Pesquisa Científica: Tipos e modalidades

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ciência atual: metodologia científica
Advertisements

O método científico em Psicologia
Elaboração de Projeto de Pesquisa
Metodologia de Pesquisa
CONCEITOS ELEMENTARES
INICIANDO UMA PESQUISA
3. Fundamentação Teórica Referências Bibliográficas
Projeto Introdução Modalidade Tema Problemática
PESQUISA.
Revisão Importância do conhecimento Tipos de conhecimento
Introdução à Metodologia de Pesquisa Tecnológica
Pesquisa HOSS, Osni.
Metodologia da Pesquisa
Fluxograma da pesquisa.
Prof. Alan Rodrigo Antunes
Pesquisa: Conceitos e Definições
Pesquisa em Comunicação
Núcleo de Pós-Graduação
A Pesquisa e suas Classificações
Classificação das Pesquisas
METODOLOGIA DA PESQUISA
Metodologia de Pesquisa
RAIMUNDO PINHEIRO LOPES FILHO Pesquisador da EMBRAPA AMAPÁ
Elaboração de Projeto de Pesquisa
Pesquisa Científica Metodologia Científica na Ciência da Computação
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
O que é Pesquisa? Pesquisa é o procedimento racional e sistemático que tem como meta proporcionar respostas aos problemas propostos para a investigação.
PESQUISA Pesquisar é reunir informações necessárias para encontrar resposta para uma pergunta e assim chegar à solução de um problema.
Trabalho de conclusão de curso
MODALIDADES DE PESQUISA
PESQUISA.
A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Pesquisa Científica – Tipologia e Distinções
Conhecer Conhecimento.
Profa. Flávia Santos Metodologia da Pesquisa Extraído de: Roesch, Yin e metodologia da UFPR e UFSC Profa. Flávia Santos
INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA- IFSC METODOLOGIA CIENTÍFICA Profa
SEMINÁRIO DE PESQUISA PEDAGOGIA 8° PERÍODO
Classificação das Pesquisas
Métodos e Técnicas de Pesquisa
METODOLOGIA CIENTÍFICA Profª. Msc. Silmere Alves Santos de Souza
METODOLOGIA CIENTÍFICA (ENG2510)
Rebeca Medeiros Vitória da Conquista
O que é pesquisa científica?
PROJETO DE ESTÁGIO - METODOLOGIA
Prof.ª Chayane C. de Souza
Projeto de Pesquisa FOCALIZANDO O PROJETO DE PESQUISA Escolha do Tema
Metodologia Científica
Conhecimento Científico
UNICERP GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
Jarbas Lopes Cardoso Júnior UNIP, 1o semestre, 2008
MÉTODO CIENTÍFICO A investigação científica depende de um “conjunto de procedimentos intelectuais e técnicos” (Gil, 1999, p.26) para que seus objetivos.
PESQUISA EM EDUCAÇÃO Conceitos Classificações.
METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA
Metodologia da Pesquisa
Conceitos básicos CIÊNCIA.
MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA
PESQUISA E METODOLOGIA CIENTÍFICA
Instituto de Gestalt-terapia da Bahia Formação em Gestalt-terapia O Delineamento daPesquisa.
Aula sobre Ciência, método, pesquisa Profa. Lílian Moreira.
Elaboração do Relatório do ESU * Metodologia da Pesquisa*
PESQUISA DE CAMPO Definição Objetivo Fases da Pesquisa
Finalidades da pesquisa científica
Metodologia Metodologia.
Metodologia da Pesquisa (BOAVENTURA, E, Metodologia da Pesquisa, 4)
TIPOLOGIA DA PESQUISA Profa. Dra. Geciane Silveira Porto
PÓS GRADUAÇÃO DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO SÍNTESE DA UNIDADE 3 Profa
Tipos de Pesquisa Aula 5. Quanto à forma de coletar dados I. Por Observação a teoria orienta a observação; Observação naturalística. II. Através de entrevistas.
Transcrição da apresentação:

Pesquisa Científica: Tipos e modalidades PROFESSORA: Priscilla Indianara Di Paula Pinto

CONCEITOS PESQUISA: Atividade planejada, racional e sistemática PROJETO DE PESQUISA: documento que explica as ações que serão desenvolvidas ao longo do processo da pesquisa.

PESQUISA Cada tipo de pesquisa possui, além do núcleo comum de procedimentos, suas próprias peculiaridades; Qualquer espécie de pesquisa, em qualquer área, supõe e exige uma pesquisa bibliográfica prévia, quer para o levantamento do estado da arte do tema, quer para a fundamentação teórica ou ainda para justificar limites e as contribuições da própria pesquisa.

PESQUISA “ a pesquisa é uma atividade voltada para a solução de problemas, através do emprego de processos científico “ (CERVO; BERVIAN; DA SILVA, 2008); “procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas que são propostos” (GIL, 1991).

