CENTRO DE EDUCAÇÃO COMUNITÁRIO PRÉ-ESCOLAR ESTRELINHA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
Advertisements

A criança é a música.
Relações de Convívio Solidário
ENSINANDO A ENSINAR MINI BASQUETE.
Relação professor/aluno
Oficina Brincando com sucata
I- Concepção de Educação
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2012 DRE PIRITUBA / JARAGUÁ.
CEU CEI PARQUE ANHANGUERA
REUNIÃO COM O SETOR VILA PRUDENTE
DIA A DIA DE NOSSAS CRIANÇAS NA EMEI
II Congresso do Sistema de Ensino Integral
Educação Infantil Reunião de Pais – 2012.
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
TURNO INTEGRAL.
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
QUALIDADE NA EDUCAÇÃO Todos os aspectos da educação devem ser observados
Essa é minha escola.
RELAÇÕES: PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO ESCOLAR E DIDÁTICA
O AMBIENTEARTES PLÁSTICAPROJETOS FORA DA ESCOLACOMEMORAÇÕES.
COLÉGIO LEONARDO DA VINCI
Música & Surdez: Mito ou Realidade?
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Rotina na Alfabetização:
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
Organização e Prática da Educação Infantil
Gestão da Educação Infantil
Currículo para Escola de Evangelização Espírita Infanto - Juvenil
CONSELHO COMUNITÁRIO DA PONTE DO IMARUIM - CCPI
Construtivismo em Sala de Aula
REUNIÃO TÉCNICA – PEDAGÓGICA 2014
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
A ESTRUTURA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
REUNIÃO DE PAIS DOS ALUNOS DA
“Aprender conteúdos & desenvolver capacidades” Cesar Coll e outros
QUESTÕES POLÍTICAS E PEDAGÓGICAS PARA UMA EDUCAÇÃO INFANTIL DE QUALIDADE PALESTRANTE:NILMA PAES BARRETO aLVES.
DESENVOLVIMENTO INFANTIL E PRÉ-ESCOLA
TURNO INTEGRAL.
CRECHE ÁGAPE/ 2014.
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
BLOCO PEDAGÓGICO Anos Iniciais Proposta Pedagógica
Coordenadora:Cristiane Lima e Erika Quintanilha
REUNIÃO DE PAIS Pré – escola I
LUCIANA PEREIRA DA SILVA NELSDY CUNHA TEIXEIRA LAZZARINI UBATUBA 2007
ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL ( ETI)
COMPETÊNCIAS DO COORDENADOR PEDAGÓGICO
EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: O PROFESSOR-TUTOR NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA ALUNAS: MAGALI DALLA PRIA SILVIA GOMES DAVIDOSKI ASTORGA - PARANÁ.
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
Organização do espaço e do tempo na Educação Infantil
EDUCAÇÃO INFANTIL UMA NOVA CONCEPÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
CHAPECÓ CRIANÇA – CIDADANIA EM AÇÃO
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
COLÉGIO ESTADUAL ZUMBI DOS PALMARES
Didática da alfabetização
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- SEDUC
Adaptação Curricular Deficiência Intelectual
NΨTRA – Núcleo de Psicologia do Trabalho Universidade Federal do Ceará
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
Escola Palavra Viva Ensino Fundamental
O computador como Meio e como Fim...
O PAPEL DO PSICÓLOGO NA EDUCAÇÃO
UNIDADE I: Introdução ao estudo da Educação Infantil. Profª. Ms Maria Celeste Rocha FACULDADE CATÓLICA SALESIANA DO ESPÍRITO SANTO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Colégio Maria Imaculada Dr. Piero Roversi
Encontro de Pais Colégio Cenecista Mons. Antonio de S. Gens
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PAIC EIXO DA EDUCAÇÃO INFANTIL CONQUISTAS/DESAFIOS 2011/2012.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
LEITURA “ A LEITURA É MUITO MAIS DO QUE UM INSTRUMENTO ESCOLAR. É UM PASSAPORTE PARA A ENTRADA NA CULTURA ESCRITA. (...) E LER NA ESCOLA É LER PARA INSERIR-SE.
Transcrição da apresentação:

CENTRO DE EDUCAÇÃO COMUNITÁRIO PRÉ-ESCOLAR ESTRELINHA C.C.P.I. CENTRO COMUNITÁRIO DA PONTE DO IMARUIM

O Centro de Educação atende – 123 crianças de 03 a 06 anos – nos períodos: matutino, vespertino e integral – onde recebem cuidados e orientações educacionais. Dimensão Pedagógica: Criança Cidadã, através da concepção lúdica.

O Centro de Educação tem como pressuposto para seu trabalho a concepção sócio-histórica, baseada no Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil.(RCNEI).

Oportunizar o desenvolvimento integral da criança em todos os aspectos: físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da sociedade.(LDB)

TRABALHANDO COM PROJETOS Porque é trabalhar dentro de uma organização da ação educativa. Um planejamento, a partir de projetos, resulta em possibilidade de enfocar diferentes áreas do conhecimento e um trabalho tendo em vista a execução de tarefas reais, inseridas no cotidiano das crianças, não separando "brinquedo de trabalho“, (Lúdico).

Portanto, trabalhar com projetos implica ensinar de uma forma diferente, levando em consideração o modo como as crianças pensam e aprendem é a melhor maneira de possibilitar-lhes diversos tipos de interações e experiências.

PROJETO DO 1º SEMESTRE: MÚSICAS INFANTIS OBJETIVO GERAL: Apresentar a música e a musicalização como elementos contribuintes para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem, da inteligência e a integração, favorecendo o desenvolvimento cognitivo/ lingüístico, psicomotor e sócio-afetivo da criança.

A Musicalização Infantil é um poderoso instrumento que desenvolve, na criança, além da sensibilidade à música, qualidades como: a concentração, a coordenação motora, a sociabilização, a percepção auditiva, o respeito a si próprio e ao grupo, a destreza do raciocínio, a disciplina pessoal, o equilíbrio emocional e inúmeros outros atributos que colaboram na formação do indivíduo.

A ROTINA NO CENTRO DE EDUCAÇÃO: A chegada Lanche: café da manhã Higiene pessoal Horário de atividades Horário de parque Almoço Higiene Saída do período matutino Hora do soninho

A chegada do período Vespertino Lanche: café da tarde Higiene pessoal Horário de atividades Horário de parque Janta Higiene Saída