Estilos de Aprendizagem e contextos de aplicação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Letramento: um tema em três gêneros
Matemática para todos Educação Básica
INTERDISCIPLINARIDADE INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
Teoria das Inteligências Múltiplas
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO MOGI DAS CRUZES
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Informática na Educação
Iolanda Cortelazzo - UTFPR
COLÉGIO LEONARDO DA VINCI
O processo de ensino, a aprendizagem e a avaliação.
AMBIENTE ALFABETIZADOR E ARITIMETIZADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MUITO ALÉM DO LETRAMENTO E DA PURA BRINCADEIRA " A alfabetização não é apenas um objetivo.
Integração das TIC nas práticas Lectivas
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
João Tarcísio Alves Maia Filho
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL E GRUPAL: DESAFIOS E NOVOS CAMINHOS
Inteligências Múltiplas
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
1ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
A ESTRUTURA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
MODELOS DE USOS DE TECNOLOGIA DIGITAL PARA INOVAÇÕES NA EDUCAÇÃO LEC/IP/UFRGS BRUSQUE, agosto 2009 LEA DA CRUZ FAGUNDES “A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS.
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
O QUE VOCÊ ENTENDE POR “ATIVIDADE DIVERSIFICADA”?
Crianças e adolescentes não aprendem da mesma maneira.
SOFTWARE EDUCACIONAL CLASSIFICAÇÃO
Metodologia do Ensino de Arte
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
EDUCAÇÃO COM EMOÇÃO: A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE ESCOLA DE ENFERMAGEM ANNA NERY MESTRANDA INGRID RÉGIA ORIENTADOR: MARCOS BRANDÃO.
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Infantil.
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Quando fazemos menção ao termo inteligência é comum a crença de que ela traduz-se no conhecimento matemático e da Língua Portuguesa (raciocínio lógico.
Tem por objetivo acompanhar a aprendizagem e o desenvolvimento dos educandos, suas inteligências, habilidades e competências.
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
PEI – Programa Educacional Individualizado
Por que o jornal na escola?
Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas
Docência universitária: repensando a aula
O QUE Relacionados às necessidades das crianças de educação e cuidado
MATERIAL COMPLEMENTAR Tema 11: Desenvolvimento da inteligência.
Cérebro, Inteligência, Aprendizagem
A PRÉ-HISTÓRIA DA LINGUAGEM ESCRITA
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Potencializando a Aprendizagem “Só há ensino se houver aprendizagem” Prof. Abel Ardigó.
Formação e Aperfeiçoamento
TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
PROJETOS A tecnologia como ferramenta nos trabalhos com PROJETOS, visando o desenvolvimento das Múltiplas Inteligências Nilbo Ribeiro Nogueira.
LEITURA “ A LEITURA É MUITO MAIS DO QUE UM INSTRUMENTO ESCOLAR. É UM PASSAPORTE PARA A ENTRADA NA CULTURA ESCRITA. (...) E LER NA ESCOLA É LER PARA INSERIR-SE.
IM Fátima Weber Rosas, Letícia Rocha Machado, Rissem Hwas, Terezinha Torres e Dra. Patricia Alejandra Behar/UFRGS-NUTED UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE.
Transcrição da apresentação:

Estilos de Aprendizagem e contextos de aplicação Profª. MSc. Maria Lucimar de Sousa Lima Centro de Mídias de Educaçao do Amazonas Assessora Pedagógica Lucimarsousa@seduc.info

O que é um estilo? Modo próprio de ser que cada indivíduo desenvolve Gostos, interesses Maneira de pensar ou agir Maneira de se relacionar com os outros e com seu entorno Espressões comuns: estilo de vida, estilo próprio, personal stylist Perfil

Aprendizagem ou aprendizado? O estilo de aprendizagem - etiquetar e rotular o aprendiz – maneira de se organizar no contexto da aprendizagem – input - processo O estilo de aprendizado - meta-estrutura psicológica multidimensional determinada pela estrutura do cérebro humano – output - produto Só os humanos aprendem

Estilo de aprendizagem Estilo de aprendizagem - maneira característica, pessoal de produzir e comportar-se em um contexto de aprendizagem É possível definir o estilo de aprendizagem de uma pessoa, sua maneira de aprender, modelada por seu estilo cognitivo O estilo de aprendizagem é a maneira na qual cada aprendiz começa a concentrar-se sobre uma informação nova e difícil, a trata e a retém

Principais teorias estruturas cognitivas do cérebro - hemisférios dominantes do cérebro relação entre estilos de aprendizagem e as inteligências múltiplas conjunto de habilidades que são utilizadas para aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a conhecer e aprender a partilhar – metacognição Segundo Gardner (1994), “a teoria das inteligências múltiplas sugere abordagens de ensino que se adaptam às ‘potencialidades’ individuais de cada aluno, assim como à modalidade pela qual cada um pode aprender”

Os estilos de aprendizagem Físico Inquietos, fuçadores, desmontadores de equipamentos e brinquedos São analíticos querem saber como as coisas funcionam por dentro Raciocinam melhor quando seus corpos estão em movimento Interagem com o mundo através do contato manual e corporal Os "Aprendizes" físicos adoram esportes, inventar, construir Quando estão aprendendo ou adquirindo capacitação acadêmica, essas pessoas se beneficiarão mais com atividades de expressão corporal, manipulação de objetos, realização de exercícios físicos.