REQUISITOS PARA UMA PESQUISA Conhecimento do assunto a ser pesquisado; Curiosidade; Criatividade; Integridade intelectual; Atividade autocorretiva; Sensibilidade social; Perseverança e paciência; Confiança na experiência.

ESTRUTURAÇÃO DO PROJETO – METODOLOGIA FAZ-SE NECESSÁRIO ESPECIFICAR: Tipo de pesquisa; Campo e Período da pesquisa; População e Amostra; Critérios de Inclusão e Exclusão Instrumentos de Coleta de Dados; Procedimentos de Coleta de Dados; Processamento e Análise dos Dados; Aspectos Éticos.

TIPOS DE PESQUISA Existem várias formas de classificar as pesquisas: 1. Quanto a sua natureza 2. Quanto a forma de abordagem do problema 3. Quanto aos seus objetivos 4. Quanto aos procedimentos técnicos

TIPOS DE PESQUISA Do ponto de vista da sua natureza: Pesquisa Básica: objetiva gerar conhecimentos novos úteis para o avanço da ciência sem aplicação prática prevista. Envolve verdades e interesses universais; O pesquisador tem como meta saber, buscando satisfazer uma necessidade intelectual por meio do conhecimento.

TIPOS DE PESQUISA Pesquisa Aplicada: objetiva gerar conhecimentos para a aplicação prática, dirigidos à solução de problemas específicos. Envolve verdades e interesses locais. Investigador movido pela necessidade de contribuir para fins práticos, buscando soluções para problemas concretos.

TIPOS DE PESQUISA Do ponto de vista da forma de abordagem do problema: * Pesquisa Quantitativa: considera que tudo pode ser quantificável, o que significa traduzir em números opiniões e informações para classificá-las e analisá- las. Requer o uso de recursos e de técnicas estatísticas (percentagem, média, moda, mediana, desvio-padrão, etc...)

TIPOS DE PESQUISA * Pesquisa Qualitativa: considera que há uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito, isto é, um vínculo indissociável entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito que não pode ser traduzidos em números. A interpretação dos fenômenos e a atribuição de significados são básicas no processo de pesquisa qualitativa. Não requer o uso de métodos e técnicas estatísticas.

TIPOS DE PESQUISA * Pesquisa exploratória: Do ponto de vista dos seus objetivos : * Pesquisa exploratória: Tem como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas de torná-lo mais explícito; Procura aprimorar idéias e descobrir instituições. Caracterizada por: Levantamento bibliográfico; Entrevistas com pessoas experientes (especialistas) Análise de exemplos similares NA MAIORIA DOS CASOS ASSUME A FORMA DE: Pesquisa Bibliográfica (revisão de literatura, formulação de problema) ou Estudo de Caso.

TIPOS DE PESQUISA É normalmente o passo inicial no processo de pesquisa pela experiência e um auxílio que traz na formulação de hipóteses para pesquisas posteriores; Buscar mais informações sobre determinado assunto.

TIPOS DE PESQUISA * Pesquisa descritiva OU observacional: Quando se deseja descrever as características de um fenômeno, ou de determinada população; Em geral procura descrever, não tem compromisso de explicar o(s) fenômeno(s) que descreve, embora sirva de base para a explicação. Utiliza técnicas padronizadas de coleta de dados como o questionários e a observação sistemática; A forma mais comum de apresentação é o levantamento, em geral realizado mediante questionário e que ofereça uma descrição da situação no momento da pesquisa.

TIPOS DE PESQUISA Trabalha sobre dados ou fatos colhidos na própria realidade; Observa, registra, analisa e correlaciona variáveis (fatos ou fenômenos) sem manipulá-los; METODOLOGIA INDICADA PARA: quando se pretende descrever determinados fenômenos → ESTUDOS EPIDEMIOLÓGICOS; RELATO DE CASOS. Ex: Pesquisas de opinião, motivação, relato de casos, pesquisa ambiental.

TIPOS DE PESQUISA OBS - ESTUDOS OBSERVACIONAIS: Estudo de Coorte: envolve o seguimento de grupos de indivíduos num período de tempo, podendo ser descritivos ou analíticos, prospectivos ou retrospectivos; Estudo Transversal: a determinação de todos os parâmetros é feita de uma só vez, sem nenhum período de acompanhamento, ou seja, num ponto determinado do tempo (ex: estudos de prevalência e incidência); Estudo Caso-controle: tentam identificar os fatores de risco para as doenças; partem da presença (casos) ou ausência (controles) de doenças e avaliam retrospectivamente na tentativa de encontrar associação.

