HETEROGENEIDADE Variação na consistência da transação de um serviço para o próximo.

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Transcrição da apresentação:

HETEROGENEIDADE Variação na consistência da transação de um serviço para o próximo

HETEROGENEIDADE Porque é um problema? Serviços raramente permitem correções durante o processo

HETEROGENEIDADE A variação ocorre De empresa para empresa De provedor para provedor dentro de uma mesma empresa De cliente para cliente com o mesmo provedor

HETEROGENEIDADE Uma empresa pode ter o melhor sistema e o melhor serviço Se um funcionário estiver em um dia ruim...

HETEROGENEIDADE Principal dificuldade Falta de padronização Gera uma boa oportunidade de customização

HETEROGENEIDADE POSSÍVEIS SOLUÇÕES Duas propostas aparentemente opostas: Customização Padronização

HETEROGENEIDADE POSSÍVEIS SOLUÇÕES Customização Envolvimento de cliente e provedor no processo é fator facilitador É mais fácil customizar quando o cliente dá instruções

HETEROGENEIDADE POSSÍVEIS SOLUÇÕES Customização Contrapartidas Resultado exatamente de acordo com as especificações do cliente Nem sempre de acordo com as necessidades! Maior necessidade de tempo para produção Preços mais altos = maior margem de lucro Necessidade de identificar os limites de preço e tempo aceitáveis para o cliente

HETEROGENEIDADE POSSÍVEIS SOLUÇÕES Customização Estratégia adotada por quem concentra margem de lucro por cliente e não no volume

HETEROGENEIDADE POSSÍVEIS SOLUÇÕES Padronização Objetiva produzir um serviço consistente com o anterior Treinamento ajuda mas não é o bastante Substituir trabalho humano por máquinas

HETEROGENEIDADE POSSÍVEIS SOLUÇÕES

HETEROGENEIDADE POSSÍVEIS SOLUÇÕES Padronização Minimiza o tempo de contato com o cliente Minimiza as variações de qualidade = consistência no desempenho Resulta em diminuição de preços