Empowerment Poder e energia para as pessoas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Grupo: Denise nº646-4 Fabio nº558-1 Paula nº604-3 Peterson nº611-8
Advertisements

COMPONENTES DO PLANEJAMENTO DE R.H.
Qualidade Total.
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
MUDANÇA NA ORGANIZAÇÃO
Prof. Antonio Carlos Guil
MÓDULO VII GESTÃO EMPRESARIAL.
ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
EMPOWERMENT Teorias e Estruturas Organizacionais
Etapas do Planejamento Estratégico
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS Aula 04
BSC BALECED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS E ORGANIZACIONAIS
Aula 3 Qualidade nas organizações
AULA 2 Motivação de EQUIPES DE TRABALHO
EMPOWERMENT: PODER E ENERGIA PARA AS PESSOAS
Edson Santos 03 de Outubro de 2012
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
Gestão de Negócios Aula 9 Haroldo Andrade.
FOMENTO (ESTÍMULO) DE UM AMBIENTE DE TRABALHO PRODUTIVO
Bibliotecários... Até quando?
A Gestão de Pessoas em um Ambiente Dinâmico e Competitivo
TEORIA DE MASLOW E SUA APLICABILIDADE NO AMBIENTE DE TRABALHO
Sistemas e Métodos - Ferramentas Gerenciais
A importância do Planejamento Estratégico
Prof. Msc. Magali de Macedo
Planejamento estratégico
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO) Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Recursos Humanos do Projeto
Planejamento Estratégico
Gestão de Mudanças.
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores
Teoria Geral da Administração
EMPOWERMENT.
Gabriel Bastos Machado
Processo de Decisão de Tomadas
Planejamento e estratégia
EMPOWERMENT.
LAYOUT.
CAPITAL INTELECTUAL §“É a soma de conhecimento de todos em uma empresa, o que lhe proporciona vantagem competitiva” §O Capital intelectual constitui a.
Capítulo 1 A administração hoje.
Profª. Ms.Vera Márcia Gabaldi
Empowerment: as Pessoas com Poder na Organização
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Gerenciamento dos Recursos Humanos
Comportamento Organizacional e Visão Sistêmica
Empreendedor Corporativo
Balanced Scorecard.
PROCESSOS DECISÓRIOS PD MODELOS DE TOMADA DE DECISÃO – MODELO RACIONAL
CONSTRUÇÃO DO MODELO FUTURO - PROCESSOS MAPEADOS - ASPECTOS CRÍTICOS ANALISADOS ESTAMOS NA FASE DE REMETER A ORGANIZAÇÃO A REPENSAR O FUTURO, O MERCADO,
Professor Douglas Pereira da Silva
Prof(a): Patrícia Braz
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
BENCHMARKING “Melhor do Melhor”.
Dos Conceitos às Aplicações
BSC BALECED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
Empowerment Disciplina: Tecnologias de Gestão Prof. Eduardo M. Borba.
O mundo que habitamos é um mundo onde tudo é manifestação da mente, ou seja, concretização das idéias por nós elaboradas.
MBA de RH Prof Fabio Uchôas. Refere-se as práticas e as políticas para conduzir os aspectos relacionados as pessoas no trabalho de gerenciamento: ◦
Controle estratégico – 9a. aula Prof ª Rosana Alves Vieira Empreendedorismo e Estrat. de Negócios.
AS PESSOAS E AS ORGANIZAÇÕES
Prof.a. Ms. Silaine Tavares Toro da Silva MOTIVAÇÃO: EU SOU UM DOS PRINCIPAIS RESPONSÁVEIS POR ELA!!!!
NOVOS CENÁRIOS E PARADIGMAS GERENCIAIS
Gestão da Qualidade em Serviços Mudança Cultural ???
COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES
Transcrição da apresentação:

Empowerment Poder e energia para as pessoas

O que é empowerment ? É um novo estilo gerencial que prima pelo fortalecimento do poder decisório dos funcionários. Com o empowerment, concedem-se as pessoas que trabalham em uma empresa, oportunidades de participarem ativamente dos processos e escolhas organizacionais.

Por que é importante aderir ao empowerment? Para sobreviver num mundo de negócios marcado, atualmente, por forças intensas e por mudanças rápidas.

