Profa. Ma. Lauren Mennocchi UNIP 2015

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Transcrição da apresentação:

Profa. Ma. Lauren Mennocchi UNIP 2015 Psicologia Escolar Profa. Ma. Lauren Mennocchi UNIP 2015

Ementa Atuação do psicólogo na interface com a educação em uma perspectiva crítica em psicologia. Atuação do psicólogo em relação aos processos educativos e às demandas escolares que surgem no contexto clínico, institucional e comunitário

Objetivos gerais Compreensão dos fenômenos e processos psicológicos constituídos a partir de relações sociais por meio da discussão de situações-problema de escolarização. Compreensão da atuação do psicólogo em contextos educativos para promoção do desenvolvimento humano e construção de políticas públicas que expressem o compromisso com a educação pública brasileira. Desenvolvimento de estratégias de intervenção frente aos problemas de escolarização, segundo uma perspectiva crítica no contexto escolar.

Objetivos específicos Tais competências serão desenvolvidas a partir das seguintes habilidades: Conhecer o percurso histórico da escolarização brasileira e as políticas públicas em Psicologia e educação no Brasil. Conhecer a atuação do psicólogo frente às demandas escolares, a partir de uma visão crítica em psicologia. Compreender as dificuldades de escolarização em uma dimensão psicossocial por oposição às perspectivas biologizantes. Analisar criticamente os funcionamentos institucionais e a dinâmica das relações na escola no diagnóstico e intervenção em psicologia escolar. Planejar intervenções que respondam às demandas relativas às queixas escolares, segundo um enfoque crítico em psicologia escolar. Identificar mitos e preconceitos sobre a criança que não aprende na escola.

Conteúdo programático Revisão histórica das principais teorias da educação. A visão crítica em Psicologia Escolar contemplando a perspectiva histórica em que se deu a aproximação entre psicologia e educação. O papel do psicólogo enquanto mediador da queixa escolar, no sentido de promover a reflexão e favorecer transformações. Mitos e preconceitos a respeito da criança que não aprende. A patologização e biologização do que é pedagógico. A medicalização e a judicialização da educação e da sociedade. Políticas Públicas em Educação e a atuação do psicólogo: discurso oficial e consequências no processo de escolarização - discurso oficial X aplicação prática. O diagnóstico na escola, análise crítica dos instrumentos utilizados e apresentação de outra proposta de intervenção diante das queixas escolares. Modelo de atuação do psicólogo diante dos problemas de aprendizagem e de comportamento a partir da visão crítica em psicologia escolar: a análise institucional O psicólogo como mediador do processo de formação de professores em uma perspectiva sócio-histórica. O psicólogo e a Orientação Profissional.

Estratégias Com o objetivo de que o aluno desenvolva a capacidade de discriminar procedimentos, em Psicologia, de diagnóstico e intervenção em processos educativos, a disciplina utilizará as seguintes estratégias: 1º. Aulas expositivas em que o professor irá salientar as principais fundamentações retratadas nos textos de leitura, bem como procedimentos de análise e intervenção do psicólogo no contexto clínico, institucional e comunitário, em relação às demandas escolares. 2o. Espaço semanal nas aulas para exemplificações que possibilitem ao aluno a identificação dos problemas de escolarização em uma perspectiva crítica, segundo a experiência do professor em relação aos atendimentos às demandas escolares. 3º. Pesquisa de campo em escola – investigação de tema sobre escolarização e a atuação do psicólogo em uma perspectiva crítica em Psicologia. 4o. Aplicação de técnicas de dinâmica de grupo nas aulas com objetivo de fornecer modelos de atuação do psicólogo em relação aos processos educativos.

