Metodologia para Construção de Objetos de Aprendizagem Interativos Ismael Antiqueira Costa Profª Orientadora: Avanilde Kemczinski, Dra.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Orientações  para o desenvolvimento dos trabalhos de Iniciação Científica! Autora: professora Ana Fuchs (teatro)
Advertisements

A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO
MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Informática na Educação
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
Caio Tales Álvares da Costa - UNAERP -
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Fernanda Barbosa Ferrari, M.Eng. Édis Mafra Lapolli, Dra.
O Ensino de Química a Distância
Portfólio de Matemática
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Roteiros de Formação e Aprendizagem para Plataformas de eLearning
Contexto de Educação a Distância
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
Título do Projeto Equipe Disciplina: Fundamentos em Sistemas de Informação Professora: Avanilde Kemczinski Joinville - SC, mês de ano.
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
Tópicos de Educação Matemática A
Recursos Didáticos: Objetos de aprendizagem
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Correio eletrônico como recurso didático no ensino superior
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Componentes: Jessica Rodrigues Carla Mattos Giovanna Dutra
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Disciplina: Prática Profissional II
Aula 09 A pesquisa-ação e a pesquisa participante
Webquest.
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
CURRICULO +.
DISTANCIAMENTOS E APROXIMAÇÕES ENTRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
O Uso de Objetos de Aprendizagem nos Processos Educativos
OBJETOS DE APRENDIZAGEM - OA RIVED
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
Segunda Linha de atuação na pesquisa Projeto: CONFECÇÃO DE PORTAL DE ACESSO VIA WEB PARA O LABORATÓRIO DE PSICOLOGIA COGNITIVA DA U.C.P. Apresentação:
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
SOFTWARE EDUCACIONAL Josiane Brietzke Sandro T. M. de Souza Carlos Antunes Regerson Pinheiro Victor Hugo Freitag.
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
2008 TV ESCOLA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO PEDAGOGIA DE PROJETOS
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
MOODLE COMO AMBIENTE DE GESTÃO PARA PRODUÇÃO DE MATERIAIS EDUCACIONAIS NO PROJETO UNA-SUS Alessandra Dahmer, Eduardo Xavier, Lina Sandra Barreto Brasil.
Softwares Educacionais – Cód
Na perspectiva da usabilidade de que forma pode ser usado? Acad. Alan Ricardo Costa Profª. Ms. Vanessa Ribas Fialho.
Normalmente as universidades que oferecem cursos de graduação regular exigem de seus acadêmicos, além do curso das disciplinas curriculares, horas em atividades.
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Metodologia de Pesquisa
Arquitetando a Educação a Distância
Pedro Moises de Sousa 1 ; Róger Araujo Magalhães 2 ; O USO DA REALIDADE VIRTUAL PARA O ENSINO DE HISTÓRIA 1 – Mestre em Ciências da Computação; Docente.
O Ferramental Pedagógico para a Educação a Distância Parte I
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
Objetos de aprendizagem
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
Ismael Antiqueira Costa Daniele Caroline de Souza
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Objetos de Aprendizagem questões para discussão Miriam Struchiner NUTES/UFRJ CREAD Outubro, 2008.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
A categorização das funcionalidades do ambiente virtual ROODA Caroline Bohrer do Amaral Lúcia Barros de Souza Co-autora: Maria Carolina Colombo Orientadora:
Lenylda Albuquerque ISO Processos de Ciclo de Vida de Software Universidade Federal de Pernambuco.
CONHECENDO O. O que é o TelEduc O TelEduc é um ambiente para realização de cursos a distância através da Internet. Está sendo desenvolvido no Nied (Núcleo.
Informações sobre o TelEduc Discente: Lucilaine de Fátima Ferreira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Elsa Guimarães Juliene Vasconcelos UNIMINAS.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
Universidade Federal de Alagoas
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
AS TIC E AS TECNOLOGIAS DE APOIO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM NEECP Oficina de Formação.
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Título do Trabalho: A prendizagem de números complexos como entes geométricos. (PUIC). Área: Ciências Matemáticas e Naturais. Professor Orientador: Msc.
Transcrição da apresentação:

Metodologia para Construção de Objetos de Aprendizagem Interativos Ismael Antiqueira Costa Profª Orientadora: Avanilde Kemczinski, Dra.

Metodologia para Construção de Objetos de Aprendizagem Interativos MCOAI Problemática  Como adaptar o processo de desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem para que seja possível produzir OAs que atendam as características técnicas e pedagógicas?  Continuo aumento da complexidade na produção de OAs que demandam alguns requisitos diferenciados e a avaliação de suas características (técnicas e pedagógicas) Justificativa

Objetivos Definir uma metodologia de construção de objetos de aprendizagem.  Fazer um levantamento dos métodos e técnicas de engenharia de software que facilitem, organizem e agilizem o desenvolvimento de OAs  Levantar, estudar e analisar as Metodologias para construção de OAs  Traçar uma análise comparativa entre as Metodologias para construção de OAs e a metodologia adotada, adaptada e/ou proposta. Metodologia para Construção de Objetos de Aprendizagem Interativos MCOAI

