ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Advertisements

Professor – Dejalma Cremonese
UNIJUI - Universidade Regional do Estado do Rio Grande do Sul
Nosso país segue o sistema de democracia representativa.
Prof.: Dejalma Cremonese Aluno: Jeronymo Petry
PARLAMENTARISMO E PRESIDENCIALISMO.
ORGANIZAÇÃO POLÍTICA E TERRITORIAL
REVISÃO DE PROVA PARA O SEGUNDO COLEGIAL
AS INSTITUIÇÕES SOCIAIS A FAMÍLIA A ESCOLA A RELIGIÃO O ESTADO
A Organização Política do Brasil
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
O PLANEJAMENTO DA FORÇA DE TRABALHO
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Promover a gestão pública de excelência, visando contribuir para a qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão e para o aumento da competitividade.
Unidade 2 - Direito Constitucional
OS TRÊS PODERES NO BRASIL
Definições importantes
Curso EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO AO CIDADÃO
Definição  Direito Administrativo: “ramo do direito público que tem por objetivo os órgãos, agentes e pessoas jurídicas administrativas que integram a.
O Estado e os Três Poderes
Órgãos soberania.
Os Poderes Executivo e Legislativos e suas funções
HIERARQUIA DAS LEIS Normas Constitucionais e emendas à Constituição
Estrutura Administrativa
O LEGISLATIVO MUNICIPAL
Poder Executivo Nacional, Estadual e Municipal.
ÉTICA E GOVERNANÇA: OUVIDORIA PARA A CIDADANIA
SECRETARIA EXECUTIVA REGIONAL II
DIREITO CONSTITUCIONAL
Controladoria-Geral da União 1 Controladoria Geral da União Rodrigo Paiva - CGU-Regional/PB.
Estado como Instrumento de Controle Social Estado como Instrumento de Controle Social Conselheiro Antônio Joaquim Presidente do Tribunal de Contas do Estado.
DIREITO ADMINISTRATIVO I
Estruturas Organizacionais
A Função do Tribunal de Contas no Ordenamento Jurídico
INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Princípios constitucionais que informam a Administração Pública
Estrutura Administrativa
O Brasil é uma república federal presidencialista, de regime democrático-representativo. É uma república porque o Chefe de Estado é eletivo e temporário.
Título do Trabalho: ANÁLISE DO PROCESSO DE MUDANÇA DO MODELO DE GESTÃO EM ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS A PARTIR DA REFORMA DO ESTADO DE 1995, Ciências Socialmente.
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DISCIPLINA: Prof. Vitor Maciel.
AGENTES PÚBLICOS.
Estrutura e Dinâmica Social
Separação e Funcionamento dos poderes.
Estrutura Administrativa
Servidor como Agente da Ação Estatal
A ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS E DOS PODERES
1 Estrutura Administrativa O estudo da Administração Pública em geral, compreendendo a sua estrutura e as suas atividades, devem partir do conceito de.
Aula 1: Funções da Administração
Direito Constitucional II PROCESSO LEGISLATIVO.   Conceito:   “Conjunto coordenado de disposições que disciplinam o procedimento a ser obedecido pelos.
Organização do Estado Democrático de Direito no Brasil O povo brasileiro decidiu:  a forma de governo é republicana;  o nosso sistema de governo é presidencialista;
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
Questões introdutórias
Gestão por competência
Ética e Legislação Evelyn Santinon.
ESTADO E POLÍTICAS PÚBLICAS
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Como se organiza e estrutura a Educação Básica no Brasil?
PMPR 4º CRPM 2ª CIPM CFSD DIREITO ADMINISTRATIVO E DISCIPLINAR INSTRUTOR: ASP. OF. PM RENAN GUILHERME FANTIN.
Instituições de Direito – Prof. Rafael Mafei (FD).
AUDIÊNCIA PÚBLICA: Política de Defesa Agropecuária no Brasil: Defesa agropecuária e integração dos entes da federação e Sistema Unificado de Atenção à.
DIREITO, ESTADO E JURISDIÇÃO; FEDERAÇÃO; COMPETÊNCIA. Instituições de Direito – Prof. Rafael Mafei (FD)
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
REPRESENTAÇÃO DE AGENTES PÚBLICOS GUSTAVO AUGUSTO FREITAS DE LIMA – DEPCONT / PGF.
O sistema de proteção social brasileiro em direção a um modelo descentralizado Marta Arretche.
Weber e a Burocracia Luciano Thomé e Castro. Introdução: Weber Importante cientista social e jurista alemão. Na década de 20 publicou estudos sobre o.
Ministro Augusto Sherman Cavalcanti Junho/2016 Governança e Gestão das Aquisições.
Introdução ao Direito Administrativo Aula 1: As interfaces entre o direito administrativo e as políticas públicas ou por que estudar Direito em um curso.
Encontro Presidência e Secretaria Geral 21 e 22 de junho de 2011.
A ESTRUTURA DO SETOR PÚBLICO
Transcrição da apresentação:

