Dra.Teresa Cristina Barbo Siqueira

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena
Advertisements

PEDAGOGIA 3ºPNA PROFª GIANE MOTA
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Letramento: um tema em três gêneros
Matemática para todos Educação Básica
Enquanto isto na roça....
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC)
A CARTOGRAFIA COMO MEIO DE ENSINO DA GEOGRAFIA
PROJETO PEDAGÓGICO EMEF DR. JOSE KAUFFMANN 2010.
EMEF. PROF. JOSUÉ DE CASTRO
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO MÉDIO
O QUE SE ESPERA DO PROFESSOR COORDENADOR
ARTICULAÇÕES ENTRE ÁREAS DE CONHECIMENTO E TECNOLOGIA
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Caracterização dos ciclos
3ºCiclo Transformações CognitivasFísicasAfectivo-emocionais Socioculturais.
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
Educação, um direto de todos... Professor Ulisses Mauro Lima
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
DIVERGÊNCIAS ENTRE VYGOTSKY E PIAGET
REDE DE ENSINO ESTADUAL
Tecnologia e Educação.
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
EDUCAÇÃO Não há uma única forma de Educação, nem um único modelo – esta ocorre em diferentes espaços e ambientes sociais ( na família, meios de comunicação,
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Didática: organização do trabalho pedagógico
Construindo o futuro do seu filho!
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Profa. Reane Franco Goulart
VYgotskY e a pedagogia A RELAÇÃO ENTRE APRENDIZAGEM E A PEDAGOGIA
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando:
O QUE DÁ SENTIDO A FORMAÇÃO DO PROFESSOR O que dá sentido à formação do professor é o diálogo entre os professores, a análise rigorosa das práticas e a.
História nas atuais propostas curriculares
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Profª. Dra. Joscely Maria Bassetto Galera
Escola e Família Ambas são responsáveis pela transmissão e construção do conhecimento culturalmente organizado, modificando as formas de funcionamento.
Perspectivas atuais do Trabalho Pedagógico OTP 7
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na área de logística.
Fundamental- Ciclos/ Ciclo da alfabetização
CAROS ESTUDANTES SEJAM BEM-VINDOS!
Seminário Internacional : Boas Práticas em Gestão Escolar GESTÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS E GESTÃO DA APRENDIZAGEM David Albury Consultant, Global Education.
Educação e clientela escolar
Monitoramento da aprendizagem e formulação de políticas educacionais.
Fundação Vanzolini Projeto WWW. Escola ano Módulo: Exemplos de Aplicação das TIC. Disciplina: Projetos Integrados com Tecnologia.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
PROJETO “LENDO E VIVENDO”
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na área de logística.
A RELAÇÃO ENTRE APRENDIZADO E O DESENVOLVIMENTO
Crítica à concepção de currículo cristalizado
Buscando elementos na internet para uma nova proposta pedagógica Cristiane Barroso.
PRÁTICA E PRÁXIS EDUCATIVA
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na.
RESULTADOS EDUCAÇÃO INFANTIL
Psicologia da Aprendizagem A teoria cognitivista da aprendizagem.
LEITURA “ A LEITURA É MUITO MAIS DO QUE UM INSTRUMENTO ESCOLAR. É UM PASSAPORTE PARA A ENTRADA NA CULTURA ESCRITA. (...) E LER NA ESCOLA É LER PARA INSERIR-SE.
Prof.ª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira
Transcrição da apresentação:

Dra.Teresa Cristina Barbo Siqueira A SOCIEDADE DA APRENDIZAGEM E O DESAFIO DE CONVERTER INFORMAÇÃO EM CONHECIMENTO Dra.Teresa Cristina Barbo Siqueira

Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira Paradoxos: Se acreditamos que é possível outro mundo, é preciso investir em conhecimento e, seguramente em aprendizagem. Muitas pessoas estão aprendendo várias coisas ao mesmo tempo. Cada vez se aprende mais e cada vez se fracassa mais na tentativa de aprender; Necessidade de desenvolvimento pessoal, cultural e econômico na atualidade. Nova cultura de aprendizagem - as pessoas aprendem de maneiras diferentes. Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

NOVA CULTURA: DA INFORMAÇÃO AO CONHECIMENTO É preciso investir no conhecimento e, seguramente, na aprendizagem. Novas formas de alfabetização: literária, gráfica, informática, científica, etc. Principal veículo de divulgação continua sendo a palavra escrita, embora não seja ainda impressa. Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira É preciso considerar a importância da construção do próprio olhar ou da leitura escrita de uma informação tão desorganizada e difusa que requer do leitor ou do navegante (no caso da internet) novas competências cognitivas. A escola já não pode oferecer toda informação relevante. A informação é flexível, volátil, mutável. Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira O que se pode fazer? Formar os alunos para terem acesso e darem sentido à informação; Capacitá-los na aprendizagem que lhes permitam uma assimilação crítica da informação; Formar cidadãos para uma sociedade aberta e democrática; Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira Dotá-los de capacidade de aprendizagem, de modos de pensamento que lhe permitam utilizar estrategicamente a informação que recebem para que possam converter essa informação (caótica em muitos espaços sociais) em conhecimento verdadeiro, em um saber ordenado e util. Como consequência, dessa multiplicação informativa, bem como das mudanças culturais mais profundas, experimentamos uma crescente incerteza cultural e pessoal. Não existem saberes ou pontos de vista absolutos. Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

O ENSINO DE NOVAS COMPETÊNCIAS PARA A GESTÃO DO CONHECIMENTO Metas essenciais da educação para atender às exigências dessa nova sociedade da aprendizagem: Fomentar nos alunos capacidades de gestão do conhecimento; Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

COMPETÊNCIAS PARA A: Aquisição de informação Interpretação de informação Aquisição de informação Compreensão da informação Análise de informação Comunicação da informação Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira PROPOSTA: Uma mudança radical no tradicional modo de ensinar dos professores, exigindo uma nova mentalidade por parte dos educadores. Precisamos reestruturar, de forma urgente, os processos pelos quais nossas crianças e jovens aprendem valores e os comportamentos sociais. Para que isto ocorra todas as instituições deverão dar as suas contribuições. Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira

Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira Somente uma educação pautada em sólidos valores altruístas poderá fazer surgir uma nova ética social que seja capaz de conciliar direitos individuais com responsabilidades interpessoais e coletivas. Construir uma sociedade vinculada aos direitos e as necessidades vitais de todos. Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira