GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL APRESENTAÇÃO DO PROFESSOR

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Advertisements

BENCHMARKING.
Gestão da Produção Just in Time (JIT).
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
Programa de Qualidade: certificações, etapas e custos
Qualidade A busca da excelência
S. A S. A Indústria e Comércio Ltda. Indústria Metalúrgica
ENGENHEIRIA DE PRODUÇÃO
Qualidade Total.
Gestão Estratégica de Operações
Tecnologia de Impressão Offset – Qualidade e Produtividade: GESTÃO DA QUALIDADE Notas de Aula 2o. Semestre 2011.
QUALIDADE TOTAL E MELHORAMENTOS
LOGÍSTICA Operador Logístico.
Prof. Miguel Antonio Pelizan
Disciplina:Tópicos Avançados de Sistemas de Informação
LOGÍSTICA DE SUPRIMENTOS
CONCEITOS DA GESTÃO PELA QUALIDADE TOTAL
14 PRINCÍPIOS DE DEMING.
Qualidade em Serviços de Informação
Planejamento Estratégico AULA 8 Março/2011
Logística e Gerenciamento da
Cadeia de Valor Fatores Críticos de Sucesso
LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO
AULA 02: MESTRES DA QUALIDADE Profª. Elizabete Nunes.
Sistemas de Qualidade I
Capítulo 4 Auditoria de Sistemas
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
NBR isso 9001:2008 Uma introdução.
PLANO DE NEGÓCIO.
O MÉTODO DEMING DE ADMINISTRAÇÃO Os 14 Pontos
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Pato Branco/Pr – 05 de julho de 2013
ADM DE VENDAS PROFa. WANESSA PAZINI
Métodos Quantitativos
Gestão da Qualidade e Produtividade
conhecimentos em resultados
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
5. Abordagem como um sistema de gestão
Divisão da Qualidade Assegurada Departamento da Qualidade
Função da Administração:
Introdução à Gestão da Qualidade (Aula 8 – ISO 9004 & Auditoria da Qualidade) Professor Gustavo F Ribeiro PEÃO São Roque junho.
Prof.ª: Suziane Antes Jacobs
Qualidade na Manutenção
Professor Roberto César
A evolução do conceito e da prática da gestão da qualidade
ISO NBR Eduardo Silvestri Ribeiro
GESTÃO DA QUALIDADE E CERTIFICAÇÕES
e-Commerce (Comércio Eletrônico)
Iniciando na logística empresarial
MBA - CASTELO GESTÃO DE TRANSPORTE E FROTAS
Carlos Visão Global Social
Empresa Junior.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I
Profª. Ms.Vera Márcia Gabaldi
Logística Integrada Engenharia de Produção
Bacharel em Administração com ênfase em Marketing. Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios. Pós -Graduado em Gestão Pública Pós -Graduando em Metodologia.
Introdução A qualidade já é conhecida há alguns milênios. Mas, como disciplina, ainda está em formação. Em sua fase inicial a qualidade estava voltada.
Custos da Qualidade.
Gestão da Produção e Logística
AULA 1 VISÃO GERAL DE PROCESSOS PRODUTIVOS E QUALIDADE
Conceitos e Sistemas de Gestão da Qualidade
GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL
Competências Profissionais
ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE
Professor Douglas Pereira da Silva Bacharel em Administração com ênfase em Marketing. Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios. Pós -Graduado em.
Professor Douglas Pereira da Silva Bacharel em Administração com ênfase em Marketing. Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios. Pós -Graduado em.
SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE Turma: Gestão Hospitalar Profª Sandra Virgínia G. Bacalhau.
NOVOS CENÁRIOS E PARADIGMAS GERENCIAIS
ADM046 Planejamento e Gestão da Qualidade I Professora Michelle Luz AULA 2.
CONTROLLER: Características
Transcrição da apresentação:

GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL APRESENTAÇÃO DO PROFESSOR Prof. Eng. Sergio Henrique Miorin, Especialista, MBA E-mail shenriquem@yahoo.com.br CEL Particular (19)97121145

FORMAÇÃO ACADÊMICA MBA - Gestão Empresarial FGV - Fundação Getúlio Vargas - Campinas/SP Pós - Graduação - Engenharia de Redes e Sistemas de Telecomunicações INATEL - Instituto Nacional de Telecomunicações - Campinas/SP Graduação - Engenharia Elétrica modalidade Eletrônica - USF - Itatiba/SP

EXPERIÊNCIA ACADÊMICA FGV - Pós - Graduação - Campinas e Jundiaí Professor do Curso de Administração de Empresas, Disciplinas : Adm. Proc. Produtivos e Qualidade - APPQ Produção e Serviços Planejamento Estratégico Métodos Quantitativos Jogos de Negócios Gestão de Pessoas Criação e Viabilidade de Projetos

EXPERIÊNCIA ACADÊMICA Unisal - MBA - Pós - Graduação - Campinas Professor do Curso de Gestão de Pessoas e Gestão em Marketing, Disciplinas : Orientação e Desenvolvimento de Carreira Gestão da Qualidade Total

EXPERIÊNCIA ACADÊMICA FAJ - Faculdade Anhanguera de Jundiaí - MBA - Pós - Graduação Professor dos Cursos de Gestão de Pessoas, Gestão em Controladoria e Gestão de Projetos, Disciplinas : Estratégia Executiva Liderança Gestão do Conhecimento

EXPERIÊNCIA ACADÊMICA FAV - Faculdade Anhanguera de Valinhos -MBA - Pós - Graduação Professor do Curso de Gestão Estratégica de Negócios, Disciplina : Jogos de Empresas

EXPERIÊNCIA ACADÊMICA SENAC CAMPINAS - Pós - Graduação Professor do Curso de Gestão de Negócios, Disciplina : Gestão da Qualidade

FAV - Faculdade Anhanguera de Valinhos - Graduação EXPERIÊNCIA ACADÊMICA FAV - Faculdade Anhanguera de Valinhos - Graduação Professor do Curso de Administração de Empresas, Disciplina : Administração de Materiais e Logística

FPJ - Faculdade Anhanguera de Jundiaí - Graduação EXPERIÊNCIA ACADÊMICA FPJ - Faculdade Anhanguera de Jundiaí - Graduação Professor dos Cursos de Administração de Empresas, Engenharia de Produção e Engenharia Civil, Tecnólogo em Logística e RH, Disciplinas : Desenvolvimento Pessoal e Profissional Técnicas de Negociação Planejamento e Gestão Empresarial Planejamento Estratégico e Sistemas Logísticos Intermodais Instalações Elétricas Prediais

EXPERIÊNCIA ACADÊMICA CEPROVI - COLÉGIO TÉCNICO Professor dos Cursos Técnico de Gestão Empresarial, Logística e Administração Disciplinas de : Gestão de Empresas e Negócios Logística Integrada Armazenamento, Movimentação e Controle de Cargas Administração de Produção e de Patrimônio Segurança no Trabalho

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL NETFORM Empresa nacional no ramo gráfico. Gerente de Contas/Representante Comercial www.netform.com.br Engesisten Empresa nacional no ramo de consultoria e treinamento. Consultor de Empresas Sênior www.engesisten.com.br

Brastec Technologies Ltda. Empresa nacional no ramo de montagem EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Brastec Technologies Ltda. Empresa nacional no ramo de montagem industrial de máquinas de grande porte. Gerente de Produção www.brastecltda.com.br Cadplast Ind. e Comércio de Plásticos Ltda. Empresa nacional no ramo de polietileno expandido. Gerente Industrial www.cadplast.com.br

APRESENTAÇAO DO ALUNO Nome? Idade? Empresa em que trabalha, função, número de colaboradores? Qual o ramo de negócio? O que espera do curso e disciplina?

BIBLIOGRAFIA Luiz Cesar Ribeiro Carpinetti. Gestão da Qualidade : 1ª edição, São Paulo: Editora Atlas, 2010 Luiz Cesar Ribeiro Carpinetti, Paulo Augusto Cauchick Miguel e Mateus Cecílio Gerolamo. Gestão da Qualidade ISO 9001:2008 : 2ª edição, São Paulo: Editora Atlas, 2009

BIBLIOGRAFIA Idalberto Chiavenato. Teoria Geral da Administração : 7ª edição, São Paulo: Campus, 2004 Diversos Autores. Introdução à Engenharia de Produção : 1ª edição, São Paulo: Elsevier, 2008

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR Título : O Sabor da Qualidade - Uma História Sobre Como Criar uma Cultura de Excelência nas Empresas. Autor:Chowdhury, Editora:Sextante / Gmt

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR Título:Gestão da Qualidade Iso 9001 : 2000 - Princípios e Requisitos Autores:Miguel, Paulo Augusto Cauchick; Carpinetti, Luiz Cesar Ribeiro; Gerolamo, Mateus Cecílio Editora:ATLAS

