Qualidade em Serviços Aula 1 Prof a Dr a Karen Menger da S. Guerreiro

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Administração da Produção e de Operações
Advertisements

Crescimento de 79% no total de empregos.
Administração de Serviços
VANTAGENS COMPETITIVAS TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Qualidade em Serviços 1.
3 - Qualidade em Serviços
Profª: Rozani A. Braunn COMPRAR PARA VENDER. VENDER PARA LUCRAR Profª: Rozani A. Braunn
Gestão da Produção P = F (bens; serviços)
IMPORTÂNCIA DOS SERVIÇOS
LOGÍSTICA DE SUPRIMENTOS
MAS AFINAL... O QUE SÃO SERVIÇOS ?.
Qualidade em Serviços de Informação
Comportamento do Consumidor
DISCIPLINA: GESTÃO DE SERVIÇOS
DISCIPLINA: MARKETING DE SERVIÇOS
Curso Técnico em Manutenção e Suporte a Informática
A Indústria da Hospitalidade
“Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada”- Hong Yuh Ching
Logística em Organizações Alimentícias
Profa. Msc. Amábile Brugnaro Santos
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
Administração da Produção I
COMÉRCIO ELETRÔNICO.
Gestão de serviços Edna Santos A01. Serviços: ações, esforços ou desempenho (são diferentes de bens, contudo, sem eles nada é produzidos). São a forma.
GESTÃO ESTRATÉGICA Prof. Marcelo Lisboa Luz.
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO Parte 1
Atividade : Slides do Projeto Final
Administração de Materiais e Patrimônio Aulas 1
Marketing de Serviços Turísticos.
Unidade 9 - Perguntas Logística e Ecologia - Desenvolvimento Sustentável na Cadeia de Suprimentos 19T S1- PR Adelaide Amorim Daniel Oliveira.
Planejamento e controle da cadeia de Suprimentos
Introdução Ao Marketing
GLOBAL BUSINESS CONSULTING.  Por meio da contabilidade de custos você pode gerenciar o custo e preços de venda dos produtos ou serviços vendidos por.
Logística Empresarial GRUPO 19S
Marketing de Serviços Prof.a Sandra Lima.
Disciplina: Engenharia do Produto Prof.: Diego Costa
Logística Embalagens e Distribuição Física
Funcionamento da Produção
Prof. Me. Patrício Vasconcelos
Avaliação de Serviços (REVISÃO PARA AV3)
ORIENTAÇÃO PARA EMPRESAS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE
Logística Planejamento e Programação Logística
Inovação no Setor de Serviços
Sistemas de informação para processos produtivos
Laboratório de Programação
Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada
Estruturas Organizacionais
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I
NOÇÕES DE INDICADORES DE DESEMPENHO
Projeto em gestão de produção
Profa. Daciane de Oliveira Silva
1 Unidade 1 Gestão de Produtos e Marcas Prof. Alberto Berthi - 2º. Semestre 2010.
Marketing de Relacionamento
ORIENTAÇÃO PARA EMPRESAS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE
UNIUV – Campus São Mateus do Sul Administração 8º semestre
ISO 9000.
Estratégias de Ponto Aula 10.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E MATERIAIS Unidade 1
Estratégia Empresarial
Cadeia de Valor.
Plano de Negócio Exercício.
Logística Guilherme Zirke Junior Operação e Distribuição Física.
Conceito básico de produtos e serviços
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA DE SERVIÇOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ - UNIFAP CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Prof. M.Sc. Glauber Ruan B Pereira GESTÃO DE SERVIÇOS.
Gestão da Qualidade em Serviços
CURSO PREPARATÓRIO PARA CONCURSO DA CAIXA
Qualidade em Serviços Aula 2
Prof. Paulo Barreto  Um trabalho realizado a título de aluguel de mão-de-obra física ou intelectual (no Brasil utiliza-se o termo.
2)NATUREZA DOS SERVIÇOS.
Prof. Paulo Barreto  Em serviços, a avaliação da qualidade surge ao longo do processo de processo de prestação de serviços. Cada.
Transcrição da apresentação:

Qualidade em Serviços Aula 1 Prof a Dr a Karen Menger da S. Guerreiro

A importância do setor de serviços na economia No Reino Unido: mais de 60% da economia Nos EUA e União Européia: mais de 50% No Brasil: 52,3% do PIB nacional (IBGE, 2002)

Conceituando serviços Em geral, produtos podem ser divididos em duas categorias: Bens tangíveis: produtos que existem fisicamente; Serviços: bens intangíveis, representados por ações desenvolvidas por terceiros em atendimento a solicitações específicas; Serviços são atos, ações, desempenho.

INTERAÇÃO COM O CLIENTE! O diferencial está no modelo de... Conceituando serviços

Bem tangível relativamente pura Bem tangível que depende de serviço Híbrido Serviço que depende de bem tangível Serviço relativamente puro Conceituando serviços Ao considerarmos o setor de prestação de serviços como um todo, percebe-se que o objeto de comercialização é uma combinação de tangíveis e intangíveis que variam de proporcionalidade. Parte tangível do produto Parte intangível do produto Alimentos prontos Transporte em automóvel particular RestauranteTransporte Aéreo Baby-sitter

Características fundamentais dos serviços Las Casas ( 2008) destaca três pontos como características fundamentais dos serviços: Simultaneidade: serviços são consumidos quase que simultaneamente ao momento em que são produzidos, tornando difícil ou quase impossível detectar e corrigir as falhas antes que elas ocorram e afetem o cliente.

Intangibilidade: os serviços representam um produto não físico, ou seja, não podendo ser transportados e/ou armazenados; são abstratos. Heterogeneidade: a grande variedade de serviços existentes e o forte relacionamento com o fator humano dificultam a atividade de padronização e estimação de preços. Curiosamente, de acordo com o serviço que está adquirindo, o cliente poderá receber diversas denominações, dentre as quais: freguês, usuário, hóspede, paciente, requisitante, etc. Características fundamentais dos serviços

A gestão da qualidade total (GQT) na prestação de serviços A qualidade que inicialmente estava focada em PRODUTOS, a partir da década de 90 evoluiu para a abordagem de PROCESSOS, até chegar ao modelo atual de tratamento abrangente das RELAÇÕES comprometidas na atividade empresarial, com os empregados, os fornecedores, os consumidores, a comunidade, a sociedade e o meio ambiente.

A gestão da qualidade total (GQT) na prestação de serviços Os momentos de contato com os clientes, pela característica da simultaneidade, são também chamados de “momentos da verdade”. São os momentos em que o cliente entra em contato com algum aspecto da organização e obtém uma impressão de qualidade de seus serviços.

A gestão da qualidade total (GQT) na prestação de serviços Para determinar estes momentos é necessário identificar todos os contatos que podem ser realizados por um cliente junto a algum aspecto da empresa, desde a aproximação até o pós-venda. Imagine o cliente contatando a sua empresa:  Uma ligação telefônica  Um pedido de informação  A interação do cliente com os funcionários da empresa (qualquer setor)  Os serviços de entrega  Atendimento de pós venda.

A gestão da qualidade total (GQT) na prestação de serviços Para facilitar o processo de análise, deve-se avaliar os 4 P’s do serviço: Perfil (ambiente físico) Processos (logística) Pessoas (atendimento, aparência) Procedimentos (o funcionamento de todo o esquema)

É importante observar que os serviços possuem dois componentes de qualidade que devem ser considerados:  o serviço propriamente dito  e a forma como é percebido pelo cliente Um cliente interage com um ambiente físico, processos, pessoas e procedimentos. O resultado da percepção de todos estes aspectos leva a uma avaliação da qualidade. Por isso, administrar serviços significa uma abordagem organizacional global. Foco: a qualidade do serviço tal como reconhecida pelo cliente. A gestão da qualidade total (GQT) na prestação de serviços

Exercício 1 Individualmente: Serviço de boa qualidadeAtributos Serviço de má qualidadeFalhas