Programa de Ética e Cidadania

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Advertisements

Tema: Construindo Diretrizes da Política e do Plano Decenal
A escola e a prevenção ao uso de drogas
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
FORMAÇÃO CÍVICA UM CAMINHO A PERCORRER.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
PROPÓSITO DO PROGESTÃO
I- Concepção de Educação
PROJETO PEDAGÓGICO EMEF DR. JOSE KAUFFMANN 2010.
Quem somos nós, professores e professoras? Docência: que ofício é esse? VI Congresso IBOPE - UNESCO.
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
EDUCAÇÃO PARA AS RELACÕES ÉTNICO-RACIAIS:
EIXO II – EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS Ementa Justiça social, Direitos humanos, diversidade e educação. Direitos.
(experiências e reflexões de uma educadora)
EDUCAÇÃO POPULAR: Desafio à Democratização da Escola Pública
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Núcleo Regional de Educação de Toledo
Educação no contexto do Trabalho
REDE DE ENSINO ESTADUAL
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROTAGONISMO JUVENIL COMO FORMA DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL
Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
ESCOLA E CIDADANIA O DESENVOLVIMENTO DE UMA ÉTICA QUE AFIRMA E SE FUNDAMENTA NA IGUALDADE, NA DEMOCRACIA, NA AUTONOMIA E NA LIBERDADE É O REQUISITO INDISPENSÁVEL.
EDUCAÇÃO Não há uma única forma de Educação, nem um único modelo – esta ocorre em diferentes espaços e ambientes sociais ( na família, meios de comunicação,
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Work Based Learning Aprendizagem significativa na formação de professores.
8º ENCONTRO DE TRABALHADORES/AS EM EDUCAÇÃO APOSENTADOS/AS
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
CONSELHO DELIBERATIVO DA COMUNIDADE ESCOLAR: A RELEVÂNCIA DE SEU PAPEL NA COORDENAÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Inclusão Escolar O que é? Por que? Como fazer? O que é?
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2010 EIXO VI – JUSTIÇA SOCIAL, EDUCAÇÃO E TRABALHO: INLCUSÃO, DIVERSIDADE E IGUALDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONTEXTUALIZAÇÃO.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Marcha das Margaridas 2015 Principais Conquistas
AUTONOMIA MORAL E A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA DEMOCRÁTICA
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2014 DRE PIRITUBA.
ELISANGELA MOREIRA SILVA FABRICIA JANE COSTA ALFAIA
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
MOVIMENTO PESTALOZZIANO
Subheading goes here CADERNO 5 ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA 3. O Conselho Escolar e a gestão democrática.
SPEC – Sistema de Proteção Escolar e Cidadania
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E DIRETORES
Proposta curricular Fundamental-6º ao 9º ano Ensino médio
Educação e clientela escolar
Centros de Educação em Direitos Humanos
AVALIAÇÃO.
4 Calcular com habilidade utilizando o raciocínio lógico, bem como estratégias formais e não formais na resolução de problemas. 3 Comunicar-se e expressar-se.
Violência e Escola – construindo alternativas de enfrentamento
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
Campina Grande Outubro 2015
I ENCONTRO NACIONAL DE JOVENS GAYS E AIDS DA ARTAGAY JOVEM ‘Construindo uma agenda política, para uma juventude sem AIDS e livre da homofobia’ 27 de maio.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA RELUZ
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
CONAE 2010 – Brasília Prof° Ms. Marco Antonio Soares – Secretário de Direitos Humanos da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação)
Revisita ao PPP.
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada VI Encontro Agosto / 2015 PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada VI Encontro Agosto / 2015 SECRETARIA.
"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo.
Enfoques Marxistas En Trabajo Social.. Orçamento Participativo (OP) -(OP) é um mecanismo governamental de democracia participativa que permite aos cidadãos.
 Aumento do número de registros sobre violências, bullying, uso de álcool e outras drogas, preconceito, racismo, estereótipos, homofobia, cyberbullying,
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

Programa de Ética e Cidadania Construindo valores na escola e na sociedade MEC

Motivos norteadores A temática da ética, da moralidade humana e de construção de valores pessoais socialmente justificados se encontra desvalorizada em nossa sociedade e até mesmo na estrutura de nossas escolas. Ser cidadão , ou seja, aprender a agir com respeito, solidariedade, responsabilidade, justiça, não-violência; aprender a usar o diálogo nas mais diferentes situações e comprometer-se com o que acontece na vida coletiva da comunidade e do País, não é algo inato. Esses valores e essas atitudes precisam ser aprendidos e desenvolvidos pelos estudantes e, portanto, podem e devem ser ensinados na escola.

