Formação Integral : um diferencial na formação acadêmica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
S N F Estratégias da Política Nacional de Formação
Advertisements

Bem-vindos!.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
A SAÚDE DO TRABALHADOR PELA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
Programa Tutores FMUSP Estrutura e implantação na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Patrícia Lacerda Bellodi*, Maria Eugenia Vanzolini,
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS Faculdade de Educação
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Escola GHC -Grupo Hospitalar Conceição
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Núcleos de Extensão e Relações Comunitárias da UNISC
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Metodologias ativas de aprendizagem Currículo integrado
Projetos em Andamento: 09 Projetos Disponíveis: 02
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
Integração ensino e serviço na formação em saúde: a experiência do Pró-Saúde II PUC-SP & Supervisão Técnica de Saúde da Fó- Brasilândia /SMSSP Maria.
Eliane S Souza Faculdade de Odontologia da UFBA REDPECT/UFBA: educação e saúde Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar.
O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Orientador: Cássio Adriano Braz Aquino
Site: NUTRA 18 ANOS: A CONSOLIDAÇÃO DO NUTRA COMO UM PROGRAMA DE REFERÊNCIA MA ÁREA DO TRABALHO Área temática: Trabalho Autores:
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO PROJETO PRÁTICAS INTEGRAIS DA NUTRIÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE.
A Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos - SBDG é uma entidade sem fins lucrativos que fornece subsídios técnicos, científicos e vivenciais a pessoas.
PENSANDO A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UFMS
Universidade Federal de Uberlândia
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
Curso de Graduação em Gestão Pública
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Núcleos de Extensão e Relações Comunitárias da UNISC Núcleo de Gestão Pública Núcleo de Arte e cultura Núcleo de Educação Básica Núcleo de Ciências e.
PSICOLOGIA SOCIAL COMUNITÁRIA
ENSINO-APRENDIZAGEM EM ENFERMAGEM PEDIÁTRICA: A VISÃO DOS DISCENTES Rhaisa Nathalia França André PIBIT/CNPQ Prof.ª Dra.ª Márcia Helena de Souza Freire;
O Futuro da Licenciatura a partir das normativas do Ensino Médio
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS E ESTUDANTIS CONCEPÇÃO DE EXTENSÃO Atividade acadêmica que articula o.
CEFAPRO DE CÁCERES - ORIENTAÇÕES 2009:
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
UNIFACS E QUALIDADE DE VIDA NA COMUNIDADE
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
ANOTAÇÕES e DIÁRIO DE CAMPO
PROJETOS PEDAGÓGICOS UNIFICADOS
PET HISTÓRIA. Formação Atual Tutora: Prof. Dr. Renata Senna Garraffoni Alexandre Cozer Amanda Zattera Bárbara Zanirato Camila Longo Davi Pradi Eduardo.
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
Universidade Federal de Minas Gerais VII ENCONTRO NACIONAL DO FÓRUM DE EXTENSÃO DAS IES PARTICULARES - FOREXP Pró-Reitoria de Extensão Centro Universitário.
NΨTRA – Núcleo de Psicologia do Trabalho Universidade Federal do Ceará
Luana Rêgo Colares de Paula Orientadora:
LiCAD – Liga de Cirurgia do Aparelho Digestivo
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
PROJETO DE EDUCAÇÃO POPULAR E ATENÇÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: A EXTENSÃO REORIENTANDO O CUIDADO Kamilla Maria Sousa de Castro2; Nicole.
Projeto A Cor da Rua Aprendizagem participativa na promoção dos direitos humanos das pessoas em situação de rua.
1 Núcleo de Psicologia Comunitária da UFC: espaços de co-construção do psicólogo e do sujeito comunitário a partir de uma práxis de transformação Autores:
PEPAST Projeto Educação popular e Atenção à Saúde do Trabalhador.
PESQUISA E EXTENSÃO. A produção de novos conhecimentos, em todas as áreas, é um processo possível, entre outras formas, através do desenvolvimento de.
PROJETO DE EDUCAÇÃO POPULAR E ATENÇÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: A EXTENSÃO REORIENTANDO O CUIDADO Dailton Alencar Lucas de Lacerda (UFPB);
RESUMO A Liga Acadêmica em Saúde da Família, Comunidade e Educação Popular, LASFCE, surgiu na perspectiva de mostrar a importância e as potencialidades.
ATUAÇÃO DE PSICÓLOGOS NO CRAS
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
PEPAST Projeto Educação popular e Atenção à Saúde do Trabalhador.
EDUCAÇÃO POPULAR CONCEITO Compreende-se a Educação Popular em Saúde (EPS) a perspectiva teórica orientada para a prática educativa e o trabalho social.
INTRODUÇÃO Neste texto apresentamos alguns resultados das atividades realizadas desde abril de 2014, como bolsista Probex/Uergs. Essas atividades estão.
Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde PET/Saúde II SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MACEIÓ UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS – UFAL.
Formação continuada ANO 2015
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada ANO 2015 O conhecimento não é uma cópia da realidade. Conhecer é modificar, transformar o objeto, e compreender.
twitter.com/funasa.
1 Saúde, Extensão e Psicologia Comunitária: trilhando caminhos de vida, libertação e cidadania no Grande Bom Jardim. Autores: Delnise Silva Francisco Weslay.
Transcrição da apresentação:

