Creditação das atividades de extensão nos currículos dos cursos de graduação da UFRJ Pablo Cesar Benetti Ana Inês Sousa Maria Helena do Nascimento Souza.

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Transcrição da apresentação:

Creditação das atividades de extensão nos currículos dos cursos de graduação da UFRJ Pablo Cesar Benetti Ana Inês Sousa Maria Helena do Nascimento Souza Setembro/ 2014

Marco legal  O princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, previsto no art. 207 da Constituição Federal de 1988;  A concepção de currículo estabelecida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei Federal nº 9.364/96);  A meta 23 do Plano Nacional de Educação ( ) que indica a reserva mínima de dez por cento do total de créditos exigidos para a graduação no ensino superior no País para a atuação dos alunos em atividades de extensão (Lei Federal /2001);

Plano Nacional de Educação 2014 (PNE)  Lei nº , de 25 de junho de 2014 Meta 12.7: “ assegurar, no mínimo, 10% (dez por cento) do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária, orientando sua ação, prioritariamente, para áreas de grande pertinência social; “

Documentos Documentos do FORPROEX  Grupo Técnico de Indissociabilidade Ensino- Pesquisa-Extensão e Flexibilização Curricular do FORPROEX (criado em 2001) Livro: Indissociabilidade Ensino–Pesquisa– Extensão e a Flexibilização Curricular: uma visão da extensão. Porto Alegre: UFRGS; Brasília: MEC/SESU, (Coleção Extensão Universitária; v.4)  Documentos do FORGRAD sobre flexibilização curricular.

Qual o papel das universidades públicas ? Contribuição ativa para os desafios colocados pelo desenvolvimento nacional Contribuição para a incorporação das demandas sociais A presença da extensão universitária na formação de nossos alunos é uma demanda dos Fóruns de Pró-Reitores de Graduação e de Extensão.

FORMAÇÃO PARA O MERCADO OU PARA A SOCIEDADE ? Formação para o mercado ou formação para a sociedade? As universidades públicas não podem abrir mão de uma formação crítica que incorpore as demandas sociais. Esta formação deve “crítica”, contrapondo- se a pura lógica capitalista de mercado (formação técnica).

ANTECEDENTES NA UFRJ Flexibilização Curricular  Documento das 3 Pró-Reitorias acadêmicas elaborado em : Referências para uma política institucional de integração ensino - pesquisa – extensão na Universidade Federal do Rio de Janeiro  Seminário Flexibilização Curricular – 12/09/2006  Tema discutido por diversas vezes no Congresso de Extensão da UFRJ.

ANTECEDENTES NA UFRJ Pesquisa “(Re)conhecendo a extensão na UFRJ: Levantamento de atividades de extensão passíveis de receber créditos nos Cursos de Graduação da UFRJ“. Preenchimento do formulário pela página da Pró- Reitoria: de outubro/2011 a abril/2012. Discussão dos resultados na Plenária de Coordenadores de Extensão. Discussão dos resultados no 9º Congresso de Extensão da UFRJ.

Pesquisa (Re)conhecendo a extensão na UFRJ - Resultados

ENCAMINHAMENTOS Elaboração de uma minuta de Resolução para encaminhamento ao Conselho de Ensino de Graduação (CEG), objetivando regulamentar o registro e a inclusão das atividades de extensão nos currículos dos cursos de graduação da UFRJ. Aprovada em dezembro de 2012 pela Plenária de Coordenadores de extensão. Encaminhada para o CEG em janeiro de 2013, sendo aprovada em 05/06/2013.

RESOLUÇÃO CEG 02/2013 Aprovada em 05/06/2013 a Resolução CEG Nº 02/2013 (UFRJ, 2013). No seu Artigo 1º a Resolução estabelece que: “As atividades de extensão reconhecidas pela UFRJ serão incluídas no histórico escolar dos estudantes dos cursos de graduação por meio de disciplinas ou Requisitos Curriculares já existentes em alguns cursos e/ou pela criação de um conjunto de Requisitos Curriculares Suplementares (RCS - EXT), denominados “Atividades Curriculares de Extensão”, com carga horária variável, em formato a ser definido por cada Unidade/Curso no seu respectivo projeto pedagógico”.

