CULTURA ORGANIZACIONAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os Ciclos de Escolarização
Advertisements

GESTÃO DE PESSOAS Cultura Organizacional
Cultura e Cultura Popular
Cultura e Mudança! Caroline G. Fernandes Claudinei dos Santos
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
Função Aplicação de pessoas:
24/05 - CULTURA ORGANIZACIONAL
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
CULTURA ORGANIZACIONAL
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
CULTURA ORGANIZACIONAL
CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAIS X MUDANÇAS
Identidade dos Indivíduos nas Organizações
ESTRATÉGIA ENQUANTO UM PROCESSO E ESTRATÉGIA ENQUANTO UMA POSTURA
ad – direção para, tendência para;
Os Dez Papéis do Administrador
Ética da Empresa, Ética na Empresa,
Cultura Organizacional
Desenvolvimento organizacional
O Principio de convivência na Sociedade
Subsistema de Aplicação
Influências Socioculturais
COMPETENCIAS DO PROFISSIONAL
Gerenciamento e Liderança nas atuais Organizações
CAPÍTULO 12 Liderança.
Cultura Organizacional
Faça uma analogia com o corpo Humano.
LIDERANÇA A liderança é um dos papéis mais importantes dos administradores. A pessoa que desempenha o papel de líder influencia o comportamento de um ou.
Liderança em Pequenas e Médias Empresas
Prof. Msc. Rudy de Barros Ahrens
A palavra conviver originou-se
GRUPO EQUIPE É um conjunto de pessoas praticando atividades comuns,
Gestão De Mudança Cultural
Modelo dos Nove Baldes ou Nove Metacompetencias de Liderança
NATUREZA E DESAFIOS ATUAIS DA ADMINISTRAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO DE NOVOS NEGOCIOS
Princípios da Administração Fonte: Introdução à Administração de Antonio Cesar Amaru Maximiano Volume 03 Versão /07/2009.
GESTÃO DE PROJETOS 1 Aula 13. ExtroversãoIntroversão Sensação Intuição Atenção preferencial para o mundo exterior Preferência por informação concreta.
O PROCESSO ESTRATÉGICO
Mesa Redonda: DESVENDANDO A CULTURA ORGANIZACIONAL
Teoria do Desenvolvimento Organizacional
APLICANDO PESSOAS.
Administração de Recursos Humanos II
Orientação das Pessoas A Cultura Organizacional. Componentes da Cultura Organizacional. A Socialização Organizacional. Métodos de Socialização Organizacional.
Tipos de Comunicação.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
Individuali dade e Diversida de humana. Ser Ouvido 2 Ser Elogiado 4 Ser Valorizado 31 Ser Aceito 33 Ser Prestigiado 6 Ser Respeitado 35 E, quando isto.
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
Fundamentos de Gestão N. Tadachi Takashina.
Prof. MSc. Cláudio Cabral.  Cultura organizacional é um conjunto de crenças e valores que são desenvolvidos e reforçados com o decorrer do tempo.  Refere-se.
Capítulo 1 A administração hoje.
Coisas que um aluno de pós- graduação deve saber... Jacques Sauvé Departamento de Sistemas e Computação UFCG – 2007.
CULTURA ORGANIZACIONAL Elizabete Nunes.
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
RELAÇÃO CAPITAL-TRABALHO. Capital intelectual - ativos que devem ser considerados: Conhecimento: técnico, especializado e domínio da informação; Afetividade:
APRENDIAGEM E EDUCAÇÃO CORPORATIVA
CULTURA O QUE É?.
INTERNACIONALIZAÇÃO. A INTERNACIONALIZAÇÃO A internacionalização implica em expandir as atividades da empresa para além das fronteiras nacionais. É uma.
Informação e conhecimento organizacional Os ambientes organizacionais complexos são apoiados por informação e conhecimento, o que de fato traduz a importância.
CULTURA E CULTURA ORGANIZACIONAL
GESTÃO DE PESSOAS Prof. Itair Pereira da Silva
CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL
Variáveis Básicas do D.O.
1 Gestão de Projetos Comunicação em Gestão de Projetos cristianomagalhaes.wordpress.com
Relações Interpessoais Prof. Irineu Manoel de Souza, Dr. Unidade 4 Mudança Comportamental – Cultura, Crenças e Valores Objetivo Ao finalizar esta Unidade,
LIDERANÇA “A habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir objetivos comuns, inspirando confiança por meio de força.
Ultrapassando os limites da burocracia?. Mudança organizacional: o modelo Japonês  Tomada de decisões de baixo para cima:
TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL Especialistas em D.O.
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Gerenciamento do Hospital-empresa.
Transcrição da apresentação:

CULTURA ORGANIZACIONAL Conjunto de valores que um grupo aprendeu a aceitar, como resultado da solução de problemas de adaptação ao ambiente e de integração interna. O estudo da cultura é utilizado para entender as organizações. Todas as organizações desenvolvem uma cultura, onde seu conteúdo, depende da experiência advinda do aprendizado de resolver problemas.

As subculturas da organização À medida que crescem, as organizações criam departamentos que se diferenciam em termos de missão e do perfil de pessoas empregadas. Engenharia, marketing, rh e finanças, são áreas diferentes, com especialistas diferentes que desenvolvem sua própria cultura.

Os componentes da cultura organizacional Artefatos: arquitetura, perfil do ambiente ( igualdade ou se diferenciam pela posição, tecnologia empregada, como as pessoas se vestem, disponibilidade de recursos, material e coisas próprias. Tecnologia: exprime os diferentes estágios de utilização do conhecimento, o estado-da-arte, õs artefatos tecnológicos mais avançados. Símbolos:objetos e comportamentos que transmitem mensagem dentro da organização. Cerimônias, rituais, hábitos e linguagem. Valores: estão no íntimo da cultura. Compreendem crenças, preconceitos, ideologia, e todo tipo de atitude e julgamento.

Funções da cultura: convivência interna critérios para avaliação define o comportamento Disfunções: dificuldade de entender os processos de mudança dificuldade de aceitar outras culturas tendências de subestimar outros grupos

Comparação das culturas Japonesa: Hierarquia,valorizam a decisão coletiva, líder ajuda no processo decisório. Americana: Dão valor a hierarquia, decisão é um papel individual, o líder assegura que cada um faça o seu papel,usam reunião para tomar decisão mas quem decide é o líder. Latinos: Dão valor a hierarquia, o líder decide e os liderados o seguem. Usam reuniões de duas formas( no modelo japonês e americano).

INDICADORES DE CULTURA Distancia do poder linguagem relações humanas atitudes em relação ao futuro universalismo em contraposição ao particularismo orientação para o ambiente propensão ao risco