IMPOSTO SOBRE A IMPORTAÇÃO Legislação básica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PIS e COFINS na importação
Advertisements

Imposto sobre a Importação
PROF. ALEXANDRE BIERMANN 8.º SEMESTRE – 2010 ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
Tributação de ganhos auferidos por não-residentes com relação a bens localizados no Brasil Tributação de ganhos auferidos por não-residentes na alienação.
Sistema Tributário Nacional
Parte 3 Revisão Importação.
AUDITORIA FISCAL Imposto sobre Importação e Exportação
IMPOSTO SOBRE A EXPORTAÇÃO Legislação básica
CONTRIBUIÇÃO DE MELHORIA
PIS / PASEP e COFINS na Importação
Regra-Matriz de Incidência na obra de Paulo de Barros Carvalho
Impostos Federais.
Estudo do ITBI.
ICMS: Sujeição passiva na importação por conta própria, por conta e ordem e por encomenda Marcelo Viana Salomão.
PIS – COFINS IMPORTAÇÃO
REGIME DIFERENCIADO DE CONTRATAÇÕES PÚBLICAS – RDC e as MPE’s
Regra-matriz de incidência tributária
Antecipação na aquisição de mercadorias de outros Estados
LEGISLAÇÃO DO ICMS GEOC 1.
“Uma longa caminhada começa sempre pelo primeiro passo”. (Lao-Tsé)
IMPOSTO DE IMPORTAÇÃO – II
IMPOSTO DE IMPORTAÇÃO Regimes de Tributação
1 – Garantias Constitucionais tributárias
Unidade 3 Sistema Tributário Nacional
Imposto Sobre Operações Financeiras
IMPOSTO DE IMPORTAÇÃO Fato Gerador Base de Cálculo
23/10/2002Regra-matriz de incidência tributária1 CRÉDITO TRIBUTÁRIO - Crédito tributário: qualifica o direito subjetivo, de que é portador o sujeito ativo.
Antecipação do Imposto nas Entradas Interestaduais
Jump to first page 23/10/2002 Regra-matriz de incidência tributária 1 Imunidades Tributárias n A Constituição Federal outorga competência e estabelece.
Jump to first page 23/10/2002 Regra-matriz de incidência tributária 1 FATO GERADOR E OBRIGAÇÃO TRIBUTÁRIA A regra-matriz é a representação de uma norma.
CRÉDITO TRIBUTÁRIO - Crédito tributário: qualifica o direito subjetivo, de que é portador o sujeito ativo da relação jurídica obrigacional, relativo à.
I C M S I C M S I C M S I C M S I C M S I C M S “ Uma longa caminhada começa sempre pelo primeiro passo”. (Lao-Tsé) PROFESSOR NARCÉLIO BARBOSA.
IPI IPI VINCULADO À IMPORTAÇÃO IPI VINCULADO À IMPORTAÇÃO IPI VINCULADO À IMPORTAÇÃO IPI VINCULADO À IMPORTAÇÃO IPI VINCULADO À IMPORTAÇÃO IPI VINCULADO.
DIREITO FINANCEIRO X DIREITO TRIBUTÁRIO
CURSO DE PRÁTICA FISCAL (1)
AULA 3 JURISDIÇÃO ADUANEIRA.
Comércio Exterior Sumário: Exportação
LOGÍSTICA INTERNACIONAL
IMPOSTO SOBRE PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS – IPI
IMPOSTO DE IMPORTAÇÃO.
IMPOSTO SOBRE PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS ART. 153, INCISO IV CF/88
IMPOSTO S/ TRANSMISSÃO CAUSA MORTIS E DOAÇÃO CONSTITUIÇÃO FEDERAL Art
6.9 – TRATAMENTO TRIBUTÁRIO NA IMPORTAÇÃO
Legislação Aduaneira Base legal: - Decreto n /2009 e alterações.
IMPOSTO DE IMPORTAÇÃO COMPETÊNCIA : UNIÃO.
Prof. Alessandro Lucas Santos
Impostos federais em espécie
UNIDADE I Tributos Incidentes no Comércio Exterior
ICMS - Conceito O ICMS é de competência dos Estados e do Distrito Federal e, entre os princípios constitucionais que regem o ICMS destacam-se: Não cumulatividade,
II Imposto sobre a Importação
Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho
AULA 04: ELEMENTOS DO TRIBUTO
SIMPLES NACIONAL ICMS CRÉDITOS SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA.
Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho
Prof. MSC. Ricardo Kleine de Maria Sobrinho
OBRIGAÇÃO TRIBUTÁRIA CONCEITO E ESPÉCIES
Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho.  PREVISÃO LEGISLATIVA:  Art 153, VI da CF/88  Arts. 29 a 31 do CTN (regulamentação)  Lei 9.393/96 
Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho
Tributos Internacionais
TRIBUTO e suas espécies
IMPOSTO DE IMPORTAÇÃO Art. 153, I da Constituição Federal; Função extrafiscal; Fato gerador – sujeito passivo art. 19 CTN – desembaraço aduaneiro, entrada.
(ESAF/AFRF/2002.2) O imposto sobre operações financeiras está sujeito ao princípio da anterioridade. (F)
DIREITO TRIBUTÁRIO.
Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho.  PREVISÃO LEGISLATIVA:  Art 153, IV da CF/88  Arts. 46 seguintes do CTN  Decreto 7.212/2010 e Decreto.
OBRIGAÇÃO TRIBUTÁRIA PROF. ANA PAULA MYSZCZUK, DR.
Imposto de Importação e Imposto de Exportação Tributos Federais (DEF0512) Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.
ICMS - MERCADORIAS Professor: Argos Campos Ribeiro Simões.
Imposto de Importação – II e Imposto de Exportação – IE Prof. Livia Leite Baron Gonzaga 23/10/2007.
Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro ou Relativas a Títulos ou Valores Mobiliários Roberto Quiroga Mosquera Tributos Federais (DEF0512)
Controle Aduaneiro de Veículos
Transcrição da apresentação:

IMPOSTO SOBRE A IMPORTAÇÃO Legislação básica Constituição da República Federativa do Brasil Art.153, I: competência Art. 153, parágrafo primeiro: aplicação atenuada do princípio da legalidade Art. 150, parágrafo primeiro: excepcionalização da regra de anterioridade Código Tributário Nacional Arts. 19 e 22 : normas gerais atinentes ao imposto Decreto-lei 37 de 18 de novembro de 1966 Diploma instituidor do imposto

IMPOSTO SOBRE A IMPORTAÇÃO Legislação básica Decreto 4543, de 26 de dezembro de 2002 Regulamento aduaneiro Decreto 92.930/86 Promulga o acordo sobre a implementação do artigo VII do GATT INSRF 327/03 Normas e procedimentos para declaração e controle de valor aduaneiro INSRF 80/96 Institui nomenclatura de valor aduaneiro e estatística - NVE

IMPOSTO SOBRE A IMPORTAÇÃO A regra-matriz de incidência O critério material da hipótese de incidência Importar Produtos Estrangeiros ( CF., art. 153, I)

IMPOSTO SOBRE A IMPORTAÇÃO A regra-matriz de incidência O critério temporal da hipótese de incidência Momento da entrada, real, ou ficta, do produto estrangeiro, no território nacional. O momento exato em que se aperfeiçoa a ocorrência do fato gerador é no início do despacho aduaneiro, e não desde a chegada do navio no território nacional.

IMPOSTO SOBRE A IMPORTAÇÃO A regra-matriz de incidência O critério espacial da hipótese de incidência O TERRITÓRIO ADUANEIRO COMPREENDE TODO O TERITÓRIO NACIONAL, E ESTÁ DIVIDIDO EM ZONA PRIMÁRIA E ZONA SECUNDÁRIA.

IMPOSTO SOBRE A IMPORTAÇÃO A regra-matriz de incidência O critério espacial da hipótese de incidência TERRITÓRIO ADUANEIRO ZONA PRIMÁRIA ÁREA TERRESTRE OU AQUÁTICA, NOS PORTOS ALFANDEGADOS ÁREA TERRESTRE, NOS AEROPORTOS ALFANDEGADOS ÁREA TERRESTRE NOS PONTOS DE FRONTEIRA ALFANDEGADOS ZONA SECUNDÁRIA A PARTE RESTANTE DO TERRITÓRIO ADUANEIRO: AGUAS TERRITORIAIS ESPAÇO AÉREO

IMPOSTO SOBRE A IMPORTAÇÃO A regra-matriz de incidência O critério subjetivo do prescritor SUJEITO PASSIVO SUJEITO ATIVO O IMPORTADOR A PESSOA EQUIPARADA O DESTINATÁRIO DE REMESSA POSTAL O ADQUIRENTE DE MERCADORIA ENTREPOSTADA A UNIÃO CF., ART. 153, I

IMPOSTO SOBRE A IMPORTAÇÃO A regra-matriz de incidência O critério quantificativo do prescritor BASE DE CÁLCULO: Alíquota específica: a quantidade de mercadoria, expressa na unidade de medida indicada na Tarifa Aduaneira do Brasil(TAB). Alíquota ad valorem: o valor aduaneiro apurado segundo as normas do artigo VII do GATT. O preço do produto adquirido em licitação.

IMPOSTO SOBRE A IMPORTAÇÃO A regra-matriz de incidência O critério quantificativo do prescritor ALÍQUOTA: ESPECÍFICA: importância em dinheiro, por unidade de medida prevista em lei. AD VALOREM: percentual previsto em lei, para ser aplicado sobre uma base de cálculo em dinheiro. MISTA: combinação das anteriores..