2 – Inovação e Competitividade – Um Enfoque na Qualidade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Alberto Martins Júnior
Advertisements

BENCHMARKING.
2 Competindo com Tecnologia da Informação Sistemas de Informação – James A. OBrien – Editora Saraiva Cadeias de Valor Baseadas na Internet Marketing Pesquisa.
Tipos de Indicadores Por Carlos Reis.
Recrutamento e Seleção de Pessoal.
Capítulo 1 Marketing para o século XXI
Gerenciamento Pelas Diretrizes
Qualidade A busca da excelência
PLANEJAMENTO Profa. Helenita.
Capítulo 1 Marketing para o século XXI
Cadeia logística integrada supply chain
Unidade 08 19BY Inovação, Técnicas, Reciclagem e Sistemas de Informação centrados no Consumidor.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS
Ferramentas da Qualidade 5 Sensos PDCA/MASP
Daciane de Oliveira Silva
Tecnologia de Impressão Offset – Qualidade e Produtividade: GESTÃO DA QUALIDADE Notas de Aula 2o. Semestre 2011.
ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS
Administração Estratégica
Gestão Integrada de Negócios
Administração Financeira III
Competitividade, Produtividade e Qualidade
Gestão da Qualidade A DIMENSÃO ESTRATÉGICA
Gestão do Conhecimento na prática
14 PRINCÍPIOS DE DEMING.
Planejamento Estratégico Escola de Negócios
LOGÍSTICA Grupo 97..
Repensando a Logística
REPENSANDO A LOGÍSTICA Andréia Pereira - 08/24674
Unidade 02 Turma: 19 Grupo: T.
Unidade 02 GRUPO O Subgrupo 02.
Gurus - Demming A Qualidade de um produto ou serviço apenas pode ser definida pelo cliente. A Qualidade é, assim, um termo relativo que vai mudando de.
Unidade 4 REPENSANDO A LOGÍSTICA
Estratégias do agronegócio
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Universidade São Marcos Curso: Gestão de Negócios Internacionais
Motivação à qualidade São os clientes e usuários que decidem se um produto ou serviço atende às suas necessidades e satisfaz às suas expectativas Esta.
A Logística Repensanda
Atividade: Unidade 02 Grupo: 14B Subgrupo: 14B – 2 Helen Ribeiro – 09/ Márcia Ferreira – 07/53840.
REPENSANDO A LOGÍSTICA Grupo 14 D Subgrupo 1 Amanda Gurgel Débora Maia.
Como podemos perceber a relação entre custos e quantidades estocadas? Há uma certa relação conflitante entre custos e estoques, pois quanto maiores os.
Introdução à Qualidade
COMO se Beneficiar com as reclamações dos Clientes?
T.G.A – Estética Planejamento Estratégico de Negócios
Arquitetura do marketing
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Planejamento Estratégico
SATISFAÇÃO, VALOR E RETENÇÃO DE CLIENTES
Estratégia Organizacional
Planejamento Estratégico
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
Avaliação do Desempenho
Planejamento Estratégico
Administração da Produção
Práticas de gestão da inovação na empresa
QUALIDADE.
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
Repensando a Logística
FUNDAMENTOS Todo negócio tem uma MISSÃO a cumprir
INOVAÇÕES E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO CENTRADOS NO CONSUMIDOR E SUPPLY CHAIN Unidade 08.
Controle de Qualidade Total
Profº Wagner Tadeu TCA Aula 14
Custos da Qualidade.
Controle da Qualidade Total
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
CAPÍTULO 8 “POSICIONANDO & PROJETANDO OS SERVIÇOS”
Princípios de gestão da qualidade
ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE
SUESC – Faculdade de Economia e Finanças do Rio de Janeiro DISCIPLINA: GESTÃO DA QUALIDADE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA QUALIDADE IMPLANTAÇÃO DAS AÇÕES.
Transcrição da apresentação:

2 – Inovação e Competitividade – Um Enfoque na Qualidade A importância que a competição passou a ter, determinando um questionamento que antes não era levado em conta: ao fazer com quantidade é possível fazer com qualidade.

2 – Inovação e Competitividade – Um Enfoque na Qualidade Para tanto, é imprescindível haver qualificação das pessoas e de seu efetivo engajamento nas enormes mudanças e aceleradas modificações tecnológicas, além de conhecimento amplo e antecipado das necessidades ou desejos dos clientes.

2 – Inovação e Competitividade – Um Enfoque na Qualidade Como a criatividade e, portanto, a inovação das empresas passaram a ser limitadas, o questionamento dos processos acabou por popularizar a qualidade como uma técnica neotaylorista.

1 A Qualidade nas organizações. Na administração de organizações que pretendem diferenciar-se dos concorrentes é preciso determinar processos de qualidade e de inovação cuja responsabilidade de liderança é vista como algo bastante complexo. Para alcançar o sucesso pretendido é necessário:

1 A Qualidade nas organizações. criar uma ambiente voltado para a qualidade; informar e educar todos os níveis do grupo de trabalho sobre a qualidade; definir qualidade conforme as necessidades do cliente; estabelecer padrões de performance com base na não existência de erros e deficiências; implantar um sistema de qualidade baseado na prevenção e aumento da qualidade;

1 A Qualidade nas organizações. cada colaborador assume a responsabilidade pela qualidade do serviço; medidas de desempenho; melhoria da qualidade; cada área tem suas responsabilidades, portanto cada depto tem seu dono;

1 A Qualidade nas organizações. Os quatro passos para a organização (direção) acompanha o desenvolvimento da qualidade: Definição de políticas; Desdobramento dessas políticas; Identificação dos objetivos; Política de avaliação e feedback.

2 Afinal, o que é qualidade Existem muitas definições para o termo qualidade e para o seu uso nas organização; A qualidade é a adaptação às necessidades dos clientes; A qualidade é a manutenção de todos os clientes satisfeito.

3 Medidas da Qualidade Neste ponto será abordado aspectos sobre a qualidade mais alta que uma empresa pode almejar. Qualquer organização, sem grandes esforços, sabe identificar um rumo para sua qualidade, desde assim queira fazê-lo. Basta que pense, enquanto organização integrada (planeje), em aspectos tais como:

3 Medidas da Qualidade Atendimento às necessidades do cliente (adequação ao uso do produto ou serviço por parte dele). Eliminação de deficiências. Geralmente, o principal efeito de se pensar em qualidade mais alta a partir desses aspectos reside nos custos.

Se pensarmos no atendimento às necessidades do cliente, teremos de: Aumentar sua satisfação com o produto; Tornar os produtos mais vendáveis; Atender à competição; Aumentar a participação de mercado; Conseguir preços vantajosos.

Se pensarmos na ausência de defeitos, teremos de: Reduzir a freqüência de erros; reduzir o retrabalho; Reduzir falhas de campo; Reduzir a insatisfação do cliente; Reduzir a inspeção; Diminuir o tempo necessário para colocar novos produtos no mercado; Aumentar o rendimento; Melhorar o desempenho de entrega.

4 A Inovação e a Competição “mudar esta ligado a inovar que, por sua vez, esta acoplado a antecipar ...” Portanto: As organizações e pessoas que fazem parte deste novo contexto econômico (globalização) utilizam novos métodos que possibilitem:

4 A Inovação e a Competição Criar e capturar novos valores de novas formas; Fomentar novos produtos, serviços, processos e negócios; Criar regras e oportunidades de conseguir vantagem competitiva e resultados pioneiros.