Gestão do Conhecimento GC

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PLANO DE AULA As novas Tecnologias da Informação e da
Advertisements

Tópicos Avançados de Sistemas de Informação Gestão do Conhecimento
Sistema de Informação Gerencial
A Gestão do Conhecimento como Ferramenta nos Negócios Esportivos
M. Thereza Rubim Camargo Soares Organizações de Aprendizagem
DADOS INFORMAÇÕES CONHECIMENTOS
ABGP – IPMA Certificação Nível D Grupo de Estudos Área V do RBC Elementos 29, 35 e 37 Normando Nereu de Souza Coelho APRESENTAÇÃO PROJEXPERT – FOLDER.
GESTÃO DO CONHECIMENTO E INOVAÇÃO André Luiz Zambalde DCC/UFLA
Inteligência empresarial
A GESTÃO DO CONHECIMENTO
PALESTRA: GESTÃO DO CONHECIMENTO
Administração de Sistemas de Informação II
Gestão do Conhecimento na prática
Sistema ERP.
GESTÃO DO CONHECIMENTO COMO PROCESSO ORGANIZACIONAL:
Alex Sandro Souza de Oliveira BOA NOITE 19/02/2010.
REPENSANDO A LOGÍSTICA Andréia Pereira - 08/24674
TRABALHO E GESTÃO DO CONHECIMENTO
A Gestão do conhecimento na busca de vantagem competitiva
Gestão do Conhecimento com WINISIS
ASAI – Administração da Informática – Prof. Malomar Alex Seminotti
Repensando a Logística
SIG Sistema de Informações Gerenciais
Gerenciar Conhecimento: Um desafio dos Profissionais e Organizações.
Tema Gestão do Conhecimento:.
Profissional de GC / Função de GC
Mesa dos Presidentes Gestão do Conhecimento. O conhecimento é uma organização sobre fatos e ideias, que podem ser tácitos (aprendizados no dia-a-dia)
Análise de problemas Capacidade de pensamento crítico
Tecnologia da Informação
GESTÃO DO CONHECIMENTO Contexto e Aplicação
Tecnologia da informação
Tema Gestão do Conhecimento:.
Planejamento de recursos empresariais (ERP)
BI - Conceito É o conjunto de conceitos e metodologias que, fazendo uso de acontecimentos (fatos) e sistemas baseados nos mesmos, apóia a tomada de decisões.
Conquistando Vantagem Competitiva com os Sistemas de Informação
Nomes: Alice C.Cazalli Allison Willian Everton Costa Denis A. Araujo
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Estratégia de Operações
UNIVERSIDADE CORPORATIVA ELETRONORTE – UCEL
Gestão do Conhecimento e Cultura Organizacional Equipe Clotilde Mello Denise Collyer Henrique Rocha Ilvanise Ramalho
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
INOVAÇÃO – O BRASIL E O MUNDO
Gabriel Bastos Machado
Iniciando na logística empresarial
Espartaco Madureira Coelho São Paulo, outubro de 2004
 São métodos formais de tornar disponíveis para a administração, quando oportuno, as informações necessárias para facilitar o processo de tomada de.
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Repensando a Logística
Automação Comercial Faculdade Estácio Radial Prof. Paulo Alipio Alves de Oliveira 2010.
GESTÃO DO CONHECIMENTO
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Classificação dos Sistemas de Informação
Tecnologia da Informação Integrada à Inteligência Empresarial:
Sistemas de Informações Gerenciais - SIG
MBA Saúde GC 15/out/2003 Gerenciando Conhecimento PRICHARD, Craig; HULL, Richard; Chumer, Mike; Willmott, Hugh , MacMillan Business.
SISTEMAS de INFORMAÇÃO segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Informação e conhecimento organizacional Os ambientes organizacionais complexos são apoiados por informação e conhecimento, o que de fato traduz a importância.
Disciplina: Inteligência Artificial
Uma onda de reorganizações
A Tecnologia da Informação nas Empresas
Universidade Corporativa Procenge
Sistema de Informações Gerenciais
Evolução Histórica Pré-História
Sistema de Informação Gerencial. SIG - INTRODUÇÃO Nas tarefas diárias cabe ao executivo ajustar os dados, pois estes nunca são insuficientes e nem abundantes.
Evolução da sociedade (Alvim Toffler)
Tecnologia da Informação
PROJETOS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
Transcrição da apresentação:

