Programa de Modernização e Qualidade do Tribunal de Contas do Estado de Goiás. Coordenação: Serviço de Capacitação Funcional e Qualidade Consultoria de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gerenciamento Pelas Diretrizes
Advertisements

Programa de Qualidade: certificações, etapas e custos
AGENDA: A BUSCA DA EFICIÊNCIA NO SETOR PÚBLICO
Administração e segurança de redes
Motivos para a empresa melhorar seu desempenho ambiental
AGENDA AGENDA Participação e Controle Social: Breve Contexto Nacional
TRANSPARÊNCIA E EVIDENCIAÇÃO NO SETOR PÚBLICO
Normas de Auditoria Governamental no Processo de Convergência
Gestão Estratégica.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Origens da Política de Gestão de Pessoas Grupos de Trabalhos da Área de RH
Secretaria de Administração
Planejamento Estratégico do PGQP
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
RBMLQ-I Ouro Preto Dplad/Sepeo Planejamento Institucional do Inmetro.
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
PROGRAMA AVANÇADO EM GESTÃO PÚBLICA CONTEMPORÂNEA
Auditoria da Qualidade
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
Aula 08 Revisão para AV1.
Ricardo de Oliveira Coordenador de Planejamento CONTRATO DE GESTÃO DO INMETRO.
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
Administrar Prioridades e Trabalhar com Processos.
O PDCA COMO MÉTODO DE MELHORIAS NO ÂMBITO EMPRESARIAL
Sistema de Remuneração Cargos & Salários Benefícios
5. Abordagem como um sistema de gestão
Introdução à Gestão da Qualidade (Aula 8 – ISO 9004 & Auditoria da Qualidade) Professor Gustavo F Ribeiro PEÃO São Roque junho.
SISTEMAS DE GESTÃO INTEGRADOS
1) A série ISO 9000 é um conjunto de normas:
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico
Conceito de Processo A realização de qualquer ação (fim, resultado) é precedido por uma seqüência de ações (causas). É um conjunto de causas que produz.
AUDITORIA, avaliação de Desempenho e Qualidade
ISO NBR Eduardo Silvestri Ribeiro
Síntese das Conferências Estaduais - Berenice Rojas Couto
Processo de Implementação de um Sistema da Qualidade ISO9001:2000
Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização | GesPública SEMINÁRIO ADMINISTRATIVO SISTEMA COFEN/ Conselhos Regionais SEMINÁRIO ADMINISTRATIVO.
WORKSHOP SOBRE COMUNICAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA
Auditoria e Acompanhamento.
Instrutor: Objetivos do Workshop:.
Profª Claudia Pedro Corrêa
ANÁLISE CRÍTICA PELA GERÊNCIA Requisito 4.14
O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal
Melhorando vidas por meio de um melhor governo: marco conceitual para atuação do BID no Brasil V Congresso Nacional de Gestão Pública CONAGESP Brasília.
O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal
Ferramentas de Gestão Ciclo PDCA,BSC, Benchmark e SWOT
OS SISTEMAS DE PLANEJAMENTO, DE ORÇAMENTO, DE CONTROLE, DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E DE CONTABILIDADE A gestão dos recursos públicos está organizada sob.
Ciclo PDCA Ciclo PDCA , ciclo de Shewhart ou ciclo de Deming: Introduzido no Japão após a guerra, o ciclo de Deming tem por princípio tornar mais claros.
Brasília – Março de Contexto Desafios do Estado X Recursos disponíveis Demandas sociais.
A EDUCAÇÃO COM FOCO EM RESULTADOS CONSELHEIRO ANTONIO JOAQUIM TCE/MT MARÇO / 2007.
ATRICON PROGRAMA DE MODERNIZAÇÃO DO CONTROLE EXTERNO O Intercâmbio e a Modernização dos Tribunais de Contas do Brasil Cons. Luiz Sérgio Gadelha Vieira.
Fortalecimento do sistema de controle externo como instrumento de cidadania, incluindo a intensificação das relações intergovernamentais e interinstitucionais,
Certificação Certificação ISO 9001:2000 Experiência da PROCENGE Junho / 2003.
Intervenção em Gestão de Pessoas
A EMPRESA A RAISE Consultoria surge para atuar em todo cenário nacional visando o planejamento e a gestão de políticas públicas e privadas. Auxiliará na.
Programa criado em Apoio ao programa: Ministério da Ciência e Tecnologia da Finep Banco Interamericano de Desenvolvimento Universidades e Governo.
TCE INTERAGE Constituição Federal (Art.70) “A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades.
SALVADOR-BA SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO Coordenadoria Central de Tecnologia de Gestão.
INMETRO O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - Inmetro - vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior,
ISO E GESTÃO AMBIENTAL Ana Paula Matias dos Santos
Profa. Lis Lakeis Bertan (Fonte: Ministério do Turismo)
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
Garantir a segurança da informação Otimizar os processos de prestação de serviços públicos Prestar apoio técnico aos projetos e processos.
Gestão por Resultados e Gerenciamento Matricial de Receita
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Decreto nº 6.114/2007 Orientações sobre a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso – GECC.
VOCÊ ESTÁ PREPARADO?? SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE.
O CICLO PDCA E AS FERRAMENTAS DA QUALIDADE
SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA
Transcrição da apresentação:

Programa de Modernização e Qualidade do Tribunal de Contas do Estado de Goiás. Coordenação: Serviço de Capacitação Funcional e Qualidade Consultoria de Apoio: Consultare Assessoria Empresarial

Programa de Modernização e Qualidade do Tribunal de Contas do Estado de Goiás. 1.O que é o PMQ/TCE? 2.Quais os benefícios para o TCE-Go; 3.Etapas do Programa. 4.Alinhamento com o Promoex; 5.Ciclo PDCA.

