FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AÇÃO DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID-QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE Mariângela de Sousa Santos Diz Nobre 1, Rodrigo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Programa de Plantas Medicinais: uma articulação entre a UFJF e o Instituto Estadual de Educação (IEE) HONORATO, Aldeir Félix; SOARES, Thaís de Andrade.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Plano de Trabalho Docente
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
Autor: Paulo Henrique Hermínio Universidade Estadual Paulista
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Definição de Problema Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II:
Portfólio de Estágio Supervisionado
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
A melhoria nos índices do IDESP desafio da escola atual
PENSANDO A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UFMS
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
A Função do Professor Articulador
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
PIBID E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID De 14 a 16 de maio de 2013 BRASÍLIA - DF.
Maria Isabel de Almeida Fac. de Educação – USP GEPEFE/FEUSP
Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA: Este subprojeto será realizado com os licenciandos do curso de licenciatura em Ciências.
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID TEMA “GESTÃO DO PROGRAMA, ADMINISTRAÇÃO DAS BOLSAS E RELAÇÃO INSTITUCIONAL”. Maio/2013- Brasília,
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR Departamento de Matemática e Estatística – DME Campus Universitário de Ji-Paraná Programa Institucional.
Diferentes perspectivas em instituições diferentes
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Contexto - as exigências criadas pelas mudanças econômicas e sociais resultantes de um mundo globalizado, dos avanços científicos e tecnológicos e do papel.
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
O Ensino de Ciências no Ensino Fundamental e os PCNs
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
Retrato da Escola Básica Adriano Mosimann
Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra CESCD-UEMA
O Uso das Metodologias Ativas no Ensino Aprendizagem de Ciências
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
PIBID – CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – UNIUBE
Dissecação Animal e a Aprendizagem Significativa De Ciências
AUTORES : Liliane de Oliveira Rosa Salvador 1 ; Lilian Margareth Biagioni de Lima 2 ; Lilian Guimarães 3 ; Ariana de Melo Borges 4 1,2,3,4 Universidade.
PÁTIO INTERNO OS OBJETOS EDUCACIONAIS E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA PIBID – CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – UNIUBE - MG Escola Municipal.
O papel do Estagio na Formação de Professores
Aula Prática: Uma Aprendizagem Significativa de Ciências
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
¹CARVALHO, A M. P. et al. Ciências no Ensino Fundamental: O conhecimento Físico. São Paulo: Scipione, XXVII Congresso de Iniciação Científica da.
Maria Elizabete Rambo Kochhann Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientadora UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
INTRODUÇÃO METODOLOGIA CONCLUSÕES REFERÊNCIA Os resultados encontrados apontam para uma consciência ambiental pouco desenvolvida entre os estudantes, indicando.
1 PIBID – SUBÁREA: QUÍMICA Coordenador: Prof. Rodrigo Garrett Colaboradora: Profª. Larissa Crespo.
Wagner dos Santos ¹, Náthalis de Oliveira Ferreira 2, Mariângela de Sousa Santos Diz Nobre 3 Larissa Codeço Crespo 4, Rodrigo Garrett da Costa 4. 1 Estudante.
INTRODUÇÃO METODOLOGIA CONCLUSÃO REFERÊNCIAS Nessa primeira etapa da nossa pesquisa, pôde-se constatar que o tema Energia a partir do estudo da exploração.
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
A FOTOGRAFIA NA ESCOLA: PROJETO INTERDISCIPLINAR DAS ÁREAS DE QUÍMICA, BIOLOGIA E FÍSICA DO PIBID-IFFLUMINENSE Nomes dos bolsistas das subáreas: Pâmella.
INTRODUÇÃO METODOLOGIA CONCLUSÕES REFERÊNCIA CHAMPAGNE, A.B. & KLOPFER, L.E. Research in Science Education: The Cognitive Psychology Perspective. In HOLDZKOM,
INTRODUÇÃO METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÃO REFERÊNCIAS A utilização de um jogo didático deve ser planejada pelo professor como uma atividade diferenciada,
Este projeto vem sendo desenvolvido no âmbito das ações do PIBID-Química do IF Fluminense no Colégio Estadual José do Patrocínio (CEJOPA) e consiste na.
Experimento sobre combustão OFICINA TEMÁTICA COMBUSTÍVEIS: UMA POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO NÍVEL MÉDIO Fernanda Soares Pinto de Souza¹, Tomais.
A FOTOGRAFIA NA ESCOLA: PROJETO INTERDISCIPLINAR DAS ÁREAS DE QUÍMICA, BIOLOGIA E FÍSICA DO PIBID-IFFLUMINENSE Pâmella Jane Ribeiro Pessanha1, Ana Caroline.
