ATRICON PROGRAMA DE MODERNIZAÇÃO DO CONTROLE EXTERNO O Intercâmbio e a Modernização dos Tribunais de Contas do Brasil Cons. Luiz Sérgio Gadelha Vieira.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estratégia de Desenvolvimento Integrado
Advertisements

V ENCONTRO DO COLÉGIO DE CORREGEDORES DOS TRIBUNAIS DE CONTAS DO BRASIL MARÇO/2008 TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DA BAHIA CONSELHEIRO MANOEL CASTRO PRESIDENTE.
Conselho Nacional de Controle Interno 6ª Reunião Técnica Grupo de Trabalho sobre Sistema de Integridade dos Estados Brasileiros Maceió, 21 e 22 de Março.
Ministério da Fazenda Secretaria Executiva 6º Encontro de Coordenação do PNAFM CENÁRIOS PARA O PROGRAMA.
II Fórum Nacional de Contabilidade Pública
TRANSPARÊNCIA E EVIDENCIAÇÃO NO SETOR PÚBLICO
Normas de Auditoria Governamental no Processo de Convergência
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO A era da transparência: revolucionando as transferências voluntárias do Governo Federal MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO X Encontro.
Lei Nº12.527/2011 Acesso à Informação Pública Principais pontos da lei brasileira e desafios para sua implementação nos Municípios. Controladoria-Geral.
Controle de Recursos Públicos
CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
Origens da Política de Gestão de Pessoas Grupos de Trabalhos da Área de RH
Contador Waldir Ladeira Conselheiro do CRCRJ
O SUS RECEBE NOSSA TOTAL ATENÇÃO
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
Copa do Mundo de 2014 Jurisprudência do TCU Relator: Ministro VALMIR CAMPELO 27 de março de 2012.
Objetivos do Trabalho Mapa Estratégico - Senado Federal
Promoex 1.5. Resultado Primário estabelecido na LDO - Art. 4 §1º e Art. 9º LRF COMPARTILHAMENTO DE CONTROLES INFORMATIZADOS DA LEI DE RESPONSABILIDADE.
Modernização do Estado e Controle Externo O desafio do alinhamento estratégico PROMOEX Florianópolis 28/06/2007 Francisco Gaetani
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
I Fórum Estadual dos Secretários Municipais de Administração e Planejamento Subchefia de Assuntos Federativos Secretaria de Relações Institucionais da.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Fórum de Governadores do Nordeste Novas regras de transferências voluntárias da união Ministro Paulo Bernardo Teresina, 25 de.
Ministério da Fazenda Secretaria de Acompanhamento Econômico 1 Programa de Fortalecimento da Capacidade Institucional para a Gestão em Regulação Objetivo:
Estratégia de fortalecimento dos Pequenos Negócios
Ricardo de Oliveira Coordenador de Planejamento CONTRATO DE GESTÃO DO INMETRO.
SEGURIDADE SOCIAL - SAÚDE
Seminário de Planejamento no Âmbito do SUS
1 MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos públicos, em benefício da sociedade. CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO.
Setoriais de Custos Planejamento de Atividades 2013 COORDENAÇÃO GERAL DE CONTABILIDADE E CUSTOS DA UNIÃO.
Palestrante: Secretário Federal de Controle Interno
Síntese das Conferências Estaduais - Berenice Rojas Couto
Diálogos Setoriais com a Sociedade Civil sobre a Estratégia do Banco para o País 2011 – 2014 – CONSOC. André Cordeiro 21 de junho de 2011 Sessão Paralela.
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no terceiro setor.
V Congresso CONSAD de Gestão Pública
Metodologia de Segurança Integrada da ABIN aplicada na PRODEB
25/06/2009. HISTÓRICO 1996 – Celebração de convênio entre Ministério da Fazenda e SEFAZ, dispondo sobre a cooperação entre os estados – Retomada.
Controladoria-Geral da União 1 Controladoria Geral da União Rodrigo Paiva - CGU-Regional/PB.
CONVÊNIOS José Domingos Coelho Carlos Roberto da Silveira
REUNIÃO DO COLÉGIO DE PRESIDENTES
A Experiência do TCU junto aos CAEs Outubro/2004 TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Fiscalização e Controle Social da Gestão Pública no Estado do Piauí.
Qualidade dos gastos púbicos: contribuições dos órgãos de controle à gestão municipal.
Organizações Brasileiras de Informação e suas Políticas
O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no terceiro setor.
Discussão do PDVISA no Estado do Amazonas
PNAGE/RN Congresso CEARÁ de Gestão Pública Área Temática: Gestão Pública Painel: PNAGE - Experiências e Andamento Painelista: Anna Cláudia Nobre (PNAGE/RN)
Plano de Fiscalização abr/2009 – mar/2010 Encontro de Dirigentes – março/2009 Marcelo Eira Secretário Adjunto de Planejamento e Procedimentos.
Atuação dos agentes de Controle Social
Excelência na Gestão Pública
Plano Plurianual - PPA Governo do Estado de Roraima
Transferências Voluntárias da União setembro de 2008.
Embrapa Secretaria de Relações Internacionais Coordenação de Projetos Estruturantes.
Fortalecimento do sistema de controle externo como instrumento de cidadania, incluindo a intensificação das relações intergovernamentais e interinstitucionais,
P LANEJAMENTO DE SERVIÇO DE SAÚDE : PANEJA - SUS.
10/Setembro/2015 PROFISCO II (BR-X1039) Linha do Tempo.
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE GOIÁS AROLDO CEDRAZ MINISTRO DO TCU “A comunicação institucional.
Programa de Modernização e Qualidade do Tribunal de Contas do Estado de Goiás. Coordenação: Serviço de Capacitação Funcional e Qualidade Consultoria de.
TCE INTERAGE Constituição Federal (Art.70) “A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades.
Contratação de serviços de saúde nos municípios do Estado do Rio de Janeiro NÚCLEO DE SAÚDE COORDENADORIA DE AUDITORIAS TEMÁTICAS E OPERACIONAIS – CTO/SGE.
SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO – SIC A Lei nº /2011 regulamenta o direito constitucional de obter informações públicas. Essa norma entrou em vigor.
Profa. Lis Lakeis Bertan (Fonte: Ministério do Turismo)
Rede de relacionamentos voltada à melhoria da administração pública, defesa da probidade administrativa, proteção do patrimônio público e maximização.
BALANÇO DE METAS 2013 e PROPOSIÇÃO DE METAS 2014 ADJUNTORIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA.
Inovações Para um Brasil Transparente José Geraldo Loureiro Rodrigues Diretor de Sistemas e Informação EVOLUÇÃO DAS AÇÕES DE GOVERNO.
AUDIÊNCIA PÚBLICA Brasília, 23 de fevereiro de 2016 COMISSÃO DE TRANSPARÊNCIA E GOVERNANÇA PÚBLICA DO SENADO FEDERAL.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Decreto nº 6.114/2007 Orientações sobre a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso – GECC.
PARECER CNE/CP Nº Experiências dos estados do Acre, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul,. No caso do Rio Grande do Sul, foram institucionalizados.
MONITORAMENTO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 31ª REUNIÃO DA COGEF DF.
Coordenadoria de Acompanhamento da Gestão. Acompanhamento da Gestão Áreas de Atuação: Acompanhamento das Contas de Governo; Gestão do Sistema de Ética.
Transcrição da apresentação:

ATRICON PROGRAMA DE MODERNIZAÇÃO DO CONTROLE EXTERNO O Intercâmbio e a Modernização dos Tribunais de Contas do Brasil Cons. Luiz Sérgio Gadelha Vieira Coordenador da ATRICON junto ao PROMOEX I CICLO DE PALESTRAS TCE/FENASTC/SINFFICON

ATRICON PROGRAMA DE MODERNIZAÇÃO DO CONTROLE EXTERNO 1. HISTÓRICO DOS TCs  O TCU foi criado pelo Decreto 966-A, de , por iniciativa e empenho de Ruy Barbosa, à época, Ministro da Fazenda:  O TCE do Piauí foi criado em maio de 1891 e instalado em agosto de Foi extinto em março de 1931 e restaurado em maio de 1946  O TCM do Ceará foi criado em 24 de junho de 1954, como Conselho de Assistência Técnica aos Municípios-CATM;  A ATRICON  O Instituto Ruy Barbosa – IRB  O PROMOEX iniciou-se em junho de 2001

ATRICON PROGRAMA DE MODERNIZAÇÃO DO CONTROLE EXTERNO 1. HISTÓRICO DOS TCs a)Fase de isolamento até o surgimento das entidades representativas (ATRICON e ABRACON) b)Fase de integração parcial até o PROMOEX c)Fase de integração com o PROMOEX

ATRICON PROGRAMA DE MODERNIZAÇÃO DO CONTROLE EXTERNO 2. PROMOEX FINALIDADE Fortalecer o sistema de controle externo como instrumento de cidadania e de efetiva, transparente e regular gestão dos recursos públicos. PROPÓSITO Fortalecimento institucional e modernização do sistema de controle externo, pelo incremento da eficácia, eficiência e efetividade das ações de controle e dos mecanismos de articulação social.

