Artigo: O ensino de História mediado pelo museu: tempos, conceitos e patrimônio. Júlio César Virgínio da Costa Disciplina: Análise e Produção Textual.

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Transcrição da apresentação:

Artigo: O ensino de História mediado pelo museu: tempos, conceitos e patrimônio. Júlio César Virgínio da Costa Disciplina: Análise e Produção Textual III Semestre: 2014/2 - 6ª Fase Alunas: Angélica Wendling, Edite Formagini Andreatta, Juliana Salete Deffaci e Nadia Maria Ferronatto Bernardi

Museu como espaço de aprendizagem Investigar o ensino de História em espaços formativos como o museu; Postura crítica e reflexiva referente ao tempo.

O museu como espaço educativo Múltiplas interpretações para o ensino em diferentes espaços não formais. Conhecimento, educação e lazer. Lugar de memória.

Museu: espaço de sonhos encantos e narrativas. Costa afirma que: “...os museus nos impactam, nos afetam e nos deixam marcas, encantam, comovem, deixam rastros pelos caminhos percorridos”.

Concepções de História nos Museus Tela fixa, cenário de morte,onde o passado está enterrado. História linear, reprodução de cenário. História como discurso de tradição. Museu é espaço de educação onde o passado está presente.

Concepções de História nos Museus O ambiente dos museus nos faz: estranhar, questionar, debater, inquietar-se reviver fatos marcantes. Compreender diferentes momentos e transformações históricas. Entender história material e imaterial.

O Ensino de História e a Educação museal Museu é um espaço de sonho, de espanto e de curiosidade. A montagem do acervo tem uma intenção comunicativa. Provocar novas práticas educativas; Todo o acervo musicológico tem uma intenção; Conceber a relação museu escola. Existem diferentes museus.

Reflexões sobre a práxis Refletir sobre as ações, as produções e as transformações humanas; Ensinar e aprender em ambientes não formais.

Memória e História Memória é emoção, identidade é lembrar o que esquecemos; Somos feitos de memória e esquecimento. O museu tem pedaços de vida. História e Memória tem a pretensão de dizer o que aconteceu no passado; A memória social é um dos meios para abordar o tempo na história.

Metodologia O artigo foi escrito a partir de coleta de dados com questionário, entrevistas semi-estruturadas após análise dos questionários. Suporte teórico nos autores que dialogam sobre o espaço museal/ensino de História.

Referências COSTA, Júlio César Virgínio da. O Ensino de História mediado pelo museu: tempos, conceitos e patrimônio. XVIII Encontro Regional (ANPUH – MG). 2012. Mariana – MG. Imagens: Figura 1.1 – Slide 12. Trabalho de artistas locais é valorizado em exposição no Museu Municipal de São Miguel do Oeste. Fonte: Disponível em: <http://www.saomiguel.sc.gov.br/noticias/1192/trabalho-de-artistas-locais-e-valorizado- em-exposicao-no-museu-municipal>. Acesso em: 11 set. 2014. Figura 1.2 – Slide 13. Museu Histórico Nacional. Fonte: Disponível em: <http://www.tripadvisor.com.br/LocationPhotoDirectLink-g303506-d311273-i47321050- National_History_Museum-Rio_de_Janeiro_State_of_Rio_de_Janeiro.html#47320949>. Acesso em: 11 set. 2014. Figura 1.3 – Slide 14. Museu Paulista da USP - Museu do Ipiranga. Fonte: Disponível em: <http://www.upiranga.com/museus_e_monumentos/museusfotos1.htm> . Acesso em: 11 set. 2014. Figura 1.4 – Slide 15. Museu do Louvre. Fonte: Disponível em: < http://parisepaisesbaixos.blogspot.com.br/2012/04/museu-do-louvre.html>. Acesso em: 11 set. 2014.

Figura 1.1 - Trabalho de artistas locais é valorizado em exposição no Museu Municipal de São Miguel do Oeste

Figura 1.2 - Museu Histórico Nacional

Figura 1.3 - Museu Paulista da USP - Museu do Ipiranga

1.4 - Museu do Louvre