Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Atingindo a Capacitação em Informática através da Grade Curricular
Advertisements

TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Selecione cada um e pressione a tecla DELETE.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Fundação Roberto Marinho
Angélica/MS.
Angélica/MS.
Padrões de competência em TIC para professores
Para viver, aprender e trabalhar bem em uma sociedade cada vez mais complexa, rica em informação e baseada em conhecimento, os alunos e professores devem.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Área do conhecimento: Biologia
PROJETO DE MATEMATICA E GEOGRAFIA
Como produzir um jornal escolar
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
VICENTE BARRETO VICENTE BARRETO Excluem-se da escola Os que não conseguem aprender, Excluem-se do mercado de trabalho os que não têm capacidade técnica.
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
PROJETO DE INFORMÁTICA
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
A Educação Mediada pela Tecnologia
Laboratório de Ensino de Química 1
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 12
O uso dos softwares nas escolas
ESCOLA MODELO Um projeto de inclusão digital do Grupo Abril, Fundação Bradesco e Intel.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
DIVULGANDO A PESQUISA.
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
Componentes: Jessica Rodrigues Carla Mattos Giovanna Dutra
Pederneiras- São Paulo
Funções e Atribuições do Diretor
Capacitação dos professores
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
PROGRAMA NOVAS TECNOLOGIAS – NOVAS POSSIBILIDADES
REORGANIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Ciclo de Oficinas sobre Tecnologias Educacionais
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos As TIC e a aprendizagem As TIC e a aprendizagem Desenvolver competências Desenvolver competências.
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional
CURRICULO +.
O Sistema Integrado de Avaliação Institucional - SIAI nasce com a proposta de ser uma ferramenta de gestão que deve ser utilizada, em todo o seu potencial,
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
Deise Kramer Lima Fernandes
PROJETO ÁGUA Água, a importância do uso consciente, através das Tecnologias da Informação e Comunicação. Escola Municipal de Ensino Fundamental Benedicto.
PROJETO PAPA – LÉGUAS: VAMOS ACELERAR JUNTOS?
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
SEMINÁRIO PROINFO E TV ESCOLA REGIONAL - NORDESTE 5.
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO GESTÃO INTEGRADA DE MÍDIAS NA EDUCAÇÃO FORMOSA DO OESTE 2013.
Professor Dinamizador de Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação Função primordial para "articular as ações  pedagógicas desenvolvidas com.
Constituição de Grêmios Estudantis
Projeto de ensino – aprendendo com histórias infantis – o uso de gibis no ensino Prof.ª Márcia.
Curso Presencial SAEMS O SAEMS Saems 2014.
Curso Presencial SAEMS O SAEMS Saems 2014.
Diretoria de Ensino da Região de Jacareí
PARÂMETROS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE PERNAMBUCO
Aluna: Tatiane Paula Moraes Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005 UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional.
Escola Estadual “Sebastião Gurgel” Oficina: Participação Estudantil
GOVERNO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO PREPARANDO PARA EXPANSÃO: LIÇÕES DA EXPERIÊNCIA PILOTO BRASILEIRA NA MODALIDADE.
Projeto UCA EMEF José Benigo Gomes.
O computador como Meio e como Fim...
DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE CARAPICUÍBA
O papel pedagógico do órgão gestor
Termo de Terminalidade
Transcrição da apresentação:

Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas Visão Geral Áreas de Aprendizagem Multidisciplinar: História, Português e Matemática. Níveis O projeto foi desenvolvido em uma escola pública localizada em uma pequena cidade chamada Serra Azul, no Estado de São Paulo, Brasil; Projeto de iniciativa da professora de história com envolvimento da gestora da Escola E.E. Francisco Ferreira de Freitas, dos professores e de todos os 650 alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas Documentos

Visão Geral Objetivos Descrição Os objetivos do projeto foram: Promover a integração e utilização das ferramentas tecnológicas no processo eleitoral do Grêmio Estudantil da escola visando à formação de alunos líderes e participativos. Criar oportunidades para os alunos serem incluídos digitalmente, desenvolvendo competências que possibilitem o exercício crítico da cidadania. Objetivos Descrição A inserção da tecnologia no processo eleitoral fez com que as eleições ficassem mais atrativas e dinâmicas, despertando, com isso, o interesse, a motivação e a participação de todos os alunos do ensino fundamental II e ensino médio.

Estudantes usam o sistema de votação eletrônico.

Estudantes utilizando a urna de papel para votar antes do projeto.

Visão Geral Descrição O projeto foi inovador porque: A tecnologia foi utilizada como ferramenta de aprendizagem por professores de diferentes disciplinas em todas as etapas do projeto, desde a organização do processo eleitoral da escola, até a conclusão da eleição; Os alunos tiveram a oportunidade de desenvolver habilidades tecnológicas e competências como leitura, escrita e raciocínio lógico; Os resultados do projeto garantiram a reativação do uso do laboratório de informática e a inserção do projeto na proposta política pedagógica da escola, garantindo assim, sua continuidade.