Gestão do Conhecimento GC Criar as condições adequadas

Como Surge o Conhecimento? As organizações aprendem através das pessoas! Logo, as organizações dependem das pessoas! Sendo assim...

Para se ter sucesso na gestão do conhecimento, é preciso colocar as pessoas no coração da estratégia organizacional!

Contexto de Negócio do Século XXI... O que aconteceu? Contexto de Negócio do Século XXI... 1. Globalização 2. Hipercompetição 3. Hiperinformação 4. Mudanças tecnológicas rápidas 5. Ciclo de Vida reduzido 6. Novo consumidor 7. Acesso fácil a informação (internet) 8. Decisão em tempo real 9. Mudança na relação espaço x tempo

O que aconteceu? Produzimos mais dados e informações do que somos capazes de sintetizar Um dos maiores problemas que enfrentamos, hoje, não é a falta, mas o excesso de informações disponíveis

Difusão da Informática

Difusão da Informática Os computadores ficaram 8.000 vezes mais baratos nos últimos 30 anos; nessa mesma escala, hoje um veículo “Classe A” da Mercedes Benz custaria em torno de 2 dólares! Fonte: Gestão da Empresa na Sociedade do Conhecimento Marcos Cavalcanti, Elisabeth Gomes e André Pereira

Mudanças constantes e rápidas “A única certeza é a incerteza” O que aconteceu? Mudanças constantes e rápidas “A única certeza é a incerteza” (Nonaka & Takeuchi) Agregar valor à informação (TIC)

GESTÃO DO CONHECIMENTO ? POR QUE A GESTÃO DO CONHECIMENTO ? Para garantir a continuidade dos negócios Melhorar a qualidade dos serviços Para aumentar a produtividade Para reduzir o impacto da movimentação de pessoas: desligamentos da empresa novas contratações mobilidade entre áreas Para facilitar a aprendizagem organizacional Para desenvolver as pessoas (colaboradores) Para criar novas competências e gerar novos negócios

Exigência para as Empresas nesse Novo Contexto Flexibilidade; Rapidez; Novas práticas; Foco no Cliente; Inovação; Uso Intensivo do Conhecimento

O que é Gestão do Conhecimento? É a prática de agregar valor à informação e disponibilizá-la, através dos processos de criação, disseminação e utilização do Conhecimento para atingir plenamente os objetivos da Organização. Qual a relação da T.I. com a Gestão do Conhecimento? Facilitar e organizar os processos de conversão do Conhecimento, bem como agilizar seus fluxos interativos através de toda Organização.

Gestão do Conhecimento A gestão do conhecimento visa fortalecer o patrimônio de conhecimento das organizações através das etapas: Aquisição e Criação do Conhecimento Registro do Conhecimento Compartilhamento do Conhecimento Atualização do conhecimento

Processos de Conversão do Conhecimento ( Nonaka & Takeuchi,1997 ) Socialização Externalização Conhecimento Tácito Conhecimento Tácito Conhecimento Explícito Conhecimento Explícito Internalização Combinação

X O que é o “Conhecimento”? Devemos armazená-lo, para não perdê-lo! O Conhecimento é um Objeto X O Conhecimento é um Processo Devemos armazená-lo, para não perdê-lo! Devemos criar as condições adequadas para sua geração, transferência, retenção e aplicação!