Os estilos de aprendizagem Intrapessoal Pessoas solitárias, tímidas, aquelas que marcham conforme o ritmo da sua própria conveniência Não são anti-sociais, apenas pensam melhor quando são deixados à vontade para ditarem seu próprio ritmo Relacionam-se melhor com o mundo sob uma ótica independente e através da auto-reflexão Atividades que pessoas assim gostam: escrever, pesquisar e explorar a internet Quando estão aprendendo ou adquirindo capacitação na escola, os aprendizes intrapessoais obterão melhores resultados com atividades onde possam trabalhar sozinhos, em projetos independentes

Os estilos de aprendizagem Interpessoal Gostam de ajudar colaborar, voluntariado, os autênticos carregadores da equipe Elas conseguem o melhor de si quando podem defender suas idéias e podem ajudar os amigos a resolverem problemas Relacionam-se melhor com o mundo através de suas interações com os outros As atividades onde terão melhores resultados são as que lhes permitem contato intenso com pessoas Quando estão assimilando novas informações ou desenvolvendo sua capacitação na escola, elas obterão melhor desempenho com trabalhos de pesquisa em grupo, ou trabalhando em pequenas equipes

Os estilos de aprendizagem Linguístico ou verbal São os comedores de livros, os artesões das palavras, pessoas que sempre sabem o vão falar Causam impacto quando se expressam através de palavras faladas ou escritas Relacionam-se melhor com o meio através da linguagem. Estes indivíduos podem obter melhores resultados com atividades que incluam o uso da palavra falada e escrita Quando estão aprendendo ou construindo sua capacitação profissional, elas se beneficiarão mais em atividades que exigem interlocução verbal

Os estilos de aprendizagem Matemático São os gênios do raciocínio lógico, apaixonados por jogos de computador, seguidores e defensores das teorias científicas Sua relação com o mundo é melhor através do raciocínio, números, padrões e seqüências As atividades que melhor de identificam incluem contagem e classificação de objetos, criação de tábuas cronológicas e tabelas, e solução de problemas complexos No desenvolvimento de sua capacitação na escola, obtêm melhor desempenho com experiências científicas, acompanhamento passo a passo de processos, e usando cálculos matemáticos

Os estilos de aprendizagem Musical Vivem cantando ou entoando algum som mesmo com a boca fechada, são descritos com tendo um ouvido musical Vêem sons em tudo. Tem uma habilidade natural para interagir e entender os sons, musicais ou não. Sua relação com o mundo é através dos sons e ritmos sonoros. As atividades que podem ser mais proveitosas para elas são ouvir músicas, tocar instrumentos, interpretar sons, e cantar Quando estão aprendendo ou adquirindo capacitação acadêmica, tem se beneficiarão mais escrevendo letras e canções para músicas, tocando instrumentos para acompanhar seus trabalhos ou de outros, ou desenvolvendo projetos de multimídia

Os estilos de aprendizagem Visual Estas pessoas são os modernos Picassos e Renoirs, os grafiteiros e rabiscadores, indivíduos que tem um talento natural para as cores e para harmonizar ambientes Sua relação com o mundo é através de pinturas e imagens. As atividades que podem ser mais proveitosas para elas incluem pintura, escultura, e a criação de artes gráficas Quando estão aprendendo ou adquirindo capacitação acadêmica, essas pessoas se beneficiarão mais com desenho e criação de diagramas inclusive gráficos, leitura cartográfica, criação de mapas, ou realizando demonstrações

Qual é o meu estilo de aprendizagem? Cada indivíduo, em regra, tem predominância em um destes estilos (predominância, e não totalidade) Conhecer-se é fundamental para saber qual é seu estilo de aprendizagem predominante Auxiliará nos estudos, e no sucesso da carreira profissional

E como saber qual é o seu estilo de aprendizagem?

Autoconhecimento Papel do docente Papel da escola Como você aprende O que distrai sua atenção Como partilha as aprendizagens Como processa informações Como interage com o meio ambiente Como se organiza para estudar Papel do docente Buscar conhecer individualmente cada aluno e seus diversos estilos de aprendizado Ser facilitador das aprendizagens Incentivar a interação de alunos com diferentes estilos de aprendizado Papel da escola Evitar etiquetar os alunos reconhecer os diversos estilos de aprendizagem dos alunos Possibilitar o desenvolvimento de talentos e competências dos alunos planejar para a diversidade . .

Teoria das necessidades humanas

Estilos de aprendizagem em EaD Ativo Reflexivo Teórico Pragmático

Estilos de uso do espaço virtual Estilo de uso participativo Estilo de estruturação e planejamento Estilo de busca e pesquisa Estilo concreto e de produção Teste de estilo de aprendizagem – uso do espaço virtual https://sites.google.com/site/estilosead/

Referências ALONSO, C. M.; GALLEGO, D. J.; HONEY, P. Los estilos de aprendizaje: procedimientos de diagnóstico y mejora. Madrid: Mensajero, 2002. MELARÉ, D. V. B. Tecnologías de la Inteligencia: gestión de la competencia pedagógica digital. Madrid: Popular, 2007. ALONSO, C. M.; GALLEGO, D. J.; HONEY, P. (2002) Los estilos de aprendizaje: procedimientos de diagnóstico y mejora. Madrid: Mensajero. BARROS; D. M. V. ( 2011) Estilos de Aprendizagem e o uso das Tencologias. Coleção Colearn, Mato Grosso: KCM. ( no prelo) GARCÍA CUÉ, J. L. (2006) Tecnologías de la Información y Comunicación en la Formación del Profesorado. Tesis Doctoral. Madrid: Universidad Nacional de Educación a Distancia.