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA “Todo o sistema de governo, todo o conjunto de idéias, atitudes, normas, processos, instituições e outras formas de conduta humana, que determinam a forma de distribuir e de exercer a autoridade política e como se atendem aos interesses públicos”. (Matias-Pereira, 2008)

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA “A estrutura do poder executivo, que tem missão de coordenar e implementar as políticas públicas. Apresenta-se como um conjunto de atividades diretamente destinadas a execução concreta das tarefas consideradas de interesse público ou comuns numa coletividade”. (White, 1950 – p. 8)

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA “É o conjunto de órgãos do Estado encarregado de exercer, em benefício do bem comum, funções previstas na Constituição e nas leis”. (Ceneviva, 2005)

SERVIÇO PÚBLICO “É toda a atividade material fornecida pelo Estado, ou por quem esteja a agir no exercício da função administrativa, se houver permissão constitucional e legal para isso, com o fim de implementação de deveres consagrados constitucionalmente relacionados à utilidade pública”. (Figueredo, 2003 – p.78-79)

ESTADO É o conjunto das instituições (Governo, Forças Armadas, Funcionalismo Público, etc) que controlam e administram uma nação. É uma comunidade de homens fixada sobre um território com poder de mando, constituída de Povo (componente humano), Território (base física) e Governo (elemento condutor), com capacidade de elaborar suas próprias leis, que detém e exerce poder absoluto.

ESTRUTURA DO ESTADO O Estado tem estrutura Burocrática. Corresponde ao modelo de organização que prioriza a hierarquia, a especialização, a obediência as regras e procedimentos, a formalização, a impessoalidade e a competência técnica.

TIPOS DE BUROCRACIA NO BRASIL Burocracia Eleita: (Política) Eleitos pelo voto; a) Federal: Presidente, Senadores e Deputados; b) Estadual: Governador e Deputados ; c) Municipal: Prefeito e Vereadores; Burocracia Diretorial: Composta por servidores públicos de distintas profissões; (Cargos de Confiança)

TIPOS DE BUROCRACIA NO BRASIL Burocracia Profissional: Composta por ocupantes de cargos e funções profissionais especializados; ( Médicos, Professores, Administradores, etc) Burocracia Auxiliar: Composta pela maioria dos servidores públicos; (Oficiais Administrativos em geral) Burocracia Proletária: Composta pelo pessoal de apoio em geral; (Cargos de Limpeza, Motoristas, etc)

CARGOS NA GESTÃO PÚBLICA Cargos Comissionados: São são aqueles destinados ao livre provimento e exoneração, de caráter provisório, destinando-se apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento, podendo recair ou não em servidor do Estado; (Não concursados) Funcionário Público: Pessoa que exerce, legalmente, função administrativa de âmbito federal, estadual ou municipal, de caráter público; (Ingresso através de concurso público)

PODERES DO ESTADO Legislativo: Elabora as leis – função normativa; Executivo: Converte a lei em ato individual e concreto – função administrativa; Legislativo: Elabora as leis – função normativa; Judiciário: Aplica e julga as leis – função judicial;

GOVERNO O órgão ao qual a Constituição atribui o poder executivo sobre uma sociedade. O governo é a instância máxima de administração executiva, geralmente reconhecida como a liderança de um Estado ou uma nação, e o governo é formado por dirigentes executivos do Estado, ou ministros.

ESFERAS DO GOVERNO 1- Esfera Federal: Pesidente; 2- Esfera Estadual: Governador; 3- Esfera Municipal: Prefeito;

GOVERNANÇA A capacidade do Estado de transformar em realidade, de forma eficiente e efetiva, as decisões politicamente tomadas. Colocar em prática o discurso político e as promessas.

FUNÇÃO DO GESTOR PÚBLICO Tem como função gerir, administrar de forma ética, técnica e transparente a coisa pública, seja esta, órgãos, departamentos ou políticas públicas visando o bem comum da comunidade a que se destina e em consonância com as normas legais e administrativas vigentes;

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA É O CONJUNTO DE ÓRGÃOS INSTITUÍDOS PARA CONSECUÇÃO DOS OBJETIVOS DO GOVERNO. É O CONJUNTO DE FUNÇÕES NECESSÁRIAS FORMADA POR RECURSOS HUMANOS, MATERIAS E TECNOLÓGICOS, PASSÍVEIS DE ORDENAMENTO E GESTÃO, AOS SERVIÇOS PÚBLICOS EM GERAL, EM BENEFÍCIO DA COLETIVIDADE. É TODO O APARELHAMENTO DO ESTADO NA REALIZAÇÃO DE SEUS SERVIÇOS VISANDO A SATISFAÇÃO DAS NECESSIDADES COLETIVAS.