O que são objetos de aprendizagem? Objetos de aprendizagem (OAs), são: Recursos digitais que podem ser utilizados e reutilizados em diferentes contextos e realidades, oportunizando aos estudantes situações de aprendizagem que levem a construção e aperfeiçoamento de novos conhecimentos (SANTOS E LEITE, 2010).  Estes OAs podem ser arquivos de texto, áudio, animações, vídeos etc.  Possuem características Técnicas e Pedagógicas. Metodologia para Construção de Objetos de Aprendizagem Interativos MCOAI

Objetos de aprendizagem Interativos OAIs A metodologia proposta aplica-se para OAIs, que são: Objetos de Aprendizagem cuja aplicação na qual a experiência é realizada mediante a manipulação dos controles gráficos ou físicos que, por sua vez, modificam os parâmetros do sistema. Seu resultado pode ser visualizado de formas gráficas e auditivas, entre outras, explorando assim diferentes estilos de aprendizagem e inteligências, permitindo a exploração interativa do assunto ou conceito (Carvalho, 2009). Metodologia para Construção de Objetos de Aprendizagem Interativos MCOAI

 Reusabilidade – pode ser utilizado em diferentes temáticas e propósitos. (SANTACHÈ, 2008)  Interoperabilidade – funciona em diversas plataformas. (SANTACHÈ, 2008)  Granularidade – Pode ser agrupado em conjuntos maiores de conteúdos. (ASSIS e ABAR, 2006)  Classificação – pode ser catalogado e facilmente identificado. (PESSOA e BENITTI, 2008)  Adaptabilidade – pode ser adaptado a qualquer ambiente de ensino. (MENDES et al, 2005) Metodologia para Construção de Objetos de Aprendizagem Interativos MCOAI Características Técnicas

 Interatividade – envolvimento do aluno com o conteúdo de alguma forma (ver, ouvir, manipular). (ASSIS E ABAR, 2006)  Autonomia – torna os estudantes autonomos para tomar iniciativa e decisões para explorar o conteúdo. (LOISELLE, 2002)  Cooperação – trabalho coletivo entre alunos e professores, como troca de ideias. (RAMOS E SANTOS, 2006)  Cognição – interpretação e entendimento do objeto. (TAROUCO, 2003)  Afeto/Desejo – estimular o desejo de aprender com o objeto. (RAMOS E SANTOS, 2006) Metodologia para Construção de Objetos de Aprendizagem Interativos MCOAI Características Pedagógicas

Metodologia para Construção de Objetos de Aprendizagem Interativos MCOAI Análise dos trabalhos relacionados

Metodologia Para Construção de Objetos de Aprendizagem Interativos MCOAI NºNº MetodologiaInstituiçãoFerramenta de Autoria Qtd. de Etapas Atrelada a LMS? Garante Padrão? É Nacional? 1ADDIEUniv. PortoeXe-learning5 SCORMNão 2MACOBAUniv. Politecnica de Aguascaliente 5 IMS-LDNão 3CETLUniv. Metrop. de Londres; Univ. de Cambridge; Univ. de Nottingham Reload Editor5 Não 4MEAMOAUFRGSeXe-leaning4Moodle/ Pbworks SCORMSim 5Aprendizagem Significativa UFPBFlash+HTML+ XML 6 Sim 6PrópriaUENPAdobe Flash4 Sim 7RIVEDSEEDAdobe Flash6 Sim 8PROPOSTAUDESCLivre6ROAI¹ Sim

Resultado da Análise Comparando-se as características dos trabalhos apresentados no quadro com a metodologia proposta, pode-se citar as seguintes contribuições:  A metodologia busca atender as características técnicas e pedagógicas na concepção a avaliação do AO;  Visa facilitar a especificação do OA (processo de análise e projeto) por parte da equipe pedagógica. O estudo destas metodologias forneceu embasamento para definir as etapas e características da metodologia proposta por este trabalho. Metodologia para Construção de Objetos de Aprendizagem Interativos MCOAI

MCOAI - A metodologia Ela consiste em dois pontos principais:  A definição das equipes pedagógica e técnica  Especificação e desenvolvimento do OA. Equipe técnica: é composta por profissionais que tenham uma base de conhecimento em programação e dominam as ferramentas de desenvolvimento de OAs. Equipe pedagógica: é composta por profissionais que dominam a área de conhecimento abordada pelo OA (professores conteudistas), possibilitando a especificação do conteúdo que o OA deve possuir e também a avaliação da sua qualidade. Metodologia para Construção de Objetos de Aprendizagem Interativos MCOAI

MCOAI - Desenvolvimento Metodologia para Construção de Objetos de Aprendizagem Interativos MCOAI

MCOAI - Análise O detalhamento do escopo do OA é iniciado nesta etapa, que é a base para fornecer suporte para construí-lo de forma a garantir as seguintes características pedagógicas:  Interatividade  Autonomia  Cooperação  Cognição  Afeto Metodologia para Construção de Objetos de Aprendizagem Interativos MCOAI

