Evolução da Tecnologia da Informação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SIG Conceituando: Sistemas de Informação e Tecnologia da Informação
Advertisements

‘ Por que estudar sistemas de informação?
E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação.
PETI Planejamento Estratégico de TI
Programa e Plano de Ensino
Sistemas de Informação
Sistemas de Informação - Objetivos
Conjunto de ferramentas e técnicas que objetivam dar suporte à
Fundamentos de Sistemas de Informação
ENTERPRISE RESOURSE PLANNING
Sistema de Informação Pós graduação em gestão de RH
Gestão Tecnológica da Informação
Sistema de Informação Gerencial (SIG)
Custo/Benefício e Impactos Organizacionais dos Sistemas de Informação
ASAI – Administração da Informática – Prof. Malomar Alex Seminotti
Universidade São Marcos Curso: Gestão de Negócios Internacionais
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO HOTELEIRA
Planejamento de Tecnologia da Informatização (TI)
Objetivos da aula Dar exemplos de como a tecnologia de informação apóia os processos de negócios nas funções organizacionais de contabilidade, finanças.
Sociedade da Informação: Ambiente de TI nas Organizações
Profissional de GC / Função de GC
SAD – 1. Introdução - Histórico
Gildo de Almeida Leonel
Tecnologia da Informação
BI - Conceito É o conjunto de conceitos e metodologias que, fazendo uso de acontecimentos (fatos) e sistemas baseados nos mesmos, apóia a tomada de decisões.
GESTÃO DA INFORMAÇÃO FEPI – FUNDAÇÃO DE ENSINO E PESQUISA DE ITAJUBÁ
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Por que estudar sistemas de informação?
Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet
Profª: Adriana Vettorazzo
Professor: Ernesto Junior
Planejamento da Tecnologia de Informação nas Empresas n Prof. Wladimir da Costa 5 a Fase - Planejamento Organizacional para a Área de Informática.
Objetivos do Capítulo Explicar a importância da implementação de processos e tecnologias de gerenciamento de dados numa organização. Explicar as vantagens.
A EVOLUÇÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico
PDTI - Plano Diretor de Tecnologia da Informação
Organização, Sistemas e Métodos Estruturas Organizacionais Modernas
Como elaborar seu currículo? 04/2006 Um currículo bem feito não garante sua contratação mas um currículo mal elaborado elimina-o do processo seletivo.
E-commerce e E-business
 São métodos formais de tornar disponíveis para a administração, quando oportuno, as informações necessárias para facilitar o processo de tomada de.
Como elaborar seu currículo? 04/2006 Um currículo bem feito não garante sua contratação mas um currículo mal elaborado elimina-o do processo seletivo.
Por Márcia May Gomel ® março Tecnologia da informação para gestão. cap.2. p Turban et al. Tecnologia da informação para gestão. cap.2. p
Equipe Prof. Henrique Freitas
A Tecnologia da Informação ti_01-intro.ppt: fonte prof: PauloPereira_conceitosDeTI
PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO
Marcos Saraiva Sistema de INFORMAÇÃO Marcos Saraiva
Tecnologia da Informação Integrada à Inteligência Empresarial:
Banco de Dados Representa o arquivo físico de dados, armazenado em dispositivos periféricos, para consulta e atualização pelo usuário. Possui uma série.
FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Profª. Vanilde Manfredi
SISTEMA DE INFORMAÇÃO CONVENCIONAL
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
AULA 02 – INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Disciplina: Inteligência Artificial
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico
O que é ERP? ERP é a sigla de Enterprise Resourse Planning (Planejamento dos Recursos Empresariais).  Trata-se de uma técnica moderna de gestão empresarial.
Etec Philadelpho Gouvêa Netto Extensão José Felício Miziara
SIG – Sistemas de Informação Gerenciais
Introdução a Informática
Sistemas de Informação
Evolução Histórica Pré-História
Gerência de Sistemas de Informação Aula 1 – 1º Bimestre.
RCASOLUÇÕESGERENCIAIS QUEM SOMOS OBJETIVOS DA PARCERIA PLANO DE TRABALHO PRINCIPAIS ENVOLVIDOS (PLAYERS) RESULTADOS (ROI) 1 2.
1 ERP Enterprise Resource Planning. 2 ERP Com o avanço da TI as empresas passaram a utilizar sistemas computacionais para suportar suas atividades. Em.
Sistema de Informação aplicados a Finanças e Contabilidade
Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico de de Tecnologia de Informação Prof. Antonio Márcio M. Carmo Prof. Antonio Márcio M. Carmo.
PETI Planejamento Estratégico de TI
INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL
CONCEITO DE DADOS E INFORMAÇÕES DADOS – SÃO COMPOSTOS POR FATOS BÁSICOS. EX. NOME E QUANTIDADE DE HORAS TRABALHADAS, NÚMERO DE PEÇAS PRODUZIDAS OU EM ESTOQUE.
ADMINISTRAÇÃO DA EMPRESA DIGITAL. 1. Projetar sistemas competitivos e eficazes 2. Entender requisitos de sistema do ambiente de negócios global 3. Criar.
Transcrição da apresentação:

Evolução da Tecnologia da Informação Prof. Paulo Barreto Evolução da Tecnologia da Informação pdbarreto@gmail.com

Introdução

Do processamento de dados a TI Na década de 1960, o tema tecnológico que rondava as organizações era o “processamento de dados”. Nessa época, a maioria das empresas direcionava os recursos para o s em mainframes (grandes computadores) e para os sistemas de controles operacionais, tais como faturamento, estoque, folha de pagamento, finanças e contabilidade.

Do processamento de dados a TI Com o surgimento dos “PCs”, as empresas passam a substituir o tradicional “processamento de dados” (centralização) e incorporam essa nova ferramenta empresarial. Surge a “informática” e posteriormente a rede (Comunicação entre computadores). As empresas integraram os seus sistemas, mesmo com algumas redundâncias.

Do processamento de dados a TI Na atualidade, a “informática” se transforma em “tecnologia da informação” (TI), integrando os seus emergentes e modernos recursos. A TI pode ser conceituada como o conjunto dos recursos tecnológicos e computacionais para guarda de dados, geração e uso da informação e de conhecimentos.

Do processamento de dados a TI A gestão de dados e informações compreende as atividades de guarda e recuperação de dados e níveis e de controle de acesso às informações. Essa gestão requer um completo plano de contingência e um plano de segurança de dados e informações.

Do processamento de dados a TI Com a “tecnologia da informação” as empresas possuem aplicações com compartilhamento das bases de dados, unificando-as e eliminando as redundâncias. Os sistemas são mais completos, integrados e satisfazem na íntegra os seus usuários. A TI contempla inclusive os sistemas de informação e de conhecimento para apoio às decisões

Do usuário ao cliente No tempo do “processamento de dados”, os usuários eram tímidos, hesitantes, indecisos e superficialmente envolvidos com tecnologias. Na fase da “informática” os usuários já se posicionavam como responsáveis pelos sistemas e estavam mais engajados nos processos que utilizavam tecnologias.

Do usuário ao cliente Os usuários na “tecnologia da informação” são chamados de “clientes”, atuando com postura participativa e integrativa, focando seus esforços na gestão dos processos e consequentemente nos dados, informações e conhecimentos que utilizam. O uso de comitês ou de equipes multidisciplinares em projetos de TI faz com que os usuários e/ou clientes participem mais efetivamente dessas atividades, da concepção e do desenvolvimento à implantação total de soluções empresariais. São os verdadeiros “donos” ou gestores dos sistemas e dos recursos da TI, recebendo suporte técnico dos profissionais de informática.