Por que é importante aderir ao empowerment? (2) Porque a competitividade, para as empresas, reside, agora, no capital intelectual de seus funcionários.

Não confundir empowerment com ... com pura e simples participação; com mera constituição de equipes; com caos. Fonte: Mills, Daniel Quinn. Empowerment - um imperativo - seis passos para se estabelecer uma organização de alto desempenho.

Etapas para a implementação do empowerment Existem seis etapas que orientam a implementação de um programa de empowerment com sucesso. São elas: tolerância a erros; desenvolvimento de confiança; visão; fixação de metas; avaliação; e motivação Fonte: Mills, Daniel Quinn. Empowerment - um imperativo - seis passos para se estabelecer uma organização de alto desempenho.

Tolerância a erros Faz parte da essência do empowerment a tolerância a erros por parte da empresa. Contudo, isto não quer dizer que a empresa deva tolerar toda a sorte de erro. Existem erros que podem e precisam ser tolerados, se a empresa realmente objetivar o comprometimento de seus funcionários, e existem erros impossíveis de se tolerar. Fonte: Mills, Daniel Quinn. Empowerment - um imperativo - seis passos para se estabelecer uma organização de alto desempenho.

Desenvolvendo confiança Empowerment é antes de tudo uma questão de confiança. Somente haverá funcionários desejosos de contribuírem para o sucesso organizacional, se houver confiança na relação entre empresa e seu pessoal. Fonte: Mills, Daniel Quinn. Empowerment - um imperativo - seis passos para se estabelecer uma organização de alto desempenho.

Visão Empowerment não é sinônimo de caos. Por isso, todo projeto de empowerment, para gerar efeitos positivos, precisa estar alicerçado sobre uma “visão”. Fonte: Mills, Daniel Quinn. Empowerment - um imperativo - seis passos para se estabelecer uma organização de alto desempenho.

Fixação de metas De igual modo, metas precisam ser estabelecidas. As metas concentram os objetivos idealizados para o cumprimento da missão. Fonte: Mills, Daniel Quinn. Empowerment - um imperativo - seis passos para se estabelecer uma organização de alto desempenho.

Avaliação Uma organização que implementa o empowerment quer mudar sua forma de gerenciar seu pessoal. Como todo projeto, portanto, o empowerment precisa de avaliações para medir a distância entre o planejado e o alcançado. Fonte: Mills, Daniel Quinn. Empowerment - um imperativo - seis passos para se estabelecer uma organização de alto desempenho.

Motivação A motivação é parte indissociável de qualquer projeto de empowerment, uma vez que apenas empregados motivados são capazes de se comprometer com a missão organizacional. Fonte: Mills, Daniel Quinn. Empowerment - um imperativo - seis passos para se estabelecer uma organização de alto desempenho.

Motivação (2) A motivação passa pelo reconhecimento. Uma empresa pode reconhecer o esforço de seus funcionários, premiando-os, oferecendo-lhes bons salários, segurança no emprego e oportunidades de crescimento profissional. Fonte: Mills, Daniel Quinn. Empowerment - um imperativo - seis passos para se estabelecer uma organização de alto desempenho

Porque empowerment, às vezes, não dá certo? 1) porque os programas orientados para o uso da técnica são cheios de contradições; 2) porque os executivos e gerentes sabotam os programas de empowerment; ainda que não percebam que o fazem; 3) porque os funcionários têm dúvidas quanto ao que venha a ser a técnica; 4) porque é sempre difícil mudar. As coisas não acontecem num passe de mágica. Fonte: Argyris, Chris. Empowerment: the emperor’s new clothes. Rothstein, Lawrence R. The empowerment effort that came undone.

Bibliografia ARGYRIS, Chris. Empowerment: the emperor’s new clothes. Harvard Business Review, may-june, 1998, p.98-105. MILLS, Daniel Quinn. Empowerment - um imperativo - seis passos para se estabelecer uma organização de alto desempenho. Rio de Janeiro: Campus, 1996. ROTHSTEIN, Lawrence R. The empowerment effort that came undone. Harvard Business Review, january-february, 1995, p.20-31.