GESTÃO DO CONHECIMENTO GERAR Identificar Vender Comprar Criar Coletar CODIFICAR APROPRIAR Conhecimento Organizacional Aplicar Selecionar Adaptar Organizar Interpretar Armazenar Compartilhar DISSEMINAR

INFORMAÇÕES VANTAGEM PROCESSAR TIC ORGANIZAR ARMAZENAR Gestão do Conhecimento CONHECIMENTO DISTRIBUIR VANTAGEM

ILHAS DE CONHECIMENTO Livros e Revistas Suportes Multimédia Normas e Legislação Actas e Relatórios Manuais e Catálogos Agendas e Mensagens Folhas de Cálculo Aplicações Informáticas Bases de Dados Páginas Web Expediente em Papel Correio Electrónico Estudos e Projectos

Fazer Gestão do Conhecimento é: Saber identificar quais conhecimentos são estratégicos para a organização > Planejamento Estratégico Saber identificar as fontes de informações (internas e externas) apropriadas a GC Saber administrar dados e informações

Fazer Gestão do Conhecimento é: E, principalmente: Promover a capacitação permanente Implementar metodologias para a criação e a disseminação de conhecimento na organização Gerir o Capital de Conhecimento da empresa Monitorar sistematicamente a produção de conhecimentos estratégicos para a organização e a utilização dos mesmos pelos concorrentes Apropriar as soluções de Tecnologia da Informação a Gestão do Conhecimento

PRÁTICAS DE GC Educação Corporativa É o processo de disseminação do conhecimento organizacional em toda a cadeia de valor da empresa (clientes, fornecedores, colaboradores, acionistas e comunidade), visando alinhar as competências individuais as competências institucionais e transformando o conhecimento em valor agregado aos produtos e serviço da empresa

PRÁTICAS DE GC Aprendizagem Organizacional É o processo permanente de criação e disseminação do conhecimento organizacional, visando a adaptação contínua da empresa às mudanças no seu ambiente externo, através de metodologias que facilitem a conversão do conhecimento tácito em conhecimento explícito

PRÁTICAS DE GC Inteligência Empresarial É o processo permanente de monitoramento das relações de uma organização com o seu meio ambiente, visando a identificação dos sinais que decorrem dessa relação e a transformação dos mesmos em informações apropriadas ao processo decisório, com o objetivo de subsidiar suas ações estratégicas

PRÁTICAS DE GC Gestão do Capital Intelectual Capital Humano Capital Informação Capital da Marca Capital do Cliente (relacionamentos)

E a TIC ?

A Posição da TIC Colaboradores Mercados e clientes Cultura Organizacional Base de Dados Informações Hardware Sistemas Ferramentas

GC e TIC Ambiente da Empresa Decisão Informação Conhecimento Comunicação Dado

GC e TIC Ambiente Interativo Ferramentas de Interatividade Acesso aos Dados Dados da Organização Dados Externos Web

TIC Aplicada ao GC Sistemas ERP Sistema CRM e BI Cursos EAD – Educação Corporativa Ferramentas Chat, Fórum, Email, enquete Internet, intranet Site relacionamento, WEB 2.0 Portal do conhecimento Gestão de Competência GED

Do Dado ao Conhecimento Business Intelligence Qual o preço do livro: Informática Aplicada? Qual o estoque atual? Banco de Dados Os Dados Informação Analítica Vendas de livro de informática por mês, por loja e por região Sistemas Que fatores influenciam a venda de livros no mês? Conheci mento Business Intelligence Que fatores influenciaram a variação de venda de livros de informática nos últimos 3 meses? Data Mining

Pessoas Competencia Cultura Compartilhamento Aprendizagem Organizacional TIC Computadores Redes Sistemas Ferramentas Estrategia Inteligencia empresarial Inteligencia de mercado Capital intelectual Processos Cadeia de valor Gerenciamento Inovacao Integracao SIG Politicas e diretrizes Relatorios Acessos e seguranca