Porque ensinar Ciências na Escola?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
Advertisements

Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
O USO DO JORNAL NA PRÉ-ESCOLA
Pedagogia da pesquisa-ação
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
Área do conhecimento: Biologia
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
2º encontro – Professores Maio de 2012
Ensino fundamental: formando e preparando para o ensino médio
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
Edna Maria Barbosa Arrebola
O trabalho com conceitos em História
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO MÉDIO
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PBL ou ABP)
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
Aulas Práticas no ensino de Ciências
Parâmetros Curriculares Nacionais
Quando falamos em aprender...
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Currículo oficial de São Paulo
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos As TIC e a aprendizagem As TIC e a aprendizagem Desenvolver competências Desenvolver competências.
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
ESTUDO DA MATEMÁTICA Parte II
O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
I Encontro de Orientandos Curso Ciências Sociais – Universidade Federal de Rondônia.
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO Antônio Brasil – Tomé-Açu/PA
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
O que é ensinar história?
Magistra – Curso Tecnologia da Informação
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
MÉTODO CIENTÍFICO "...ciência consiste em agrupar fatos para que leis gerais ou conclusões possam ser tiradas deles." Charles Darwin.
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
DIREITOS DE APRENDIZAGEM – CIÊNCIAS E ARTE
FILOSOFIA EDUCAÇÃO ÉTICA Objetivos da aula:
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Perguntas de Modelação
CURSO PREPARATÓRIO PROFESSOR MUNICIPAL 1º E 2º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE.
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Laboratório de Aprendizagem
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Metodologia de projetos
Qual o papel das visitas escolares a museus de ciências no ensino de ciências? Uma revisão das investigações Guisasola, Jenaro1; y Morentin, Maite2 1:
CURSO DE SOCIOLOGIA Professor Décio Soares Vicente 1.
Objectivos do Workshop Introduzir uma parceira mais efectiva entre escolas e universidades para o treinamento inicial de professores através de desenvolvimento.
Por que o jornal na escola?
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
Apresentação das conclusões dos Direitos de Aprendizagem de Arte
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
LETRAMENTO CRÍTICO VISUAL: EXPLORANDO A LÍNGUA EM MUITAS FORMAS
Peer Instruction Grupo 2 – Aline Nakamura Graziele Manin.
Crítica à concepção de currículo cristalizado
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Max Weber.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
Aprendizagem da matemática
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
MÉTODOS PARTICIPATIVOS Interação entre agricultores familiares, extensionistas e pesquisadores Disciplina: Extensão Rural Curso Técnico em Agropecuária.
Transcrição da apresentação:

Porque ensinar Ciências na Escola? Segundo Jack Hassard, professor da Universidade Estadual da Geórgia (EUA), existem inúmeros motivos que reforçam a idéia de que o ensino de ciências na escola é importante e necessário. Hassard classifica esses motivos em 04 argumentos: Econômico, Democrático, Habilidades e Cultural

Argumento Econômico Ajudar a nação a produzir cientistas que irão gerar idéias, inovações, produções, trazendo riqueza para o País O argumento econômico indica a conexão entre tecnologia e criação de riqueza industrial,e a necessidade de um contínuo fornecimento de especialistas em ciências para manter e desenvolver a infra estrutura tecnológica (Millar, 2003).

Argumento Democrático Direito à informação e formação “científica” Para muitas crianças a escola será o único lugar em que terá esse conhecimento Melhorar a qualidade de vida individual e coletiva

Argumento das Habilidades Desenvolvimento de habilidades e competências (aprender a pesquisar, questionar, investigar,etc) Desenvolver pensamento lógico Resolver problemas práticos Aprender a pesquisar Observar e relacionar fatos e fenômenos Investigar e testar hipóteses, questionar Despertar a curiosidade

Argumento Cultural ( e social) Ciência como um artefato cultural, construída ao longo dos anos pelo homem (visão mais humanista) Preparar os alunos para serem cidadãos atuantes Reconhecerem a que o trabalho científico é um produto sustentado socialmente. Que é desenvolvido por meio de um esforço para compreender, dar sentido e comunicar idéias compartilhadas. Idéias emergem da ação sobre o mundo, não apenas de falar sobre ele (Millar, 2003). Retirado de http://cienciahoje.uol.com.br/alo-professor/intervalo/por-que-ensinar-ciencia

PERSPECTIVAS PARA A ATUAÇÃO DO PROFESSOR

CONHECER ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS CONHECER MELHOR O ASSUNTO A SER DESENVOLVIDO EM SALA DE AULA CONHECER AS PESQUISAS SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS VISITAR MUSEUS E EXPOSIÇÕES BUSCAR FORMAÇÃO PERMANENTE

NÃO SER UMA FONTE INESGOTÁVEL DE CONHECIMENTO POSTURA HONESTA RECONHECER LIMITAÇÕES RESPOSTAS ESTIMULANTES POSSIBILITAM O ALUNO A REFLETIR COM OS COLEGAS, COM A FAMÍLIA, A PROCURAR EM LIVROS E INTERNET, A FORMULAR NOVAS HIPÓTESES

POSSIBILITAR A TROCA DE IDÉIAS DURANTE AS AULAS -TRABALHOS EM GRUPO, EXPOSIÇÕES, DEBATES PROCURAR EXPLICAÇÕES E SUA COMPROVAÇÃO GOTAS NO COPO DE ÁGUA GELADA

PROCURAR PRINCÍPIOS E APLICAÇÕES EM DIFERENTES CONTEXTOS (EX: ALAVANCA E GANGORRA ) USAR A TERMINOLOGIA CIENTÍFICA DE FORMA ADEQUADA É NECESSÁRIO SABER ALGUNS NOMES, ALGUMAS CLASSIFICAÇÕES DETER A ESTRUTURA E A LÓGICA DE CERTOS CONHECIMENTOS -DENTRO DE UM CONTEXTO -DE FORMA SIMPLIFICADA – NUNCA DISTORCIDA – RESPEITANDO IDADE DOS ALUNOS -UTILIZAÇÃO PROGRESSIVA

PESQUISAR E IMPLEMENTAR FORMAS INOVADORAS DE AVALIAÇÃO Coerência entre Avaliação/Objetivos/atividades desenvolvidas Atividades diferentes induzem alunos a desenvolver capacidades diferentes (Ciências :fácil ou difícil. Nélio Bizzo)

Atividade Escrever sobre uma aula de Ciências que você se recorda e que de alguma forma constitui-se em aprendizagem significativa (INDIVIDUAL)

PARADIGMA Paradigma engloba determinados parâmetros (comparações), diretrizes (orientações) e teorias (explicações), mediante os quais um grupo de pessoas interpreta a realidade e as leva a determinadas condutas e ações. (Picarelli.I.)