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR Título:ISO 9001 : 2000 Sistema de Gestão da Qualidade para Operações de Produção e Serviços 1ª Ed. 2007 Autores:Mello, Carlos Henrique Pereira / Editora:ATLAS

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR Título:Qualidade começa em Mim Autores:Chung, Tom Editora:Novo Século - SP

SITES INDICADOS PARA CONSULTA www.qualidade.com www.inmetro.gov.br www.banasqualidade.com.br http://pt.wikipedia.org/wiki/ISO_9001

EMENTA Conceito e prática da gestão da qualidade. Princípios da qualidade e modelos de gestão. Sistema de gestão da qualidade ISO9001 e certificações. Ferramentas para o controle e melhoria da qualidade. Desdobramento e gestão de estratégias de qualidade e melhoria.

OBJETIVO DA DISCIPLINA Apresentar conceitos, técnicas e ferramentas ligados a qualidade com o ambiente empresarial atual das organizações.

CONCEITO E PRÁTICA DA GESTÃO DA QUALIDADE hoje não é diferencial e sim Sobrevivência ”.

CONCEITO E PRÁTICA DA GESTÃO DA QUALIDADE Introdução A gestão da qualidade é vista hoje como um fator estratégico. Melhoria de competitividade e produtividade. Perfeição técnica em projeto, fabricação, procedimentos e áreas para adequação do produto ao uso. Temos algumas palavras chaves que podemos fazer uma relação direta:

CONCEITO E PRÁTICA DA GESTÃO DA QUALIDADE Confiabilidade. Durabilidade. Facilidade de uso ( funcionalidade ). Desempenho técnico.

CONCEITO E PRÁTICA DA GESTÃO DA QUALIDADE Assistência ( pré e pós-venda ).

CONCEITO E PRÁTICA DA GESTÃO DA QUALIDADE Estética . Imagem da marca.

CONCEITO E PRÁTICA DA GESTÃO DA QUALIDADE Impacto ambiental.

CONCEITO E PRÁTICA DA GESTÃO DA QUALIDADE Para conquistar mercado e se manter competitivo, é preciso atender os requisitos dos clientes. Quanto a produtos ou serviços. Clientes satisfeitos representam: Faturamento. Boa reputação. Novos pedidos. Resultados para empresa. Empregos e resultados para os colaboradores.

CONCEITO E PRÁTICA DA GESTÃO DA QUALIDADE Essa visão da qualidade a partir da perspectiva do mercado levou a um cenário em que: Os consumidores se tornam mais exigentes. A abertura de mercados e o aumento da concorrência. Os mercados externos tornaram-se mais exigentes. Os termos contratuais começaram a incluir exigências relacionadas à gestão da qualidade.

CONCEITO E PRÁTICA DA GESTÃO DA QUALIDADE Em um processo evolutivo do conceito de qualidade foi bem caracterizado por Shiba, Ghaham e Walden, 1993, que disseram: A evolução do conceito da qualidade passou pelos seguintes estágios: Adequação às especificações. Adequação ao uso. Adequação ao custo.

CONCEITO E PRÁTICA DA GESTÃO DA QUALIDADE As contribuições de Feigenbaun Foi definido o controle da qualidade total:

CONCEITO E PRÁTICA DA GESTÃO DA QUALIDADE Os 14 pontos de Deming Estabeleça constância de propósitos para a melhoria do produto e do serviço, objetivando tornar-se competitivo, manter-se em atividade e gerar empregos. Adote a nova filosofia. A administração deve acordar para o desafio, conscientizar-se de suas responsabilidades e assumir a liderança na transformação. Não dependa da inspeção para atingir a qualidade ( chamamos de auto-controle, ou seja, a pessoas e os processos fazem a qualidade ). Incorpore qualidade desde o começo.

CONCEITO E PRÁTICA DA GESTÃO DA QUALIDADE Abandone a prática de aprovar orçamentos com base somente em preço. Melhore constantemente e continuamente cada processo. Melhore a qualidade e a produtividade, em consequência, os custos diminuirão. Institua treinamento no local de trabalho. Adote e institua a liderança. O papel da liderança deve ser de ajudar as pessoas e os recursos tecnológicos a trabalharem melhor. Elimine o medo para que todos trabalhem de modo eficaz. Elimine as barreiras entre os departamen- tos de forma que as pessoas possam trabalhar em equipe.