TIPOS DE PESQUISA * Pesquisa explicativa: Quando se deseja analisar as causas ou conseqüências de um fenômeno; É o tipo de pesquisa que mais aprofunda o conhecimento da realidade, porque explica a razão, o porquê das coisas; As pesquisas explicativas valem-se quase que exclusivamente do método experimental; Tem como principal objetivo tornar algo inteligível, justifica-lhe os motivos, explicar;

TIPOS DE PESQUISA Procura identificar e esclarecer os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos fenômenos. METODOLOGIA INDICADA PARA: orientar a coleta de dados em pesquisas que procuram estudar a influência de determinados fatores na determinação de ocorrência de fatos ou situações.

TIPOS DE PESQUISA Do ponto de vista dos procedimentos técnicos (DELINEAMENTO): * Pesquisa bibliográfica: quando elaborada a partir de materiais já publicados, constituídos principalmente de livros, artigos de periódicos e materiais disponibilizados na internet; Boa parte dos estudos exploratórios podem ser definidos com pesquisas bibliográficas. * Pesquisa documental: quando elaborada a partir de materiais que não receberam tratamento analítico por nenhum autor, assim, não se confunde com a pesquisa bibliográfica;

TIPOS DE PESQUISA PRINCIPAIS FONTES DA PESQUISA DOCUMENTAL: documentos institucionais conservados em arquivos; documentos institucionais de uso restrito; documentos pessoais, como cartas e e-mails; fotografias, vídeos, gravações; leis, projetos, regulamentos, registros de cartório; catálogos, listas, convites, peças de comunicação; instrumentos de comunicação institucionais; Prontuários, etc.

TIPOS DE PESQUISA * Pesquisa experimental OU intervencionista: Representa o melhor exemplo de pesquisa científica; Quando se determina um objeto de estudo, selecionam-se as variáveis que seriam capazes de influenciá-lo, definem-se as formas de controle e de observação dos efeitos que a variável produz no objeto; Boa parte daquilo que se conhece nas ciências físicas e biológicas foi obtido mediante procedimentos experimentais.

TIPOS DE PESQUISA Caracteriza-se por manipular diretamente as variáveis relacionadas com o objeto de estudo; Proporciona o estudo da relação entre as causas e efeitos de determinado fenômeno.

TIPOS DE PESQUISA * Pesquisa Ex-Post-Facto: neste tipo de pesquisa, são tomadas como experimento situações que se desenvolveram naturalmente; EXEMPLO: Se em determinada região existem duas cidades com aproximadamente o mesmo tamanho, mesmo tempo de fundação e características sócio-culturais semelhantes e numa delas se instala uma indústria, as modificações que aí se produzirem poderão ser atribuídas a esse fato, já que a indústria constitui o único fator relevante observado numa cidade e não na outra.

TIPOS DE PESQUISA * Levantamento: Quando a pesquisa envolve a interrogação direta das pessoas cujo comportamento de deseja conhecer; Procede-se a solicitação de informações a um grupo significativo de pessoas acerca do problema estudado, para em seguida, mediante análise quantitativa, obterem as conclusões correspondentes.

TIPOS DE PESQUISA * Estudo de Caso: * Pesquisa-Ação: Quando se envolve o estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos de maneira que se permita o seu amplo e detalhado conhecimento; A maior utilidade do estudo de caso é verificada nas pesquisas exploratórias; * Pesquisa-Ação: Quando concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo. Os pesquisadores e participantes representativos da situação ou problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo;

TIPOS DE PESQUISA * Pesquisa participante: quando se desenvolve a partir da interação entre pesquisadores e membros das situações investigadas; * Pesquisa de campo: quando se trata de uma investigação empírica realizada no local onde ocorre ou ocorreu um fenômeno ou que dispõe de elementos para explicá-lo. Pode incluir entrevistas, aplicação de questionários, testes e observação participante, ou não. Exemplo: levantar com os usuários do Banco X a percepção que têm sobre o atendimento ao cliente;

TIPOS DE PESQUISA Observação: os procedimentos técnicos devem estar devidamente enunciados na metodologia do trabalho!!

Resumo dos tipos de pesquisa: Do ponto de vista de sua natureza: Pesquisa Básica Pesquisa Aplicada Do ponto de vista da forma de abordagem: Pesquisa qualitativa Pesquisa quantitativa

Resumo dos tipos de pesquisa: Do ponto de vista de seus objetivos: Estudo ou pesquisa exploratória Estudo ou pesquisa descritiva Estudo ou pesquisa explicativa

Resumo dos tipos de pesquisa: Do ponto de vista dos procedimentos técnicos: Pesquisa bibliográfica Pesquisa documental Pesquisa experimental Pesquisa de campo Pesquisa-ação Pesquisa participante Estudo de caso Levantamento

REFERÊNCIAS GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1991; BARROS, Aidil de Jesus Paes; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. Petrópolis: Vozes, 1990; REIS, Fernando Baldy dos; CICONELLI, Rozana Mesquita; FALOPPA; Flávio. Pesquisa científica: a importância da metodologia. Revista Brasileira de Ortopedia, v.37, n.3, março, 2002.