Administração Estratégica Aulas 07 e 08 1.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Processo de administração estratégica
Advertisements

AULA 10 E 11 ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING
Projeto - Plano de Negócios
O Processo do Planejamento Estratégico Módulo 4
Diferenciação, Posicionamento e Vantagem Competitiva
ANÁLISE ESTRUTURAL DA INDÚSTRIA
Carlos Pio Inst. de Relações Internacionais Universidade de Brasília
SIG Organização: Funções, Processos, Níveis Objetivo: contextualizar a organização descrevendo suas funções, processos e a interdependência com os SI’s.
Cesf 3º Período Organização, Sistema e Métodos – OSM Julio Morais
Seminário Avançado - Eletiva A
ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
EFETIVIDADE, EFICIÊNCIA E EFICÁCIA
O Processo do Planejamento Estratégico Módulo 3
Definição A inovação não exige uma revolução interna nas empresas – o que ela verdadeiramente exige é a bem-pensada construção de sólidos processos de.
Defensiva: estratégia nas áreas de:
PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO
VENDAS NO CONTEXTO DE MARKETING
Gestão de Estoque na Cadeia de Logística Integrada Trabalho 10
Gestão da Inovação.
CUSTOS.
Professora: Desiree Blum Menezes, MSc. (Fundamentos da Administração)
ASAI – Administração da Informática – Prof. Malomar Alex Seminotti
Gestão da Qualidade – Motivação
Administração Geral - Aula 03
Administração de Recursos Humanos Repensando a Logística 14FY4.
Aula 1 Princípios de Marketing Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
Administração de Recursos Materiais
Grupo 14J: Adriana Vasconcelos (Y) Igor Hadish (Y) Maria Izabella Lima (X) Suzane Gonçalves (X)
Profª Agostinha Mafalda Barra de Oliveira
O que é Administração? Definições:
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
ADMINISTRAÇÃO DE NOVOS NEGOCIOS
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E GERENCIAIS
Formulação de Estratégias Funcionais
Estratégia Organizacional
Contabilidade Gerencial
Aula 3 e 4 - Orientação da Empresa para o Mercado
Barreiras A atratividade do setor depende da existência de barreiras de entrada e de saída.
Prof. Dr. Marcos Ricardo Rosa Georges
Introdução Um projeto pode ser entendido como um conjunto de informações coletadas e processadas, de modo que simulem uma dada alternativa de investimento.
BARREIRAS A atratividade do setor depende da existência de barreiras de entrada e de saída.
Planejamento e Responsabilidade Social
Seminário Avançado - Eletiva A
ESTRATÉGIAS CORPORATIVAS – PARTE I
Faculdade Morumbi Sul Prof.º Renan Okumura G. Godoy Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais II 3 Forma de Cálculo: C: Custo de Manter _Q_ x.
Teoria Geral da Administração
Estratégia Organizacional
Profª. Ms.Vera Márcia Gabaldi
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
CRIAÇÃO DE ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS
Sistemas de Informações em Recursos Humanos
Administração da Cadeia de Suprimentos 1.
Faculdade Morumbi Sul Prof.º Renan Okumura G. Godoy Administração da Cadeia de Suprimentos 1 Administração da Cadeia de Suprimentos.
Estratégia de Nível Corporativo
Objetivos e Estratégias Funcionais
Administração Estratégica Aulas 05 e 06 1.
Premissas 1 - Número de Produtos Diferentes 2 - Área do Armazém
Estratégias de Marketing
Cadeia de Valor.
FORMULAÇÃO ESTRATÉGICA
Administração Estratégica II Administração Estratégica II ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA II REVISÃO PARA A PRIMEIRA AVALIAÇÃO BIMESTRAL.
©2003 South-Western Publishing Company 1 Liderança Estratégica Michael A. Hitt R. Duane Ireland Robert E. Hoskisson Capítulo 12.
Administração de Materiais - Ciclo
Administração Estratégica Unip Universidade Paulista Aula 7 Objetivos e Estratégias Gerais FERNANDES, Bruno Henrique Rocha & BERTON, Luiz Hamilton Administração.
Estratégia Produtiva: definindo o elo perdido. Steven C. Wheelwright.
Administração Estratégica Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 1/17 Aula 7 Objetivos e Estratégias Gerais FERNANDES, Bruno Henrique Rocha & BERTON, Luiz Hamilton.
Avaliação de Cargos Consiste na determinação de um valor relativo a cada cargo, com o propósito de se constituir uma escala hierárquica para os mesmos.
CONTROLLER: Características
Orçamento.
DETERMINAÇÃO DE PREÇOS CONTABILIDADE GERENCIAL PROF. ARMINDO Antonio Fábio Gonçalves Eliane Meira Eugenio Schapowal Renato Lopes.
Transcrição da apresentação:

Administração Estratégica Aulas 07 e 08 1

Liderança em Custo Objetivo: Definição: Empresa que foca na estratégia de Liderança em Custo, busca ganhar vantagens por meio da redução de seus custos para níveis inferiores aos dos concorrentes. Exemplos: A) BIC B) Jornal Agora C) Refrigerante Convenção D) Wal-Mart

Liderança em Custo Fontes de Vantagem de Custo Diferenças de Tamanho e Economias de Escala Vantagem ocorre devido ao tamanho da organização. Dessa forma, ela poderá obter descontos devido: A) Equipamento Especializado na Produção (Maior Produtividade); B) Custo de Produção Menor devido Maior Escala; C) Especialização dos Empregados (Maior Produtividade) D) Diluição dos Custos Fixos devido Tamanho. 2. Diferenças de Experiência e Economia de Curva de Aprendizado Vantagem e redução de custos ocorrem devido: A) Aprimoramento de Métodos de Trabalho; B) Aprendizado em como tornar a linha de produção mais eficiente

Liderança em Custo Fontes de Vantagem de Custo 3. Acesso Diferencial de Baixo Custo a Insumos de Produção Vantagem ocorre devido ao menor valor de aquisição frente a um concorrente. Insumos de Produção incluem: Mão de Obra, Capital, Terras, Matéria-Prima. Ex: A) Ford localizada em Camaçari-BA (Terra e Impostos) B) Vale do Silício-EUA (Mão de Obra) 4. Vantagens Tecnológicas Independentes da Escala Empresas que detém vantagens de custo pelo alto grau de automatização em máquinas e sistemas computadorizados. Exemplos: A) General Motors, Honda, Toyota B) Siderúrgicas

Chief Executive Officer Liderança em Custo Estrutura Organizacional Empresas que implementam estratégias de liderança em custo geralmente adotam o que é conhecido como Estrutura Organizacional Funcional Chief Executive Officer CEO Produção Vendas Pesquisa e Desenvolvimento Recursos Humanos Jurídico

Liderança em Custo Estrutura Organizacional Controles Gerenciais Responsabilidade do CEO 1. Formular a Estratégia da Empresa 2. Coordenar Atividades dos Gerentes/Diretores para Implementação da Estratégia Controles Gerenciais Empresas focadas em custos, possuem sistemas rígidos de controle de valores: A. Relatórios de Produção, Produtividade e Custos das Matérias-Primas; B. Ênfase em Metas focadas em aumento de vendas ou melhoria da produtividade.

Liderança em Custo – Organizando a Empresa Estrutura Funcional 1. Poucos Níveis na Estrutura de Reporte 2. Relações de Reporte Simples 3. Quadro Executivo Pequeno 4. Foco em uma gama pequena de funções de negócio Sistemas de Controle Gerencial 1. Sistemas rígidos de controle de custos 2. Metas de custo quantitativas 3. Supervisão estrita de custos de mão de obra, matéria-prima, estoque e outros 4. Filosofia de liderança de custo Políticas de Remuneração 1. Recompensas por redução de custos 2. Incentivos a todos os empregados para que se envolvam na redução de custos

Liderança em Custo – Organizando a Empresa Inconsistências de Alinhamento comuns entre funções de negócio e estratégia de liderança em custo Função e Estratégia de Liderança em Custo - Alinhadas Função e Estratégia de Liderança em Custo – Não Alinhadas Produção Eficiente, baixo custo, boa qualidade Ineficiente, alto custo, má qualidade Marketing Enfatiza Valor, confiabilidade e preço Enfatiza estilo e desempenho Pesquisa Foco em extensões de produto e melhoria de processos Foco em tecnologia e produtos radicalmente novos Finanças Foco em baixo custo e situação financeira estável Foco em instrumentos financeiros não tradicionais Contabilidade Coleta dados de custo e adota princípios de contabilidade conservadores Não coleta dados de custo e adota princípios de contabilidade agressivos Vendas Foco em Valor, confiabilidade e preço baixo Foco em estilo e desempenho e preço alto

Referências Bibliográficas Jay B Barney & William S. Hesterly. – Administração Estratégica e Vantagem Competitiva, 2007 Michael Hitt, R. Duane Ireland & Robert E. Hoskisson – Administração Estratégica, 2002 9