POSICIONAMENTO COMPETITIVO

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POSICIONAMENTO COMPETITIVO

POSICIONAMENTO COMPETITIVO O posicionamento é resultado da união de três dimensões: o tipo de oferta que a empresa faz (produto)- Quais benefícios que nosso produto oferece? Quais os apelos à compra que mais motivam o público-alvo? Quais desses apelos nosso produto atende melhor? o grupo de consumidores que atende (público-alvo)- Quem são os consumidores que melhor atenderão a nossa oferta? Como podem ser descritos esses consumidores? as ofertas dos concorrentes (concorrência)- Que outros produtos ou marcas são considerados pelos consumidores como substitutos adequados do nosso? Existem segmentos ainda não explorados no mercado? Como deve o consumidor identificar nosso produto, comparativamente à concorrência?

POSICIONAMENTO COMPETITIVO O composto de marketing é projetado para traduzir a posição desejada na mente do cliente: Produto: características do produto/prestação do serviço; Preço: as políticas de preço também refletem o posicionamento. Distribuição: o ambiente/local em que o produto é prestado. Comunicação: utilização de ferramentas de comunicação adequadas e mensagens que traduzam os atributos do produto que se quer introduzir na mente do cliente.

ESTRATÉGIAS DE POSICIONAMENTO Atributos específicos do produto, suas características e benefícios: desempenho, preço, durabilidade, segurança, localização, ... Ex.: Creme dental: reduz as cáries Ocasiões em que são utilizados: uso e aplicação. Ex.: Cereais: no café da manhã. Certas classes de usuários: crianças, adolescentes, jovens, adultos; homens, mulheres; executivos;... Ex.: xampu para mulheres que pintam cabelo. Contra um concorrente: comparações com produtos concorrentes. Ex.: “a geladeira X não é nenhuma Brastemp”. Mistas: mais de uma estratégia. Ex.: xampu contra queda para mulheres com tintura no cabelo.