais baratos nos últimos 30 anos; nessa mesma escala, hoje um veículo “Classe A” da Mercedes Benz custaria em torno de 2 dólares! Fonte: Gestão da Empresa na Sociedade do Conhecimento Marcos Cavalcanti, Elisabeth Gomes e André Pereira
Mudanças constantes e rápidas “A única certeza é a incerteza” O que aconteceu? Mudanças constantes e rápidas “A única certeza é a incerteza” (Nonaka & Takeuchi) Agregar valor à informação (TIC)
GESTÃO DO CONHECIMENTO ? POR QUE A GESTÃO DO CONHECIMENTO ? Para garantir a continuidade dos negócios Melhorar a qualidade dos serviços Para aumentar a produtividade Para reduzir o impacto da movimentação de pessoas: desligamentos da empresa novas contratações mobilidade entre áreas Para facilitar a aprendizagem organizacional Para desenvolver as pessoas (colaboradores) Para criar novas competências e gerar novos negócios
Exigência para as Empresas nesse Novo Contexto Flexibilidade; Rapidez; Novas práticas; Foco no Cliente; Inovação; Uso Intensivo do Conhecimento
O que é Gestão do Conhecimento? É a prática de agregar valor à informação e disponibilizá-la, através dos processos de criação, disseminação e utilização do Conhecimento para atingir plenamente os objetivos da Organização. Qual a relação da T.I. com a Gestão do Conhecimento? Facilitar e organizar os processos de conversão do Conhecimento, bem como agilizar seus fluxos interativos através de toda Organização.
Gestão do Conhecimento A gestão do conhecimento visa fortalecer o patrimônio de conhecimento das organizações através das etapas: Aquisição e Criação do Conhecimento Registro do Conhecimento Compartilhamento do Conhecimento Atualização do conhecimento
Processos de Conversão do Conhecimento ( Nonaka & Takeuchi,1997 ) Socialização Externalização Conhecimento Tácito Conhecimento Tácito Conhecimento Explícito Conhecimento Explícito Internalização Combinação
X O que é o “Conhecimento”? Devemos armazená-lo, para não perdê-lo! O Conhecimento é um Objeto X O Conhecimento é um Processo Devemos armazená-lo, para não perdê-lo! Devemos criar as condições adequadas para sua geração, transferência, retenção e aplicação!
GESTÃO DO CONHECIMENTO GERAR Identificar Vender Comprar Criar Coletar CODIFICAR APROPRIAR Conhecimento Organizacional Aplicar Selecionar Adaptar Organizar Interpretar Armazenar Compartilhar DISSEMINAR
INFORMAÇÕES VANTAGEM PROCESSAR TIC ORGANIZAR ARMAZENAR Gestão do Conhecimento CONHECIMENTO DISTRIBUIR VANTAGEM
ILHAS DE CONHECIMENTO Livros e Revistas Suportes Multimédia Normas e Legislação Actas e Relatórios Manuais e Catálogos Agendas e Mensagens Folhas de Cálculo Aplicações Informáticas Bases de Dados Páginas Web Expediente em Papel Correio Electrónico Estudos e Projectos
Fazer Gestão do Conhecimento é: Saber identificar quais conhecimentos são estratégicos para a organização > Planejamento Estratégico Saber identificar as fontes de informações (internas e externas) apropriadas a GC Saber administrar dados e informações
Fazer Gestão do Conhecimento é: E, principalmente: Promover a capacitação permanente Implementar metodologias para a criação e a disseminação de conhecimento na organização Gerir o Capital de Conhecimento da empresa Monitorar sistematicamente a produção de conhecimentos estratégicos para a organização e a utilização dos mesmos pelos concorrentes Apropriar as soluções de Tecnologia da Informação a Gestão do Conhecimento
PRÁTICAS DE GC Educação Corporativa É o processo de disseminação do conhecimento organizacional em toda a cadeia de valor da empresa (clientes, fornecedores, colaboradores, acionistas e comunidade), visando alinhar as competências individuais as competências institucionais e transformando o conhecimento em valor agregado aos produtos e serviço da empresa
PRÁTICAS DE GC Aprendizagem Organizacional É o processo permanente de criação e disseminação do conhecimento organizacional, visando a adaptação contínua da empresa às mudanças no seu ambiente externo, através de metodologias que facilitem a conversão do conhecimento tácito em conhecimento explícito
PRÁTICAS DE GC Inteligência Empresarial É o processo permanente de monitoramento das relações de uma organização com o seu meio ambiente, visando a identificação dos sinais que decorrem dessa relação e a transformação dos mesmos em informações apropriadas ao processo decisório, com o objetivo de subsidiar suas ações estratégicas
PRÁTICAS DE GC Gestão do Capital Intelectual Capital Humano Capital Informação Capital da Marca Capital do Cliente (relacionamentos)
E a TIC ?
A Posição da TIC Colaboradores Mercados e clientes Cultura Organizacional Base de Dados Informações Hardware Sistemas Ferramentas
GC e TIC Ambiente da Empresa Decisão Informação Conhecimento Comunicação Dado
GC e TIC Ambiente Interativo Ferramentas de Interatividade Acesso aos Dados Dados da Organização Dados Externos Web
TIC Aplicada ao GC Sistemas ERP Sistema CRM e BI Cursos EAD – Educação Corporativa Ferramentas Chat, Fórum, Email, enquete Internet, intranet Site relacionamento, WEB 2.0 Portal do conhecimento Gestão de Competência GED
Do Dado ao Conhecimento Business Intelligence Qual o preço do livro: Informática Aplicada? Qual o estoque atual? Banco de Dados Os Dados Informação Analítica Vendas de livro de informática por mês, por loja e por região Sistemas Que fatores influenciam a venda de livros no mês? Conheci mento Business Intelligence Que fatores influenciaram a variação de venda de livros de informática nos últimos 3 meses? Data Mining
Pessoas Competencia Cultura Compartilhamento Aprendizagem Organizacional TIC Computadores Redes Sistemas Ferramentas Estrategia Inteligencia empresarial Inteligencia de mercado Capital intelectual Processos Cadeia de valor Gerenciamento Inovacao Integracao SIG Politicas e diretrizes Relatorios Acessos e seguranca