1.O que é Programa de Modernização e Qualidade do Tribunal de Contas do Estado de Goiás? É UM PROGRAMA QUE BUSCA APRIMORAR OS SERVIÇOS PRESTADOS PELO TCE, TORNANDO-OS MAIS ÁGEIS E EFICAZES.É UM PROGRAMA QUE BUSCA APRIMORAR OS SERVIÇOS PRESTADOS PELO TCE, TORNANDO-OS MAIS ÁGEIS E EFICAZES.

2.Quais os benefícios para o TCE-Go; MELHORIA DA IMAGEM INSTITUCIONAL DO TCE-GO JUNTO AOS SEUS CLIENTES – ÓRGÃOS PÚBLICOS E CIDADÃOS.MELHORIA DA IMAGEM INSTITUCIONAL DO TCE-GO JUNTO AOS SEUS CLIENTES – ÓRGÃOS PÚBLICOS E CIDADÃOS. MELHORAR A AUTO-ESTIMA DOS COLABORADORES, POR MEIO DE UMA GESTÃO DE PESSOAS EFICAZ.MELHORAR A AUTO-ESTIMA DOS COLABORADORES, POR MEIO DE UMA GESTÃO DE PESSOAS EFICAZ. TORNAR OS PROCESSOS INTERNOS MAIS ÁGEIS.TORNAR OS PROCESSOS INTERNOS MAIS ÁGEIS. ATENDER A ÀS METAS DE MODERNIZAÇÃO DO PROMOEX.ATENDER A ÀS METAS DE MODERNIZAÇÃO DO PROMOEX.

3.Etapas do programa. 1.Diagnóstico; 2.Planejamento Estratégico – definir visão, missão, valores e política da qualidade; 3.Melhoria do Ambiente de trabalho: Método 5 S. 4.Implantação de um Sistema de Gestão de Pessoas (Adequação da política e gestão de pessoal). 5.Implantação da Gestao por Processos – melhoria nos 6. processos (Redesenho dos métodos, técnicas e procedimentos de Controle Externo);

3.Etapas do programa. 1.Implantação de um sistema de indicadores de desempenho; 2.Padronização dos processos em procedimentos operacionais e procedimentos de gestao; 3.Qualificação do Comitê da Qualidade para atuar na melhoria dos processos e como multiplicador; 4.Realização de auditorias da qualidade a fim de verificar a conformidade do programa; 5.Medição e avaliação dos resultados obtidos. 6.Realização de Auditoria externa por organismo independente para certificação do Sistema de Gestão implementado, com base na NBR ISO 9001:2000.

4.Alinhamento com o PROMOEX Componente / Subcomponente Componente: 1. FORTALECIMENTO E INTEGRAÇÃO DOS TRIBUNAIS DE CONTAS NO ÂMBITO NACIONAL Subcomponente: 1.1 Desenvolvimento de vínculos inter-institucionais entre os Tribunais de Contas e destes com o Governo Federal Subcomponente: 1.2. Redesenho dos procedimentos de Controle Externo, contemplando o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal Subcomponente: 1.3. Desenvolvimento de política e gestão de soluções compartilhadas de Tecnologia de Informação Componente: 2. MODERNIZAÇÃO DOS TRIBUNAIS DE CONTAS DOS ESTADOS E MUNICÍPIOS Subcomponente: 2.1. Desenvolvimento de vínculos inter-institucionais com outros Poderes e instituições dos três níveis de governo e com a sociedade Subcomponente: 2.2. Integração dos Tribunais de Contas no ciclo de gestão governamental Subcomponente: 2.3. Redesenho dos métodos, técnicas e procedimentos de Controle Externo Subcomponente: 2.4. Planejamento estratégico e aprimoramento gerencial Subcomponente: 2.5. Desenvolvimento da política e da gestão da tecnologia de informação Subcomponente: 2.6. Adequação da política e gestão de pessoal

O PROMOEX tem como finalidade: 1.Fortalecer o sistema de controle externo como instrumento de cidadania e de efetiva, transparente e regular gestão dos recursos públicos. 2.Promover o fortalecimento institucional e a modernização do sistema de controle externo, pelo incremento da eficácia, eficiência e efetividade das ações de controle e dos mecanismos de articulação social.

5.Ciclo PDCA e a Gestão da Qualidade P (Plan-): Planejamento dos objetivos a alcançar na melhoria dos processos, e dos métodos que permitirão atingir os objetivos propostos.  planejamento estratégico. D (Do): realização dos treinamentos necessários, execução das atividades que compõem os processos e realização das medições da qualidade.  Qualificação. C (Check): verificação dos resultados das atividades executadas, comparando as medições realizadas com os objetivos estabelecidos.  auditorias/auto-avaliação A (Action): correção de desvios e eliminação de obstáculos seguindo os padrões (manutenção), ou estabelecimento de novos padrões (melhoria).  Reunião para análise Critica dos resultados.