PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Projeto - Plano de Negócios
Advertisements

Tecnologia da Informação para Valor de Negócio
CICLO DE VIDA.
Análise das cinco forças de Porter
Matriz BCG A empresa norte-americana de consultoria gerencial, a Boston Consulting Group, desenvolveu, em  um “modelo” que, em tese, permite classificar.
ANÁLISE ESTRUTURAL DA INDÚSTRIA
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Políticas de Investimentos
Características básicas de controle de estoque
Administração Estratégica João Carlos Bragança
Matriz BCG em Marketing Por Rafael Mauricio Menshhein
Matriz BCG A Matriz BCG é uma análise gráfica desenvolvida por Bruce Henderson para a empresa de consultoria empresarial americana Boston Consulting Group.
Administração Estratégica
16. A COMPETITIVIDADE DE PORTUGAL
DIFERENCIAIS COMPETITIVOS
O Modelo de Oligopólio de J. Bain
Matriz de Crescimento/ Participação do Boston Consulting Group (BCG)
ADM 1280 – A01 FUNDAMENTOS DE MARKETING Planejamento e Estratégias
Objetivos Mostrar o planejamento estratégico de negócios
Módulo 4 Formulação de Estratégias
Aldilene Silva Célia Regina Daniela Alencar Maria do Socorro
A conquista de Mercados: Planejamento estratégico Orientado para o Mercado Kotler – Capítulo 03.
PREVISÃO DE VENDAS Carlos Roberto C. Almeida.
Análise da Decisão - UVA Metodologia para análise da concorrência
Análise do Meio Ambiente
Ana Paula Santos Carlos Augusto Rodrigues Marco Antonio Santos
CONCEITOS E APLICAÇÕES DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING.
Capítulo 3 A Conquista de Mercados: Planejamento
Ambiente.
Estratégias do agronegócio
Universidade Federal Fluminense
Planejamento estratégico
MATRIZ BCG.
Matriz de Crescimento/ Participação do Boston Consulting Group (BCG)
Capítulo 3 A Conquista de Mercados: Planejamento
Diagnóstico organizacional
Planejamento estratégico.
Estratégia de Operações
ANÁLISE SETORIAL. Análise Setorial Objetivo da análise: ► Entendimento da dinâmica dos mercados ► Conhecimento das forças atuantes na competição da indústria.
MATRIZ BCG* Crescimento de Mercado: O produto ou grupo de produtos da mesma linha fazem parte de um mercado em rápida expansão ou fica em algum lugar entre.
Planejamento Estratégico
Estratégia no nível de negócios
Matriz BCG.
1. Formulação das estratégias 2. Análise Ambiental Análise Setorial
PLANEJAMENTO DE MARKETING.
ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS E COMPETITIVIDADE PARA PEQUENAS EMPRESAS
MODELO MCKINSEY ou GENERAL ELECTRIC
Planejamento e estratégia
Modelo Porter Introdução o Que é o modelo?
GESTÃO ESTRATÉGICA Profª. Jaqueline Leite.
MATRIZ BCG.
Novos Modelos de Empresa
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO O Ambiente Interno e Visão
Planejamento Estratégico e Processos de Marketing
Gestão da Tecnologia da Informação
Prof. Dr. Osni Hoss Ferramentas para apuração dos ativos intangíveis  Calculo do Fluxo de Caixa Livre – FCL  Valor Econômico Agregado.
Análise das Demonstrações Contábeis
Análise do Ambiente Competitivo. Compreensão do setor onde a organização atua e da multiplicidade de interações existentes neste ambiente. Compreende.
CONSTRUINDO O BALANCED SCORECARD
CUSTO DE CAPITAL e ORÇAMENTO DE CAPITAL ANÁLISE DE INVESTIMENTOS
Análise do Ambiente Competitivo
Curso: Superior de Tecnologia Análise de portfolio de
Aula 7 Estratégias de Marketing Matrizes de Planejamento
Planejamento Estratégico Prof. Marcelo Maia. 1) (FCC METRÔ SP 2008) Na matriz produto/mercado (ou matriz de Ansoff), as estratégias: I. de crescimento.
Estratégia – Antecedentes Strategia – Grécia Antiga – significava um magistrado ou comandante-chefe militar. Ao longo dos séculos continuou a ter uma interpretação.
NOVOS PRODUTOS Objetivos do conteúdo: Conceituar novos produtos
O processo de entrega de valor Vender o produto Seqüência do processo físico tradicional Fabricar o produto Projetar, Suprir, Fabricar Anunciar, Vender,
Transcrição da apresentação:

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO CLUSTERS SETORIAIS E REGIONAIS: Mas o que são clusters ? São agrupamentos empresariais de um produto e que tem um conjunto de condições para análise de competitividade. Um cluster é uma fileira de industria relacionada entre si através de laços verticais ou horizontais, resultantes de acordo de fornecimento e compra ou da diversificação para negócios afins.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO CATEGORIAS: Industrias de base (ex: cluster informático) Funções industriais e de suporte (ex: telecomunicações) Bens e serviços de consumo final (ex: alimentação e bebidas) * Um cluster individual pode ainda ser decomposto em setores (ex: cluster de transportes) A posição relativa de uma nação depende não só do número de clusters em que é competitiva, mas também da profundidade das inter-relações entre as industrias de cada um desses clusters.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO BENEFÍCIOS DE UMA LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA CONCENTRADA: partilha de informações e recursos; adaptação conjunta ao meio ambiente; redução dos custos de transporte; aumento da rivalidade; criação de infra-estruturas de suporte; … contudo…

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ANÁLISE DE PORTFÓLIO “TÉCNICA QUE TEM ORIGEM NA ÁREA FINANCEIRA, NA UTILIZAÇÃO DE CARTEIRAS DE INVESTIMENTO, ONDE O PROBLEMA É DISTRIBUIR INVESTIMENTOS VISANDO A MELHOR RENTABILIDADE.” - OBJETIVOS: ->ANALISAR AS DIFERENTES ALTERNATIVAS EM RELAÇÃO AO VALOR PRESENTE ESPERADO E AO RISCO; ->ANALISAR AS DEPENDENCIAS ENTRE AS ALTERNATIVAS; ->ESCOLHER AS MELHORES ALTERNATIVAS COM BASE EM DOIS CRITÉRIOS:

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 1- MAXIMIZAÇÃO DO VALOR PRESENTE; 2- MINIMIZAÇÃO DO RISCO; * A APLICAÇÃO DESTE MÉTODO NO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO VISA ESCOLHER O MELHOR “MIX” DE INVESTIMENTOS PARA A ORGANIZAÇÃO COMO UM TODO.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO UEN – UNIDADE ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS. (É UMA PARTE DA EMPRESA GRANDE O SUFICIENTE PARA TER SEUS PRÓPRIOS MERCADOS BEM DEFINIDOS, ATRAIR SEU PRÓPRIO CONJUNTO DE CONCORRENTES E EXIGIR RECURSOS E CAPACIDADES TANGÍVEIS DA EMPRESA. PORÉM PEQUENA O BASTANTE PARA QUE SE POSSA DEFINIR UMA ESTRATÉGIA COM METAS E OBJETIVOS QUE REFLITAM SEU AMBIENTE DE NEGÓCIOS ESPECIAL)

