O MESTRADO EM ENSINO: UMA PÓS- GRADUAÇÃO NECESSÁRIA Marco Antonio Moreira Por que? O que é? Características? Corpo docente? Currículo? Localização Peculiaridades Caráter profissionalizante
Por que? Porque os mestrados nas áreas específicas não atendem aos interesses dos professores que buscam pós-graduação stricto sensu.
O que é? Um mestrado para professores em exercício na educação básica, nas licenciaturas ou em disciplinas de outros cursos de graduação.
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da UFRN: Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências Naturais e Matemática Programa de Estudos de Pós-Graduados em Educação Matemática da PUCSP: Mestrado Profissional em Ensino de Matemática Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física da UFRGS: Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática do CEFET-RJ: Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências e Matemática do CEFET-RJ Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde da UNIFESP/EPM Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL): Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências e Matemática Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA) - Santa Maria, RS: Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e Matemática Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da UnB: Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências Mestrado Profissionalizante em Ensino de Matemática da UFRGS Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências e Matemática da PUCMINAS
Características Específicos para uma certa área de conhecimentos Voltados à preparação profissional na área docente focalizando o ensino, a aprendizagem, o currículo, a avaliação e o sistema escolar. Trata-se de preparar, em nível de pós-graduação stricto sensu, o profissional para atuar na sala de aula e no sistema educativo 30 a 50% da carga horária do curso em disciplinas da área específica Formação didático-pedagógica relevante à especificidade da área, destacando visões contemporâneas de ensino, aprendizagem, currículo e avaliação e o uso de tecnologias digitais Prática docente supervisionada Trabalho final de pesquisa profissional, aplicada, descrevendo o desenvolvimento de produtos ou processos de natureza educacional, visando à melhoria da área específica, gerando material que possa ser disseminado e usado por outros profissionais
Ênfase no conteúdo Qualidade ao invés de quantidade Atualização curricular Mais conceitualização e fenomenologia, menos formalização Transposição didática Tecnologias digitais, novas metodologias de ensino, tópicos contemporâneos
Corpo docente Doutores em ensino da área específica Doutores da área específica Doutores em educação ou psicologia da educação Doutores em áreas afins Contudo, a simples agregação de doutores não garante condições básicas para a oferta de um mestrado em ensino
Localização Em determinada unidade universitária Interunidades Interinstitucional ...
Duração e peculiaridades Bolsas Mestrado profissional e acadêmico Pesquisa Doutorado