O MESTRADO EM ENSINO: UMA PÓS- GRADUAÇÃO NECESSÁRIA Marco Antonio Moreira Por que? O que é? Características?

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Transcrição da apresentação:

O MESTRADO EM ENSINO: UMA PÓS- GRADUAÇÃO NECESSÁRIA Marco Antonio Moreira Por que? O que é? Características? Corpo docente? Currículo? Localização Peculiaridades Caráter profissionalizante

Por que?  Porque os mestrados nas áreas específicas não atendem aos interesses dos professores que buscam pós-graduação stricto sensu.

O que é?  Um mestrado para professores em exercício na educação básica, nas licenciaturas ou em disciplinas de outros cursos de graduação.

 Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da UFRN:  Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências Naturais e Matemática  Programa de Estudos de Pós-Graduados em Educação Matemática da PUCSP:  Mestrado Profissional em Ensino de Matemática  Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física da UFRGS:  Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física  Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática do CEFET-RJ:  Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências e Matemática do CEFET-RJ  Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde da UNIFESP/EPM  Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL):  Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências e Matemática  Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA) - Santa Maria, RS:  Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e Matemática  Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da UnB:  Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências  Mestrado Profissionalizante em Ensino de Matemática da UFRGS  Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências e Matemática da PUCMINAS

Características  Específicos para uma certa área de conhecimentos  Voltados à preparação profissional na área docente focalizando o ensino, a aprendizagem, o currículo, a avaliação e o sistema escolar. Trata-se de preparar, em nível de pós-graduação stricto sensu, o profissional para atuar na sala de aula e no sistema educativo  30 a 50% da carga horária do curso em disciplinas da área específica  Formação didático-pedagógica relevante à especificidade da área, destacando visões contemporâneas de ensino, aprendizagem, currículo e avaliação e o uso de tecnologias digitais  Prática docente supervisionada  Trabalho final de pesquisa profissional, aplicada, descrevendo o desenvolvimento de produtos ou processos de natureza educacional, visando à melhoria da área específica, gerando material que possa ser disseminado e usado por outros profissionais

Ênfase no conteúdo  Qualidade ao invés de quantidade  Atualização curricular  Mais conceitualização e fenomenologia, menos formalização  Transposição didática  Tecnologias digitais, novas metodologias de ensino, tópicos contemporâneos

Corpo docente  Doutores em ensino da área específica  Doutores da área específica  Doutores em educação ou psicologia da educação  Doutores em áreas afins Contudo, a simples agregação de doutores não garante condições básicas para a oferta de um mestrado em ensino

Localização  Em determinada unidade universitária  Interunidades  Interinstitucional ...

 Duração e peculiaridades  Bolsas  Mestrado profissional e acadêmico  Pesquisa  Doutorado