Avaliação No 1º bimestre, prova bimestral, individual, sem consulta, contendo no mínimo 12 (doze) questões; valendo de 0,0 (zero) a 9,0 (nove) sendo 40% em questões dissertativas e 60% em questões objetivas. ATENÇÃO: Trabalho em grupo – elaboração de um projeto de pesquisa, sob a supervisão do professor, que envolva pesquisa de campo em escola e cuja temática sejam os processos de escolarização – modelo em anexo (valor = zero a 1,0). A média do 1º bimestre é a soma das duas notas: 9,0 prova + 1,0 projeto de pesquisa. No 2º bimestre, prova bimestral, individual, sem consulta, contendo no mínimo 12 (doze) questões; valendo de 0,0 (zero) a 10,0 (dez), sendo 40% em questões dissertativas e 60% em questões objetivas. ATENÇÃO: Trabalho em grupo – a partir do projeto construído no bimestre anterior, os alunos irão no 2º bimestre, coletar e analisar os dados da pesquisa, redigir o relatório final (modelo em anexo). A apresentação será feita sob a forma de PÔSTER com apresentação nos espaços externos da faculdade (saguão, corredor, etc.)

Projeto e relatório de pesquisa Elementos de Identificação Procedimentos para coleta de dados Capa Procedimentos para análise de dados Folha de Rosto Ressalvas éticas. RESUMO – palavras chave (3) Referências Bibliográficas Sumário Anexos Lista de Figuras /Lista de Quadros/Lista de Tabelas/Lista de Anexos ***ATENÇÃO: deve fazer parte do relatório final todos os itens acima do projeto de pesquisa (1 a 6) mais os itens abaixo: Introdução Apresentação Tema/Levantamento bibliográfico 7) Análise dos dados / Resultados Objetivos (Geral e Específico) 8) Considerações finais Hipóteses 9) Referências bibliográficas Justificativa 10) Anexos (TCLE assinado, transcrição das entrevistas e outros materiais que fazem parte da pesquisa). Métodos Sujeitos Instrumentos Aparatos de pesquisa

Plano de aulas – 1º bimestre Agosto Atividade 07 Apresentação da disciplina 14 Revisão histórica das principais teorias da educação e atual proposta política de educação para o Brasil.  BRASIL. Plano Nacional de Educação (PNE 2014 – 2024). Ministério da Educação / Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (MEC/ SASE), 2014. Disponível em: http://pne.mec.gov.br/ BRASIL. Plano Municipal de Educação. Ministério da Educação / Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (MEC/ SASE), 2014. Disponível em: http://pne.mec.gov.br/ SAVIANI, Dermeval. Teorias da educação e o problema da marginalidade. (2003). In: Escola e Democracia. São Paulo, Editores Associados. 2005.p. 03 - 34.Disponível em: http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/cp/arquivos/609.pdf 21 Continuação 28 A visão crítica em Psicologia Escolar   BARBOSA, Deborah R. Contribuições para a Construção da Historiografia da Psicologia Educacional e Escolar no Brasil. In: Psicologia Ciência e Profissão, 2012, Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932012000500008 BOCK, Ana M. B. (2003). Psicologia e Educação: Cumplicidade ideológica. In: Psicologia Escolar: Teorias Críticas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003. p. 79 – 103.

Setembro Atividade 04 Continuação 11 Mitos e preconceitos a respeito da criança que não aprende. A patologização e biologização do que é pedagógico. COLLARES, C. A. L; MOYSES, MOYSES, M. A. A. Transformação do Espaço Pedagógico em Espaço Clínico (A Patologização da Educação). In: Cultura e Saúde na Escola. São Paulo: FDE, p.025-031. (Série Ideias, 23) Disponível em: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_23_p025-031_c.pdf FÓRUM SOBRE MEDICALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E DA SOCIEDADE. Recomendações de práticas não medicalizantes para os serviços e profissionais de educação e saúde. Disponível em: http://medicalizacao.org.br/recomendacoes/ MOYSÉS, M. A. A., COLLARES, C. A. L. Sobre alguns preconceitos no cotidiano escolar. In: Alfabetização: passado, presente, futuro. São Paulo: FDE, 1993. Disponível em: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_19_p09-025_c.pdf 18 Políticas Públicas em Educação e a atuação do psicólogo: discurso oficial X aplicação prática. MARIN, Ana Paula. Fracasso escolar e políticas públicas: a ampliação do ensino fundamental. X Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional. Universidade Estadual de Maringá. Anais. Paraná, 2011. Disponível em: http://www.abrapee.psc.br/xconpe/trabalhos/1/119.pdf PATTO, Maria Helena Souza. Acelerando a escolarização: em nome do quê? In: Exercícios de Indignação – escritos de Educação e Psicologia. São Paulo, Casa do Psicólogo, 2005. (p. 17 a 28) PATTO, Maria Helena Souza. Democratização do ensino e políticas públicas: desafios para a pesquisa. In: Exercícios de Indignação – escritos de Educação e Psicologia. São Paulo, Casa do Psicólogo, 2005. (p. 57-67). 25 NP1 + Apresentação do projeto de pesquisa

