Metodologia de trabalho EVT

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Projecto: “Espaço – Outra Visão”
Advertisements

Não sei, mas fiquei a saber....
Adaptações Curriculares Coordenadoria de Educação Especial
A REPRESENTAÇÃO E A QUESTÃO DO ESTILO
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Ensino e aprendizagem de Matemática no terceiro ciclo
Laurinda da R. B. Roque INSTITUTO DE S. TIAGO – Cooperativa De Ensino C.R.l. Sobreira Formosa – Castelo Branco 6º ano – Educação Visual e Tecnológica Fornalhas.
H2COLOUR Paulo Guedes Instituto Duarte de Lemos
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE DANÇA PIBID/UFBA
PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICO
DIRETRIZES CURRICULARES
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
DESENHO GEOMÉTRICO NO ENSINO DA GEOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
“EDUCAÇÃO E VIDA” A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DE FUTUROS CIDADÃOS
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 12
A IMPORTÂNCIA DAS MATÉRIAS DA GRADE CURRICULAR
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
3º Ciclo e Secundário 1º Ciclo 2º Ciclo Todos
DEPARTAMENTO DE ACÇÃO EDUCATIVA Técnica de Segurança Rodoviária
PROJETO “reinventando o ensino médio”
Currículo para Escola de Evangelização Espírita Infanto - Juvenil
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
PRÁXIS E PRÁTICA EDUCATIVA
Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
A Modelagem Matemática como Ambiente Educacional
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
Evt Prof. Manuel zita.
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
A ESTRUTURA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
O DESIGN © antónio de campos, 2011.
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
ELES NÃO SÃO PEQUENOS DEMAIS!
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-músical
Politica dos 3Rs A produção de produtos com uma maior longevidade e durabilidade são condições importantes para a redução.
O novo programa de Matemática para o ensino básico
Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1
Metodologia do Ensino de Arte
TEXTURAS Textura Texturas naturais Texturas artificiais.
LINGUAGENS Etapa II – Caderno IV
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Plano de Actividades 1º ano Ano lectivo 2008/2009.
Perguntas de Modelação
Ensino Médio e Educação Profissional
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
CURSO PREPARATÓRIO PROFESSOR MUNICIPAL 1º E 2º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE.
ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA (P.52) CONHECIMENTO ESTÉTICO: O conhecimento teorizado sobre a arte, produzido pela arte e as ciências humanas, como a filosofia,
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
ENSINO MÉDIO INOVADOR ARTE – PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS e ARTE - CINEMA E VÍDEO O ARTIGO 26 DA LDB 9394/96 NO SEU PARÁGRAFO SEGUNDO MENCIONA QUE “O ENSINO.
DATAS COMEMORATIVAS FEVEREIRO 2011.
Atividade complementar 04
AULA 04 Direito à propriedade Direito à segurança 1.
OS CONTEÚDOS DE ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
O COLORIDO DAS ARTES.
O homem e a cultura - Leontiev
Disciplina de Arte.
EDUCAÇÃO ESTÉTICA E ARTÍSTICA EM CONTEXTO
O PAPEL DA ESCOLA NA FRUIÇÃO DOS UNIVERSOS CULTURAIS
EDUCAÇÃO ESTÉTICA E ARTÍSTICA EM CONTEXTO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO
Desenhar espaços. Linhas orientadoras Na fase inicial de um desenho recorre-se habitualmente a linhas orientadoras, ou seja para tactear a posição das.
O DESAFIO DA INCLUSÃO E NOVASTÉCNICAS METODOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO CRISTÃ Textos: Ef. 3: 8-10; 1 Cor. 1:24; At. 2:
ABORDAGEM TRIANGULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL REGESD
Transcrição da apresentação:

Metodologia de trabalho EVT Rui Madeira – Encontro Educação Arte e Escola - 2011

Como uma visita de estudo é ponto de partida para abordagem de quase todos os conteúdos da disciplina….

No ano 2010/11 foi feita uma visita de estudo ao Centro Cultural de Cascais, para conhecer e enquadrar o trabalho do pintor Nadir Afonso nos conteúdos a abordar na disciplina de EVT.

Problemática do sentido Codificações Imagem na comunicação Conteúdos de ciclo Comunicação Problemática do sentido Codificações Imagem na comunicação

Espaço Relatividade da posição dos objectos Organização do espaço Representação do espaço

Estrutura Estrutura das formas Estrutura dos materiais Estrutura modulada

Forma Elementos da forma Relação entre a forma e os factores que a condicionam Valor estético da forma

Geometria Formas e estruturas geométricas no envolvimento Formas e relações geométricas puras Operações constantes na resolução de diferentes problemas – traçados geométricos

Luz/Cor Natureza da cor A cor no envolvimento Simbologia da cor

Material Origem e propriedades Transformação de matérias-primas Impacto ambiental

Medida Métodos Unidades de medida Instrumentos de medição

Movimento Tipos de movimento Produção de movimento Representação de movimento

Trabalho Relação técnicas/materiais Produção e organização Higiene e segurança

Fontes de energia – recursos energéticos Formas de energia Transformação de energia  

Foram realizados diversos exercícios a partir das pinturas do autor, salientando-se o preenchimento de secção de algumas obras e o seu inverso, bem como a utilização cromática e a estética como inspiração para: módulo/padrão, desconstrução e reelaboração de pinturas, ampliação e redução, criação de elementos visuais para decorações de Natal e de máscaras de Carnaval, com base na linguagem, ritmo, cor e estética de Nadir Afonso.

Ficou patente que a metodologia de trabalho se adapta à aprendizagem do nível de ensino, sendo possível abordar praticamente todos os conteúdos do ciclo.

"Estímulo para as artes e conteúdos escolares"; Como utilizar a arte na formação da criança