Metodologia de trabalho EVT Rui Madeira – Encontro Educação Arte e Escola - 2011
Como uma visita de estudo é ponto de partida para abordagem de quase todos os conteúdos da disciplina….
No ano 2010/11 foi feita uma visita de estudo ao Centro Cultural de Cascais, para conhecer e enquadrar o trabalho do pintor Nadir Afonso nos conteúdos a abordar na disciplina de EVT.
Problemática do sentido Codificações Imagem na comunicação Conteúdos de ciclo Comunicação Problemática do sentido Codificações Imagem na comunicação
Espaço Relatividade da posição dos objectos Organização do espaço Representação do espaço
Estrutura Estrutura das formas Estrutura dos materiais Estrutura modulada
Forma Elementos da forma Relação entre a forma e os factores que a condicionam Valor estético da forma
Geometria Formas e estruturas geométricas no envolvimento Formas e relações geométricas puras Operações constantes na resolução de diferentes problemas – traçados geométricos
Luz/Cor Natureza da cor A cor no envolvimento Simbologia da cor
Material Origem e propriedades Transformação de matérias-primas Impacto ambiental
Medida Métodos Unidades de medida Instrumentos de medição
Movimento Tipos de movimento Produção de movimento Representação de movimento
Trabalho Relação técnicas/materiais Produção e organização Higiene e segurança
Fontes de energia – recursos energéticos Formas de energia Transformação de energia
Foram realizados diversos exercícios a partir das pinturas do autor, salientando-se o preenchimento de secção de algumas obras e o seu inverso, bem como a utilização cromática e a estética como inspiração para: módulo/padrão, desconstrução e reelaboração de pinturas, ampliação e redução, criação de elementos visuais para decorações de Natal e de máscaras de Carnaval, com base na linguagem, ritmo, cor e estética de Nadir Afonso.
Ficou patente que a metodologia de trabalho se adapta à aprendizagem do nível de ensino, sendo possível abordar praticamente todos os conteúdos do ciclo.
"Estímulo para as artes e conteúdos escolares"; Como utilizar a arte na formação da criança