Pág. 1 Melhores Práticas em Gerenciamento de Projetos Projeto de Data Mining 1 Projeto de Data Mining
Pág. 2 Melhores Práticas em Gerenciamento de Projetos Projeto de Data Mining 2 Apresentação Com a utilização da ferramenta Data Mining poderemos ter consistência no processo analítico para melhor explorar o banco de dados, buscando padrões e relacionamentos sistemáticos entre as diversas variáveis. Este projeto constará de 5 etapas: Identificação de necessidades Reformatação do banco de dados Exploração de dados Construção de modelo e definição Verificação / Validação Sumário
Pág. 3 Melhores Práticas em Gerenciamento de Projetos Projeto de Data Mining 3 Identificação de necessidade Após um levantamento e análise do banco de dados do ADMIN, pude identificar os seguintes quantitativos: Local: Rio de Janeiro Alunos – 2561 (*) Interessados (*) Inclui ex-alunos, alunos e interessados que se tornaram alunos Sumário
Pág. 4 Melhores Práticas em Gerenciamento de Projetos Projeto de Data Mining 4 Identificação de necessidade Relatórios Necessários: Por mídias Por localidade Por empresa Por curso de interesse Por curso realizado Por sexo Por histórico de inscrições Por idade Por cargo Por ex-aluno Por aluno atual Por interessados Por alunos que antes eram apenas interessados Sumário
Pág. 5 Melhores Práticas em Gerenciamento de Projetos Projeto de Data Mining 5 Identificação de necessidade Estando de posse de relatórios poderemos providenciar algumas ações de marketing: Por mídias Ação de marketing: Identificar as mídias que estão dando melhor ROI. Por localidade Ação de marketing: Veicular em outdoor, busdoor, metrô e trem. Por empresa Ação de marketing: Buscar novas parcerias de forma a incluir veiculações de anúncios em jornais internos, cartazes nos murais e folhetos. Sumário
Pág. 6 Melhores Práticas em Gerenciamento de Projetos Projeto de Data Mining 6 Identificação de necessidade Estando de posse de relatórios poderemos providenciar algumas ações de marketing: Por curso de interesse Ação de marketing: Poder identificar a necessidade do cliente e manter um canal de relacionamento. Por curso realizado Ação de marketing: Identificar os cursos que precisam de maior atenção e divulgação nas mídias, ajustando se for necessário. Por sexo Ação de marketing: Montar o perfil do aluno PROJECTLAB. Sumário
Pág. 7 Melhores Práticas em Gerenciamento de Projetos Projeto de Data Mining 7 Identificação de necessidade Estando de posse de relatórios poderemos providenciar algumas ações de marketing: Por histórico de inscrições Ação de marketing: Produzir estratégias de marketing segmentadas por cada perfil de aluno, baseado nos cursos realizados. Por idade Ação de marketing: Montar o perfil do aluno PROJECTLAB Por cargo Ação de marketing: Veicular anúncios em revistas especializadas dentro do perfil PROJECTLAB. Sumário
Pág. 8 Melhores Práticas em Gerenciamento de Projetos Projeto de Data Mining 8 Identificação de necessidade Estando de posse de relatórios poderemos providenciar algumas ações de marketing: Por ex-aluno Ação de marketing: Produzir estratégias de marketing para recuperação de clientes, por meio de telemarketing, marketing etc. Por aluno atual Ação de marketing: Montar o perfil do aluno PROJECTLAB Por interessados Ação de marketing: Conduzir campanhas segmentadas Sumário
Pág. 9 Melhores Práticas em Gerenciamento de Projetos Projeto de Data Mining 9 Identificação de necessidade Exemplos de Relatórios Sumário
Pág. 10 Melhores Práticas em Gerenciamento de Projetos Projeto de Data Mining 10 Identificação de necessidade Perfil do Aluno PROJECTLAB Sumário
Pág. 11 Melhores Práticas em Gerenciamento de Projetos Projeto de Data Mining 11 Identificação de necessidade Perfil do Aluno PROJECTLAB Sumário
Pág. 12 Melhores Práticas em Gerenciamento de Projetos Projeto de Data Mining 12 Identificação de necessidade Comportamento do Aluno PROJECTLAB Sumário
Pág. 13 Melhores Práticas em Gerenciamento de Projetos Projeto de Data Mining 13 Identificação de necessidade Comportamento do Aluno PROJECTLAB Sumário