INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL CECÍLIA MARIA DE MELO BARCELOS ADMINISTRAÇÃO

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Transcrição da apresentação:

INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL CECÍLIA MARIA DE MELO BARCELOS ADMINISTRAÇÃO MISSÃO BRUMADINHO OUTUBRO 2009

INTEGRANTES Bruna Monteiro Iara Mara Jaqueline Gomes Juliana Magalhães Poliane Assis Tarciso Freitas Vanderlúcio Braga Viviane Pereira

Planejamento Estratégico É um esforço para produzir decisões que orientarão as ações da organização. Deve ser simples e claro, e conter a missão, os princípios, as metas e os objetivos da empresa, e se basear nas premissas e variáveis internas e externas da empresa. ( BERTAGLIA, 2003, p. 39)

MISSÃO È o papel desempenhado pela empresa em seu negócio. Representa os desejos ou necessidades que satisfaz quando o cliente compra seus produtos ou serviços.

MISSÃO Deve focalizar os potenciais econômicos de longo prazo; Atitudes em relação aos clientes e consumidores; Níveis de qualidade dos produtos e serviços; Convivência e relacionamento dos empregados; Criar uma identidade para empresa.

MISSÃO As declarações existentes em uma missão, e comunicadas eficientemente à organização, cria um comportamento cultural e serve como base para o desenvolvimento do respeito mútuo, afetando a empresa internamente e também aquelas organizações externas que interagem com ela como fornecedores e clientes. ( BERTAGLIA, 2003, p. 42)

Exemplos Walt Disney: Tornar as pessoas felizes. Wal-Mart:Oferecer as pessoas comuns a chance de comprarem as mesmas coisas que as pessoas ricas.

A missão deve refletir a motivação das pessoas para conduzir o negócio da empresa. Não deve ser confundida com objetivos e estratégias empresariais, que devem ser mutáveis e também não confundir missão com negócio da empresa: o negócio é um meio através do qual pode-se buscar atingir a missão.

Missão significa responder: Por que existimos? Para que propósito a organização existe? Que valor a organização oferece para a sociedade? Qual é a nossa identidade? Para quem existimos? Onde estamos agora?

Exemplo Missão Ford O que deve fazer a empresa? “Desenvolver, produzir e comercializar produtos e serviços.” Para quem deve fazer? Para seus clientes Para que deve fazer? Para atender as necessidades de transporte Como deve fazer? Aprimorando nossos produtos e serviços. Onde deve fazer? Em todo o território nacional e internacional.

Missão da Ford “Nossa missão é atender as necessidades de transporte de nossos clientes, aprimorando nossos produtos e serviços, prosperando como empresa e proporcionando retorno aos acionistas.”

“Uma empresa não se define pelo seu nome, estatuto ou produto que faz; ela se define pela sua missão, somente uma definição clara da missão é razão de existir da organização e torna, claros e realistas os objetivos da empresa.” Peter Drucker

REFERÊNCIA BERTAGLIA, Paulo Roberto. Logística e gerenciamento da cadeia de abastecimento.São Paulo: Saraiva,2003.