“TEORIAS ADMINISTRATIVAS”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ORGANIZAÇÃO SISTEMAS E MÉTODOS
Advertisements

Administração: Conceitos e Importância
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
Profa: MS. Nhandeyjara de Carvalho Costa
FACULDADES SANTA CRUZ COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
CHEFIA E LIDERANÇA CHEFIA
ADM 001 & ADM 012 INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
TEORIA COMPORTAMENTALISTA
Escola do Comportamento Humano
A ESCOLA DAS REALÇÕES HUMANAS
Liderança, Motivação e Avaliação de desempenho
Administração – Principais correntes
Teoria Neoclássica da Administração
Coordenação (Cont. Organização)
Introdução à Administração de Empresas O processo de Administração
PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO
Capítulo 12 Liderança, poder e política
Valor Consultoria Empresarial
Principais características da Escola de Relações Humanas
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
A tomada de decisão pode ser centralizada ou descentralizada.
CAPÍTULO 12 Liderança.
TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
Administração Geral - Aula 03
Administração Geral - Aula 04
LIDERANÇA A liderança é um dos papéis mais importantes dos administradores. A pessoa que desempenha o papel de líder influencia o comportamento de um ou.
Liderança em Pequenas e Médias Empresas
O Processo da Administração
Modelo dos Nove Baldes ou Nove Metacompetencias de Liderança
GESTÃO DE NEGÓCIOS GASTRONÔMICOS Haroldo Andrade
Administração de Recursos Humanos II
Gestão em saúde Bruno Silva
Teorias gerais da administração
O que é Liderança? Liderança
Administração Aplicada à Engenharia Civil
Teorias de enfermagem. Profª Simone Paixão.
Prof. Paulo Barreto A Teoria da Burocracia. Principais Aspectos 1- A fragilidade e parcialidade tanto da Teoria Clássica como da Teoria das Relações Humanas,
O QUE É LIDERANÇA? Liderança Administração
Teoria Geral da Administração
O ENFOQUE DO COMPORTAMENTO HUMANO NA ADMINISTRAÇÃO
Capítulo 1 A administração hoje.
TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
Delegação, Centralização e Descentralização
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Introdução à Administração
Organização – conceitos introdutórios
Gerenciamento dos Recursos Humanos
LIDERANÇA SANDRA PULINO 2012.
CONCEITO DE LIDERANÇA BASE DE AUTORIDADE TIPO DE LIDERANÇA
“ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E OS SERVIÇOS DE ENFERMAGEM”
A Liderança e seus Conceitos
Bacharelado em Sistemas de Informação Teoria Geral da Administração
Profª MSc. Gardênia Jardim
TEORIA CLÁSSICA MÓDULO 6.
Como Administrar na Sociedade Moderna
Variáveis Básicas do D.O.
Liderança Processo interpessoal, pelo qual os gerentes tentam influenciar os empregados a realizarem objetivos de trabalho estabelecidos. Realizada em.
1.
Dos Conceitos às Aplicações
Douglas Mc Gregor e a Teoria X e Y
ADMINISTRAÇÃO E LIDERANÇA
Habilidades e características do líder
Curso de Administração Disciplina: TGA ESCOLA DAS RELAÇÕES HUMANAS Prof. M.Sc. Glauber Pereira.
Escola das Relações Humanas
MBA de RH Prof Fabio Uchôas. Refere-se as práticas e as políticas para conduzir os aspectos relacionados as pessoas no trabalho de gerenciamento: ◦
GESTÃO ORGANIZACIONAL
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Gerenciamento do Hospital-empresa.
Teoria da Administração Luciano Thomé e Castro. Agenda Definições Áreas Funcionais Papel dos Administradores e suas diferenças Teoria em Administração:
Administração Conceito:
Transcrição da apresentação:

“TEORIAS ADMINISTRATIVAS” Universidade Castelo Branco Faculdade de Enfermagem Prof.Claudia Angélica

RELAÇÃO ENTRE ADMINISTRAR e LIDERAR Liderança x Administração(?) -Administração e Liderança(?) Um administrador orienta, dirige e motiva, e um líder fortalece os outros, sendo assim, todo administrador deve ser um líder. -Administrar enfatiza controle de horas, custos, salários, suprimentos, ausências. -Liderar aumenta a produtividade, maximizando a eficiência da força de trabalho.

“Diferenças entre administrador e Líder” ADMINISTRADORES- Tem um cargo designado na organização formal. Tem uma fonte legítima de poder Exercem determinadas funções, deveres. Manipulam pessoas, ambiente, dinheiro, tempo, para o alcance das metas da organização. Dirigem subordinados cooperativos e não cooperativos. LÍDERES Não costumam ter autoridade delegada, obtem o poder por outros meios. Podem não pertencer a organização formal. Enfatizam as relações interpessoais. Tem metas que podem ou não refletir as da organização.

Segundo Dias, a liderança é o fator humano que ajuda um grupo a identificar para onde ele está indo e assim motivar-se aos objetivos, sendo a comunicação indispensável neste processo.

Características do líder: Iniciativa Organização Ser estimulador Comunicador Agente de mudança Alto grau de resolutividade Credibilidade

MODELO GERENCIAL ATUAL: Modelo baseado na quebra das hierarquias tradicionais e ênfase no trabalho em equipe. A liderança está atrelada a este novo modelo como mecanismo de alcance das metas e o sucesso da organização de saúde.