Visão Geral Softwares Palavras-Chaves Autores Microsoft Office (Word, Excel, PowerPoint e Paint Brush) e Internet Explorer Softwares Cidadania, autonomia, parceria, inclusão digital e formação de lideranças. Palavras-Chaves Autores Patrícia M. E. Manso, professora de história. José Donizete Manso, professor de informática.

Gerenciamento e Planejamento dos Professores Realizações e Planejamento Reunião com diretor da escola para apoio e parceria no desenvolvimento do projeto; Trabalho em parceria com 10 professores, cabendo destacar a parceria para trabalho multidisciplinar com os professores de história, português e matemática para desenvolvimento do projeto de forma integrada; Debate com todos os alunos do ensino fundamental II e ensino médio sobre a importância e a atuação do Grêmio Estudantil e do voto consciente; Criação de uma comunidade virtual para divulgação do Grêmio, inscrição dos partidos e participação dos alunos nas enquetes.

Gerenciamento e Planejamento dos Professores Realizações e Planejamento Formação dos partidos com alunos de diferentes séries, turmas e turnos. Elaboração e apresentação pelos líderes dos partidos das propostas de campanha junto aos demais alunos da escola. Pesquisa boca de urna realizada por alunos do 3º ano do Ensino Médio. Análise, elaboração de gráficos, textos e artigos para divulgação dos resultados da pesquisa. Votação eletrônica utilizando os programas Excel e PowerPoint. Apresentação final dos resultados da eleição utilizando o PowerPoint.

Recursos dos Professores Participação no Projeto Exemplos do envolvimento de várias áreas curriculares no projeto: A professora de história promoveu debates em sala de aula para discussão sobre a história do movimento estudantil, o conceito de cidadania, o papel e a importância da atuação do Grêmio; O professor de português, utilizando o Word, desenvolveu atividades de leitura e escrita para criação dos discursos, artigos de opinião e material de campanha elaborados pelos alunos. Foi responsável também por toda revisão e acompanhamento das produções; O professor de matemática orientou os alunos na pesquisa de boca de urna, no desenvolvimento da tabulação, interpretação, análise e divulgação dos dados, com elaboração de gráficos no Excel; O estagiário do laboratório de informática orientou os alunos no desenvolvimento das atividades realizadas nos computadores. Criou e desenvolveu um aplicativo para realização das eleições digitais utilizando, para isso, o Excel e o PowerPoint.

Debates nas aulas de história.

Comunidade virtual do Grêmio Estudantil para publicidade e discussão do processo eleitoral.

Estudantes fazem pôsteres para a campanha.

Estudantes em campanha na sala de aula.

O professor de matemática orienta os alunos na publicação dos resultados.

Resultados de pesquisa: gráficos, relatórios, cálculos e estatísticas.

Gráfico feito por estudantes com os resultados finais da votação.

Recursos dos Professores Recursos Desenvolvidos Os alunos aprenderam muito e interagiram no processo de aprendizagem, pois eles estavam envolvidos em todas as fases do projeto como principais atores, como protagonistas no processo; Os estudantes desenvolveram importantes competências básicas nas áreas de leitura, escrita, comunicação, raciocínio lógico e acesso à informação e organização, bem como competências tecnológicas na utilização dos programas Word, Excel e PowerPoint; Outro interessante resultado administrativo e talvez político deste projeto foi a reabertura do Laboratório de Informática da escola e a inserção do projeto no plano político e pedagógico agenda escolar. Recursos de classe 1 Câmera digital; 3 computadores; 1 impressora

O laboratório de informática começa a ser usado para outras atividades educacionais.

Avaliação e Normas Avaliações Realizadas Mapeando os Padrões Os parâmetros utilizados para avaliar os alunos foram: envolvimento, a participação ativa, a qualidade dos produtos criados e habilidades desenvolvidas. Os alunos atingiram os objetivos determinados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) da educação brasileira como: cidadania, participação social, integração comunidade-escola, leitura e escrita e resolução de problemas. Mapeando os Padrões Documentos

Informações Gerais: Escola e Professores Dados Escola / Educadores Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas localizada na pequena cidade de Serra Azul em São Paulo, com aproximadamente 8.200 habitantes; Essa é a única escola de Serra Azul que oferece Ensino Fundamental II e Ensino Médio; A maioria das famílias dos alunos trabalha na plantação de cana-de-açúcar; Número de professores: 36; Número de funcionários: 17 (Incluindo 1 Diretor, 1 Vice-Diretor e 1 Coordenador); Número de alunos: 650 alunos em toda a escola.