Orientações para criação do RCS/EXT Criação na Grade Curricular do GRUPO EXTENSÃO com as seguintes atividades: Programas/Projetos I, II, III,IV Cursos de Extensão I, II, III,IV Eventos I, II, III,IV - Carga horária (30, 45, 60, 90, 180 h); - Sem pré-requisito; - Duração máxima: até 2 semestres (ou mais, a critério do curso);

Por que a opção por Requisito Curricular Suplementar (RCS) e não Disciplina ?  Os conteúdos curriculares dos cursos de graduação da UFRJ podem ser organizados administrativamente sob a forma de disciplinas ou de requisitos curriculares suplementares (RCS).  As disciplinas conferem grau e crédito e devem ser concluídas no período letivo, enquanto que os RCS, embora com carga horária determinada e exigências de avaliação definidas no currículo, são mais flexíveis: podem ou não conferir grau e crédito, ter ou não horário e local pré-estabelecidos para sua realização e, ainda, sua conclusão poderá se estender por mais de um período letivo.

Orientações para criação do RCS/EXT  A opção pela criação do GRUPO EXTENSÃO, tem sido a mais adotada pelos cursos.  As atividades de extensão passam a constar tanto na grade curricular quanto no histórico escolar do aluno. No histórico passa a incluir o nome do projeto e o nome do coordenador.  Os RCS serão vinculados aos cursos de graduação, tendo a letra Z (no quarto dígito) para identificar que são de extensão.

Orientações para criação do RCS/EXT  O estudante se matriculará no RCS/EXT e cumprirá sua carga horária atuando em alguma atividade de extensão registrada na Pró- Reitoria de Extensão (programa, projeto, curso, evento), sob a orientação do coordenador da ação.  A Pró-Reitoria de Extensão e a Pró-Reitoria de Graduação elaboraram uma proposta de RCS com as respectivas ementas, que está sendo adotada pela maioria dos cursos.

Orientações para criação do RCS/EXT Programas/Projetos de Extensão I, II, III, IV CH = 90, 90, 180, 180 h EMENTA: Programas/Projetos de Extensão Atuação em programas/projetos de extensão registrados na Pró-Reitoria de Extensão da UFRJ, coordenados por docentes do quadro permanente ou técnicos da carreira de nível superior na UFRJ e com trabalho apresentado em evento com essa finalidade.

Orientações para criação do RCS/EXT Cursos de Extensão I, II, III, IV CH = 30, 45, 60, 90 h EMENTA: Atuação em cursos de extensão registrados na Pró-Reitoria de Extensão da UFRJ, coordenados por docentes do quadro permanente ou técnicos da carreira de nível superior na UFRJ, seja na organização ou ministrando aulas.

Orientações para criação do RCS/EXT Eventos I, II, III, IV CH = 30, 45, 60, 90h EMENTA: Atuação em eventos registrados na Pró-Reitoria de Extensão da UFRJ, coordenados por docentes do quadro permanente ou técnicos da carreira de nível superior na UFRJ, seja na organização ou na realização do evento.

 Grupo Extensão Programas e Projetos I – 90h Programas e Projetos II – 90h Programas e Projetos III – 180h Programas e Projetos IV – 180h Cursos de Extensão I – 30h Cursos de Extensão II – 45h Cursos de Extensão III – 60h Cursos de Extensão IV - 90h Eventos de Extensão I – 30h Eventos de Extensão II– 45h Eventos de Extensão III – 60h Eventos de Extensão IV– 90h Iniciação à Extensão – 45 ou 60h

Curso de Graduação em Ciências Biológicas: Microbiologia e Imunologia Currículo a ser cumprido pelos alunos a partir de 2014/1

Resultados já alcançados  Elaboração de folder;  Desde o segundo semestre de 2013 realização de reuniões 31 Unidades acadêmicas com a participação de coordenadores de graduação e de extensão e coordenadores de programas/projetos, membros do NDE (104 modalidades de cursos de graduação).