O trabalho em equipe exige do líder: Considerar o todo de cada indivíduo; Respeitar as individualidades; Reconhecer e fomentar as competências, capacidades e potencialidades de cada membro; Oferecer oportunidades de participação; Buscar soluções para os problemas surgidos com toda sua equipe.

ESTILO DE LIDERANÇA A forma como os líderes conseguem influenciar as pessoas para que desempenhem suas atividades para a consecução de um objetivo comum vai desde o controle total à permissividade completa.

“EVOLUÇÃO HISTÓRICA DAS TEORIAS ADMINISTRATIVAS” Fatores sociais, políticos e econômicos influenciaram e influenciam o pensamento administrativo. Atualmente a enfermagem necessita desenvolver habilidades de liderança, visto as reformas nos sistemas de saúde. Precisam tornar-se inovadores e ter habilidades financeira e política.

A TEORIA CIENTÍFICA (1900-1930) Taylor, considerado o pai desta teoria. Estudo do tempo e movimento e pelo conhecimento, o trabalho poderia ser exercido de maneira científica e produtiva. As capacidades e limitações de cada empregado poderiam ser identificadas a fim de que lhe fosse dada as funções mais apropriadas. O funcionário era movido por estímulos financeiros. A relação entre administradores e trabalhadores deveria ser cooperativa e interdependente,porém um planejava e supervisionava e ao outro cabia a execução das tarefas.

“COMENTÁRIOS” A administração científica possibilitou um meio racional de produção, porém alguns especialistas defendem que Taylor não foi humanitário.ele preconizava a divisão de trabalho, assim o operário passava a saber cada vez menos do todo, e a saber mais a respeito da parte que lhe cabia. Aspecto mecanicista explícito do homem como uma peça de engrenagem. Reflexão: Como a enfermagem pode ser inserida neste contexto?

“TEORIA CLÁSSICA(1841-1925) Fayol identificou as funções administrativas em: planejamento, organização, comando, coordenação e controle. A teoria clássica foi influenciada pelas estruturas militares e eclesiásticas, concebendo a organização como uma estrutura rigidamente hierarquizada, estática e limitada. Divisão vertical estabelecia a hierarquia da autoridade pela subordinação integral de um indivíduo ao seu chefe imediato. Caráter prescritivo e normativo para determinar regras e normas. Como podemos contextualizar a enfermagem nesta teoria?

“TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS (1930-1970) Surgiu da inquietação dos próprios funcionários. Cientistas e teóricos começaram a valorizar a satisfação do funcionário na produção. As pessoas foram mais enfatizadas do que as máquinas, surgindo a tomada de decisão participativa. Quando o administrador ouvia o trabalhador, havia aumento da produtividade, independente de outros fatores. O nível de produção não era determinado pela condição física do trabalhador, mas principalmente pela integração do indivíduo ao grupo social. Na década de 60 inicia-se um grande movimento de unir a administração à liderança. Crítica: surgimento do paternalismo, onde os conflitos eram abafados e os confrontos ignorados

“TEORIA COMPORTAMENTALISTA” O estilo de liderança exerce grande influencia sobre o ambiente e sobre os resultados do grupo de trabalho. Aprofundamento de pesquisas sobre e liderança. Diferentes tipos de liderança:autoritária, democrática e laissez-faire.

“Características do líder autoritário” Forte controle sobre o grupo de trabalho. As pessoas trabalham sob coerção. As pessoas são dirigidas por comandos. A comunicação flui de cima para baixo. A tomada de decisões não envolve as pessoas. A crítica é passível de punição.

“Características de um líder democrático” Mantem menos controle. Prêmios econômicos e pessoais são usados como motivação. As pessoas são guiadas por sugestões e orientações. A comunicação flui de cima para baixo e de baixo para cima. A tomada de decisões envolve outras pessoas. A crítica é construtiva.

Características de um líder Laissez-faire É permissivo, com pouco ou sem nenhum controle. Oferece pouca ou nenhuma orientação. Enfatiza o grupo, não faz críticas. Dispersa por todo o grupo a tomada de decisões.

Modelo nightgaleano: Poder centralizador,autoritário,adquirindo um caráter controlador do processo decisório, além da fiscalização de ações desenvolvidas pela equipe de enfermagem.

O líder administrador do séculoXXI: Transição da liderança da era industrial para uma liderança da era das relações.

LIDERANÇA SERVIL A prioridade é colocar-se a serviço dos outros, inclusive dos empregados, clientes e comunidades,pois levam em consideração as necessidades dos liderados, fortalecendo-os.

Teoria do capital humano e social Refere-se as habilidades, capacidades e conhecimentos coletivos de um grupo. As organizações devem investir no capital humano antecipando maior produtividade e retorno financeiro.

Teoria da inteligência emocional É a capacidade de obter resultados excelentes a partir das relações com os outros,usando as emoções de forma eficaz,sendo essencial na formação de equipes cooperativas e eficientes.

Liderança autêntica Enfatiza os fenômenos organizacionais positivos que levam o ser humano a um intenso bem-estar.Para liderar os líderes devem ser honestos consigo mesmos e com seus valores, agindo de acordo com eles.Credibilidade e integridade do líder.

“Teoria da liderança situacional e contigencial” O estilo de liderança deve variar conforme a situação e os funcionários envolvidos. O modelo prevê o estilo mais adequado a cada situação, com base no nível de maturidade dos comandados. Atualmente os teóricos defendem que a liderança eficiente depende de uma quantidade maior de variáveis, incluindo a cultura organizacional, os valores do líder, o trabalho, o ambiente e a complexidade das situações.