Plano de aulas – 2º bimestre Outubro Atividade 02 Vista de prova 09 O psicodiagnóstico na escola, análise crítica dos instrumentos utilizados e apresentação de proposta de intervenção MACHADO, Adriana Marcondes. Avaliação psicológica na escola: mudanças necessárias. In: Psicologia e Educação: desafios teórico-práticos. TANAMACHI, Elenita; PROENÇA, Marilene Rebelo; ROCHA, Marisa Meira. (org). São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002. p. 143-167 PATTO, M. H. S. Para uma visão crítica da razão psicométrica. In: Revista Psicologia. USP v. 8, nº 1, SP 1997. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65641997000100004 16 Atuação diante da Queixa Escolar na clínica e na instituição escolar. TANAMACHI, Elenita; MEIRA, Marisa. A atuação do Psicólogo como expressão do pensamento crítico em Psicologia e Educação. In: Psicologia Escolar: Práticas Críticas. MEIRA, Marisa; ANTUNES, Mitsuko. A.M. São Paulo, Casa do Psicólogo, 2003. p. 11 a 62. 23 O atendimento psicológico à queixa escolar. SOUZA, Beatriz de Paula. Apresentando a Orientação à Queixa Escolar In: Orientação à Queixa Escolar. SOUZA, Beatriz de Paula (org). São Paulo, Casa do Psicólogo, 2007. p. 97 – 134. 30 Atuação diante das dificuldades de aquisição da língua escrita. SOUZA, Beatriz de Paula. Trabalhando com dificuldades na aquisição da língua escrita. In: Orientação à Queixa Escolar. SOUZA, Beatriz de Paula (org). São Paulo, Casa do Psicólogo. 2007. p.137 – 163.

Novembro Atividade 06 O psicólogo e a orientação profissional SILVA, Brena Maués da; FINOCCHIO, Ana Lúcia. Orientação profissional com adolescentes. In: CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DO MATO GROSSO DO SUL. Saberes, Processos e Práticas do Psicólogo Escolar/Educacional. Dourados, Ed. UEMS, 2012. p. 115-121. SILVA, Brena Maués da; FINOCCHIO, Ana Lúcia. Orientação profissional com adolescentes. http://www.crp14.org.br/arquivos/site_noticias_1820420354.pdf 13 Documentos produzidos pelo Conselho Federal de Psicologia e Conselhos Regionais de Psicologia orientadores para a atuação do psicólogo em demandas escolares. CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA DE SÃO PAULO. Referências técnicas para Atuação de Psicólogas (os) na Educação Básica / Conselho Federal de Psicologia. - Brasília: CFP, 2013.58 p. Disponível em: http://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2013/04/Refer%C3%AAncias-T%C3%A9cnicas-para-Atua%C3%A7%C3%A3o-de-Psicologas-os-na-educa%C3%A7%C3%A3o-b%C3%A1sica.pdf.   CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DE SÃO PAULO. Psicologia e Educação: contribuições para atuação profissional. Volume 6. Disponível em: http://www.crpsp.org.br/portal/comunicacao/caderno.aspx CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DE SÃO PAULO. Vídeos Documentários. A Psicologia Educacional e Escolar em São Paulo. Volume 8. Disponível em: http://www.crpsp.org.br/memoria/ CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA DE SÃO PAULO. Orientações sobre as atribuições do(a) psicólogo(a) no contexto escolar e educacional. Disponível em: www.crpsp.org.br 20 NP2 + Entrega do Relatório de Pesquisa (Apresentação dos trabalhos durante a mesma semana) 27 Vista de prova