Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis - IES/GF Faculdade de Santa Catarina – FASC Curso de Administração Disciplina: Gestão Mercadológica.

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BIBLIOGRAFIA CHURCHILL JR, Gilbert A., PETER, J. Paul. Marketing: Criando valor para o cliente. São Paulo: Saraiva, 2000 COBRA, Marcos. Serviços: como.
Transcrição da apresentação:

Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis - IES/GF Faculdade de Santa Catarina – FASC Curso de Administração Disciplina: Gestão Mercadológica Administrando e Desenvolvendo Produtos e Serviços Administrando Produtos Existentes Prof. MSc Ricardo Delfino Guimarães

Definição de Produtos É objeto de troca comerciais entre quem fabrica e quem deseja ou necessita. Produto: Tangível Intangível

Classificação dos Produtos Industrial : Usado para fabricar outros bens ou serviços ( matéria – prima,maquinas e equipamentos ); Consumo : destinado a atender desejos e necessidades das famílias; O que vai os diferenciar é o uso pretendido.

Produto Quando ao Esforço para comprá- lo Produto de Conveniência – Sem algum esforço; relativamente barato; compram regulamente; sem planejar. Ex: necessidades básicas( café, arroz, leite) utensílios em geral, refrigerantes. Não planejam a compra, porém o consumidor tem uma marca de sua preferência.

Produto Quando ao Esforço para Comprá-lo Produto de Compra Comparado - Esforço maior que o anterior; Compra somente é feita depois de pesquisada diversas marcas; Considera o preço, praticidade, estilo de vida; Ex; Refrigeradores, televisões,computadores, carros etc.

Produto Quando ao Esforço para Comprá-lo Produto de Especialidade - Quando há procura incessante do consumidor por um produto relutando por um substituto. Ex: relógios finos, peças Rolls Royce, comidas exóticas.

Produto Quando ao Esforço para Comprá-lo Produto não Demandado: Produtos desconhecidos dos consumidores ( produtos novos ) ou não procurado ativamente pelo consumidor ( compra de túmulos, seguros, enciclopédias etc). A empresa precisa ir diretamente ao consumidor através de mala direta, visitas ou telemarketing.

Componentes de um Produto Marca Embalagem Serviços e Garantias Qualidade

Componentes de um Produto Marca: Nome, termo, sinal, símbolo, desenho que servem para identificar o produto ou a linha de produtos.

Benefícios de Marcas Produtor : Fidelidade Consumidor: Fazer comparação entre outros produtos.

Tipos de Marcas Marca de Família: Usa a marca nominal para toda linha de produto. Marca do Fabricante: Marca de propriedade e uso do fabricante do produto. Marca própria : Marca de propriedade e uso de um atacadista ou varejista.

Embalagem É o invólucro protetor de um produto que serve para facilitar e armazenar, proteger, facilitar seu uso, conservá-lo e também, ajudar a vender o produto.

Embalagens Benefícios Adicionais: Utilização dos frasco depois de usadas ( potes de geléias); Rótulos – Informações adicionais do produto e outras variedades como receitas etc)

Embalagem Deve induzir o consumidor a comprar; Benefício do produto deve ser apresentada na embalagem; Ser facilmente reconhecida pelo consumidor; Considerar as embalagens de produtos similares; Deve ser sempre devolvida, sempre que possível.

Serviços e Garantias São formas de credibilidade na vendas dos produtos. Empresa deve estar preparada para atender esses tipos de assistência’. Serviço : assistência técnica Garantia : é a segurança que o cliente terá caso aconteça algo com o produto.

Qualidade A satisfação gerada pelo uso do produto adquirido. Quanto maior a qualidade mais a empresas tendem a aumentar o valor do produto.

Ciclo de Vida do Produto

Introdução Produto Novo; As vendas começam lentas; Os custos de produção costumam ser altos.

Ciclo de Vida do Produto Crescimento: Vendas sobem rapidamente; Os lucros acompanham o crescimento; Desafio é acompanhar o crescimento das vendas e os concorrentes.

Ciclo de Vida do Produto Maturidade: Um produto atinge a maturidade quando se torna conhecido no mercado e suas vendas crescem até atingir o ápice. Como muitos compradores possuem o produto, o crescimento é lento podendo começar a decrescer.

Ciclo de Vida do Produto Declínio: O volume da maioria dos produtos começam a cair. Razões: Novas tecnologias; Concorrência; Solução: Procurar novos mercados consumidores.

Conclusão Os produtos ( bens e serviços) em uma organização devem sempre está acompanhando o ambiente externo ( desejos e necessidades dos consumidores) para que esses tenham uma vida de maturidade longa.

Referencias CHURCHILL, Gilbert A.; PETER, J. Paul. Marketing: criando valor para o cliente. 2 ed. São Paulo: Saraiva, KISSIL, Marco; Gestão da Mudança Organizacional. Instituto para Desenvolvimento da Saúde / Universidade Federal de São Paulo, Faculdade de Saúde Pública. série Saúde e Cidadania, vol 4, São Paulo, KOTLER, Philip; KELLER, Michael. Administração de Marketing. 12 ed. São Paulo: Prentice Hall