MCOAI – Análise, Design Instrucional Como instrumento fundamental para gerenciar o conteúdo abordado pelo OA, o Design Instrucional é utilizado nesta etapa fornecendo apoio no processo de construção, execução e avaliação. Metodologia para Construção de Objetos de Aprendizagem Interativos MCOAI (Filatro, 2008)

MCOAI – Análise, Sistema de Recomendação A MCOAI adapta o processo do Design Instrucional por meio de um Sistema de Recomendação (SR). O SR orienta o professor conteudista, fornece informações necessárias para produzir um OA e busca atender as características pedagógicas da Avaliação. Metodologia para Construção de Objetos de Aprendizagem Interativos MCOAI

É nesta etapa que se concentram os detalhamentos específicos do OA através: MCOAI - Projeto  Mapa Conceitual: o conteudista irá preencher os temas (conceitos e sub-conceitos) que deverão ser abordados no OA.  Storyboard: permite construir e visualizar roteiros e assim como definição das cenas do OA: falas, personagens, observações, título da cena, tipo de ação e sugestão de imagens.  Mapa Navegacional: demonstra as rotas de navegação das cenas do Storyboard. Metodologia para Construção de Objetos de Aprendizagem Interativos MCOAI

 Nesta etapa, o responsável poderá utilizar a ferramenta que lhe for mais conveniente, desde que esta seja capaz de gerar um Objeto de Aprendizagem Interativo nos conformes da especificação solicitada.  Ao término da implementação do OAI, o técnico (desenvol- vedor) envia o software (OAI) produzido para o conteudista, e este irá avaliar se o OA está atendendo as características por ele especificadas.  Caso esteja de acordo, o conteudista inicia a etapa de submissão. Caso contrário, ele pode retroalimentar a metodologia para especificar as mudanças desejadas. MCOAI - Implementação Metodologia para Construção de Objetos de Aprendizagem Interativos MCOAI

MCOAI – Etapas, papéis e atividades Metodologia Para Construção de Objetos de Aprendizagem Interativos MCOAI

Está sendo desenvolvido um sistema web em parceria com o Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (CEAVI) para suportar a metodologia definida. MCOAI - Ferramenta  O sistema web dará suporte as três etapas iniciais da metodologia (Análise, Projeto e Implementação). Haverá integração deste sistema com o do ROAI por meio da das etapas de (Submissão, Avaliação e Publicação).  O principal elo de ligação entre os dois sistemas é a base de dados compartilhada e a etapa de Submissão que integra os dois sistemas. Metodologia Para Construção de Objetos de Aprendizagem Interativos MCOAI

Considerações  O ROAI está implantado e disponível em:  Trabalhos Futuros  Avaliações ergonômica e de usabilidade da metodologia e da ferramenta para identificar não conformidades com base na usabilidade.  Análise do perfil dos usuários conteúdistas e melhoramentos das orientações (técnicas empregadas) do sistema de recomendação, além da análise das ferramentas de autoria para construção e OAs e sua integração a metodologia proposta.  Em Paralelo ao trabalho  Trabalha-se na busca semântica no Repositório;  Desenvolvimento das ferramenta para a construção de Objetos de Aprendizagem (instrumentalização da MCOAI). Metodologia para Construção de Objetos de Aprendizagem Interativos MCOAI

Referências Bibliográficas Metodologia para Construção de Objetos de Aprendizagem Interativos MCOAI Carvalho, D. S. A. Objetos de Aprendizagem Interativos: Ferramenta de Apoio a Disciplinas Teóricas São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie [Dissertação de mestrado]. SANTANCHÈ, A. ; LAGO, A. ; DOURADO, P. ; FERREIRA, P.. Ferramentas e Ambientes para Objetos de Aprendizagem. In: XIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação -- SBIE 2008, Fortaleza. Anais XIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação -- Mini-cursos, p ASSIS, L. S. de; ABAR, C. A. A. P. Concepções de Professores de Matemática quanto à Utilização de Objetos de Aprendizagem: um estudo de caso do Projeto RIVED-BRASIL. Boletim GEPEM, v. 49, p. Em edição-ju/dez 2006, PESSOA, M. C.; BENITTI, Vavassori, F. B. Proposta de um processo para produção de objetos de aprendizagem. Hífen, v. 32, p , LOISELLE, J. A exploração da multimídia e da rede internet para favorecer a autonomia dos estudantes universitários na aprendizagem. In: Alava, Séraphin (Org.). Ciberespaço e formações abertas: rumo a novas práticas educacionais? Trad. Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed RAMOS, A. F.; SANTOS, P. K. dos. A contribuição do Design Instrucional e das Dimensões da Educação para o desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem. In: XXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 2006, Campo Grande, MS. Anais do XXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. p Santos, P. K. dos e Leite, L. L. O Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem para Educação a Distância Ancorados pelas Dimensões da Educação, Revista Educação por Escrito – PUCRS, v. 1, n. 1.

Muito Obrigado! Metodologia para Construção de Objetos de Aprendizagem Interativos MCOAI