ATRICON PROGRAMA DE MODERNIZAÇÃO DO CONTROLE EXTERNO 2. PROMOEX - HISTÓRICO  Jul/2001 – Início (Reunião no BNDES); A União reconheceu o papel fundamental dos TCs na implementação da LRF e, por conseguinte, no controle das administrações públicas estaduais e municipais.  Nov/2001 a Mai/2002 – Elaboração e aplicação da pesquisa da FIA/USP; Os Tribunais de Contas demonstraram amadurecimento e transparência, permitido uma pesquisa interna detalhada e abrangente de toda a sua estrutura e procedimentos, realizada por uma entidade externa de credibilidade nacional e contratada pelo Governo Federal.

ATRICON PROGRAMA DE MODERNIZAÇÃO DO CONTROLE EXTERNO 2. PROMOEX - HISTÓRICO  Jun/2002 – Apresentação do Diagnóstico FIA/USP; Os TCs passaram a conhecer suas deficiências e virtudes. O que possibilitou uma avaliação empírica e consistente das necessidades, avanços e potencialidades do sistema de controle externo brasileiro.  Out a Dez/2002 – Elaboração e aprovação de um compromisso (Carta Consulta) da União com um programa de modernização para os Tribunais de Contas (PROMOEX);

ATRICON PROGRAMA DE MODERNIZAÇÃO DO CONTROLE EXTERNO 2. PROMOEX - HISTÓRICO  Jan/2003 – Posse do novo Governo;  Jun/2003 – Compromisso da nova administração federal com a retomada do PROMOEX;  Set a Dez/2003 – Nova pesquisa e diagnóstico, realizada pela FGV, desta vez com o objetivo de avaliar a percepção externa, quanto à atuação dos TCs. Mais uma demonstração inequívoca da abertura e transparência das Cortes de Contas. Os resultados encontrados representam uma rica fonte de pesquisa para o planejamento e desenvolvimento de ações que melhorem os mecanismos de controle dos recursos públicos hoje existentes e sua imagem junto à sociedade.

ATRICON PROGRAMA DE MODERNIZAÇÃO DO CONTROLE EXTERNO 2. PROMOEX - HISTÓRICO  Nov e Dez/2003 – Capacitação e elaboração do Marco Lógico Nacional dos Tribunais; Os técnicos dos TCs foram capacitados e elaboraram, em conjunto, um plano estratégico de modernização das Cortes de Contas Estaduais e Municipais, que tem como premissas a integração, o compartilhamento de soluções tecnológicas, o intercâmbio de conhecimentos técnicos e o fortalecimento do sistema.

ATRICON PROGRAMA DE MODERNIZAÇÃO DO CONTROLE EXTERNO 2. PROMOEX - HISTÓRICO  Mar a Out/2004 – Capacitação e elaboração dos projetos individuais de cada Tribunal; Neste período as equipes dos TCs foram preparadas para elaborar os seus projetos, baseados no Marco Lógico do Programa (Plano Estratégico Nacional).  Nov e Dez/2004 – Negociação dos termos do contrato de empréstimo (MP e BID), negociação dos termos do convênio para o repasse dos recursos da União para os TCs (GT e MP);  Nov/2004 a Mar/2005 – O contrato de empréstimo e a minuta do convênio foram submetidos ao Ministério da Fazenda (STN e PGFN) e Controladoria Geral da União;

