Sistema de Gestão da Qualidade

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Transcrição da apresentação:

Sistema de Gestão da Qualidade É A GESTÃO DA EMPRESA ATRAVÉS DA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA NORMA OU PROGRAMA “CERTIFICAÇÃO OU NÃO”

Componentes do SGQ Definição dos processos Documentação dos Procedimentos Treinamento do pessoal Auditoria Interna Análise Crítica Ação Corretiva e Preventiva Melhoria Contínua

Cuidados na Implantação do SGQ Envolvimento da alta direção Constituir o Comitê da Qualidade Delegar o Representante da Direção- RD Promover Seminário de Sensibilização Qualificar/Cursos área de qualidade Formar Grupos de trabalho- CCQ Elaborar Diagnóstico- Forças/Fraquezas Preparar Auditores Internos

Visualização dos Cuidados

Forma de Organização SGQ Documentos Nível Estratégico – Manual Nível Tático- Procedimentos /Planos Nível Operacional Normativo- POP Comprovação - Registros

Forma de Organização SGQ Documentos Outros Documentos: Comunicação Interna Comunicação Externa Gestão Geral: Relatórios/Contratos “Tratamento Previsto no SGQ” Missão/Valores

Classificação dos SGQ FORMAIS NORMAS REGULAMENTOS PROGRAMAS INFORMAIS EXPERIÊNCIA GESTORES

Implementação do SGQ Normas Programas Não é obrigatório Obrigatória Voluntária Normas Programas Não é obrigatório Compulsória Regulamentos Organismos Governamentais Obrigatória

Norma X Regulamento Ambos estabelecem: Características de um produto/ processos Métodos de produção Incluem requisitos de procedimento Especificações, simbologia, terminologia, Regulamento: compulsório Norma: Voluntária

REGULAMENTO

AGENCIAS REGULADORAS Área da Saúde: ANVISA Meio Ambiente: CONAMA CONSULTAR SITE INMETRO Área da Saúde: ANVISA Meio Ambiente: CONAMA Telecomunicações: ANATEL

NORMAS NACIONAIS Padronização Interna Comitês Setoriais INTERNACIONAIS Relações comerciais Igualdade nas relações

A NORMALIZAÇÃO NO BRASIL

Associação Brasileiras de Normas Técnicas ABNT Associação Brasileiras de Normas Técnicas Fundada em 1940 Sociedade sem fins lucrativos Órgão responsável pela normalização técnica no país Fornecendo a base necessária ao desenvolvimento tecnológico brasileiro.

Associação Brasileiras de Normas Técnicas ABNT Associação Brasileiras de Normas Técnicas Estrutura da ABNT Comitê Brasileiro (CB) CB é subdividido em: Comissões de Estudos (CE) Grupos de Trabalho (GT)

Participação na elaboração das Normas Técnicas Entidade Neutra Representante de Fabricantes Representante de Clientes

Elaboração de uma Norma Técnica Elaboração do projeto de norma. Encaminhamento do projeto para a ABNT. Publicação do projeto para Consulta Nacional. Análise da Consulta Nacional. Aprovação como Norma Técnica pela ABNT e INMETRO. Publicação, pela ABNT, como Norma Brasileira.

Elaboração de uma Norma Técnica Elaboração do projeto de norma. Encaminhamento do projeto para a ABNT. Publicação do projeto para Consulta Nacional. Análise da Consulta Nacional Aprovação como Norma Técnica pela ABNT e INMETRO. Publicação, pela ABNT, como Norma Brasileira.

NORMAS INTERNACIONAIS VALIDADAS NO BRASIL ISO.... NBR ISO

NORMAS ISO 9001 e NBR ISO 9001Gestão da Qualidade: satisfação do cliente e a melhoria contínua dos processos ISO 14001 e NBR ISO 14001 Gestão Ambiental BS 8800 e BSI OHSAS 18001 Gestão da Saúde e Segurança do trabalho

NORMAS ABNT NBR ISO 10012 Sistemas de gestão de medição SAE AS 9100 e NBR 15100 Sistema de Gestão da Qualidade Aeroespacial TL 9000 Gestão das telecomunicações ISO 22000 e ABNT NBR ISO 22000 Gestão da Segurança de Alimentos

Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2000

É uma organização internacional, composta por associações normativas de vários países, cujo objetivo é a elaboração de Normas de interesse mútuo “ABNT”

FAMÍLIA ISO 9000 ISO 9000: SGQ Terminologia ISO 9001: SGQ Requisitos ISO 9004: SGQ Guia para melhoria do desempenho ISO 19011: Diretrizes para Auditoria de Sistema de Gestão

PRINCÍPIOS DA ISO PRINCÍPIO 1: FOCO NO CLIENTE PRINCIPIO 2: LIDERANÇA PRINCÍPIO 3: PESSOAS PRINCÍPIO 4: PROCESSOS PRINCÍPIO 5: ABORDAGEM SISTÊMICA PARA A GESTÃO PRINCÍPIO 6: MELHORIA CONTÍNUA PRINCÍPIO 7: ABORDAGEM FACTUAL PARA A TOMADA DE DECISÃO PRINCÍPIO 8: BENEFÍCIOS MÚTUOS NAS RELAÇÕES COM OS FORNECEDORES

Quem pode adotar: Empresas Grande/Média/ Pequena Indústrias Prestadoras de serviços “Certificação/ Contratos”