A AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO CORPORATIVA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BENCHMARKING.
Advertisements

DOD DIA DO CONHECIMENTO EDUCAÇÃO CONTINUADA PARA O AGRONEGÓCIO
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
Revisão Atenção: aproveitem para corrigir suas atividades
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Treinamento e Desenvolvimento
Gestão Integrada de Negócios
M. Thereza Rubim Camargo Soares Organizações de Aprendizagem
Relatório de Finalização do Projeto RFP
Ensino fundamental: formando e preparando para o ensino médio
MUDANÇA NA ORGANIZAÇÃO
DESENVOLVIMENTO HUMANO
PERFIL DE COMPETÊNCIAS
Profª. Janaina Pena Camargo
Avaliando Riscos e Benefícios na Implantação de um Sistema de Educação Corporativa Uma analise livre do futuro das UC em empresas privadas de capital aberto.
COMPETÊNCIAS VALORIZADAS PELO MERCADO DE TRABALHO
GESTÃO DE PESSOAS COM FOCO EM RESULTADOS
FÓRUM UNIVERSIDADES CORPORATIVAS
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EM LARGA ESCALA
DESENVOLVIMENTO DAS PESSOAS E EDUCAÇÃO CORPORATIVA
Palestra: Os desafios da área de RH nas organizações 1ª Semana de RH - UNATEC Cristiane de Ávila Setembro/09.
Planejamento de Negócios aula 01-PLANO DE NEGÓCIOS
Bibliotecários... Até quando?
A Importância da Educação Continuada
AVALIAÇÃO DE E-LEARNING CORPORATIVO DO BRASIL EDUARDO BASTOS
Portfólio de Estágio Supervisionado
Educação corporativa.
CURSO DE MEDICINA UFRR-IESC-2007
Programa Informação Virtual e Gestão de Conhecimento Pró-Reitoria de Extensão Novembro/2002 Programa Informação Virtual e Gestão do Conhecimento – Pró-Reitoria.
O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA
COMPETÊNCIAS “Originam-se da gênese e do processo de desenvolvimento da organização e são concretizadas no seu patrimônio de conhecimentos”. JOEL DUTRA.
AVALIAÇÃO DE EFETIVIDADE DE CURSOS A DISTÂNCIA: A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA Lucia Henriques Sallorenzo (Profª Assistente - UCB,
Avaliação integrada e Somativa em TD&E
Educação Corporativa e Gestão de Competências IV – Oficina de Educação Corporativa 29 de novembro de de novembro de 2006 André Fábio de Souza SDP/MDIC.
Margarete Teresinha Fabbris de Oliveira Santos Vanusa Sampaio Pedroso
Gestão por Competências
UNIVERSIDADE CORPORATIVA ELETRONORTE – UCEL
Gerência de Educação Profissional GEPRO
Integrando Tecnologia nos Caminhos da Educação
ROI-Retorno do Investimento em Treinamento

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DA MATEMÁTICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO.
Empreendedorismo para Profissionais da Saúde
V Oficina de Educação Corporativa Brasília, 4 de outubro de 2007 Investimentos na Educação do Trabalhador: Crescimento Econômico do País e Resultados das.
Vanessa F. Guimarães Gardênia da Silva Abbad
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
Principais atitudes e comportamentos dos bons profissionais
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Nome do Aluno Nome do (s) Orientador (es) PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RS FACE – ESCOLA DE NEGÓCIOS DA PUCRS CURSO DE ADMINISTRAÇÃO.
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
A Institucionalização do M&A no Departamento Nacional de DST/AIDS Assessoria de Monitoramento e Avaliação Departamento Nacional de DST/Aids.
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Atividade complementar 04 e 05
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Organização Curricular: a experiência de Minas Gerais
DESENVOLVIMENTO TREINAMENTO X DESENVOLVIMENTO
Processos Administrativos Aula 1
Uma onda de reorganizações
Universidade Corporativa Procenge
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES ESSENCIAIS MBA em Gestão e Liderança Estratégica Profa. Margareth Pena Junho 2012.
Educação Corporativa Professora: Zeila Susan Keli Silva – Fevereiro /Março/Abril 2010.
VII Encontro CIN sobre Qualidade, Processos e Gestão de Software
Administração Estratégica II Administração Estratégica II ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA II REVISÃO PARA A SEGUNDA AVALIAÇÃO BIMESTRAL.
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na área de logística.
GESTÃO EMPRESARIAL.
AULA 4 :Antonio Carlos Gil - Gestão de Pessoas
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na.
‘Objetivo' Desenvolver líderes diferenciados, afinados com todas as técnicas e competências necessárias aos líderes modernos, oferecendo a eles a oportunidade.
Fórum para Indicação de Programas Educacionais para a Universidade Corporativa do Sistema Eletrobrás 20 de agosto de 2009 O Plano de Transformação do Sistema.
Regina Santos Silva Tonini, Msc. SBGC-BA Diretoria de Projetos GESTÃO DO CONHECIMENTO: O Grande Desafio.
Transcrição da apresentação:

A AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO CORPORATIVA OU ONDE FOI PARAR KIRKPATRICK ? POR EDUARDO BASTOS FUNDAÇÃO DE FOMENTO À TECNOLOGIA E À CIÊNCIA SALVADOR - BA

MUDANÇAS NO AMBIENTE DAS ORGANIZAÇÕES MACROAMBIENTE AMBIENTE EXTERNO MICROAMBIENTE AMBIENTE INTERNO ORGANIZAÇÕES FLEXÍVEIS, EMPREENDEDORAS, ADAPTÁVEIS ÀS MUDANÇAS ETC.

EDUCAÇÃO CORPORATIVA CONJUNTO DE AÇÕES INTEGRADAS QUE POSSIBILITAM O DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS COM FOCO NAS COMPETÊNCIAS EMPRESARIAIS E HUMANAS QUE SÃO ESTRATÉGICAS PARA O SUCESSO DO NEGÓCIO.

COMPETÊNCIAS: EM BUSCA DE UMA CONCEITUAÇÃO I – ESCOLA NORTE-AMERICANA Mc Clelland – conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes ESTOQUE II – ESCOLA EUROPÉIA Le Boterf – saber agir responsavelmente em um contexto profissional AÇÃO CONTEXTUALIZADA III – ESCOLA BRASILEIRA Dutra – o que se entrega para a organização TRANSFERÊNCIA

MODELO INTEGRADO DE COMPETÊNCIAS (EBOLI) COMPETÊNCIAS EMPRESARIAIS COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS COMPETÊNCIAS HUMANAS

MODELO DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA (MEISTER) Comunicação Constante Controle CONTEXTO Visão/Missão Avaliação VALORES COMPARTILHADOS Tecnologia Fontes de Receita Parceiros de Aprendizagem Organização EMPRESARIAL Produtos/Serviços Partes Interessadas

ESCALA DOS NÍVEIS DE AVALIAÇÃO DE KIRKPATRICK Nível 1 Reação/Satisfação Avalia se os participantes gostaram do treinamento Nível 2 Aprendizagem Observa o conhecimento adquirido pelos participantes ao final do treinamento, ou seja, o que eles sabem a mais em relação ao que não sabiam antes Nível 3 Mudança de Comportamento Avalia o que há de diferente no comportamento dos participantes após o treinamento Nível 4 Resultados Avalia o impacto gerado na organização a partir da realização do treinamento

METODOLOGIA Caracterização da Pesquisa: Survey População e Amostra: 80 empresas de diversos portes. As empresas foram selecionadas a partir da base de dados da empresa MICROPOWER e do portal www.elearningbrasil.com.br. Amostragem: Censitária

INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS (i) Informações Gerais (ii) O e-learning em sua organização (iii) Fatores críticos de sucesso (iv) Avaliação

Gráfico 01 – Avaliação dos resultados dos treinamentos, através de métricas estabelecidas

Gráfico 02 – Avaliação do ROI (Retorno sobre Investimento) para o e-learning

Gráfico 03 – Acompanhamento dos resultados pela Diretoria/Presidência

CONCLUSÕES Reação: pouco se pesquisa sobre a evasão e participação dos alunos nos cursos, dentre outros aspectos que indicam a satisfação; Aprendizagem: muitas empresas não utilizam qualquer tipo de avaliação de aprendizagem. Pré-testes e pró-testes pouco utilizados; Comportamento: maioria não possibilita o compartilhamento efetivo do conhecimento entre os treinandos; Resultados: não realizam avaliação do ROI (35%); não utilizam métricas estabelecidas para analisar resultados (30%).

DONALD KIRKPATRICK Doutor pela Universidade Wiscousim; Ex.presidente da ASTD - EUA; Doutor pela Universidade Wiscousim; Escreveu em 1959 quatro artigos intitulados “Techniques for Evaluating Training Programs”, publicados no jornal T&D da ASTD.