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIFERÊNÇAS DESTA TÉCNICA EM RELAÇÃO AO PORTFÓLIO FINANCEIRO: PONTO DE PARTIDA SÃO AS UEN CONSIDERAM-SE AS DIMENSÕES INTERNA E EXTERNA. AS UEN’S SÃO POSICIONADAS NO PORTFÓLIO COM OS OBJETIVOS DE ESTABELECER ESTRATÉGIAS FINANCEIRAS E DETERMINAR O PORTFÓLIO ÓTIMO. BCG: BOSTON CONSULTIN GROUP, 1967. AS UEN’S DEVEM SER TRATADAS DIFERENTEMENTE. NO PORTFÓLIO DEVE HAVER EQUILIBRIO ENTRE NECESSIDADE DE CAPITAL E GERAÇÀO DE CAPITAL.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO CONSIDERANDO FLUXO DE CAIXA: HIPOTESES: 1- CRESCIMENTO DA PARTICIPAÇÃO NO MERCADO X AUMENTO DE VENDAS X DIMINUIÇÃO DO CUSTO UNITÁRIO X AUMENTO DA MARGEM DE LUCRO X AUMENTO DO FLUXO DE CAIXA. 2- CRESCIMENTO DO MERCADO X CRESCIMENTO EMPRESARIAL MAIS FÁCIL E BARATO.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO CLASSIFICAÇÃO: ESTRELA: UEN com grande participação no mercado com altas taxas de crescimento. Ex: celulares digitais. RECOMENDADO: Investimento. OBJETIVO: Liderança. VACAS LEITEIRAS : UEN com grande participação em um mercado que cresce lentamente. Ex: alguns medicamentos. RECOMENDADO: Exploração. INTERROGAÇÃO: UEN com pequena participação em mercados que crescem rapidamente. Geralmente acabaram de entrar no mercado. Ex: DVD’s para carro. RECOMENDADO: Investimento ou desinvestimento. CÃO VADIO: UEN que tem pequena participação de mercado em setores de crescimento lento. Ex: maquina polaroid. RECOMENDADO: Desinvestimento.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EQUILÍBRIO: ESTRELAS QUE SUSTENTEM O DESENVOLVIMENTO A CURTO E MEDIO PRAZO. PONTOS DE INTERROGAÇÃO QUE EVOLUEM PARA ESTRELAS E SUSTENTAM O DESENVOLVIMENTO A MEDIO E LONGO PRAZO. VACAS LEITEIRAS QUE SUPORTAM FINANCEIRAMENTE O CRESCIMENTO DAS ESTRELAS E DOS PONTOS DE INTERROGAÇÃO. CÃO VADIO NÃO SÃO CONSIDERADOS RELEVANTES PARA O PORTIFÓLIO DE NEGÓCIOS DA EMPRESA, DEVENDO SER ELIMINADOS DEVENDO SER CONVERTIDOS EM PONTOS DE INTERROGAÇÀO.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO CRIAR PARTICIPAÇÃO NO MERCADO MANTER A PARTICIPAÇÃO NO MERCADO COLHEITA DESINVESTIR ->

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO VOLUME ESPECIALIZAÇÃO 1 – A UEN DO TIPO VOLUME DEVE TENTAR CONQUISTAR UMA PARTICIPAÇÃO DE MERCADO AINDA MAIOR 2 – A UEN DE ESPECIALIZAÇÃO DEVE MANTER SUA PEQUENA PARTICIPAÇÃO DE MERCADO FRAGMENTAÇÃO BECO SEM SAÍDA

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO METODOLOGIA: POSICIONE AS UEN NO PORTFÓLIO TRACE AS TENDÊNCIAS FUTURAS AVALIE A FORÇA DOS CONCORRENTES ANALISE AS FORÇAS COMPETITIVAS CONSTRUA O PORTFÓLIO IDEAL VERIFIQUE O EQUILIBRIO FINANCEIRO CRÍTICAS: NÃO É ABSOLUTA A HIPÓTESE DE QUE O CRESCIMENTO DA PARTICIPAÇÀO NO MERCADO IMPLICA CRESCIMENTO DO RETORNO SOBRE INVESTIMENTO; MERCADOS EM CRESCIMENTO NEM SEMPRE SÃO OS MAIS ATRATIVOS POIS COM O TEMPO PODEM APARECER NOVOS ENTRANTES; EQUILIBRIO FINANCEIRO DEVE SER ALCANÇADO PELAS UEN, DESPREZANDO A POSSIBILIDADE DE INGRESSO DE CAPITAL;

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO “ENTENDER A CONTRIBUIÇÃO DE CADA ÁREA DA ORGANIZAÇÃO E QUAIS SÃO OS FATORES-CHAVE QUE DEVEM SER APRIMORADOS NA CADEIA DE VALOR.”