Anderson Valadares Lívia Tofani Paula Guimarães Rafael Arruda.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
As Empresas Criadoras de Conhecimento
Advertisements

EMPREENDEDORISMO EM 7 PASSOS
Victor Wolowski Kenski SITE Educacional
Empreendedorismo AULA 4
NORMA NBR ISO OBJETIVO Esta norma - NBR fornece princípios e orientações para a empresa implementar um processo eficaz e eficiente de tratamento.
LEARNING ORGANIZATION
Tecnologia de Impressão Offset – Qualidade e Produtividade: GESTÃO DA QUALIDADE Notas de Aula 2o. Semestre 2011.
Cesf 3º Período Organização, Sistema e Métodos – OSM Julio Morais
Estruturas Tradicionais
M. Thereza Rubim Camargo Soares Organizações de Aprendizagem
“A Gestão de Pessoas em um Ambiente Dinâmico e Competitivo”
Fontes de Inovação na Empresa
ad – direção para, tendência para;
Revisão das Teorias Da Administração.
O QUE É INTELIGÊNCIA COMPETITIVA?
PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO
TÉCNICA DE CONSULTORIA
HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO
TRABALHO E GESTÃO DO CONHECIMENTO
empresas baseadas no conhecimento
DEPARTAMENTALIZAÇÃO.
Modelo de Excelência em Gestão
Tema Gestão do Conhecimento:.
TIC TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO AULA 2
A importância do Planejamento Estratégico
Teorias Modernas de Gestão
GRUPO EQUIPE É um conjunto de pessoas praticando atividades comuns,
Tema Gestão do Conhecimento:.
Prof. Msc. Magali de Macedo
Prof. Msc. Magali de Macedo
Modelo dos Nove Baldes ou Nove Metacompetencias de Liderança
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
Fonte: Boyett, Joseph H. “O Guia dos Gurus”, RJ: Campos - 4 edição Gestão de RH na Era do Conhecimento Anderson Cleyton – Outubro/2006.
Inovação Tecnológica Vanilde Manfredi Aula 2. Objetivos da aula 1 - Conhecer as condições que promovem a criação da espiral do conhecimento numa organização.
ESTÁGIOS NA CRIAÇÃO DE UM NEGÓCIO
O PROCESSO ESTRATÉGICO
Transformação Organizacional Desafios e Premissas Antonio Flavio Testa.
ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS
APRENDIZAGEM E GESTÃO DO CONHECIMENTO.
COACHING EDUCATION.
A Teoria Administrativa
FORMAS DE ACESSO À TECNOLOGIA
Gestão Farmacêutica – Conceito de Gestão e Valor
Gestão do Conhecimento e da Informação
Unidade VIII Arquitetura Organizacional
Teorias de enfermagem. Profª Simone Paixão.
Logística Empresarial Universidade de Brasília GRUPO 19 S.
Coelho’s Consultoria.
Gestão do Conhecimento
BENCHMARKING.
Capítulo 1 A administração hoje.
TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
Gestão das Competências Jorge Marques. O crescimento económico não vai resultar do facto de termos muitas pessoas a trabalhar, nem sequer da procura dos.
Delegação, Centralização e Descentralização
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
ORGANIZAÇÃO SISTEMAS E MÉTODOS
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
Atencaobasica.org.br Como potencializar a criação do conhecimento?
A Liderança transformacional
Os 10 Mandamentos Para o Empreendedor.
Antonio Marcelo Fernando Nalini Fernando Ribeiro Luiz Carlos Vaz Thiago Camargo8C.
Evolução da sociedade (Alvim Toffler)
ADMINISTRAÇÃO E SUAS PERSPECTIVAS
EMPREENDEDOR X ADMINISTRADOR
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS Rossilene Araújo Guzzo 01 “ Líder é o que tem capacidade de conseguir que outras pessoas façam o que não querem e, ainda.
MOURA et al. A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M.O. ( org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
LEARNING ORGANIZATION
DADOSDADOS INFORMAÇÃOINFORMAÇÃO CONHECIMENTOCONHECIMENTO CONHECIMENTO EXPLÍCITOCONHECIMENTO EXPLÍCITO CONHECIMENTO TÁTICO CRIAÇÃO DO CONHECIMENTOCRIAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

Anderson Valadares Lívia Tofani Paula Guimarães Rafael Arruda

A inteligência diferenciada se baseia na idéia de opostos – paradoxo. Atualmente empresas que sabem lidar com os paradoxos se adaptam a dinamicidade do ambiente ao seu redor. Empresas fracassam por se apegar a rotinas baseadas em sucessos anteriores. Na Sociedade do Conhecimento há elevação do paradoxo, sendo aceita a dualidade nas formas de conhecimento: tácito e explícito Conhecimento explícito: expresso em palavras, números, pode ser compartilhado, transmitido; Conhecimento tácito: vivenciado, baseado nas experiências, sendo dividido em: Técnica – habilidades informais de difícil detecção, know how Cognitiva – crenças, percepções, valores e modelos mentais O conhecimento é ao mesmo tempo tácito e explícito

Dialética é algo não estático, em movimento, com ênfase nos opostos, apresentando a seguinte divisão: Tese Antítese (negação/oposto da tese) Síntese (reconciliação da tese e antítese buscando a transcendência) As organizações criam, mantém e exploram o conhecimento de forma similar ao padrão dialético, buscando a transcendência e síntese das contradições. AAssim temos que o conhecimento tácito e explicito são complementares e interpenetrantes (há conhecimento explícito no conhecimento tácito e vice versa, são contínuos mas separáveis)

A criação de cotas é a solução para a educação superior no Brasil.

