Café dos Gestores da CCCI Gestão de Processos

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“Gestão orientada por processos” By CBilyk Tsiane Poppe Araújo Setembro/2009.
Transcrição da apresentação:

Café dos Gestores da CCCI Gestão de Processos Márcio Schünemann marcio.schunemann@cybermais.net (45) 9915-3840 08 de maio de 2011 Discernimentum – Foz do Iguaçu-PR

Contextualização - Histórico As organizações, em geral, têm uma cultura que privilegia a coordenação funcional do trabalho.

Contextualização - Histórico Tal cultura se consolidou ao longo do tempo pela reprodução sistemática de uma lógica de atuação com foco na especialização funcional, em que o desempenho, a resolução de problemas e o reconhecimento dos colaboradores derivam do sucesso e da importância desse para a unidade funcional.

Características Indesejáveis Modelo Funcional Características Indesejáveis Priorização das funções de cada departamento em detrimento dos processos essenciais. Falta de visão de conjunto. Competências dos indivíduos não ultrapassam as fronteiras funcionais.

Características Indesejáveis Modelo Funcional Características Indesejáveis Lógicas de mensuração de desempenho são definidas localmente. Os objetivos são prioritariamente departamentais. Problemas de falta de integração entre as áreas.

Funções ou Processos? Toda organização tem um componente do trabalho que é funcional, ligado à especialidade técnica, e outro que é processual, ligado à sequência de atividades. O desafio das organizações é decidir qual eixo de coordenação priorizar: funções ou processos?

Conceito - Processo Processo é um conjunto estruturado e lógico de atividades sequenciais, com o objetivo de produzir um resultado cosmoético, seja bem ou serviço, para atender as necessidades e expectativas de consciências “intermissivistas”. O processo é um conjunto de fluxos de atividades horizontais, que permeiam as funções organizacionais.

Conceito - Processo A atividade deve agregar valor ao processo. CADEIA DE VALOR DESENVOLV. CURSO PESQUISA DIVULGAÇÃO CURSO Voluntários Conhecimento Recursos Intermissivista INFORMAÇÃO A atividade deve agregar valor ao processo.

Conceito – Gestão de Processos Gestão de Processos é um modelo de gestão organizacional em que não se enxerga a organização de uma maneira apenas funcional, departamentalizada, mas sim e prioritariamente de uma maneira horizontal, integrando os diversos processos transversais (interfuncionais).

Processo ou Funcional? Em geral, instituições estruturadas por função apresentam dificuldades para ver os vários processos que são desenvolvidos para atender às necessidades dos “Clientes”. Visão de Processo Visão Funcional

Comparação: Visão Funcional e Gestão por Processos Atributos Visão Funcional Gestão por Processos Orientação Hierárquica Processo Decisão Gerente Todos Relacionamento Primário Cadeia de comando Cliente Visão Por Função Sistêmica Sistema Gerencial Centralizado Descentralizado Fonte: Adaptado de PAIM et al (2009)

Características - Processos Multifuncionais. contribuem para a otimização de diversas funções que os permeiam. Dependência. dependem do bom desempenho de todas as funções de que se servem. Missão. objetivos identificam-se de forma mais direta com a Missão da Organização.

Benefícios da Gestão de Processos Visão homogênea e compartilhada do objetivo da organização. Melhoria do fluxo de informações. Padronização de processos, gerando criatividade. Aprendizagem organizacional

Benefícios da Gestão de Processos Aumento da compreensão teórica e prática sobre processos, ampliando as possibilidades de reflexão, diálogo e ação voltada ao desenvolvimento dos mesmos. Redução de retrabalho. Qualificação da comunicação.

Gestão de Processos na Prática

Gestão de Processos - Etapas Projetar Processos Gerenciar Processos Promover Aprendizado

Processos Os Processos de Negócio não são moldados e definidos em função das condições e necessidades das áreas, mas inversamente, as áreas servem e atendem aos processos, que por sua vez têm como foco principal o propósito da organização.

Processo - Desdobramento SUB PROCESSO ATIVIDADE TAREFAS PROCESSO

O Que Esperar da Gestão de Processos? Identificação de Pontos Críticos Eliminação de Situações de Retrabalho Construção da Memória Organizacional Clarificação das Operações e das Responsabilidades Eliminar Gargalos e Entraves do Processo Monitoramento de Indicadores de desempenho Maior Agilidade nos Processos Redução de Custos

Gerente do Processo - Atribuições Ideal  enxergar a floresta e não só as árvores A Quinta Disciplina Peter Senge Pensamento Sistêmico Domínio Pessoal Modelos mentais Visão Compartilhada Aprendizagem em Equipe

Desenvolvimento do Curso Estruturação Transversal da Gestão de Processos Gestão por Processos Recursos Intermissivista Desenvolvimento do Curso Capacitação Professor Indicadores Controle Evento/Curso

Mapeamento de Processos - Metodologia Descrição Objetivo Fluxograma Descrição das atividades Indicador de Resultado Integração Matriz de Responsabilidade Fatores Críticos

Mapear Processos - Fluxograma Estabelecer Desenho do Produto 1 Engenharia Elaborar protocolo de verificação Definir critérios e especificações para embalagem Definir critérios e especificações para manuseio e armazenagem CQ Inspecionar Produto 3 Produção Definir parâmetros de operação de equipamentos NÃO Elaborar Proc Interno Elaborar Inst. Trabalho Produzir Lote Piloto Avaliar processo produtivo Problemas? SIM 3 Corrigir processo e alterar documentação Equipe Analisar criticamente Problemas? SIM Definir ações a serem tomadas 3 1 NÃO Validar Produto Controle de Documentos Desenvolvimento de Lote Comercial

Ciclo PDCA Melhorar Manter

OPDCA na melhoria de processos empresariais. PDCA na Melhoria dos Processos Melhorar Tratar as Anomalias Mapear as falhas dos processos Registrar Definir prioridades Investigação Controlar Definir Objetivos e Metas Indicadores (mensuração) Padronizar Criar Padrões de Trabalho Definir Processos Entender os processos Mapear através de fluxos OPDCA na melhoria de processos empresariais.

Conclusões

Obrigado pela atenção! Dúvidas? Márcio Schünemann marcio.schunemann@cybermais.net (45) 9915-3840

Referências CAMPOS, Vicente Falconi. Gerenciamento da Rotina do Trabalho do Dia-a-Dia. Rio de Janeiro: Bloch, 1994. GONÇALVES, J E Lima, artigo “As empresas são grandes coleções de processos”, RAE – Revista de Administração de Empresas de jan/mar 2000. GONÇALVES, J E Lima, artigo “Processos, que processos”, RAE – Revista de Administração de Empresas de out/dez 2000. HAMEL, Gary; BREEN, Bill. O Futuro da Administração. Rio de Janeiro: Campus, 2007. OLIVEIRA, D.P.R. Administração de Processos: conceitos, metodologia e práticas. São Paulo: Atlas, 2006. PAIN, Rafael et al. Gestão de processos: pensar, agir e aprender. Porto Alegre: Bookman, 2009.

Referências VIEIRA, Waldo. Enciclopédia da Conscienciologia: Verbete – Procedimento Técnico-Administrativo. VIEIRA, Waldo. Enciclopédia da Conscienciologia: Verbete – Macete Técnico-Administrativo.