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
PIBID DIVERSIDADE 1. O Edital: 066/2013- CAPES: –O objeto deste edital é a seleção de projetos institucionais que visem ao aperfeiçoamento da formação.
Programa de Incentivo à Educação do Governo Federal: FIES, PRONATEC e Ciência sem Fronteiras HELENA B. NADER 05/08/2015.
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
Relatório de Avaliação do Sistema de Educação de Santa Catarina promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE Governo.
CURSO: LICENCIATURA PLENA EM FÍSICA DISCIPLINA: ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA EDUCAÇÃO PROFESSORA : VALCINETE PEPINO DE MACÊDO DISCENTES : ANA LUIZA CÂMARA FRANCISCO.
Transcrição da apresentação:

FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AÇÃO DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID-QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE Mariângela de Sousa Santos Diz Nobre 1, Rodrigo Garrett da Costa 2, Larissa Codeço Crespo 2 1 Colégio Estadual José do Patrocínio - Rua Cora de Alvarenga - Parque Leopoldina, Campos dos Goytacazes/RJ. 2 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense – IFF. Rua Dr. Siqueira, Parque Dom Bosco - Campos dos Goytacazes/R J. INTRODUÇÃO A proposta do PIBID-Química do IF Fluminense está em consonância com as ideias vislumbradas nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), bem como de suas orientações complementares, ao destacar a necessidade de que "o aluno reconheça e compreenda, de forma integrada e significativa, as transformações químicas que ocorrem nos processos naturais e tecnológicos em diferentes contextos (...) e suas relações com os sistemas produtivo, industrial e agrícola" (PCN+, 2002, p 87). Sendo assim, procura-se privilegiar as ações que favorecem a mudança de postura dos estudantes, para que os mesmos possam agir, interferir e questionar o universo a sua volta. OBJETIVO Aproximar os diversos atores do processo educativo, estimulando a participação ativa dos licenciandos no contexto da escola parceira, com foco na integralidade da formação docente. Além disso, busca- se integrar as ações do PIBID-Química com outros Projetos do IF Fluminense voltados aos temas de Meio Ambiente e Divulgação Científica (Sala Verde - IFF), Tutoria e Monitoria (Programa de Educação Tutorial/PET-IFF), Informática Educativa (Núcleo de Informática Educativa/NIE-IFF) e Experimentação (Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores/LIFE-IFF). A Figura 1 mostra as ações com outros projetos e colaboradores da instituição. AÇÕES DO PIBID-QUÍMICA NA ESCOLA PARCEIRA 1) Organização do Laboratório de Ciências da escola parceira visando o planejamento e execução de aulas experimentais (Figuras 2 e 3); 2) Organização do Laboratório de Informática visando o planejamento e a execução de ações na área de Informática Educativa (Projeto FAPERJ) (Figura 4); Figura 1: Parcerias no âmbito do PIBID-Química. 5) Realização de Feira de Ciências (Figura 7); 6) Realização de aulas de reforço (monitoria) e de aulas preparatórias para as provas do ENEM (Figura 8). 3) Realização de jogos didáticos como recurso para as aulas de química (Figura 5); 4) Realização de oficina de Combustíveis e oficina de Fotografia (Figura 6); Figura 5: Alunos participando do jogo “Bingo Atômico”. Figura 6: Câmaras de pinhole para a oficina de fotografia. CONCLUSÕES As experiências in loco vivenciadas pelos bolsistas do PIBID- Química no Colégio Estadual José do Patrocínio têm propiciado diversas reflexões teóricas que os levam a evoluir e a buscar uma maior integração entre teoria (abordada no curso de licenciatura) e prática docente. Sendo assim, no sentido de inserir os licenciandos no cotidiano da escola parceira, busca-se proporcionar-lhes o contato direto e constante com professores da educação básica e estudantes de ensino médio, por meio da realização de aulas de monitoria, aulas de campo, como também da participação em reuniões pedagógicas, conselhos de classe e projetos educacionais. Pretende-se, dessa forma, contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos futuros docentes, valorizando as atividades interdisciplinares com foco no estudo de temas como: meio ambiente, divulgação científica, informática educativa, jogos didáticos, atividades experimentais e educação em espaços não formais. Figura 8 Realização de aulas preparatórias para o ENEM. Figura 7: Participação na Feira de Ciências. REFERÊNCIA BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Brasília: MEC; SEMTEC, BRASIL. Secretaria da Educação Média e Tecnológica. PCN+: Ensino Médio – orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC, Agradecimentos: Figura 4: Organização do Laboratório de Informática. Figura 2: Realização de aulas experimentais de Química. Figura 3: Realização de aulas Experimentais no laboratório de Química