“A Aventura é obrigatória” João Guimarães Rosa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ORIENTAÇÃO TÉCNICA ALTAS HABILIDADES II
Advertisements

Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE (p.t.d.)
Competência – Visão Sistêmica
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
CURRÍCULO FUNCIONAL GRUPO 9 IRACEMA LAUDENIR LEOCÍ RUTHE
I- Concepção de Educação
Faculdades de Estudos Sociais do Paraná FESP
Profª Dra. Eliana Marta Monaci
- Universidade e sociedade - A extensão universitária - Graduação e extensão
Vera Lúcia Regina Maria
Programa Tutores FMUSP Estrutura e implantação na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Patrícia Lacerda Bellodi*, Maria Eugenia Vanzolini,
Professora Ylana Miller
Videoconferência Programa SuperAção Jovem na Sala de Leitura
I I SIMPÓSIO INTERNACIONAL
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL
Construindo uma teia...uma rede: conectando saberes e conhecimentos
PROFESSORAS Música da Escola Eixo 3
Licenciatura em Pedagogia a Distância
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
A EDUCAÇÃO DIGITAL.
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
Webquest.
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
Orientação Educacional
ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA
Prof. Me. Marina Cardoso de Oliveira
OFICINA CRIATIVA® ® Objeto de estudo em Pedagogia para o mestrado de Dra. Cristina Allessandrini.
Trabalhando com Grupos
MEC SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NOVEMBRO
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
R i c a r d o B e c k C o u g o. P E R F I L  A longa carreira do profissional construída em uma Holding onde atuou em diferentes empresas e projetos,
1ª CONFERÊNCIA DO FORUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA Universidade de Lisboa e Universidade de Coimbra de.
Travessa Alfredo Magalhães, nº 51/5 Porto Alegre/RS - CEP.: Fone: (51) Facebook: Educarers
Como fazer a leitura de obra de arte?
NH Fator FIB ® Indicador de Felicidade e Bem Estar. Perfil Biográfico Profissional Com base na análise de seu inventário o FATOR NH® reconheceu os seguintes.
CONCEITO Espaço de troca de informações e experiências, compartilhamento de saberes e mobilização de recursos entre as Escolas Técnicas do Sistema Único.
Seminário - MESTRADO PROFISSIONAL DIRETRIZES PARA O MESTRADO PROFISSIONAL na ENSP e PORTARIA NORMATIVA MEC No. 17, DE 28/12/2009. VDPG/ADE.
Seminário sobre a vida, teoria e prática de Herbert Read
I Encontro Cultural da Rede FAETEC
Agradecimento de Natal e Fim de Ano
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
OFICINAS. ✔ Estratégia de formação ✔ Lugar de transformações (interação entre experientes que se empenham em conjunto): ✔ no aprofundamento de uma compreensão;
Tema central e eixos temáticos
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
JOGOS TEATRAIS APLICADOS AO TRABALHO COM GRUPOS
OFICINA DE CRIATIVIDADE
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
Projeto Integrador Prof. Adriana Vieira
DESADEF - 33 ANOS FELIZ ANIVERSÁRIO !! ATUANDO ! NÃO SE OMITINDO !!
Início da vida docente: Abril de 1990; Em 1997, 98 e 99 = orientadora do noturno; Em setembro de 2000, começo a lecionar no Estado do Rio Grande do Sul.
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI - UNIASSELVI
Desenvolvimento de Líderes Facilitadores
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
EMEF José Benigo Gomes. REFLEXÃO “PROFESSORA JULIANA” Após o projeto aprendi que ao preparar as minhas aulas devo levar em consideração o que os alunos.
Competências Profissionais
Uma pequena explicação... Em todos os módulos o direcionamento será sempre a quem dança, ou seja, conversando consigo mesma, entendendo os movimentos e.
vídeo
ESTRATÉGIAS ALTERNATIVAS DE APRENDIZAGEM Helena Tonet.
 Introdução  Atividades realizadas no Colégio Tomaz Edson de Andrade Vieira  Atividades realizadas no Colégio Vital Brasil  Conclusão EXPERIÊNCIAS.
Transcrição da apresentação:

