Escola Municipal Prof. Antonio Lopes Lins Prof

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
II Reunião Ordinária do Consed 2011 – Canela/RS, 1º de julho de 2011
Advertisements

Formação Sala de Leitura e Filosofia
E. M. Prof. Antonio Lopes Lins Prof
Produção De Texto Escola Municipal Prof. Antonio Lopes Lins
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Ensinar e aprender história nos primeiros ciclos de aprendizagem Programa Curricular História PBH
O USO DO JORNAL NA PRÉ-ESCOLA
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA LITERATURA INFANTIL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA DO CAMPO. Ineis Bernardete.
A utilização da sala de informática
Escola Estadual Angelina J
Escola Estadual Angelina J
Práticas de alfabetização e letramento no 1º ciclo: em que isto implica? LÂMINAS BASEADAS NAS PALESTRAS DAS PREFESSORAS MAGDA SOARES E MARIA DO SOCORRO.
Encontro Formativo dos Professores Orientadores de Sala de Leitura DRE IQ “Leituras que inspiram descobertas”
LITERATURA ZIRALDO Márcia Marinho.
Edna Maria Barbosa Arrebola
PROJETO RE-E-LENDO MARIA DA PENHA FRIGINI. PROJETO RE-E-LENDO MARIA DA PENHA FRIGINI.
O REGISTRO DIGITAL DA EXPERIÊNCIA PROFESSORAS: Janete de Andrade Souza Garcia 2º Ano Suzana Mª Blasque.
APRESENTAÇÃO DA BIBLIOTECA
Sexta-feira do professor projeto proler PARCERIA –1ª COoRDENadoria S.E. & UNIRITTER TRILHANDO OS CAMINHOS DA LEITURA E DA ESCRITA.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - FACED ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIA E NOVAS EDUCAÇÕES CADERNO DE PRÁTICAS Fernanda Santos, Maria Áurea S. Ribeiro, Rosângela.
Rotina na Alfabetização:
CRÔNICAS.
Encontro Formativo dos Professores Orientadores de Sala de Leitura DRE IQ 20/08/2013 “Leituras que inspiram descobertas”
ANÚNCIO PUBLICITÁRIO O PODER DE PERSUADIR
Introdução INTRODUÇÃO
“Num mundo como o atual, em que os textos estão por toda a parte, entender o que se lê é uma necessidade para poder participar plenamente da vida social.”
PROJETO CONFABULANDO “FÁBULAS DE ONTEM E DE HOJE”
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
Profa. Reane Franco Goulart
PROJETO Navegando na Leitura
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
O MUNDO ENCANTADO DA LITERATURA INFANTIL
Relatório de Proposta de Projeto
Roteiro Pedagógico de CIÊNCIAS
LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
Merigdriane INTRODUÇÃO PROCESSO AVALIAÇÃO TAREFA RECURSO
O MUNDO MÁGICO DA LEITURA
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
PROJETO:LEITURA E ESCRITA
II Núcleo do Território Pratigi pela Educação
CAFÉ COM LETRA 4º ENCONTRO LEITURA.
Universidade Federal do Amapá
Ivaneide S.S.Rocha - Graduanda em Pedagógia - UESB
ALUNAS: MARIA DIVINA DE OLIVEIRA MARIA ELENA GONÇALVES MARIUSA PEREIRA
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
PROJETO LER É LEGAL PROJETO LER É LEGAL. Professora Responsável: Edivania Alves Gonçalves. Disciplina de Atuação: Língua Portuguesa Justificativa: Não.
Planejamento da Rotina Semanal
Descrevendo a atividade
PREFEITURA MUNICIPAL DE JARAGUÁ DO SUL
LEITURA, POESIA E ARTE Este projeto foi executado na EE Padre Anchieta – Nova Andradina. Participantes: Alunos 3ª série (4º ano) Professora de Artes e.
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
Escola Municipal Prof. Antonio Lopes Lins Prof. regente: Talita Martins Jorge PCTE: Olídia Maria.
SIDROLANDIA MS E E PAULO EDUARDO DE SOUZA FIRMO EXTENSÃO SÃO PEDRO Progetec: Simone Rodrigues Selles de Oliveira Multiplicadora: Maria Izabel Rossi GED.
PROJETO DIDÁTICO LER É TÃO BOM
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Proposta de atividade, esboço inicial
OFICINA DE ESCRITA Por acreditarmos que tudo e qualquer indivíduo possa ser um leitor e escritor efetivo é que construímos uma resposta voltada para.
Escola Municipal Patrícia Jonas Sant’Anna Trabalhos realizados no LIED O.T.: Roberta Cristane.
PROFESSORES ENVOLVIDOS: ALESSANDRA LOPES DAIANE BARBOSA.
Material Institucional - Núcleo de Atendimento ao Discente - PROENS
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS ALUNOS
“Um país se faz de homens e livros”
PRODUZIR TEXTOS A PARTIR DE QUADRINHOS INTRODUÇÃO. Um dos conhecimentos escolares mais utilizados são a produção de textos. Quando pensamos na dimensão.
ROTINA DIDÁTICA PARA ALFABETIZAR-LETRANDO
Para que os professores, a equipe escolar possam criar projetos que ampliem, enriqueçam, aprofundem temas em estudo, e também beneficiem alunos com dificuldades.
Bem-vindos EVA MARIA - Dirigente Regional DE Leste 2
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Clube de Construindo dinâmicas e práticas de leitura com jovens leitores.
LER É 10. Um grande desafio... Os brasileiros leem pouco, uma média de 1,8 livros por ano segundo pesquisas da UNESCO. A média mundial é de 10 livros.
Transcrição da apresentação:

Escola Municipal Prof. Antonio Lopes Lins Prof Escola Municipal Prof. Antonio Lopes Lins Prof. regente: Solange Borges Camargo PCTE: Olídia Maria Lescano de Souza 4º “D” PROJETO LEITURA

Justificativa A compreensão dos textos escritos e de tudo que nos cerca exige habilidades que são desenvolvidas pela leitura. A leitura nos faz pensar, dar sentido e dominar a riqueza que um texto pode transmitir. Ensinar a ler e desenvolver o gosto pelos textos literários é um grande desafio, e porque não dizer, a maior tarefa do professor e da escola como um todo. É preciso oportunizar o contato com os livros para que os alunos estejam refletindo e discutindo os problemas que apresentam e ainda possibilitar a pesquisa, criação e recriação, atribuindo à literatura sua verdadeira função social.

Objetivo Geral Melhorar a capacidade de leitura e compreensão de diferentes textos; Ampliar as possibilidades de interpretação de textos; Desenvolver o gosto pela leitura. Incorporar a atividade de leitura em voz alta dentro da programação diária. Entrar em contato com o material gráfico impresso Propiciar o contato com os portadores ou suportes de textos (rótulos, cartazes, enciclopédias, livros, revistas, jornais) Trabalhar diariamente com a Literatura Infantil.

Período de Realização: Recursos Para tanto, visitarão a biblioteca e sala de informática, assistirão aos vídeos que orientarão nas apresentações dos trabalhos orais e escritos, exposições, dramatizações de histórias, criação de músicas e produções de HQ. Período de Realização: Março a julho de 2011

Leitura na biblioteca, realizada semanalmente, sob supervisão da bibliotecária Luzia Circe Pinheiro

Atividades desenvolvidas em Sala de Informática Site: www.monica.com.br www.meugibi.com