Formação Integral : um diferencial na formação acadêmica Universidade Federal do Ceará (UFC) Pró-Reitoria de Extensão Departamento de Psicologia Núcleo de Psicologia Comunitária (NUCOM) Formação Integral : um diferencial na formação acadêmica Autores: Diego Mendonça Viana Ana Cristina Holanda Bezerra Orientadora: Profª Dra. Verônica Morais Ximenes

Núcleo de Psicologia Comunitária (NUCOM) É um núcleo de ensino,pesquisa e extensão do Departamento de Psicologia da UFC que visa à construção do sujeito comunitário, através do fortalecimento da identidade individual e social. Busca, também, a formação e profissionalização do estudante e o aprofundamento e sistematização da Psicologia Comunitária no Ceará.

Objetivo Geral O Programa de Formação Integral do Núcleo de Psicologia Comunitária (NUCOM) visa a garantir o aprofundamento teórico-metodológico e desenvolvimento pessoal por parte dos integrantes do NUCOM e contribuir com a sistematização da Psicologia Comunitária.

Objetivos específicos Criar espaços de aprendizagem, que favoreçam o diálogo e a reflexão conjunta acerca da atuação em Psicologia Comunitária, bem como momentos vivenciais, indispensáveis ao trabalho do psicólogo/a comunitário/a; Desenvolver técnicas e habilidades administrativas, organizacionais e metodologias de intervenção; Vivenciar momentos de facilitação de grupo; Contribuir na sistematização teórica-metodológica da Psicologia Comunitária.

Características Participantes: 14 nuconianos (extensionistas) e uma professora-coordenadora Início: desde 2005 Periodicidade: grupo de estudo semanal, encontros de formação semestrais, encontros temáticos em Psicologia Comunitária semestrais, encontros vivenciais semestrais, participação de congressos e encontros e produção de artigos científicos Coordenação: Grupo de Trabalho de Formação Integral (GTFI)

Conteúdos Grupo de estudo: Identidade, Sujeito Comunitário, Conscientização, Princípio Biocêntrico, Diálogo e Problematização, Psicologia Comunitária, Técnicas de Facilitação, Metodologia de Intervenção , Desenvolvimento Local, Escola da Libertação e Contexto da América Latina, Teoria da Complexidade. Encontros de Psicologia Comunitária: “Práticas Inovadoras e Desinstitucionalização em Saúde Mental” e “Psicologia Comunitária em Diálogo com a Educação Popular”. Encontros de Formação: “Metodologias de Facilitação- Módulo do Curso de Psicologia Comunitária” e “Biodança” Congressos: Congresso Norte-Nordeste de Psicologia-CONPSI (Belém-PA) e Encontro Nacional da Associação de Psicologia Social-ABRAPSO (Maceió-AL) Apresentação do NUCOM:Disciplina de Psicologia Comunitária no Curso de Psicologia UFC e Curso de Psicologia UNIFOR; Seminário de Introdução ao Curso de Psicologia UFC.

Metodologia e Instrumentos Facilitações de grupos de estudos externos e internos: Grupo de Estudo Interno e Bom Dia Comunidade. Incentivo à rotatividade dos integrantes nos grupos de trabalhos para a administração interna do núcleo de forma a garantir uma maior formação integração; Plano de estudos e acompanhamentos individuais para uma melhor organização das disciplinas na graduação e desenvolvimento pessoal no núcleo; Conversas e momentos vivenciais a fim de promover um cuidado com o grupo, tratando de questões pessoais e afetivas que influenciam a dinâmica do grupo.

Principais Resultados Em 2009.1, foram realizados 16 encontros semanais de 2 horas no grupo de estudo interno, com os seguintes temas: método em Psicologia Comunitária, atividade comunitária, processos grupais, facilitação de grupo, participação e desenvolvimento local e comunitário; um Encontro de Psicologia Comunitária (3 horas), com o tema Participação nas Políticas Públicas; um Encontro de Formação (8 horas) sobre metodologia de facilitação de grupo, um Encontro de Planejamento do Núcleo (24 horas) que definiu o foco de atuação do núcleo para 2009 e 2010 e um Encontro Dionisíaco (24 horas) que propiciou uma maior integração dos participantes; Realização de alguns acompanhamentos individuais da trajetória acadêmica do nuconiano para analisar o andamento do semestre na graduação e nas atividades do núcleo

Principais Resultados O Programa vem contribuindo para uma maior qualidade e consistência de nossa atuação extensionista nos campos do NUCOM, para a sistematização da Psicologia Comunitária, assim como, para a formação profissional.

CONTATOS Site: www.nucom.ufc.br Email: nucomufc@yahoo.com.br Fone: 33667729