49 anos Não podemos esquecer. EM Carlos Drummond de Andrade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola Municipal Terezinha Nívia de Oliveira Lopes
Advertisements

O lugar onde vivo Público alvo: 7ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Vicente Bertoni. Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Patrícia.
Navegar com segurança é assunto para educação
HEMEROTECA COMO RECURSO DIDÁTICO
Etapas de Elaboração da Pesquisa na Ciência Jurídica
Lennessy Lívia Miranda Ludmila Nogueira Suely Magalhães
 Área de Conhecimento: Geografia, História e Matemática  Nível: Ensino Médio  Série: 1ªs do Ensino Médio  Título: Viajando no Tempo e no.
Projeto Interdisciplinar envolvendo Ciências Matemática Português
Área do conhecimento: Biologia
Como produzir um jornal escolar
TEMA: colonização de SC
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
EMEF Prof. Dercy Célia Seixas Ferrari
RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA 17/03/2009
ÁGUAS – GOTAS DE VIDA PARA O PLANETA TERRA
TURÍSTICOS PONTOS DE VITÓRIA
Revisão Importância do conhecimento Tipos de conhecimento
Portal UNO 2008 Para a Escola Para os Professores Para os Alunos
ESCOLA MUNICIPAL ALTAIR F. DA SILVA “ZIZO” REGIÃO SUL Profª
LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994.
DISCIPLINAS: Língua Portuguesa e História Área: Linguagens, códigos e tecnologias Início: Março Término: Dezembro Título: MEMÓRIAS DE NOVA ANDRADINA Temática:
POR QUE UM ADOLESCENTE DO TERCEIRO MILÊNIO DEVE APRENDER HISTÓRIA?
Memória de Produção   Sequência Didática –Construção de Sonetos    Objetivos: Conscientizar sobre a importância que a escola exerce na vida de todos os.
III Encontro de Boas Práticas
Professor: Eunice Shizue Koguchi Garcia Séries que leciono: 6ª, 7ª e 8ª. Escola: Dr. Augusto Mariani - Andradina. Título: Água Duração: três semanas.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA.
Diretoria de Ensino da Região de Jacareí
Aula 3 Práticas em Mídia II.
CRONOGRAMA 8h15: Enquete: Mascote Galo
CRONOGRAMA 8h15: Enquete: Mascote Galo
CRÔNICAS.
ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS
Ensinar a ler e a escrever nas aulas de Ciências
Mapeamento Colaborativo e Participativo nas Bacias Hidrográficas
“Estamos passando por um processo de transformação social que não tem mais volta; hoje, temos uma nova forma de trocarmos saberes e de desenvolver conhecimento.
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
AS TECNOLOGIAS DISPONIVEIS NA ESCOLA Austrílio Capilé Castro
Leitura de Textos Científicos
ATLANTE – enfrentar o desafio das drogas, isto é, viver sem drogas.
BARBACENA, A CIDADE DAS ROSAS... PERFUMANDO A ILHA DO AMOR.
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Coisas da minha escola.
Trabalho em grupo.
O que é ensinar história?
Projeto E.E. E.F.M. OLÍVIA SARAIVA MAIA
Sugestão de Atividade:
Macabíadas - o esporte unindo e aproximando
Sugestão de planejamento Pedagógico
PLANEJAMENTO 2013 GEOGRAFIA PCNP Adriana Simi
ESCOLA MUNICIPAL FLORIANO PEIXOTO
TarefaAvaliaçãoReferênciaConclusãoCréditosIntrodução 321 Processo Esta WebQuest foi elaborada para alunos do 8º ano. Professora Débora Soifer Clones Demais.
O que um bolsista PIBID faz? Grupo de bolsistas PIBID UFRGS – subprojeto Matemática Porto Alegre, 25 de maio de 2010.
Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Escolas
II Aula de Gala. Cleiri Souza Dirley Moraes João Ribeiro Marcelo Honorio II Aula de Gala Universidade Católica Dom Bosco III Semestre de História Campo.
OBJETIVO GERAL Incentivar ao aluno a produção de hipertextos para publicação online e impressa através de um Jornal escolar envolvendo temas e conteúdos.
Tecnologia na minha escola Ensinando e aprendendo com as tecnologias.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Odilei Avelino dos Santos
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
Tecnologia na minha escola Ensinando e aprendendo com as tecnologias.
PROFESSOR: ALENCAR DE SÁ – GEOGRAFIA URBANA
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS ALUNOS
O cinema na vida de cada um
“Um país se faz de homens e livros”
Mapa da Escola Seqüência didática:.
CONDUÇÃO DA DISCIPLINA. INTERNET Todas as atividades relativas à disciplina encontram-se reunidas no “site” do Professor / docentes LOCAL/HORÁRIO.
RAQUEL MARMENTINI PROFESSORA DE GEOGRAFIA EEB CARLOS FRIES IPIRA SC JUNHO/2010.
49 anos Não podemos esquecer. EM Carlos Drummond de Andrade
Transcrição da apresentação:

49 anos Não podemos esquecer. EM Carlos Drummond de Andrade Massacre de Ipatinga 49 anos Não podemos esquecer. EM Carlos Drummond de Andrade

Objetivos Geral Conhecer a realidade de um dos fatos mais marcantes da História de Ipatinga, tornando- o imorredouro na lembrança dos indivíduos inserindo-o como importante e significativo episódio da História de Minas Gerais.

Objetivos Específicos Compreender a política e a economia no início da construção de Ipatinga identificando as desigualdades sociais da época. Situar a cidade de Ipatinga no contexto histórico- geográfico como foco de atrito entre a classe dominante e a classe dominada.

Conteúdos História e geografia local Leitura e interpretação de documentos históricos ( livros, mapas, revistas, fotografias, entrevista) Palestra: Massacre de Ipatinga com José Augusto de Moraes.

Turma: PAT IV Tempo estimado: 12 aulas Material: documentos históricos, mapas variados, internet, fotos antigas e recentes, máquina fotográfica, filmadora, reportagens de jornal, cartolina, cola, pincel atômico.

Desenvolvimento 1ª Etapa Fazer uma sondagem sobre o assunto com os alunos listando no quadro as opiniões de cada um. 2ª Etapa Levar os alunos à sala de informática para pesquisar sobre o tema abordado para anotações de pontos importantes. 3ª Etapa Ir à sala de biblioteca para pesquisa de documentos históricos sobre o assunto abordado e confeccionar mapa da região do conflito. 4ª Etapa Confeccionar cartazes com fotos históricas retiradas da fonte de pesquisa (livros) e exposição.

Avaliação Observação dos trabalhos realizados dentro e extra classe. Dedicação e resultado concreto (cartazes) sobre o assunto abordado. Avaliação verbal realizada com os alunos para verificação de novos conhecimentos sobre o fato histórico. Produção de texto.

Fotos Antigas e Recentes Alojamento

Fazendinha ( Ideal)

Antigo bandejão(local onde foi queimado o caminhão)

BR 381/ Escritório Central da Usiminas

Onde tudo começou

Resultado da tragédia

Valeu a pena? “ Tudo vale a pena se a alma não é pequena.” Fernando Pessoa

Fonte de pesquisa histórica Livros: Não foi por acaso – Marcelo Freitas Ipatinga Cidade Jardim, volume IX, documentos, 2009 Professores colaboradores Edmor Moreno Júnior ( História) Joana D’arc Lisbanho ( Português) Josiane Hungria (Geografia)