Resultados do ENEM 2014 à luz dos indicadores contextuais Brasília-DF | Julho 2015.

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Transcrição da apresentação:

Resultados do ENEM 2014 à luz dos indicadores contextuais Brasília-DF | Julho 2015

“Art. 11. O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, coordenado pela União, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, constituirá fonte de informação para a avaliação da qualidade da educação básica e para a orientação das políticas públicas desse nível de ensino. § 1o O sistema de avaliação a que se refere o caput produzirá, no máximo a cada 2 (dois) anos: I - indicadores de rendimento escolar, referentes ao desempenho dos (as) estudantes apurado em exames nacionais de avaliação, com participação de pelo menos 80% (oitenta por cento) dos (as) alunos (as) de cada ano escolar periodicamente avaliado em cada escola, e aos dados pertinentes apurados pelo censo escolar da educação básica; II - indicadores de avaliação institucional, relativos a características como o perfil do alunado e do corpo dos (as) profissionais da educação, as relações entre dimensão do corpo docente, do corpo técnico e do corpo discente, a infraestrutura das escolas, os recursos pedagógicos disponíveis e os processos da gestão, entre outras relevantes”. (Lei , de 25 de junho de 2014). PNE

Meta 3: universalizar, até 2016, o atendimento escolar para toda a população de 15 (quinze) a 17 (dezessete) anos e elevar, até o final do período de vigência deste PNE, a taxa líquida de matrículas no ensino médio para 85% (oitenta e cinco por cento). Estratégia 3.6) universalizar o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, (...), articulando-o com o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica - SAEB, e promover sua utilização como instrumento de avaliação sistêmica, para subsidiar políticas públicas para a educação básica, de avaliação certificadora, possibilitando aferição de conhecimentos e habilidades adquiridos dentro e fora da escola, e de avaliação classificatória, como critério de acesso à educação superior; Ensino Médio e Avaliação

Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica. Reformulação!!! ANEB, 3º ano do EM, amostral, públicas e privadas, cumpre o papel de avaliar o Sistema Educacional nessa etapa. Não há resultados por escola pública e privada por meio da ANEB. O ENEM, atualmente, não tem como objetivo avaliar o Sistema Educacional. Demanda muito grande quanto aos resultados do ENEM como um indicador de escola. ENEM por Escola. Ensino Médio e Avaliação

Portaria nº 267, de 19 de junho de Estabeleceu os procedimentos e critérios para a divulgação dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 por Escola. Objetivo: Fornecer a professores, gestores e a toda a sociedade informações sobre o desempenho e sobre o contexto social e escolar dos alunos das escolas de Ensino Médio que fizeram o ENEM de Para o aprimoramento do monitoramento e avaliação, outras informações foram adicionadas para captar especificidades das escolas que nos permitem melhores análises da realidade escolar. ENEM 2014 por Escola

Público Alvo: Escolas com alunos matriculados na 3ª série do ensino médio regular, excluídos os do ensino médio não seriado, que foram declarados pela escola no Censo Escolar da Educação Básica de 2014, cujos resultados foram publicados no DOU em 08 de janeiro de E escolas que certificam o Ensino Médio na 4º série. Alunos => Escolas => Critério de divulgação: Resultados divulgados apenas das escolas que cumulativamente tiverem pelo menos 10 alunos participantes do Enem 2014 e cuja taxa de participação foi igual ou superior a 50%. Escolas com divulgação => Escolas sem divulgação => Definição de Participantes: alunos que realizaram as quatro provas objetivas e a prova de redação, obtendo proficiências superiores a 0 (zero) em todas as provas objetivas Alunos participantes => ENEM 2014 por Escola

Ciências da Natureza Proficiência X Rede

Ciências Humanas Proficiência X Rede

Matemática

Linguagens e Códigos Proficiência X Rede

Redação

Contextualização dos resultados Indicador de Nível Socioeconômico situar o conjunto dos alunos atendidos por cada escola em um estrato, definido pela posse de bens domésticos, renda e contratação de serviços pela família dos alunos e pelo nível de escolaridade de seus pais. Indicador de Adequação da Formação Docente % de disciplinas ministradas por professores do EM com formação superior de Licenciatura (ou Bacharelado com complementação pedagógica) na mesma disciplina que leciona. Indicador de Permanência na Escola % de participantes que cursaram todo o ensino médio na mesma escola.

Taxa de participação Número de participantes com deficiência Taxas de Rendimento Escolar (Ensino Médio): Aprovação, reprovação e abandono Porte da Escola Nota dos 30 melhores Variáveis contextuais

Proficiências X Inse Ciências da Natureza

Proficiências X Inse Ciências Humanas

Proficiências X Inse Matemática

Proficiências X Inse Linguagens e Códigos

Proficiências X Inse Redação

Proficiências X Inse Ciências Humanas

Proficiências X Inse Ciências Humanas

Matemática Proficiência X Porte da Escola

Linguagens e Códigos Proficiência X Porte da Escola

Redação

Linguagens e Códigos Proficiência X Formação docente % de disciplinas ministradas por professores com formação superior de Licenciatura (ou Bacharelado com complementação pedagógica) na mesma disciplina que leciona.

Matemática Proficiência X Formação docente % de disciplinas ministradas por professores com formação superior de Licenciatura (ou Bacharelado com complementação pedagógica) na mesma disciplina que leciona.

Redação Proficiência X Formação docente % de disciplinas ministradas por professores com formação superior de Licenciatura (ou Bacharelado com complementação pedagógica) na mesma disciplina que leciona.

Proficiência X Formação docente

Matemática

Redação

Matemática Proficiência X Permanência na Escola % de participantes que cursaram todo o ensino médio na mesma escola.

Linguagens e Códigos Proficiência X Permanência na Escola % de participantes que cursaram todo o ensino médio na mesma escola.

Redação Proficiência X Permanência na Escola % de participantes que cursaram todo o ensino médio na mesma escola.

Médias 30 melhores X Inse

Lista com as 10 escolas com maiores médias IPE >= 60% Inse Muito Baixo, Baixo, Médio Baixo Classificado por % estudantes no nível 4 Há escolas que tem obtido mais sucesso ao trabalhar com estudantes de nível socioeconômico menor. Lista de escolas