CONCEITO E PRÁTICA DA GESTÃO DA QUALIDADE Elimine as barreiras entre os departamentos de forma que as pessoas possam trabalhar em equipes. Elimine metas numéricas, slogans e exortações ( reprender ) para os trabalhadores que causem relações adversárias. Elimine quotas numéricas e gerenciamento por objetivos. Substitua por liderança. Remova as barreiras que roubam das pessoas a satisfação e orgulho pelo trabalho. Adote um forte programa de educação, treinamento e automelhoria. Faça a transformação um trabalho de to- dos e ponha todos para trabalhar nisso.

CONCEITO E PRÁTICA DA GESTÃO DA QUALIDADE Duas visões da qualidade, segundo Duran

CONCEITO E PRÁTICA DA GESTÃO DA QUALIDADE Análise dos custos da qualidade A gestão da qualidade visa a melhoria do desempenho no atendimento dos requisitos dos clientes. Redução de custos. Custos da não qualidade. Investimento também deve ser um fator a ser ponderado nas decisões relacionadas à melhoria de resultados e redução de custos da não qualidade. Os custos da não qualidade englobam os custos decorrentes da qualidade. Assim como os custos para obter qualidade.

CONCEITO E PRÁTICA DA GESTÃO DA QUALIDADE Os custos da qualidade podem ser classificados em custos devido a falhas internas: Refugo - Material e horas trabalhadas. Retrabalho - Horas de retrabalho.

CONCEITO E PRÁTICA DA GESTÃO DA QUALIDADE Reinspeção/Reteste - Horas de trabalho de reinspeção de produtos retrabalhados. Inspeção Total - Horas de trabalho em inspeção total de lotes com nível de qualidade inaceitável.

CONCEITO E PRÁTICA DA GESTÃO DA QUALIDADE Redução de preço - Redução de preço de venda devido à baixa qualidade.

CONCEITO E PRÁTICA DA GESTÃO DA QUALIDADE Os custos da qualidade podem ser classificados em custos devido a falhas externas: Custos de assistência técnica no período de garantia. Custos de rompimento de contrato por não atendimento das especificações de qualidade.

CONCEITO E PRÁTICA DA GESTÃO DA QUALIDADE Custos por ações na justiça.

CONCEITO E PRÁTICA DA GESTÃO DA QUALIDADE Os custos da qualidade podem ser classificados em custos de avaliação da qualidade: Auditorias internas e externas. Manutenção da rastreabilidade e acuracidade(conferência) de equipamentos de inspeção e teste.

CONCEITO E PRÁTICA DA GESTÃO DA QUALIDADE Os custos da qualidade podem ser classificados em custos de prevenção: Planejamento da qualidade - Custos das atividades de planejamento amplo e detalhado das metas da qualidade. Revisão de novos produtos em desenvolvimento - Custos da garantia da qualidade do produto na fase de desenvolvimento.

CONCEITO E PRÁTICA DA GESTÃO DA QUALIDADE Os custos da qualidade podem ser classificados em custos de prevenção: Controle de processos - Custos das atividades de controle de qualidade do processo. Qualificação de desenvolvimento (homologação) de fornecedores - Custos da avaliação da qualidade de fornecedores ( seleção e fornecimento ).

CONCEITO E PRÁTICA DA GESTÃO DA QUALIDADE Os custos da qualidade podem ser classificados em custos de treinamento: Treinamento - Custos de treinamento em programas de qualidade.

CONCEITO E PRÁTICA DA GESTÃO DA QUALIDADE A falta de qualidade gera: Desperdício e ineficiência. Perda de vendas decorrente de nível de qualidade insuficiente. Custos de reprojeto por razões de qualidade insuficiente. Custos extras de fabricação, possíveis horas extras de trabalho. Refugo não computado.

CONCEITO E PRÁTICA DA GESTÃO DA QUALIDADE Custos adicionais devido à excessiva variabilidade do processo.

EXERCÍCIOS

EXERCÍCIOS 1)Por que, nas últimas décadas, gestão da qualidade se tornou tão importante? Considere a evolução do conceito da qualidade. Qual a importância da gestão da qualidade em sua empresa? 2)Quais as principais contribuições de Juran e Deming? Em que aspectos as contribuições desses autores se diferenciam e se completam? 3)Como a gestão da qualidade pode contribuir para a melhoria de resultados financeiros de sua empresa?

EXERCÍCIOS 4)Quais são os custos da qualidade? Qual a crítica que se faz ao modelo econômico de custo da qualidade?