Objetivos do programa O Programa Ética e Cidadania visa desenvolver a formação ética e moral de todos os membros que atuam nas instituições escolares. Para que isso seja possível, são necessários pelo menos dois fatores: que os princípios se expressem em situações reais, nas quais os estudantes possam ter experiências e conviver com a sua pratica; que haja um desenvolvimento da sua capacidade de autonomia moral, isto é, da capacidade de analisar e eleger valores para si, conscientemente e livremente.

Como o programa será realizado? Será desenvolvido por meio de projetos pelos quais a comunidade escolar pode iniciar, retomar ou aprofundar ações educativas que levem à formação ética e moral , tais como: criação de Fóruns Escolares de Ética e de Cidadania, formação docente, instrumentalizar a ação dos profissionais da educação por meio de recursos didáticos e materiais pedagógicos adequados, fortalecer ações que dêem apoio ao protagonismo de alunos e de alunas na construção da ética e da cidadania.

Os quatro eixos do programa o trabalho com ética e cidadania nas escolas pressupõe intervenções focadas em quatro grandes eixos, ou módulos, que, embora independentes, mantêm uma nítida inter-relação: Ética, Convivência Democrática, Direitos Humanos e Inclusão Social.

Ética Levar ao cotidiano das escolas reflexões sobre a ética, os valores e seus fundamentos. Trata-se de gerar ações, reflexões e discussões sobre seus significados e sua importância para o desenvolvimento dos seres humanos e suas relações com o mundo. construir, dentro da comunidade escolar, o que vem sendo chamado de valores universalmente desejáveis, ou seja, reconhece-se que existem alguns valores, como a democracia, a justiça e aqueles presentes na Declaração Universal dos Direitos Humanos, que são desejáveis e devem ser universalizados no contexto social.

CONVIVÊNCIA DEMOCRÁTICA Promover reflexões, discussões e apontar caminhos pedagógicos para a construção de relações interpessoais democráticas no convívio escolar pautadas no diálogo e na resolução pacífica de conflitos. O intuito não é criar uma escola onde os conflitos sejam eliminados, mas promover ações e estratégias que mantenham os comportamentos em níveis democraticamente aceitáveis, tais como: a) as assembléias escolares; b) os grêmios estudantis; c) estratégias de resolução e de mediação de conflitos; d) estratégias de aproximação entre escola, família e comunidade.

Direitos Humanos implementar ações que levem à justiça social e à formação ética e cidadã das futuras gerações. Atuando nessa direção, cada comunidade trará sua contribuição para a construção de uma nova sociedade, que condena as mais diversas formas de exclusão social. O conhecimento e reconhecimento dos direitos e deveres aludidos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), assim como a luta cotidiana por seu cumprimento, fazem parte da construção dessa cultura de direitos humanos. Temáticas sociais como segurança, violência, seguridade social, meio ambiente, moradia, saúde e políticas públicas também estarão no foco das indicações bibliográficas e estratégicas.

INCLUSÃO SOCIAL Contribuir para a construção de escolas verdadeiramente inclusivas, abertas às diferenças e voltadas para os interesses e necessidades de todos os seres humanos. Discussão sobre temáticas relacionadas à inclusão e à exclusão social, focando principalmente suas repercussões no âmbito escolar, tais como: - situação dos portadores dos diversos tipos de deficiência; - situação das crianças e adolescentes em conflito com a lei ou egressas de sistemas escolares socioeducativos; - exclusão das mulheres; - exclusão de natureza socioeconômica; - discriminação que homossexuais, indígenas, negros, moradores de rua e idosos  

OBSERVAÇÕES FINAIS O programa não é obrigatório; As escolas precisam se inscrever no programa; Os professores que se dispuserem a participar do programa devem constituir em suas escolas um fórum permanente de ética e de cidadania, ancorado nos quatro eixos citados.