Resultados já alcançados  Perguntas frequentes são respondidas conjuntamente pelas Pró-Reitorias de Extensão e de Graduação e disponibilizadas no site da Pró-Reitoria de Extensão.  Cursos que já fizerem o ajuste curricular para implementar os 10%:  1- Bacharelado em Química /2  2- Artes Cênicas - Cenografia /1  3- Artes Cênicas - Indumentária /1  4- Ciências Biológicas - Microbiologia e Imunologia /1  5- Direito /1  6- Letras - Libras /1  7 - Licenciatura em Letras - Libras /1  05 Cursos em processo final de ajuste curricular

Resultados já alcançados  As atividades de extensão passaram a ser pontuadas também como um dos critérios de distribuição de vagas docentes pela Comissão Temporária de Alocação de Vagas Docentes (COTAV) da UFRJ.  Algumas Unidades e Departamentos já estão revendo os critérios de pontuação para progressão funcional dos docentes.  Guia de Creditação das Atividades de Extensão da UFRJ (em elaboração)

PANORAMA DA EXTENSÃO NA UFRJ EDITAIS INTERNOS PIBEX PRO-CULTURA E ESPORTE PIBEV Fluxo Contínuo para cadastro de: CURSOS DE EXTENSÃO, PROJETOS E EVENTOS ainda não aprovados pelos outros editais. EVENTOS REALIZADOS (anualmente) CONHECENDO A UFRJ CONGRESSO DE EXTENSÃO SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA 

Editais PIBEX e PRO-CULTURA 2013 Nº Programas e Projetos aprovados239 Bolsas PIBEX concedidas 900 (estudantes de graduação com 20h/semana) Bolsas Especial I concedidas 34 (estudantes de graduação com 20h/semana) Bolsas Especial II concedidas 09 (estudantes de pós-graduação com 20h/semana) Edital PIBEV 2013 Eventos apoiados59 Bolsas concedidas1.000

Fotos: Carlos André Vaz Junior

CONHECENDO a UFRJ Nº Público atingido (5.000 por dia) estudantes de Ensino Médio Equipe envolvida Estudantes de Graduação 328 Docentes 155 Técnicos 47 Carga horária de dedicação dos estudantes 30 h

Foto: Carlos André Vaz Junior

SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA da UFRJ 2013 Nº Total de atividades124 Equipe da UFRJ Estudante de Graduação 794 Estudante de Pós-Graduação 131 Docente 244 Técnico 60 Locais de realização: Cidade Universitária, Campus Macaé e Polo Xerém.

10º Congresso de Extensão da UFRJ

10º Congresso de Extensão da UFRJ 2013 Nº Trabalhos aceitos531 Avaliadores (internos e externos)110 Autores Estudante de Graduação1847 Estudante de Pós-Graduação78 Docente278 Técnico111 Externo à UFRJ132

Cursos de extensão Público de concluintes = alunos Docentes envolvidos = Técnicos envolvidos = 388 Professores externos = 341 Estudantes UFRJ = 348 (prof.ou monitores )

Desafios  Fazer o ajuste curricular para inclusão dos 10% de atividades de extensão sem aumentar a carga horária total do curso;  Divulgar e disponibilizar todas as atividades de extensão em desenvolvimento pelo corpo social da UFRJ;  Sensibilização e mobilização de toda a comunidade acadêmica envolvida com o projeto pedagógico do curso (docentes, estudantes e técnicos).  Aumentar a oferta de atividades de extensão

Desafios 1) estudantes ativos na graduação, aprox por ano 2) 1847 apresentaram trabalhos no Congresso de extensão 3) Aumentar a oferta de atividades de extensão para mais 6553 estudantes ( =8400) 4) Distribuir esta oferta em todos os cursos

BIBLIOGRAFIA BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Texto consolidado até a Emenda Constitucional nº 70 de 29 de março de Senado Federal. Disponível em:. Acesso em: março de ______. Presidência da República. Lei nº , de 25 de junho de Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências.. Disponível em: ______. Congresso Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, de 23 de dezembro de 1996, p Disponível em: Acesso em: março de 2012.

BIBLIOGRAFIA ______. Congresso Nacional. Lei nº , de 9 de janeiro de Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Diário Oficial da União, de 10 de janeiro de 2001, p Disponível em: Acesso em: março de FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRAS. Política Nacional de Extensão Universitária. Gráfica da UFRGS. Porto Alegre, RS, 2012 (Coleção Extensão Universitária; v.8). _________. Indissociabilidade Ensino–Pesquisa–Extensão e a Flexibilização Curricular: uma visão da extensão. Porto Alegre: UFRGS; Brasília: MEC/SESU, (Coleção Extensão Universitária; v.4) ________. Plano Nacional de Extensão Universitária. Ilhéus: Editus, (Coleção Extensão Universitária; v.1).

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