VIDEOCONFERÊNCIA ESCOLHA QUALIFICADA E USO DO LIVRO DIDÁTICO

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Transcrição da apresentação:

VIDEOCONFERÊNCIA ESCOLHA QUALIFICADA E USO DO LIVRO DIDÁTICO Kátia Lomba Bräkling Agosto/2005

PRA UM COMEÇO DE CONVERSA... PNLD Uma política pública de avaliação do LD

A AVALIAÇÃO É ORIENTADA POR PRINCÍPIOS GERAIS CRITÉRIOS: COMUNS A TODAS AS ÁREAS ELIMINATÓRIOS CLASSIFICATÓRIOS ESPECÍFICOS DE CADA ÁREA

PRINCÍPIOS GERAIS PROCEDIMENTOS E CONTEÚDOS: devem adequar-se tanto à situação específica da instituição escolar e do desenvolvimento do educando quanto aos diferentes saberes a que recorre.

PROCEDIMENTOS, INFORMAÇÕES E CONCEITOS: devem ser corretos do ponto de vista das áreas do conhecimento a que se vinculam. devem ser apropriados à situação didático-pedagógica a que servem.

necessitam atender ao consenso dos diferentes especialistas e agentes educacionais quanto aos conteúdos mínimos a serem contemplados e às estratégias adequadas à apropriação desses conteúdos.

O LIVRO DIDÁTICO: necessita considerar as recomendações comuns às diferentes propostas curriculares estaduais e municipais em vigor.

deve contribuir para a construção da ética necessária ao convívio social democrático, o que o obriga ao “respeito à liberdade” e ao “apego à tolerância” (LDB, Título II, art. 3º, IV).

CRITÉRIOS COMUNS ELIMINATÓRIOS INCORREÇÃO DOS CONCEITOS E INFORMAÇÕES BÁSICAS INCORREÇÃO E INADEQUAÇÕES METODOLÓGICAS

PREJUÍZO PARA A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA.

CRITÉRIO COMUNS CLASSIFICATÓRIOS ASPECTOS GRÁFICO-EDITORIAIS  Estrutura editorial Aspectos visuais MANUAL DO PROFESSOR

OBSERVAÇÃO PNLD 2004 (1ª a 4ª séries): PNLD 2005 (5ª a 8ª séries): Coleções classificadas em: Recomendadas com distinção Recomendadas Recomendadas com Ressalvas PNLD 2005 (5ª a 8ª séries): Resenhas descritivas, apenas Não há classificação

COMO PROCEDER PARA ESCOLHER O LD? REALIZANDO: ANÁLISE RETROSPECTIVA ANÁLISE PROSPECTIVA

O QUE CONSIDERAR NA ANÁLISE A NATUREZA DO LD: Material didático que procura organizar a ação educativa: Apresentando uma seleção de conteúdos Apresentando uma seqüenciação de conteúdos Adotando uma metodologia de ensino

Nas análises, considerar: Retrospectivamente: A seleção de conteúdos do LD adotado correspondeu às necessidades do Projeto Educativo da Escola? A seqüenciação dos conteúdos foi adequada?

O tratamento dado ao conteúdo foi pertinente? A metodologia utilizada possibilitou o desenvolvimento das capacidades pretendidas? Foi necessário realizar muitos ajustes na proposta do LD? Que recursos foram necessários para estes ajustes?

Complementar o trabalho com outros gêneros, de outras ordens. Exemplo 1 O LD apresentou, na primeira série e as segunda, apenas contos de fadas, de aventuras e fábulas para trabalho. Demanda resultante: Complementar o trabalho com outros gêneros, de outras ordens.

Exemplo 2 Na segunda série, as atividades de escrita era sempre orientadas da seguinte forma: Observe a figura abaixo. Responda as perguntas que se seguem. Copie as respostas, no espaço abaixo, e você terá um belo texto!

Demanda resultante: Reformular as propostas de PT, de forma que as atividades prevejam: Apresentação das condições de produção Escrita, considerando as condições de produção do texto Avaliação do texto considerando a adequação do mesmo às condições de produção.

Exemplo 3 No LD de 5ª série, nas atividades de gramática, a proposta de trabalho seguia sempre essa orientação: Apresentação do conceito Exemplificação Exercitação, por meio de identificação e reconhecimento.

Demanda resultante: Reformular as propostas de trabalho com os aspectos gramaticais, de forma que as atividades prevejam: Análise de um corpus de referência sobre o aspecto selecionado; Levantamento de regularidades ou constatações

Elaboração de registro/regras da observação realizada Ampliação do corpus Aplicação/re-investimento

Exemplo 4 Gêneros apresentados para trabalho em LP: 5ª série: contos de aventura, fábulas, crônicas, bilhete, notícias e reportagens. 6ª série: contos populares, fábulas, crônicas, cartas, anúncio, notícias e reportagens.

7ª série: trechos de romances, notícias, reportagens e poemas. 8ª série: trechos de romances, reportagens, anúncios, e poemas.

Demanda resultante: Complementar a seleção de gêneros, incluindo, em especial, gêneros da ordem do Argumentar. Rever a seqüenciação quanto à adequação da complexidade do gênero à série.

Nas análises, considerar: Prospectivamente: A seleção de conteúdos é adequada? A seqüência com que são apresentados obedece à progressão da aprendizagem planejada por sua escola?

O conjunto dos conteúdos, assim como o tratamento didático dado a eles são adequados para os alunos e estão de acordo com o currículo? A linguagem é clara? As atividades se preocupam em ajudar o aluno a entender o texto das lições?

O manual do professor contribuiu o suficiente para melhor uso do material? A escola possui recursos materiais e infra-estrutura para realizar as complementações e modificações necessárias?

O trabalho decorrente dos ajustes necessários está adequado às possibilidades de articulação e de trabalho conjunto propiciadas pela escola? A proposta da coleção possibilita a formação do aluno pretendida pela escola? A coleção está adequada ao projeto pedagógico e curricular da escola?

Procedimentos para serem adotados no processo de escolha Análise coletiva das coleções considerando o estudo retrospectivo da coleção utilizada no ano anterior. Análise Prospectiva das coleções apresentadas nos Guias LEITURA DAS RESENHAS

ORGANIZAÇÃO DAS RESENHAS O texto de cada uma das resenhas contém os seguintes blocos:  Por Quê? Justifica a menção recebida pela avaliação. (PNLD 2004, apenas)

Descreve a estrutura da coleção e o conteúdo de cada volume. A Análise Apresenta informações mais detalhadas e específicas sobre a coleção. No geral, tratam da seleção e organização dos conteúdos, das questões metodológicas, das atividades, experimentos, dos aspectos gráfico-visuais e do Manual do Professor.

Em Sala de Aula Aponta os cuidados que o professor deve ter ao adotar a coleção, bem como os recursos necessários para sua boa utilização.

AS RESENHAS descrevem as coleções, do ponto de vista dos pressupostos teórico-metodológicos assumidos, de sua organização particular, dos conteúdos selecionados, do tratamento didático dado a esses conteúdos etc.;

avaliam e exprimem seu desempenho e qualidade, do ponto de vista dos princípios e critérios específicos da área em questão; justificam a menção recebida pela obra, destacando os fatores que mais contribuíram para tanto;

informam a respeito de implicações mais diretas da coleção para a organização do trabalho em sala de aula.