“A Aventura é obrigatória” João Guimarães Rosa É o tempo da travessia se não ousamos fazê-la, teremos ficado ...a margem de nos mesmos Fernando Pessoa “A Aventura é obrigatória” João Guimarães Rosa

“A Aventura é Obrigatória” curso de auto-desenvolvimento fundamentado na visão antroposófica da biografia humana

Curso de 4 módulos O que pulsa na minha alma e dá força ao meu destino 3 dias por módulo, para descobrir e trabalhar: O que pulsa na minha alma e dá força ao meu destino

A aventura é obrigatória Três segredos biográficos Vida: palco do desenvolvimento humano. Reconstruindo os atos, cenários, personagens e temas da minha biografia. Nova compreensão do hoje. Tenho algo a transformar? Três segredos biográficos Meu aprendizado: sua expressão e ação no mundo. Formas de eu me relacionar. O que tem significado para mim. Quais habilidades, desafios apresentam estas trilhas? Foi Eva ou foi Adão? Atuação e modelos das forças feminina e masculina da minha biografia. Reconhecendo padrões, papeis, tabus, idealizações, preconceitos. Que situações o outro, me traz? Eu, caçador de mim Medo – dúvida – raiva – etc. Luz e sombra, bem e mal Dualidade, opostos, paradoxo, provocadores de consciência; escolhas. Dançando ou brigando com meu destino?

DESTINA-SE PROCESSO Àqueles que querem desenvolver: Força e sentido nos desafios e dificuldades Aprimoramento profissional Aprofundamento na sua biografia Atitude criativa e desperta para a vida Facilitação nas relações humanas Re-significação dos seus valores Uma renovação na relação eu & mundo PROCESSO Os temas serão trabalhados através de: Palestras e plenárias Atividades Artísticas: pintura, modelagem Recursos Artísticos: contos, mitos, poesias observação de obras de arte e filmes Trabalho individual sobre a biografia Exercícios e trocas de experiências em pequenos grupos com coordenador.

COORDENAÇÃO E CONDUCÃO FRANCISCA GARCIA Terapeuta formada em 1996 em desenvolvimento biográfico pela Dra. Gudrun k. Burkhard. Especialização em counselling pelo “ Biography & Social Development Trust c ounselling”. A partir de 1996 trabalha em coordenação de grupos. por 10 anos fez parte da equipe terapeuta da Artemísia Terapeuta Artística e pedagoga waldorf. Participa como docente em seminários de professores waldorf dentro do Brasil, nas área pintura e biografia. Atua em consultório, professora da Formação Biográfica do Sp. e iniciadora do impulso Biográfico no Chile. Chilena radicada em Sp. Brasil desde 1986. SOLANGE CASTILHO Psicóloga com formação em desenvolvimento biográfico e com especialização em counselling pelo “ Biography & Social Development Trust anos fez parte da equipe de terapeutas do centro de desenvolvimento humano “Artemísia ” local de nascimento do impulso biográfico. Atua em consultório com desenvolvimento biográfico e psicoterapia. Faz parte como facilitadora do Curso ”Biografia e caminho iniciatico” orientado Dra. Gudrum. Pedagoga waldorf; participa como docente em cursos de formação para professores. contato: 11- 50491362 castilhosolange@uol.com.br contato: 11-55433545 franzizfran@gmail.com

O Curso “A Aventura é obrigatória” uma proposta para despertar, apoiar, ampliar, fortalecer nosso desenvolvimento nesta travessia que é o tempo de hoje

Início dos Módulos: quinta –feira às 15:00h Programação Início dos Módulos: quinta –feira às 15:00h Término: domingo às 12:00h Módulo I – “A Aventura é obrigatória” Módulo II – “Três segredos biográficos” Módulo III – “ Foi Eva ou foi Adão? ” Módulo IV – “ Eu, caçador de mim”

PROGRAMA Dia 1 Euritmia Palestra CAFÉ Atividade Artística & 8:00 9:00 10:30 11:00 12:00 14:00 16:00 16:30 17:30 18:30 Dia 1 Euritmia Palestra CAFÉ Atividade Artística & Trabalho individual ALMOÇO Trabalho de grupo Plenária Saída Dia 2 Dia 3