DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Gilvanete Correia Bezerra
Advertisements

Reunião de apresentação do Projeto Alvorada 23 de fevereiro de 2008
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Relação professor/aluno
POLÍTICAS EDUCACIONAIS E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Para viver, aprender e trabalhar bem em uma sociedade cada vez mais complexa, rica em informação e baseada em conhecimento, os alunos e professores devem.
PROJETO PEDAGÓGICO EMEF DR. JOSE KAUFFMANN 2010.
EMEF. PROF. JOSUÉ DE CASTRO
MORAL E ÉTICA MORAL: mos-mores
CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO : QUAL A UNIDADE ?
Profª Ivaneide Medeiros Nelson
CONCEPÇÕES DE GESTÃO: CLÁSSICA OU TRADICIONAL: relações pessoais e intuitiva, sem preocupação de se ter um plano de trabalho. RACIONAL BUROCRÁTICA: regras.
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
Desafio das novas tecnologias
Para onde vai a educação? Tradução de Ivette Braga,
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
ARTICULAÇÕES ENTRE ÁREAS DE CONHECIMENTO E TECNOLOGIA
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Tutoria em EAD CF(T) Biagiotti.
Educação, um direto de todos... Professor Ulisses Mauro Lima
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Afinal, o que é Planejamento?
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
REDE DE ENSINO ESTADUAL
Perfil do Profissional
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Sandra Escovedo Selles Fac. de Educação da UFF – SBEnBio
DESAFIOS NA ARTICULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COM A EDUCAÇÃO BÁSICA
EDUCAÇÃO Não há uma única forma de Educação, nem um único modelo – esta ocorre em diferentes espaços e ambientes sociais ( na família, meios de comunicação,
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA – UNB INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Marco Doutrinal e Marco Operativo
3ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
PIBID E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
A Sociedade humana: generalidades
FILOSOFIA EDUCAÇÃO ÉTICA Objetivos da aula:
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
Max Weber e as ações sociais
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
Como desenvolver uma gestão empreendedora? Desafios e possibilidades Princípios para uma escola eficaz Por: Cristiane M. C. Rios.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
CURSO DE SOCIOLOGIA Professor Décio Soares Vicente 1.
Educação Integral: uma perspectiva ampliada
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
ANTROPOLOGIA TEOLÓGICA
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
Revisita ao PPP.
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
LICENCIATURA EM FÍSICA 3° PERIODO DISCIPLINA: DIDÁTICA DOCENTE: Dra. GIOVANA GOMES ALBINO DICENTES: MARIA EDIVANIA DE SOUZA TETSY CAROLINE TEIXEIRA DE.
O objeto de estudo da Didática: o processo ensino-aprendizagem
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
Transcrição da apresentação:

DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia com a Didática. Conceituar Educação a partir de diferentes enfoques. Discutir os principais desafios contemporâneos para a Educação. Refletir sobre o papel social da escola

EDUCAÇÃO, PEDAGOGIA, LICENCIATURA e DIDÁTICA PEDAGOGIA – É a ciência que tem como objeto de estudo a educação. As diferentes áreas de conhecimento, unem-se a PEDAGOGIA, de forma a sistematizar o ensino. LICENCIATURA – É a habilitação do professor, em nível superior, para trabalhar no exercício da docência, em diferente segmentos de ensino. DIDÁTICA – É uma disciplina específica da PEDAGOGIA, que se preocupa com os aspectos que envolvem o processo de ensino e aprendizagem. A Filosofia, a Sociologia da Educação, a Psicologia da Educação e a História da Educação, são disciplina pedagógicas que servem de base à DIDÁTICA.

EDUCAÇÃO Se agora falamos em educar as pessoas como o mundo precisa, devemos compreender que esse processo, necessariamente, não será de uma educação para o conformismo, mas voltada à liberdade e autonomia, pois somente baseado em indivíduos verdadeiros poderá existir um verdadeiro “mundo”. Claudio Naranjo

O que é EDUCAÇÃO? DEFINIÇÕES: 1ª. Definição: Educação é a ação que as gerações adultas exercem sobre as mais jovens, orientando sua conduta, por meio da transmissão do conjunto de conhecimentos, normas, valores, crenças, usos e costumes aceitos pelo grupo social (HAIDT, 1998). 2ª. Definição: A Educação designa o conjunto de atividades mediante as quais um grupo assegura que seus membros adquiram a experiência social historicamente acumulada e culturalmente organizada (COLL, 1996). É o acesso à cultura que distingue o homem do animal.

Quais são os princípios educacionais? Que educação desejamos? Para que educar? Quais são os princípios educacionais? Que educação desejamos? A EDUCAÇÃO FORMA O HOMEM, NÃO SÓ NO QUE ELE SABE, MAS NO QUE ELE É, TAMBÉM COM SEUS SENTIMENTOS, COM SUA INTELIGÊNCIA E COM SUA MORAL.

A EDUCAÇÃO se processa de forma ASSISTEMÁTICA e SISTEMÁTICA Educação Assistemática – É informal e se realiza em diferentes espaços e organizações que pertencemos. Educação Sistemática – É planejada e organizada, oferecida em instituições próprias de ensino. Também implica em dominar conhecimento sobre o ensino (dominar a técnica).

A EDUCAÇÃO é um processo ao mesmo tempo SOCIAL e INDIVIDUAL Do ponto de vista SOCIAL, a Educação é a interferência que a sociedade, com o objetivo de se manter e reproduzir, exerce no desenvolvimento dos indivíduos e dos grupos por meio de um conjunto de estruturas, influência, processos e ações. Do ponto de vista INDIVIDUAL, a Educação é o desenvolvimento da pessoa no que diz respeito às suas características de ser humano, ao seu potencial e à sua participação na sociedade..

O PAPEL REPRODUTOR E TRANSFORMADOR DA EDUCAÇÃO Ao mesmo tempo que a educação tem o a função de manter e reproduzir os padrões, valores, culturas e ideologias da sociedade, ela colabora também com a sua transformação. Através da educação o indivíduo se desenvolve e amplia a sua capacidade de refletir sobre a realidade que o cerca, sendo capaz de interferir nessa mesma realidade.

DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS EM EDUCAÇÃO Investimento Qualidade do ensino Formação docente e continuada Valorização do professor (salários, plano de carreira, capacitação) Currículo Gestão democrática / participativa Infra-estrutura de escolas Avaliação Violência Tecnologias Repetência

Qual é o papel social da escola? Esclarecer o papel da escola que não se limita a transmitir conteúdos teóricos, mas estimula a indagação sobre a conduta do homem em sociedade, suscitando a reflexão ética nos alunos. Elaborar um projeto pedagógico comprometido com a realidade social, com o fortalecimento dos processos de humanização e democratização. Despertar o pensamento ético como determinante na formação da consciência cidadã do aluno. Estimular o convívio democrático e tolerante entre os alunos, fomentando o respeito às diferenças individuais (religiosas, étnicas, culturais, políticas, etc). Estimular o diálogo e aprimorar a capacidade comunicativa. Discutir valores, comportamento e atitudes que devem ser adotadas ao longo da vida. Estimular a iniciativa e a criatividade do aluno (os alunos não podem ser padronizados para atenderem ao ideal de aluno que a escola deseja ter).