Processo de Aprovação de Produção Aprovação de Produção e Vigilância CAvC-GI Setembro de 2004 PROCESSO DE APROVAÇÃO DE PRODUÇÃO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Curso de Inspeção de Segurança Operacional do Controle do Espaço Aéreo
Advertisements

S. A S. A Indústria e Comércio Ltda. Indústria Metalúrgica
PMBoK.
Gerenciamento do escopo do projeto
Gerenciamento da Integração
Boas Práticas Clínicas Monitoramento do Estudo
Instrutor: Objetivos:.
FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS RONALDO COSTA RODRIGUES
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Auditoria da Qualidade
Projeto: Capacitação em GP
Gestão de Projetos Ms. Karine R. de Souza
NBR ISO Diretrizes para planos de qualidade
AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Gerenciamento da Integração
ATIVIDADES DO RCE TESTEMUNHO DOS ENSAIOS EM VÔO Introdução Procedimentos Específicos para Ensaios em Vôo de Homologação Credenciamento de RCE Funções Típicas.
DESIGNAÇÃO DE REPRESENTANTES CREDENCIADOS
O QUE É AÇÃO CORRETIVA?.
Gerenciamento de Integração.
Elaboração e Análise de Projetos
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Seminário RCE/RCF Representantes Credenciados do CTA/IFI Apresentação Complementar “Segurança de Interiores” Outubro 2004.
AUDITORIA, avaliação de Desempenho e Qualidade
EQUIPAMENTOS NBR ISO/IEC – 5.5
Melhoria do processo de software brasileiro
Instrutor: Objetivos:.
Seminário de Representantes Credenciados da Homologação Aeronáutica Setembro 2003.
Processo de Implementação de um Sistema da Qualidade ISO9001:2000
Qual o significado da sigla PBQP-H?
Agência Nacional de Vigilância Sanitária SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO A NBR ISO/IEC AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS E SUPRIMENTOS NBR ISO/IEC.
Instrutor: Objetivos do Workshop:.
Regularização de Equipamentos Médicos na Anvisa
Integração.
Instrutor: Objetivos:.
FLUXOGRAMA DO PROCESSO
Instrutor: Objetivos:.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Auditoria da Qualidade.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Aquisição de Serviços e Suprimentos NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:00 -
Projeto para Implantação de Manutenção Preventiva
Gestão da Qualidade de Projeto
Introdução à Validação de Processo e Controle de Alterações Formação de Auditores CPG FAT02SP Ricardo P. Moisés Instituto RACINE Data da aula: 24/07/2009.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
AÇÃO CORRETIVA NBR ISO/IEC – 4.10
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL - SGA DISCIPLINA: GESTÃO AMBIENTAL PROFª Drª Cláudia Rech – junho O QUE É ? ABNT NBR ISO 14001:2004 “Parte do sistema.
Sistemas de gestão da segurança alimentar- NBR ISO 22000
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
Análise Crítica de Pedidos, Propostas e Contratos
MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 9001:2000
Desmistificando o ABNT ISO Guia 34
CENTRO TÉCNICO AEROESPACIAL INSTITUTO DE FOMENTO E COORDENAÇÃO INDUSTRIAL DIVISÃO DE CERTIFICAÇÃO DE AVIAÇÃO CIVIL  
Correspondência entre as normas ISO9001:2000 e ISO – Realização do Produto Disciplina: Qualidade de Software Professor: Alexandre Vasconcelos Grupo:
ISO9001:2000 para Software Professor: Alexandre Vasconcelos Equipe: Amanda Pimentel Börje Karlsson Danielly Karine Erika Pessoa Jorge Cavalcanti Jose Edson.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Controle dos trabalhos de ensaio e/ou calibração não-conforme NBR ISO/IEC 17025:
Revisão da Norma ISO 9001:2008 Revisão da Norma ISO 9001:2000 para ISO 9001:2008 Impactos sobre o Sistema de Gestão da Qualidade Informativo Técnico.
Principais atribuições de um Analista da Qualidade
PROJETO SPICE ISO Integrantes: Erickson Balzaneli
Mestrado Profissional em Gestão da Qualidade Total MP 255 Sistemas de Informação e Sistemas da Qualidade UNICAMP – FEM Mestrado Profissional em.
PREPARAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS DA QUALIDADE
Agência Nacional de Vigilância Sanitária SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO AO NBR ISO IEC ANÁLISE CRÍTICA PELA GERÊNCIA NBR ISO/IEC.
4.4 Implementação e Operação
Homologação Suplementar de Tipo São José dos Campos 23 Setembro 2003.
CTA - IFI - HGE RECICLAGEM RCE – EPR 09 Nov 2004 Instituto de Fomento e Coordenação Industrial Divisão de Certificação de Aviação Civil.
Seminário RCE/RCF Representantes Credenciados do CTA/IFI Integração Eng. Projeto e Inspeção Conformidade Set./2003 Site IFI/CTA:
Seminário RCE/RCF Representantes Credenciados do CTA/IFI Eng. Projeto X Inspeção Conformidade Eng. Projeto X Inspeção Conformidade no processo de.
Treinamento RCF Representantes Credenciados Em Fabricação Treinamento Específico em: Treinamento Específico em: Inspeção de Peças de Reposição Set.
20 a 23 de setembro de Requisitos Gerais (link “avaliar adequadamente”) A CA V C se reserva o direito de avaliar o candidato Requisitos.
          O gerenciamento da qualidade é o aspecto da função que determina e implementa a "POLITICA DE MEDICAMENTOS" ou seja , as intenções e direções.
REQUISITOS GERENCIAIS
ISO 9001/2008. A expressão ISO 9000 designa um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidadepara organizações em geral, qualquer.
Transcrição da apresentação:

Processo de Aprovação de Produção Aprovação de Produção e Vigilância CAvC-GI Setembro de 2004 PROCESSO DE APROVAÇÃO DE PRODUÇÃO

Processo de Aprovação de Produção OBJETIVO O objetivo desta apresentação é fornecer aos participantes os conceitos de certificação de produção e vigilância de empresas certificadas pelo CTA de acordo com o RBHA 21 subpartes “F”, “G”, “K” e “O”.