ATRICON PROGRAMA DE MODERNIZAÇÃO DO CONTROLE EXTERNO 2. PROMOEX – FASE ATUAL  Fase atual: denominada de “pré-negociação” foi iniciada em novembro de O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) apresentou ao Ministério da Fazenda (Secretaria do Tesouro Nacional – STN e Procuradoria Geral da Fazenda Nacional – PGFN) e à Controladoria Geral da União o modelo de contrato de empréstimo e de termo de convênio:  a STN tem feito exigências quanto a uma maior e mais rápida contra-partida de serviços a serem prestados pelos TCs ao Governo Federal, bem como novas comprovações do comprometimento dos Tribunais com a execução do programa;

ATRICON PROGRAMA DE MODERNIZAÇÃO DO CONTROLE EXTERNO 2. PROMOEX – FASE ATUAL  a PGFN passou a exigir maiores garantias para que o Governo Federal possa repassar recursos, aventando a possível necessidade de uma lei para autorizar a operação. O GD/GT do PROMOEX já realizou reunião com a PGFN procurando mostrar que o próprio convênio a ser firmado pelo Governo Federal com os TCs seria suficiente. Aguarda-se uma posição da Assessoria Jurídica do MP;  a CGU também tem apresentado várias exigências, relativamente à minuta do convênio e a transferência dos recursos, que estão sendo discutidas no âmbito técnico pelo MPOG e GT.

ATRICON PROGRAMA DE MODERNIZAÇÃO DO CONTROLE EXTERNO 2. PROMOEX – PRÓXIMAS ETAPAS  conclusão da “pré-negociação” (MPOG- STN- PGFN- CGU);  negociação final dos termos do contrato de empréstimo Gov. Fed. – BID;  exame do contrato pelo Senado;  celebração dos Convênios entre o Gov. Federal e os Tribunais de Contas.

ATRICON PROGRAMA DE MODERNIZAÇÃO DO CONTROLE EXTERNO 2. PROMOEX – AVANÇOS OBTIDOS  Elaboração e Execução de Planos Estratégicos;  A Ênfase na Comunicação;  A ampliação da articulação interinstitucional;  A aproximação com o Cidadão;  A integração entre os TCs.

ATRICON PROGRAMA DE MODERNIZAÇÃO DO CONTROLE EXTERNO 2. PROMOEX – AÇÃO PERMANENTE  O PROMOEX COMO PROGRAMA DE AÇÃO PERMANENTE: O PROMOEX é um programa permanente dos Tribunais de Contas, que deve ser desenvolvido com ou sem o aporte de recursos do Governo Federal. Para tanto, propõe-se, num primeiro momento as seguintes linhas de ações:

ATRICON PROGRAMA DE MODERNIZAÇÃO DO CONTROLE EXTERNO 2. PROMOEX – AÇÃO PERMANENTE  PORTAL DOS TRIBUNAIS DE CONTAS;  COMPARTILHAMENTO DE CONTROLES INFORMATIZADOS SOBRE A LRF;  COMPARTILHAMENTO DE CONTROLES INFORMATIZADOS SOBRE OBRAS PÚBLICAS;  COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E INTERAÇÃO COM A SOCIEDADE;  DEFINIÇÃO DE PARÂMETROS CONSENSUAIS SOBRE A ATUAÇÃO DOS TRIBUNAIS EM ÁREAS ESPECÍFICAS (FUNDEF, CIDE, SAÚDE – EC 29);  CAPACITAÇÃO EM AUDITORIA OPERACIONAL.

ATRICON PROGRAMA DE MODERNIZAÇÃO DO CONTROLE EXTERNO 3. FUTURO DOS TCs  Integração:  Entre os Tribunais de Contas;  Com Poderes Públicos nos vários níveis da Federação;  Com a sociedade.

ATRICON PROGRAMA DE MODERNIZAÇÃO DO CONTROLE EXTERNO 3. FUTURO DOS TCs  Modernização:  Capacitação de pessoal;  Ampliação de quadros;  Avanço tecnológico compartilhado;  Aperfeiçoamento e uniformização da legislação;

ATRICON PROGRAMA DE MODERNIZAÇÃO DO CONTROLE EXTERNO 3. FUTURO DOS TCs  Modernização (cont..):  Aperfeiçoamento de métodos e procedimentos processuais;  Aperfeiçoamento organizacional;  Aperfeiçoamento de métodos de auditoria. Tudo, buscando a eficiência e a objetividade: resultados práticos p/ a sociedade Justiça tardia não é justiça

ATRICON PROGRAMA DE MODERNIZAÇÃO DO CONTROLE EXTERNO 4. FIM OBRIGADO!