Do gerente ao CIO Os chamados gerentes de CPD (Centro de Processamento de Dados) atuaram na década de 1960 e 1970 com seus sistemas fechados. Essa gerência de CPD era um modelo vetusto e alquimista de, frequentemente vinculado a um modelo de gestão autoritária. O velho CPD deve ser transformado numa Unidade de TI. A Unidade de TI é a área responsável pelos serviços de informática e pelos recursos de TI de uma unidade ou de uma organização. Atualmente, a TI e seus recursos são vistos como ferramentas de trabalho e como uma unidade departamental moderna, transparente, efetiva e prestadora de serviços.

Do gerente ao CIO O gestor da TI deve sempre ter clara a visão da abordagem sociotécnica, humanística e da teoria geral de sistemas. As habilidades requeridas dos gestores e o conceito de gestão sempre envolvem a atuação com: pessoas ou recursos humanos; projetos, processos e/ou atividades; e recursos diversos, tais como: tecnológicos, financeiros, materiais, de tempo, etc.

Do gerente ao CIO Atualmente o gestor da TI é chamado de CIO (Chief Information Officer). Os CIOs são os gestores responsáveis pelos recursos tecnológicos e pela utilização estratégica das informações das organizações, normalmente ligados à alta administração da organização.

Do software aos sistemas de informação Há 45 anos, os recursos estavam direcionados para softwares ou sistemas de informações operacionais que garantiam principalmente o processamento trivial dos dados das empresas. Atualmente, a evolução dos sistemas de informação (SI) se apresenta nas mais diversas formas e tipos.

Do software aos sistemas de informação Os SI operacionais contemplam o processamento de operações e transações rotineiras, em seu detalhe, incluindo seus respectivos procedimentos. Os SI gerenciais contemplam o processamento de grupos de dados das operações e transações operacionais, transformando-os em informações agrupadas para gestão. Os SI estratégicos trabalham com os dados no plano macro, filtrados das operações das funções empresariais da organização, considerando, ainda, a relação entre o meio ambiente interno e/ou externo, visando auxiliar o processo de tomada de decisão da alta administração e do corpo gestor da empresa.

Do software aos sistemas de informação As principais TI aplicadas à geração de informações oportunas dos SI são: Executive Information Systems (EIS); Enterprise Resource Planning (ERP); Sistemas de Apoio a Decisões (SAD); Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados (SGBD); Data Warehouse (DW); Recursos da Inteligência Artificial (IA); Sistemas Especialistas; Data Mining (DM); Database Marketing (DBM); recursos da internet; automação de escritórios; recursos On-Line Analytic Processing (OLAP), On-Line Transaction Processing (OLTP), entre outras.

Do software aos sistemas de informação Em paralelo à utilização dessas tecnologias, surgem os sistemas de conhecimentos, que manipulam ou geram conhecimentos organizados para contribuir com os seres humanos, com as organizações e com a sociedade como um todo. Podem ser compostos pelos recursos emergentes da TI ou por simples softwares específicos, onde podem ser geradas informações oportunas e/ou conhecimentos personalizados com valores agregados.

Do software aos sistemas de informação Em paralelo à utilização dessas tecnologias, surgem os sistemas de conhecimentos, que manipulam ou geram conhecimentos organizados para contribuir com os seres humanos, com as organizações e com a sociedade como um todo. Podem ser compostos pelos recursos emergentes da TI ou por simples softwares específicos, onde podem ser geradas informações oportunas e/ou conhecimentos personalizados com valores agregados.

Do PDI ao PETI O antigo Plano Diretor de Informática (PDI) tinha seus esforços mais direcionados para o plano de informática e seus respectivos recursos tecnológicos de hardware e software. Ele normalmente não contribuía de fato com as estratégias e as operações das organizações.

Do PDI ao PETI O Planejamento Estratégico da Tecnologia da Informação (PETI) é um processo dinâmico e interativo para estruturar a TI (e seus recursos: hardware, software, sistemas de telecomunicação, gestão de dados e informação), os sistemas de informação e do conhecimento, as pessoas envolvidas e a infra-estrutura necessária para o atendimento de todas as decisões, ações e respectivos processos da organização. A diferença fundamental reside no planejamento das informações necessárias para a gestão de toda a empresa, que passa a contemplar o perfil profissional dos recursos humanos envolvidos.