IBM grande porém rápida, empreendedora e disciplinada; ao mesmo tempo científica e direcionada ao mercado; capaz de criar capital intelectual em escala mundial e fornecê-lo a um único cliente. Seu CEO, Louis Gerstner, baseando-se no conhecimento tácito adquirido, tomou as seguintes decisões: -Manteve a IBM junta e não em segmentos individuais; -Decidiu construir a mais influente empresa de serviços na indústria; -Lançou a Operação Abraço de Urso, que determinava que os administradores-sênior fossem a campo visitar os maiores clientes da empresa, e ouvissem o que eles tinham a dizer; (Proposta do CEO de enfatizar que a empresa seria construída de fora para dentro, direcionada pelos seus clientes) IBM como empresa dialética

O CEO da IBM deixou como legado mais significativo a criação de uma empresa verdadeiramente integrada, já que era certa a solução de dividir a organização em segmentos individuais. Gerstner identificou o potencial da empresa na sinergia. A decisão de Gerstener pode ter sido baseada em seus conhecimentos tácitos obtidos enquanto trabalhou na American Express, cliente da IBM e através das interações com seus clientes, já como executivo da IBM Utilizou a visão interna (tese) quanto externa (antítese) para criar um integrador verdadeiramente centrado no cliente (síntese). IBM como empresa dialética

Criação e utilização de conhecimento convertendo o conhecimento tácito em explícito Socialização, Externalização, Combinação e Internalização. Socialização: Ind > Ind Externalização: Ind > grupo Combinação: grupo > organiz. Internalização: organiz > Ind

Raciocínio Dialético livra do ou-ou e aceita ambas idéias, buscando um novo conhecimento Enfâse da criação do conhecimento através da experiência corporal, pois o fazer predispõe o conhecimento tácito. Similar fase Internalização Um nível mais alto de conhecimento através da interação de corpo e mente. Corpo (a) + mente (b) = Síntese (c)

Conhecimento é criado por indivíduos Função da organização é de estimular o ambiente e ser um amplificador do conhecimento. Exemplo Honda. Teoria da evolução do Automóvel

Modelo Top down Modelo Bottom-up Middle-up-down que é onde a alta administração diz o que deveria ser, linha de frente diz o que é e administradores medianos trabalham a contradição.

Hierarquia é especializada e centralizada. Força-tarefa é flexível e adaptável. Hierarquia é eficiente para metódos de conversão de combinação e internalização Força tarefa é eficiente para socialização e externalização Analogia Força tarefa eficiente para criação de conhecimento e Hierarquia para amplificação

Ocidente tem tendência a conhecimento explícito, formal. Oriente tem tendência para conhecimento tácito. Riscos de utilizar somente conhecimento explícito ou somente o tácito Futuro pertence às empresa que podem sintetizar explícito e tácito. Ocidente (a) e Oriente (b) gera modelo universal (c)

Conhecimento como fonte de vantagem competitiva duradoura; Empresas não entendem o que é e como explorá-lo. O único conhecimento válido é o formal.

Explícito Formal e sistemático. Pode ser facilmente comunicado e compartilhado Tácito Pessoal, habilidades, know-how difícil de comunicar. Sabemos mais do que podemos dizer

Onde está o conhecimento tácito e o explicito?

Teoria da Evolução do Automóvel - Honda Design microcopiadora – Canon Optoeletrônica – Sharp Reconhecimento de que a criação do novo conhecimento não se refere simplesmente ao processamento da informação objetiva. (...) A chave para o processo é o compromisso pessoal, a sensação de identidade dos empregados e com o empreendimento e com a sua missão.

Encoraja o diálogo frequente criando uma base cognitiva comum.

A A criação de quotas é a solução para a edu- cação superior no Brasil O sistema de quotas atrapalha a educação no Brasil C Entrada na faculdade através do ENEM para equalizar a chance dos concorrentes D O ENEM continua oferecendo vantagem para alunos de escolas particulares. E Fazer média ponderada para notas de alunos de escolas particulares e públicas para diminuir desigualdade F O sistema é facilmente bur- lado, com alunos transferin- do-se para escolas públicas visando obter vantagem G O Brasil precisa de mais universidades públicas B