PROJETO TECNOLÓGICO MODELO DE PROJETO FINAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO TEMPO DE SER - EDUCAÇÃO DE ESSENCIALIDADES COMGE CONSELHO DIRETOR     DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS.
Advertisements

Titulo do TCC Nome do Aluno Orientador: Nome Prof.
Conceitos Terceirização: frete, estocagem, preparação de pedido, entrega final, atividades de pré e pós-montagem. Necessidades: Aumenta o nível de serviço,
Gerenciando o marketing
Projeto do Semestre, agosto, 2010 Grupo 14F
COMUNICAÇÃO DE MARKETING
UFRGS UM MODELO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA EMPRESAS DE ALTA TECNOLOGIA : O CASO DA EMPRESA DOMINIO CONSULTORIA EM INFORMAÇÃO Aluno: Roberto Pinho Mazzilli.
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
PROJETO SINTONIA COM MERCADO - FESP 2004 ASPECTOS MERCADOLÓGICOS
BALANCED SCORECARD Origem: Justificativa: Foco:
O QUE SABER - ACADEMIAS CORPORATIVAS
DEFINIÇÃO PROPOSTA ? (de proposto ) MOÇÃO; ALVITRE; PROMESSA;
AULAS 05 E 06 PLANOS DE NEGÓCIOS.
PLANOS DE NEGÓCIOS ESTRUTURA E ESTRATÉGIA DE ELABORAÇÃO
Titulo do TCC Nome do Aluno Orientador: Nome Prof.
Gestão Estratégica das Informações
“Guião para Elaboração de Projectos”
Estratégias de suprimentos
Para uma maior possibilidade de êxito na vantagem competitiva de uma empresa, é fundamental que esta tenha todo o conhecimento possível sobre os custos.
Repensando a Logísitica
FERNANDO SANTOS FILHO GESTÃO EMPRESARIAL
Sumário executivo Apresentação da Empresa
Universidade Federal Fluminense
AULA – 10 CONCEITO DE PLANO DE EMPREENDIMENTO
Metodologia da pesquisa científica FGV 2011
Apresentação Executiva
Proposta Comercial.
PLANO DE NEGÓCIO.
FTAD Formação Técnica em Administração
Unidade 4 As forças do mercado Alunos: Grupo 19V Carolina Roberta 09/08151 Eriberto Junior 09/23935 Natália Rocha 09/ Lucas Abdala 09/99857.
Unidade 6 - O mecanismo de Pedir
INSERIR NOME DA EMPRESA E LOGOMARCA
Planejamento e controle da cadeia de Suprimentos
Planejamento de vendas e operações s&op (sales and operations planning) Capítulo 5.
Gerenciamento de Processos - PNQ
Agenda PLANO de NEGÓCIOS.
Função da Administração:
Objetivos do estoque Objetivos de custo: a questão crítica é balancear os custos de manter e de pedir estoque, porque esses custos têm comportamentos conflitantes.
Sapientia - ATIUniCEUB - ICETCap7.1 Administração de Tecnologia de Informação Criação de Empresas de Tecnologia de Informação CEUB-FATEC ACPD
Projeto Estratégico Institucional
Logística Planejamento e Programação Logística
Aula 3 e 4 - Orientação da Empresa para o Mercado
Curso de Administração com Ênfase em Marketing
IES FUNCEC – ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS
A Formação de Preços de Serviços. Se você fizer um serviço para outra pessoa durante quatro horas seguidas, quanto deve ganhar por isso. Será que no final.
CADERNO DE EMPREENDEDORISMO Profa. Msc. Emillie. Empreendedorimo – Unidade 2 Processo de Planejamento: - Finalidade do planejamento é enfrentar a incerteza.
Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em GOVERNANÇA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Prof. Flávio Yamanaka.
Planejamento Estratégico
Dicas Gerais sobre a Monografia
APRESENTAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS, HABILIDADES E BASES TECNOLÓGICAS
Gestão de Projetos Aula 01.
Balanced Scorecard.
ORIENTAÇÃO PARA EMPRESAS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE
TEORIA DA CONTABILIDADE
PCE – PROJETO DE CRIAÇÃO DE EMPRESA
Projeto Engenharia de Software e Técnicas de Programação Avançada
PLANO DE NEGÓCIO Parte 3.
Projeto de Pesquisa União de Ensino Superior de Campina Grande
CONSTRUINDO O BALANCED SCORECARD
Administração Estratégica II Administração Estratégica II ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA II REVISÃO PARA A SEGUNDA AVALIAÇÃO BIMESTRAL.
Publicidade e Propaganda Carlos Freire – Oferta de Valor Entender Oferta de Valor como benefício. Quais são os benefícios que sua agência entrega.
CONSTRUINDO UM PLANO DE NEGÓCIOS
Proposta mínimas para o Sistema Logístico da Coordenadoria Suprimentos
Gerenciamento de Escopo
PLANO DE NEGÓCIOS 3° Período de Ciências Contábeis Turma A Empreendedorismo TITULO DO TRABALHO Acadêmicos: xxxxxxxxxx xxxxxxxxxx xxxxxxxxxxx.
PROJETOS SIG FERRAMENTAS RELACIONADAS Relatório Controle Ferramentas Execução Planejamento Introdução Implantação multifuncional SIG Fluxo sistemático.
Empreendedorismo e Elaboração de Plano de Negócio
AVALIAÇÃO FORMATIVA 3.
INSTRUÇÕES PARA MONOGRAFIA  Os trabalhos de conclusão de curso(TCC), devem ser desenvolvidos e entregues individualmente.  A formatação deve seguir o.
Plano de produção ou plano operacional
Transcrição da apresentação:

PROJETO TECNOLÓGICO MODELO DE PROJETO FINAL PARA OS CURSOS TECNOLÓGICOS E PARA AS APRESENTAÇÕES DAS OFICINAS PROFISSIONALIZANTES. Victor W. Kenski Adriana Clementino

TCC-1 - Modelo O formulário adotado no TCC-1 apresenta os dados necessários à configuração de um projeto para ser realizado. Já possui: - Título - Descrição - Objetivo - Justificativas - Bibliografia e, - Cronograma De forma resumida, descreve o que pode ser considerado como um Anteprojeto.

TCC-2 e OFICINAS - Projeto O aluno escolherá um tema no TCC-1 dentro da sua área de formação (Comercial ou Gestão de Pessoas) e irá desenvolver um projeto executivo que contenha os passos para a direta implantação da solução para o problema levantado. O trabalho concluído deverá ser a etapa final de um projeto para a sua implantação por quem assim o desejar. Da mesma forma, os alunos nos projetos das Oficinas apresentarão os temas seguindo o mesmo Roteiro de Projeto Levando-se em conta a exiguidade do tempo do aluno, o projeto deverá envolver apenas as fases mais importantes de caracterização do problema, do seu estudo teórico e os passos para implantação.

Introdução e Referencial Teórico O trabalho deverá começar com uma Introdução com a apresentação do projeto, descrição objetivos, justificativas e a quem se destina. Contém as informações que estavam no roteiro do TCC-1. Após esta Introdução deverá ser apresentado o Referencial Teórico com o levantamento das informações que mostrem a base de conhecimento e justifiquem as posições adotadas ao longo do projeto. Este Referencial Teórico, será elaborado segundo as etapas constantes do Balance Scorecard – BSC - que são: - Clientes - Recursos humanos (treinamento e desenvolvimento) - Processos e Sistemas internos - Recursos financeiros para investimentos.

Itens do Projeto segundo o BSC Clientes: apresenta as características dos possíveis clientes, sua localização, o grau de satisfação pretendido junto a eles, as estratégias de marketing para atingi-los e os canais de comunicação que serão utilizados. Pessoas: apresenta as quantidades e as características dos recursos humanos necessários, o grau de treinamento, o gerenciamento das competências e demais processos de gestão de pessoas para enfrentar os desafios. Processos e Sistemas Internos: apresentação dos processos ligados à cadeia de valor, desde TI até logística da entrega, fabricação e pós venda. Recursos financeiros : levantamento dos investimentos necessários para a implantação do projeto. Não será necessária a apresentação do balanço e da demonstração dos lucros e perdas.

Clientes Quem serão os clientes? Onde estão localizados? Serviços a serem prestados Qual a proposta de valor para o cliente? Qual a estratégia de marketing a ser seguida? Principais meios de comunicação com o cliente Como será medida a satisfação de quem recebe o serviço? Quais receitas este cliente poderá oferecer?

Recursos Humanos Quais pessoas serão utilizadas e perfis correspondentes Quais competências serão necessárias para o projeto? Necessidades de formação ou treinamento Desenvolvimento da qualidade Proposta de inovação Medições de satisfação

Processos e Sistemas Internos Infraestrutura necessária (ativos) para a fabricação e entrega. Sistemas de informação (TI) Fluxo de processamento dos serviços Garantia de qualidade Suprimentos

Recursos financeiros Quais serão os investimentos necessários em cada um dos itens anteriores? Cronograma destes investimentos. Que outros benefícios poderão ser conseguidos?

Exemplo: lançamento de um novo produto pela empresa: uma fritadeira sem óleo (air frier) Introdução: A introdução deste novo produto no mercado se justifica em um processo de diversificação de mercados para a empresa , da adoção de novas tecnologias e de uma estratégia de inovação. Referencial teórico: Clientes: o produto será feito para os Clientes que querem retirar o óleo da dieta e para aqueles que querem maior simplicidade e rapidez no preparo das refeições. O produto será vendido pela internet e em lojas. O cliente é o que tem renda média e que trabalha (classes A, B e C). O produto será anunciado em revistas e na TV. Recursos Humanos: serão necessários técnicos para desenvolver o produto. Há a necessidade de novos recursos humanos nas seguintes áreas: fabricação, marketing vendas e assistência técnica. Processos e Sistema Internos: adaptação dos sistemas de TI para o novo produto. Há a necessidade de desenvolver fornecedores para alguns sistemas do produto e nova logística para entrega aos canais de vendas. Recursos financeiros: Investimentos em: treinamento de pessoas para fabricação e vendas; no desenvolvimento da nova tecnologia; em novos estoques; e na promoção do produto no mercado. (Só a relação dos investimentos. Não são necessários os valores)

Considerações finais Esta proposta traz um pensamento estratégico na criação de um projeto. Não haverá valores de despesas ou receitas Todas as considerações serão de ordem qualitativa Consistem de pontos a serem perseguidos e atingidos e as formas dos seus atingimentos. O Projeto deverá descrever os passos necessários para a execução do trabalho apresentado.