Programa Mundo Leitor Professora: Moiseth Neves Série: Viagens - 1° ano do Ens. Fund.I Projeto: Uma viagem entre sons e poesias.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Formação Sala de Leitura e Filosofia
Advertisements

O TRABALHO COM PROJETOS
Escola Estadual Senador Filinto Muller - Extensão
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
ÉDNA MENDES KLEIN PIRES
COLÉGIO LEONARDO DA VINCI
Sexta-feira do professor projeto proler PARCERIA –1ª COoRDENadoria S.E. & UNIRITTER TRILHANDO OS CAMINHOS DA LEITURA E DA ESCRITA.
SUGESTÕES INÍCIO DO ANO LETIVO
ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO
OS TRÊS PORQUINHOS.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Planejamento PNAIC 2014.
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O EDUCAÇÃO INFANTIL
ENCONTRO COM A EQUIPE DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL 1º CICLO
O PAPEL DOS CONTOS DE FADAS NA CONSTRUÇÃO DO IMAGINÁRIO INFANTIL
Orientação Técnico-Pedagógica
PROJETO - SACOLA VIAJANTE Lajeado Grande
Práticas Pedagógicas e Síndrome de Down
Relatório de Proposta de Projeto
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS PORTO ALEGRE - RS
PROJETO DIA DAS MÃES DURAÇÃO: 1 SEMANA TEMA: EU TE AMO MÃE.
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
PROJETO DE LEITURA - ESCOLA MUNICIPAL MACHADO DE ASSIS - PÓLO “Projeto destinado aos alunos do ensino fundamental, tendo como objetivos incentivar o hábito.
NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL ROLIM DE MOURA RONDÔNIA.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
CURSO: Alfabetização e Letramento com Jornal
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Planejamento da Rotina Semanal
PREFEITURA MUNICIPAL DE JARAGUÁ DO SUL
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA:
ESTRATÉGIAS DE LEITURA
PROJETO.
Tema central e eixos temáticos
LEITURA, POESIA E ARTE Este projeto foi executado na EE Padre Anchieta – Nova Andradina. Participantes: Alunos 3ª série (4º ano) Professora de Artes e.
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL
PRINCIPIOS QUE NORTEIAM UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA GLOBALIZADORA
Contribuições da Educação Infantil para a formação do leitor e produtor de textos Suely Amaral Mello.
PROJETO MÚSICA.
Etapas de uma sequência didática
PRODUÇÃO DE TEXTOS NO CICLO DA ALFABETIZAÇÃO
Quando fazemos menção ao termo inteligência é comum a crença de que ela traduz-se no conhecimento matemático e da Língua Portuguesa (raciocínio lógico.
Autoras: Rosana Rita Gottardi Van Opstal Edição: Site da Educação - SEDUC.
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
Zum, zum, zum... Faz o avião do Infantil II.
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
PROJETO “LENDO E VIVENDO”
A HISTÓRIA DO MEU NOME 4ºANO B
Tema Gênero textual - Poesia. Colégio Sartre COC Unidade Monet Mundo Leitor Série Memórias 4º ano Professora: Liliam Silva Alves.
Como eu brinco? Conto, desenho e pinto.
PROJETO O VISITANTE TURMA: Jardim II PROFESSORA: Ana Rita P R Oliveira
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
As sensações através da música
DESCUBRA UM JEITO NOVO DE VIAJAR... ALUNOS 1º ANO B SEB DOM BOSCO-AHÚ.
Crítica à concepção de currículo cristalizado
RESULTADOS EDUCAÇÃO INFANTIL
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
Abrir o Apetite Poético
Avaliação da Aprendizagem Parte II. O QUE DIZ A LEGISLAÇÃO... LDB O Art. 23º. A educação básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais,
POEMA PROPOSTA ALFABETIZAR LETRANDO
TRABALHO COLABORATIVO
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Transcrição da apresentação:

Programa Mundo Leitor Professora: Moiseth Neves Série: Viagens - 1° ano do Ens. Fund.I Projeto: Uma viagem entre sons e poesias.

Apresentação O primeiro ano do ensino fundamental I é um momento que mistura alegria e ansiedade por se tratar de algo desafiador para crianças e para as famílias. Portanto, nada melhor do que a música e a poesia para animar a turma e introduzir os conteúdos que serão trabalhados de forma significativa. Nesse sentido, o Programa Mundo Leitor, através da coletânea Viagens nos oferece recursos facilitadores para que essa aprendizagem ocorra de forma envolvente e prazerosa. Como ponto de partida, decidi trabalhar uma deliciosa viagem entre sons e poesias, onde busquei trabalhar a leitura e a escrita de forma musicada e declamada. Exploramos instrumentos, sons, timbres, ritmos e a harmonia. Ao longo do processo, percebi que ao ouvir poesia, brincadeiras e cantigas de roda sugeridas pelos pais e orientadas pelas atividades propostas no livro, as crianças também conheciam coisas novas, desenvolvendo a construção da linguagem, da oralidade, ideias, rimas, e valores importantes para a sua formação ética/cidadã.

Objetivo Geral Trabalhar o desenvolvimento de competências e habilidades no processo de aquisição da leitura e escrita através da música e da poesia. Objetivos Específicos Estimular o prazer pela leitura e escrita; Identificar a estrutura textual do poema; Desenvolver a capacidade de declamar poesias com ritmo e entonação sonora adequada; Estimular o desenvolvimento da inteligência musical; Desenvolver hábitos de leitura e produção textual a partir da utilização de músicas.

Desenvolvimento O projeto foi realizado em dois momentos: no primeiro, os alunos vivenciaram a leitura e produção textual através das músicas, poemas, imagens e textos apresentados no livro do programa Mundo Leitor, numa perspectiva interdisciplinar. No segundo momento demos início as produções coletivas com as pinturas, recortes, colagem, dobraduras, contação de história, pesquisa, utilização de diferentes instrumentos musicais e as rodas de conversa. Em outra etapa, realizamos a individualização das produções. Trabalhamos a produção textual, a escrita espontânea de poemas e a confecção de um livrinho personalizado. O material produzido pelas crianças deu origem a uma coletânea com desenhos e poemas. Esse material foi entregue às famílias como um presente dos primeiros registros poéticos realizados na vida escolar das crianças.  

Avaliação Esse projeto tem como instrumentos avaliativos as produções orais e escritas, individuais e em grupos das crianças. Verificamos como cada criança aprendeu ao longo do processo expondo suas produções através da coletânea de poesias de tudo aquilo que foi significativo e que gerou aprendizagem.

Imagens e Vídeos