“TEORIAS ADMINISTRATIVAS” Universidade Castelo Branco Faculdade de Enfermagem Prof.Claudia Angélica
RELAÇÃO ENTRE ADMINISTRAR e LIDERAR Liderança x Administração(?) -Administração e Liderança(?) Um administrador orienta, dirige e motiva, e um líder fortalece os outros, sendo assim, todo administrador deve ser um líder. -Administrar enfatiza controle de horas, custos, salários, suprimentos, ausências. -Liderar aumenta a produtividade, maximizando a eficiência da força de trabalho.
“Diferenças entre administrador e Líder” ADMINISTRADORES- Tem um cargo designado na organização formal. Tem uma fonte legítima de poder Exercem determinadas funções, deveres. Manipulam pessoas, ambiente, dinheiro, tempo, para o alcance das metas da organização. Dirigem subordinados cooperativos e não cooperativos. LÍDERES Não costumam ter autoridade delegada, obtem o poder por outros meios. Podem não pertencer a organização formal. Enfatizam as relações interpessoais. Tem metas que podem ou não refletir as da organização.
Segundo Dias, a liderança é o fator humano que ajuda um grupo a identificar para onde ele está indo e assim motivar-se aos objetivos, sendo a comunicação indispensável neste processo.
Características do líder: Iniciativa Organização Ser estimulador Comunicador Agente de mudança Alto grau de resolutividade Credibilidade
MODELO GERENCIAL ATUAL: Modelo baseado na quebra das hierarquias tradicionais e ênfase no trabalho em equipe. A liderança está atrelada a este novo modelo como mecanismo de alcance das metas e o sucesso da organização de saúde.
O trabalho em equipe exige do líder: Considerar o todo de cada indivíduo; Respeitar as individualidades; Reconhecer e fomentar as competências, capacidades e potencialidades de cada membro; Oferecer oportunidades de participação; Buscar soluções para os problemas surgidos com toda sua equipe.
ESTILO DE LIDERANÇA A forma como os líderes conseguem influenciar as pessoas para que desempenhem suas atividades para a consecução de um objetivo comum vai desde o controle total à permissividade completa.
“EVOLUÇÃO HISTÓRICA DAS TEORIAS ADMINISTRATIVAS” Fatores sociais, políticos e econômicos influenciaram e influenciam o pensamento administrativo. Atualmente a enfermagem necessita desenvolver habilidades de liderança, visto as reformas nos sistemas de saúde. Precisam tornar-se inovadores e ter habilidades financeira e política.
A TEORIA CIENTÍFICA (1900-1930) Taylor, considerado o pai desta teoria. Estudo do tempo e movimento e pelo conhecimento, o trabalho poderia ser exercido de maneira científica e produtiva. As capacidades e limitações de cada empregado poderiam ser identificadas a fim de que lhe fosse dada as funções mais apropriadas. O funcionário era movido por estímulos financeiros. A relação entre administradores e trabalhadores deveria ser cooperativa e interdependente,porém um planejava e supervisionava e ao outro cabia a execução das tarefas.
“COMENTÁRIOS” A administração científica possibilitou um meio racional de produção, porém alguns especialistas defendem que Taylor não foi humanitário.ele preconizava a divisão de trabalho, assim o operário passava a saber cada vez menos do todo, e a saber mais a respeito da parte que lhe cabia. Aspecto mecanicista explícito do homem como uma peça de engrenagem. Reflexão: Como a enfermagem pode ser inserida neste contexto?
“TEORIA CLÁSSICA(1841-1925) Fayol identificou as funções administrativas em: planejamento, organização, comando, coordenação e controle. A teoria clássica foi influenciada pelas estruturas militares e eclesiásticas, concebendo a organização como uma estrutura rigidamente hierarquizada, estática e limitada. Divisão vertical estabelecia a hierarquia da autoridade pela subordinação integral de um indivíduo ao seu chefe imediato. Caráter prescritivo e normativo para determinar regras e normas. Como podemos contextualizar a enfermagem nesta teoria?
“TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS (1930-1970) Surgiu da inquietação dos próprios funcionários. Cientistas e teóricos começaram a valorizar a satisfação do funcionário na produção. As pessoas foram mais enfatizadas do que as máquinas, surgindo a tomada de decisão participativa. Quando o administrador ouvia o trabalhador, havia aumento da produtividade, independente de outros fatores. O nível de produção não era determinado pela condição física do trabalhador, mas principalmente pela integração do indivíduo ao grupo social. Na década de 60 inicia-se um grande movimento de unir a administração à liderança. Crítica: surgimento do paternalismo, onde os conflitos eram abafados e os confrontos ignorados
“TEORIA COMPORTAMENTALISTA” O estilo de liderança exerce grande influencia sobre o ambiente e sobre os resultados do grupo de trabalho. Aprofundamento de pesquisas sobre e liderança. Diferentes tipos de liderança:autoritária, democrática e laissez-faire.
“Características do líder autoritário” Forte controle sobre o grupo de trabalho. As pessoas trabalham sob coerção. As pessoas são dirigidas por comandos. A comunicação flui de cima para baixo. A tomada de decisões não envolve as pessoas. A crítica é passível de punição.
“Características de um líder democrático” Mantem menos controle. Prêmios econômicos e pessoais são usados como motivação. As pessoas são guiadas por sugestões e orientações. A comunicação flui de cima para baixo e de baixo para cima. A tomada de decisões envolve outras pessoas. A crítica é construtiva.
Características de um líder Laissez-faire É permissivo, com pouco ou sem nenhum controle. Oferece pouca ou nenhuma orientação. Enfatiza o grupo, não faz críticas. Dispersa por todo o grupo a tomada de decisões.
Modelo nightgaleano: Poder centralizador,autoritário,adquirindo um caráter controlador do processo decisório, além da fiscalização de ações desenvolvidas pela equipe de enfermagem.
O líder administrador do séculoXXI: Transição da liderança da era industrial para uma liderança da era das relações.
LIDERANÇA SERVIL A prioridade é colocar-se a serviço dos outros, inclusive dos empregados, clientes e comunidades,pois levam em consideração as necessidades dos liderados, fortalecendo-os.
Teoria do capital humano e social Refere-se as habilidades, capacidades e conhecimentos coletivos de um grupo. As organizações devem investir no capital humano antecipando maior produtividade e retorno financeiro.
Teoria da inteligência emocional É a capacidade de obter resultados excelentes a partir das relações com os outros,usando as emoções de forma eficaz,sendo essencial na formação de equipes cooperativas e eficientes.
Liderança autêntica Enfatiza os fenômenos organizacionais positivos que levam o ser humano a um intenso bem-estar.Para liderar os líderes devem ser honestos consigo mesmos e com seus valores, agindo de acordo com eles.Credibilidade e integridade do líder.
“Teoria da liderança situacional e contigencial” O estilo de liderança deve variar conforme a situação e os funcionários envolvidos. O modelo prevê o estilo mais adequado a cada situação, com base no nível de maturidade dos comandados. Atualmente os teóricos defendem que a liderança eficiente depende de uma quantidade maior de variáveis, incluindo a cultura organizacional, os valores do líder, o trabalho, o ambiente e a complexidade das situações.