FACULDADE ANHANGUERA DE JOINVILLE – CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

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DADOSDADOS INFORMAÇÃOINFORMAÇÃO CONHECIMENTOCONHECIMENTO CONHECIMENTO EXPLÍCITOCONHECIMENTO EXPLÍCITO CONHECIMENTO TÁTICO CRIAÇÃO DO CONHECIMENTOCRIAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

FACULDADE ANHANGUERA DE JOINVILLE – CURSO DE ADMINISTRAÇÃO TÓPICOS AVANÇADOS I - 2011 - Profa. Ma. Fabiane Maia Haritsch

EMENTA A gestão do conhecimento do indivíduo e seus impactos nas organizações. A informação e a formação como base do conhecimento. A participação humana como alicerce das organizações. Os focos, metas e objetivos das empresas na atualidade. O “poder” da criatividade. As dinâmicas de grupo, o trabalho em equipe e a superação das mudanças organizacionais. BIBLIOGRAFIA CARBONE P. P., BRANDAO, H. P., LEITE, J. B. D., Gestão por Competências e Gestão do Conhecimento. 2ª Edição. São Paulo: FGV. 2006. ISBN: 8522505136. REZENDE J. F., Balanced Scorecard - Gestão do Capital Intelectual. 1a. Edição. Rio de Janeiro: Campus. 2003. ISBN: 8535213201. STEWART T., RODRIGUES, A. B., Capital Intelectual. 1a. Edição. Rio de Janeiro: Campus. 1998. ISBN: 9788535202472. TAKEUCHI H., NOKANA I. Gestão do Conhecimento. Porto Alegre. Bookman, 2008. ISBN: 0470820748.

TÓPICOS AVANÇADOS.... Empreendedorismo; Logística; Responsabilidade Social e Empresarial... e agora... GESTÃO DO CONHECIMENTO E O QUE É CONHECIMENTO? O QUE SABEMOS?

Pequenas anotações sobre o conhecimento: a metáfora “Quando Adão e Eva comeram o fruto do conhecimento do bem e do mal, viram-se transformados em outros seres ... sabiam-se desnudos, sabiam que sabiam...” (MATURANA E VARELA, 2003). a civilização Celta, na Europa XIV a.C., considerava a macieira a árvore da ciência; a maçã, o símbolo da imortalidade, do saber... (BARROS, 1996). na Grécia antiga, séc. IV a.C., tem-se o conhecimento para o bem; “crença verdadeira e justificada”, segundo Platão. (KLEIN E LYYITINEN, 1985). “a certeza de que os fenômenos são reais e possuem características específicas.” (BERGER E LUCKMANN, 1966)... “enquanto não ocorrem problemas, aceita-se a realidade como certa e o conhecimento como verdadeiro.” (CARBONE ET AL.,2009)

A ECONOMIA E A ATIVIDADE EMPRESARIAL... Revolução Industrial Era da Produção em Massa Era da Eficiência Revolução da Informação Gestão pela Qualidade Total Excelência Empresarial Gestão do Conhecimento

Abertura de Mercado Desregulamentação Fusões e Aquisições Globalização E AS CONSEQÜÊNCIAS... Abertura de Mercado Desregulamentação Fusões e Aquisições Globalização Competição

E A GESTÃO DO CONHECIMENTO?

Dado x Informação x Conhecimento Tipos de Conhecimento Do Banco de Dados à Gestão do Conhecimento Dado x Informação x Conhecimento Tipos de Conhecimento Valor do Conhecimento Aplicação do Conhecimento

APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO O que pode ser um dado para uma pessoa ... ... pode ser uma informação para outra. Dado ou Informação ? Informações são dados dotados de significado dentro de um contexto APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO (COSTA, 2004)

Dado... pode ser definido como um “conjunto de fatos distintos e objetivos, relativos a eventos” (DAVENPORT & PRUSAK, 1998, p. 2). É informação bruta, descrição exata de algo ou de algum evento. Os dados em si não são dotados de relevância, propósito e significado, mas são importantes porque são a matéria-prima essencial para a criação da informação.

Informação é uma mensagem com dados que fazem diferença, podendo ser audível ou visível, e onde existe um emitente e um receptor. É o insumo mais importante da produção humana. “São dados interpretados, dotados de relevância e propósito” (DRUCKER, 1999, p.32). É um fluxo de mensagens, um produto capaz de gerar conhecimento. É um meio ou material necessário para extrair e construir o conhecimento. Afeta o conhecimento acrescentando-lhe algo ou reestrutura.

O conhecimento deriva da informação assim como esta, dos dados O conhecimento deriva da informação assim como esta, dos dados. O conhecimento não é puro nem simples, mas é uma mistura de elementos; é fluido e formalmente estruturado; é intuitivo e, portanto, difícil de ser colocado em palavras ou de ser plenamente entendido em termos lógicos. Ele existe dentro das pessoas e por isso é complexo e imprevisível. Segundo DAVENPORT e PRUSAK (1998, p. 6), “o conhecimento pode ser comparado a um sistema vivo, que cresce e se modifica à medida que interage com o meio ambiente.”

Os valores e as crenças integram o conhecimento pois determinam, em grande parte, o que o conhecedor vê, absorve e conclui a partir das suas observações. NONAKA e TAKEUSHI (1997, p. 63) observam que “o conhecimento, diferentemente da informação, refere-se a crenças e compromisso“. RESGATE DE: “crença verdadeira e justificada”, segundo Platão. (KLEIN E LYYITINEN, 1985).

Sócrates no leito de morte. 1787, Jacques-Louis Daivid Sócrates no leito de morte. 1787, Jacques-Louis Daivid. Óleo sobre tela, 129,5 x 196,2 cm, Metropolitan Museum of Art, Nova Iorque, EUA “SÓ SEI QUE NADA SEI.”