Processo de Aprovação de Produção ROTEIRO Documentos de Referência. Certificação de Produção. Vigilância. Sistema de Organização de Produção. Comentários Finais.

Processo de Aprovação de Produção DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA MPH 300 “Certificação de Produção e Vigilância”; CI “Solicitação de Serviço de Homologação”; CI “Procedimentos para Fiscalização de Fornecedores dos Fabricantes Detentores de CHE”; e PA-29 “Auditoria em Sistema de Organização de Produção”. FAA Order C “Production Approval and Certification Management Procedures”; FAA Order B “Aircraft Certification System and Evaluation Program”;

Processo de Aprovação de Produção CERTIFICAÇÃO DE PRODUÇÃO (RBHA 21 F) Sistema de Inspeção de Produção Aprovado - SIPA: Autoridade não delega atividades para representantes credenciados (RCE e RCF). CHT Empresa requer SIPA CTA aprova Sistema de Inspeção RBHA SIPA 6 meses

Processo de Aprovação de Produção CERTIFICAÇÃO DE PRODUÇÃO (RBHA 21 G) CHE para Fabricação de Produtos Aeronáuticos: Processo CHT Processo CHE Aprovação Produção Aprovação Projeto Avaliação final(21.143, MOP, Procedimentos, Processos, etc.) CHT  CHE – O detentor de um CHE para fabricação de produtos aeronáuticos deve manter o sistema de controle de qualidade em conformidade com os dados e procedimentos aprovados.

Processo de Aprovação de Produção CERTIFICAÇÃO DE PRODUÇÃO (RBHA 21 K e O) Aprovação de Materiais, Peças, processos e dispositivos (K) e Aprovação de produtos produzidos segundo uma OTP (O): Requerimento  Documentos Coordenador de APAA distribui documentos Conformidade, Ensaio, Processo e Sistema Auditoria de Adequação APAA  CHE

Processo de Aprovação de Produção VIGILÂNCIA Empresa Grupo MonitoramentoRevalidação 1 (Fab. Prod. Classe I) 3 a 12 mesesAté 24 meses 2 (Fab. Prod. Classe II) 12 a 18 mesesAté 36 meses 3 (Fab. Prod. Classe III) N/AAté 24 meses Definição da periodicidade

Processo de Aprovação de Produção VIGILÂNCIA CAvC-GI Vôo de Produção Dificuldades em Serviço EngenhariaRAR Inspeção Histórico Auditorias de monitoramento

Processo de Aprovação de Produção VIGILÂNCIA 1.Gerenciamento Organizacional. 2.Controle de Projeto. 3.Garantia da Qualidade de Software: a)Software embarcado; e b)Software de produção. 4.Processos de Fabricação: a)Processos de fabricação e especiais; b)Recebimento, manuseio e armazenamento de materiais; e c)Determinação de aeronavegabilidade. Revalidação do CHE

Processo de Aprovação de Produção VIGILÂNCIA Revalidação do CHE 5.Controle de Fabricação: a)Controle estatístico da qualidade; b)Ferramental e meios de medição; c)Ensaios; d)Ensaios não-destrutivos; e)Material não-conforme 6.Controle de Fornecedores.

Processo de Aprovação de Produção Auditorias não programadas Critérios:  Ocorrência de acidentes ou incidentes;  Violações de requisitos dos RBHA;  Recusa ou falha da empresa em tomar ações corretivas adequadas;  Reativação da produção após interrupção;  Mudança de endereço ou mudança significativa da planta. VIGILÂNCIA

Processo de Aprovação de Produção VIGILÂNCIA FABRICANTE+I.A. OPERADORFORNECEDOR CTA CI RBHA 21 Emb. Direto Sistema Aprovado Auditoria em Fornecedores

Processo de Aprovação de Produção Vigilância continuada de produção (Registro de Assuntos Relevantes – RAR) Desvios ocorridos na linha de produção, são detectados e/ou informados; ou Ocorrências oriundas da Dificuldade em Serviço necessitam de ações na produção. VIGILÂNCIA

Processo de Aprovação de Produção INICIO Tomar conhecimento do assunto e fazer análise preliminar Carta da empresa ou comunicado dos inspetores Emitir RAR e designar responsável pelo assunto RAR Inserir dados do RAR na planilha de controle e atualizar pasta RAR Definir ações a serem tomadas e respectivos prazos de cumprimento Executar ações, atualizar planilha e pasta RAR Planilha RAR e pasta RAR Necessita de RAR? SIM NÃO Todas ações estão fechadas? SIM NÃO Necessita de outras ações? SIM NÃO Analisar eficácia das ações Ações foram eficazes? NÃO SIM Encerrar RAR, atualizar planilha e pasta RAR RAR, Planilha RAR e pasta RAR FIM RAR – Registro de Assuntos Relevantes

Processo de Aprovação de Produção Indústria e Autoridade: aliados no objetivo comum de sempre oferecer um produto seguro.

Processo de Aprovação de Produção FORTES CARLOS EDUARDO LEITE DA SILVA FORTES INSTITUTO DE FOMENTO E COORDENAÇÃO INDUSTRIAL – IFI DIVISÃO DE CERTIFICAÇÃO DE AVIAÇÃO CIVIL/ GERÊNCIA DE INSPEÇÃO E PRODUÇÃO – CAvC-GI PHONE: / FAX: OBRIGADO